• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Melhores filmes de 2013, segundo a Sight & Sound

Quickbeam

Rock & Roll
Top ten films of the year

1.
act-of-killing-the-2012-005-herman-in-drag-watching-anwar-on-tv.jpg
The Act of Killing
Joshua Oppenheimer, Denmark / UK / Norway / Germany / Finland / Sweden / Netherlands / Poland

23 votes

“In Southeast Asia, as in other places, dictators appoint rats and cockroaches as their executors, and they live to tell their tales. This experimental documentary is a horror show, a dagger, a guillotine, a confession box in an insane asylum. It’s also a very frightening lesson on history and how we remember it”

— Kong Rithdee

2.
gravity-2013-007-space-earth-over-earth.jpg
Gravity
Alfonso Cuáron
, Mexico / USA

18 votes

“Seven years, two huge stars and the most expensive digital rendering equipment dollars can buy”

— Tom Huddleston

3.
blue-is-the-warmest-colour-2013-003-adele-passing-emma-on-street.jpg
Blue Is the Warmest Colour
(La Vie d’Adèle Chapitres 1 et 2)Abdellatif Kechiche, Belgium / Spain / France

17 votes

“Few films dig so deeply (and with such sense of intimacy) into the complexities of human relations, the joys and pains of self discovery and the hurtful realisation that our bodies and mind can yearn opposite things.”

— Fernanda Solórzano

4.
great-beauty-2013-003-jep-hammock.jpg
The Great Beauty
(La grande bellezza
)Paolo Sorrentino
, France / Italy

15 votes

“A film which consolidates Paolo Sorrentino’s status as the boldest of contemporary auteurs – and reminds the world there is such a thing as genuine cinematic euphoria”

— Jonathan Romney

5.
frances-ha-2013-003-frances-in-lift.jpg
Frances Ha
Noah Baumbach
, Brazil / USA

14 votes

“The perfect movie about what it is to be young and lost and hopeful.”

— Tom Charity

=6.
touch-of-sin-a-2013-001-shooting-outside-temple_0.jpg
A Touch of Sin
(Tian zhu ding) Jia Zhangke, China

13 votes

“Jia’s astonishing wuxia update indicts with every kick and splash of red”

— Andrea Picard

=6.
upstream-color-2013-002-the-sampler-with-pigs.jpg
Upstream Color
Shane Carruth, USA

13 votes

“Carruth’s enigmatic SF developed an extraordinary associative logic that left you unpicking the connections for days”

Roger Luckhurst

8.
selfish-giant-the-2013-006-kids-on-hillside-with-pylon-wire.jpg
The Selfish Giant
Clio Barnard, UK

12 votes

“Barnard’s first ‘proper’ feature left me unable to speak for some 15 minutes after I’d seen it, after which I button-holed everyone in sight to hail the most distinctive voice to emerge in British cinema since Shane Meadows: skilfully distilled screenplay, perfect locations, stylistically stunning”

— Nick Roddick

=9.
norte-end-of-history-2013-001-row-boat.jpg
Norte, the End of History
(Norte, hangganan ng kasaysayan) Lav Diaz, Phillipines

11 votes

“Dense like literature and deeply rooted in the cave of cinema, Diaz’s film gives us the best and the worst of humanity.”

— Kong Rithdee

=9.
stranger-by-the-lake-2013-001-boy-watching-man-in-water.jpg
Stranger by the Lake
(L’Inconnu du lac) Alain Guiraudie, France

11 votes

“The uneasiness it creates in the viewer ranges from the details of its Chabrolian tale of deathly desire to its puzzling sexual politics. Never have scrotums been used as such elegant compositional elements. Its effect is a state of constant arousal and distrust, and the filmmaking is unnervingly exquisite”

— Michael Koresky
____________________________________________________________________________________

Só vi 5 dessa lista (Act of Killing, Gravidade, Frances Ha, Upstream Color e Estranho no Lago - todos muito bons), mas me parece uma seleção de respeito. Azul é a Cor Mais Quente, A Touch of Sin e A Grande Beleza já estavam na minha watchlist, mas fiquei curioso em relação aos outros dois, que desconhecia completamente.

E vocês, o que acharam da lista?
 
Última edição:
De fato é uma lista interessante.

Uma pena que esse filme do Diaz estava na Mostra mas eu não lia e ouvia tantos elogios assim, acabei não vendo nenhum filme da retrospectiva dele.
Frances Ha eu pensei várias vezes em ir assistir no cinema, mas não levava tanta fé em Noah Baumbach.
Vie d'Adele era previsível. Pena que de novo nenhum dos nossos festivais trouxe o vencedor de Cannes pra cá. Menos mal que ao menos vai ser lançado comercialmente ainda esse ano por aqui.
E esse The Selfish Giant eu desconhecia totalmente (acabei de ver que passou no Rio).

Não entrou nenhum grego e seus temas esquisitos. Vi 2 esse ano que são mindblowing total, ambos melhores que Dogtooth na minha opinião.
 
Frances Ha eu pensei várias vezes em ir assistir no cinema, mas não levava tanta fé em Noah Baumbach.

Gostei mais de A Lula e a Baleia, mas Frances Ha já vale pela Greta Gerwig.

Vie d'Adele era previsível. Pena que de novo nenhum dos nossos festivais trouxe o vencedor de Cannes pra cá. Menos mal que ao menos vai ser lançado comercialmente ainda esse ano por aqui.

Li em algum lugar que o problema foi o mesmo de Amor: a exigência de exclusividade, que faz com que o exibidor prefira não se queimar com um dos festivais, mesmo porque a estreia comercial geralmente acontece pouco tempo depois dos mesmos.

Não entrou nenhum grego e seus temas esquisitos. Vi 2 esse ano que são mindblowing total, ambos melhores que Dogtooth na minha opinião.

Quais?
 
Gostei mais de A Lula e a Baleia, mas Frances Ha já vale pela Greta Gerwig.
Eu até gostei do filme dele Greenberg. Mas alguns dos outros filmes roteirizados dele simplesmente não batiam comigo.
Vou ver se assisto.



Li em algum lugar que o problema foi o mesmo de Amor: a exigência de exclusividade, que faz com que o exibidor prefira não se queimar com um dos festivais, mesmo porque a estreia comercial geralmente acontece pouco tempo depois dos mesmos.
É. Isso é foda.
Isso prejudica um pouco os filmes brasileiros também.
Pelo menos dessa vez a Mostra levou os 2 vencedores do Rio e de Brasilia.



O que foi indicado pela Grécia pro Oscar (garoto que come alpiste). Não diria que é muito melhor que Dogtooth, mas é um estudo de personagem fantástico e corajoso, que costuma me chamar mais a atenção.
Já Miss Violence foi a sensação da Mostra. Depois da primeira sessão, só o boca-a-boca fez todas as sessões seguintes lotarem totalmente. E com muitos méritos. Este é bem mais próximo de Dogtooth tematicamente, mas achei mais bem dirigido até o final.
 
Eu até gostei do filme dele Greenberg. Mas alguns dos outros filmes roteirizados dele simplesmente não batiam comigo.
Vou ver se assisto.

Visto que muita gente odiou Greenberg, por causa do personagem titular, acho que há chances de você gostar de Frances Ha, já que ela não é tão radicalmente insuportável quanto o personagem do Stiller. XD (Hey, mesmo assim eu também gostei de Greenberg. :dente:)

O que foi indicado pela Grécia pro Oscar (garoto que come alpiste). Não diria que é muito melhor que Dogtooth, mas é um estudo de personagem fantástico e corajoso, que costuma me chamar mais a atenção.
Já Miss Violence foi a sensação da Mostra. Depois da primeira sessão, só o boca-a-boca fez todas as sessões seguintes lotarem totalmente. E com muitos méritos. Este é bem mais próximo de Dogtooth tematicamente, mas achei mais bem dirigido até o final.

Ah, esses dois eu já tinha ouvido falar (mas nunca me lembro do país de origem :dente:). Miss Violence, inclusive, ganhou este comentário do Pablo no Twitter:

Putaqueopariu. Vou voltar pro hotel e cortar os pulsos. 5/5
___________________________________________________________________________________

Em outras notícias, saiu também a lista da Cahiers du Cinéma (vou postar aqui mesmo):

CahiersDuCinema2013.jpg

A lista da Cahiers parece que sempre tem alguma escolha questionável. Lincoln? Spring Breakers em segundo? (nem assisti ainda, em grande parte porque todos os críticos que acompanho não escreveram textos elogiosos). Por outro lado, compartilha 4 filmes com a lista da S&S - e fiquei feliz que Gravidade fosse um deles.

Encontrei também a lista da Empire Magazine:
  1. Gravity
  2. Captain Phillips
  3. Rush
  4. Mud
  5. Lincoln
  6. Stoker
  7. Iron Man 3
  8. Before Midnight
  9. The Great Beauty
  10. Alan Partridge: Alpha Papa
  11. Zero Dark Thirty
  12. The World's End
  13. Django Unchained
  14. Behind The Candelabra
  15. Blue Jasmine
  16. Short Term 12
  17. Thor 2
  18. Only God Forgives
  19. Blackfish
  20. Cloud Atlas
  21. Upstream Colour
  22. All Is Lost
  23. Blue Is The Warmest Colour
  24. Filth
  25. A Field In England
  26. The Hunger Games: Catching Fire
  27. Trance
  28. Man of Steel
  29. Philomena
  30. Frances Ha
  31. About Time
  32. The Impossible
  33. Les Misérables
  34. Star Trek Into Darkness
  35. Saving Mr Banks
  36. The Place Beyond The Pines
  37. Wreck-it-Ralph
  38. Warm Bodies
  39. The Bling Ring
  40. Nebraska
  41. World War Z
  42. Robot & Frank
  43. Much Ado About Nothing
  44. Kill Your Darlings
  45. The Conjuring
  46. Prisoners
  47. Now You See Me
  48. The Hobbit: The Desolation of Smaug
  49. Anchorman 2: The Legend Continues
  50. The Secret Life of Walter Mitty

Sinceramente, meio caída essa lista, não? Por mais que tenha muita coisa boa, não dá para ignorar a presença de Homem de Ferro 3 (em sétimo!), Os Miseráveis ou Star Trek, isso para ficar nos que eu já vi.
 
Da lista do Sigh & Sound só assisti Gravidade, que tá se repetindo em todas as outras lista e eu nem achei tuuudo isso.
 
O importante é vocês não terem colocado Lincoln na lista de vocês.

Um toque de pecado é coisa linda de deus, Frances Ha será o "retrato" da minha geração daqui 10/20 anos e Gravidade tem seus méritos, mas peca em:

1. a aparição Deus Ex Machina do George Clooney;
2. Sandra Bullock

Chateado que Fish & Cat (Mahi Va Gorbeh) não entrou em nenhum das listas, achei um dos filmes mais espetaculares do ano (thanks, Megashake, digo Mostra de SP).

Upstream Color está na lista de "let's get it on" junto com BITWC, dois títulos com Color no nome.

Ainda falta ver Only God Forgives - dúvido que seja um caso perdido como li por aí.
 
Visto que muita gente odiou Greenberg, por causa do personagem titular, acho que há chances de você gostar de Frances Ha, já que ela não é tão radicalmente insuportável quanto o personagem do Stiller. XD (Hey, mesmo assim eu também gostei de Greenberg. :dente:)
haha.
Então vou tentar assistir mesmo.



Ah, esses dois eu já tinha ouvido falar (mas nunca me lembro do país de origem :dente:). Miss Violence, inclusive, ganhou este comentário do Pablo no Twitter:
Po.
É bem isso mesmo.
Talvez menos já que eu não sou depressivo assim.
É WTF do primeiro minuto ao último, no bom sentido, mas paradoxalmente em doses homeopáticas.



___________________________________________________________________________________

Em outras notícias, saiu também a lista da Cahiers du Cinéma (vou postar aqui mesmo):

Ver anexo 53988

A lista da Cahiers parece que sempre tem alguma escolha questionável. Lincoln? Spring Breakers em segundo? (nem assisti ainda, em grande parte porque todos os críticos que acompanho não escreveram textos elogiosos). Por outro lado, compartilha 4 filmes com a lista da S&S - e fiquei feliz que Gravidade fosse um deles.
Lincoln é altamente questionável.
Mas eu caí da cadeira quando li "Les Recontres d'Aprés Minuit".
Vou quotar a mim mesmo num tópico da sessão de esportes pra explicar porque caí da cadeira.
http://forum.valinor.com.br/topico/...articipar-de-filme-porno.148036/#post-2605928
É....
Tipo assim....

Eu assisti um filme no Festival do Rio chamado Encontros da Meia Noite.
E é esse aí da noticia. Com o Cantona. Com pau de fora.

O nome do personagem é Garanhão, não do filme.


Me arrependo amargamente de ter comprado o bilhete sem ter lido a sinopse.
Maldito festival que cancelou de ultima hora meu documentariozinho sossegado e substituiu por isso aí.



Vou pro canto chorar mais um pouco.
 
Ainda falta ver Only God Forgives - dúvido que seja um caso perdido como li por aí.

Acho que é um caso de "ame ou odeie". Há defesas apaixonadas e bem escritas no IMDb, mas eu tendo a cair no lado do hate. :dente: Não sou grande fã do D'Angelo, mas este comentário ilustra bem o que sinto pelo filme:

Having won over former skeptics like myself (if not the general public) with the sleek, seductive Drive, Nicolas Winding Refn might have chosen to veer even further into the mainstream. Instead—and I have to respect this, even as I recoil—he’s reteamed with Ryan Gosling for a movie that amplifies the most off-putting aspects of his earlier work: the gratuitous sadism, the canned portentousness, the sub-Lynchian pools of red light, the nihilistic emptiness.

Mike D'Angelo

O que mais me incomodou foi esse último item, já que não consegui vislumbrar simbolismo que salvasse o filme da sensação de vazio que senti.



Mas eu caí da cadeira quando li "Les Recontres d'Aprés Minuit".
Vou quotar a mim mesmo num tópico da sessão de esportes pra explicar porque caí da cadeira.
http://forum.valinor.com.br/topico/...articipar-de-filme-porno.148036/#post-2605928

Putz, nem me toquei que era ESSE filme na lista da Cahiers. :lol: Pior que tudo isso vai fazer eu ficar com vontade de assistí-lo, já estou até prevendo. XD
 
Esse fim de semana fui na Reserva Cultural assistir La Vie d’Adèle, rolou um êxodo de velhinhos durante a cena de sexo, lol.
 
A lista da Cahiers é sempre bonkers, da metade que vi gosto de todos.
 
Última edição:
Esse fim de semana fui na Reserva Cultural assistir La Vie d’Adèle, rolou um êxodo de velhinhos durante a cena de sexo, lol.
Tenho que dizer que eu fui pego de surpresa também.
Não imaginava que era a esse ponto e só fui olhar a classificação depois do filme, realmente 18.
 
Tenho que dizer que eu fui pego de surpresa também.
Não imaginava que era a esse ponto e só fui olhar a classificação depois do filme, realmente 18.
Tava comentando com o @Neithan hoje sobre o filme, eu não fazia a menor ideia da história ou qualquer coisa sobre o filme além do Palme d'Or, que foi o que me levou a ver o filme. Minha namorada não acredita.
 
Tenho que dizer que eu fui pego de surpresa também.
Não imaginava que era a esse ponto e só fui olhar a classificação depois do filme, realmente 18.
Tava comentando com o @Neithan hoje sobre o filme, eu não fazia a menor ideia da história ou qualquer coisa sobre o filme além do Palme d'Or, que foi o que me levou a ver o filme. Minha namorada não acredita.

Pudera, até eu que não acompanho os festivais fiquei sabendo do bafafá em torno das cenas de sexo de Adèle. XD

Quanto às reações, não consigo deixar de achar curioso que ainda hajam tantos adultos que tenham dificuldades em lidar com cenas de sexo. Até dei risada com alguns comentários no IMDb, que consideravam Adèle um filme "pornô" (até conferi aqui, mas são apenas uns 15 minutos, se tanto, dentre os 179 do filme, que mostram cenas de sexo - incluindo a de sexo hétero). Até entendo as críticas em relação ao comprimento de algumas das cenas (em especial, a primeira de sexo entre Adèle e Emma - boring! :dente:), mas acho que o filme flui bem, mesmo tendo quase 3 horas de duração. O que talvez me decepcionou um pouco foi que esperava algo mais ousado/inusitado e a história foi apenas "normal".
 
Eu gostei bastante do filme. Aquela câmera em close na menina quase o tempo todo e em cenas fortíssimas e pesadas de expressão dos sentimentos me faz pensar se ela vai ficar traumatizada à lá Maria Falconetti.
A Lea Seydoux eu gosto como atriz, pelo menos nos filmes que vi. Principalmente um recente em que ela faz a irmã do protagonista mirim.

Apenas duas cenas de sexo me incomodaram por não me parecerem orgânicas no filme: a longa e uma outra pouco depois. A fotografia parecia diferente, a câmera, quase tudo. Parecia um enxerto de outro filme de outro diretor dentro desse. Geralmente essas cenas (ainda mais tão explicitas assim) acabam tendo uma preparação de bastidor grande com pouca gente em estudio, etc, e não sei se isso pode ter alterado a forma como a cena foi filmada e ter me passado essa impressão de deslocamento.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo