• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ouça a canção ‘I See Fire’ e veja a lista das faixas da Trilha Sonora de ‘O Hobbit: A...

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
A música dos créditos de encerramento de O Hobbit: A Desolação de Smaug é uma canção intitulada I See Fire e é de autoria do músico, compositor e cantor inglês Ed Sheeran.

No The Hobbit Fan Event de ontem, Peter Jackson disse que Sheeran se envolveu na produção depois que sua filha Katie apresentou o trabalho do artista para seus pais, depois de participar de um de seus shows no início do ano. “Ela disse que eu tinha que ouvi-lo, e que ele poderia ser o ajuste perfeito para o final do filme… e ela estava certa”, comentou Jackson.

O Hobbit: Uma Jornada Inesperada também teve seus créditos finais embalados pelo som e música de outro cantor e compositor, Neil Finn, com a canção Song of the Lonely Mountain.



Ouça I See Fire, clicando aqui!



Assim como a canção de estreia de Sheeran no iTunes (e que você pode comprar AQUI), a Apple também listou todos os nomes de todas as faixas que aparecerão na versão do CD duplo da Edição Especial para a Trilha Sonora de A Desolação de Smaug. Veja abaixo:


DISCO 1
01. The Quest for Erebor
02. Wilderland
03. A Necromancer (Bonus Track)
04. The House of Beorn (Extended Version)
05. Mirkwood (Extended Version)
06. Flies and Spiders (Extended Version)
07. The Woodland Realm (Extended Version)
08. Feast of Starlight
09. Barrels Out of Bond
10. The Forest River (Extended Version)
11. Bard, a Man of Lake-Town (Extended Version)
12. The High Fells (Extended Version)
13. The Nature of Evil (Extended Version)
14. Protector of the Common Folk



DISCO 2
01. Thrice Welcome
02. Girion, Lord of Dale (Extended Version)
03. Durin’s Folk (Extended Version)
04. In the Shadow of the Mountain
05. A Spell of Concealment (Extended Version)
06. On the Doorstep (Extended Version)
07. The Courage of Hobbits
08. Inside Information
09. Kingsfoil
10. A Liar and a Thief
11. The Hunters (Extended Version)
12. Smaug (Extended Version)
13. My Armour Is Iron
14. I See Fire (by Ed Sheeran)
15. Beyond the Forest



Fonte: TheOneRing.net

Continuar lendo...
 
Boa... Mas faz mais meu estilo musical a Song of the Lonely Mountain.

Bem... e ao que parece, esse trilha segue uma ordem cronológica de acontecimentos no filme. Exemplo: a trilha 07, do disco 02 (The Courage of Hobbits), parece coincidir perfeitamente com o momento em que Balin fala com o Bilbo (conforme aparece nesse terceiro trailer) sobre a coragem dos hobbits. E mais: aquele momento parece ser exatamente anterior ao do encontro entre Bilbo e Smaug. Bem, e parece que o filme realmente terminará com a morte de Smaug mesmo.. já quase não tenho mais dúvidas a respeito.
Girion, Lord of Dale? Acho que isso tira muitas dúvidas... :)

Aliás, vários outros spoilers nessa trilha hahaha... basta ler os títulos e pensar um pouco.
 
Última edição por um moderador:
Ótima sacada, @Gandin! Olhando a trilha sonora do primeiro filme, dá pra tirar a mesma conclusão.

Curiosamente, essa lista de músicas dá poucas dicas (só uma música - "A Necromancer") sobre os acontecimentos envolvendo Gandalf e Radagast em Dol Guldur. Com certeza a música "Girion, Lord of Dale" também esclarece que quem está usando a balista é Girion e a cena deve ser uma histórica contada para os anões por alguém em Laketown. "My armour is iron" e "I see fire" também dão a dica que veremos Smaug atacando Laketown muito perto do fim - tão perto, que creio que Smaug morrerá só no começo do terceiro filme. A dúvida que fica é: O que há "beyond the forest"?
 
Parece música de acampamento, não sei se vai funcionar não, contudo, tem que ver se ela se encaixa no contexto do final.
 
Pois é, esqueci de falar sobre a tal música. Achei bem caída, mas vale lembrar que é a música dos créditos, né? Não é exatamente a trilha para momentos de ação. Embora não tenha gostado da música, pelo ritmo realmente dá pra imaginar como o filme vai acabar:

Laketown em chamas, Smaug reinando absoluto e Bard furioso, pronto para atacar. Tudo isso em câmera lenta, pra combinar com o ritmo da música.

Achei curioso o nome da música "My armour is iron". Uma das falas que maios quero ouvir no filme é:

"My armour is like tenfold shields, my teeth are swords, my claws spears, the shock of my tail is a thunderbolt, my wings a hurricane, and my breath death!"

Não tem nada de "my armour ir iron". :mrgreen:
 
Boa... Mas faz mais meu estilo musical a Song of the Lonely Mountain.

Bem... e ao que parece, esse trilha segue uma ordem cronológica de acontecimentos no filme. Exemplo: a trilha 07, do disco 02 (The Courage of Hobbits), parece coincidir perfeitamente com o momento em que Balin fala com o Bilbo (conforme aparece nesse terceiro trailer) sobre a coragem dos hobbits. E mais: aquele momento parece ser exatamente anterior ao do encontro entre Bilbo e Smaug. Bem, e parece que o filme realmente terminará com a morte de Smaug mesmo.. já quase não tenho mais dúvidas a respeito.
Girion, Lord of Dale? Acho que isso tira muitas dúvidas... :)

Essa é uma das coisas mais legais de se fazer com as OSTs. Se observarmos as soundtracks de outros filmes também dá para descobrir muito do espírito de cada cena a partir do nome da letra e da melodia.

Eu estava ouvindo a música e ela tem um acompanhamento leve e suave. Me lembra as músicas de intervalo que colocam no cinema durante a troca de dois rolos de uma história mais longa.

Talvez a lógica de escolha da canção tenha sido para que funcione como transição ou ponte para a parte final num interlúdio ou espaço entre dois atos. A música de créditos seriviria quase como usar reticências ou um ponto de interrogação.

A música é boa mas se eu fosse comparar a escolha de música desse intervalo musical do segundo filme da trilogia (O Hobbit) com o intervalo musical no fim do segundo filme de SdA eu diria que estamos diante de um suspense leve e não a um ponto de clímax do destino que é o que deveria ser. O título da música sob o título "I See Fire" cabe dentro do contexto (o prenuncio da guerra), entretanto eu esperava que fosse tocada em um tom um pouco mais grave acompanhado de orquestra para acompanhar o clima da esperança dos anões do primeiro filme (devemos lembrar do que ocorre no final do livro com Thorin).
 
Achei bem caída, mas vale lembrar que é a música dos créditos, né? Não é exatamente a trilha para momentos de ação.

Não é trilha de ação, mas isso não é desculpa para ser tão ruim, é? XD

Sério, a música em si eu achei apenas regular, no fundo não cheira nem fede para mim. O que me incomodou foi que a canção soa contemporânea demais, em boa parte por culpa do arranjo. Não evoca a Terra-Média, por assim dizer, e nem parece se conectar à trilha de Howard Shore.

Quanto ao tom, tanto da letra quanto da música, realmente me passa a impressão de que o final é aquele que o @Grimnir descreveu:
Laketown em chamas, Smaug reinando absoluto e Bard furioso, pronto para atacar. Tudo isso em câmera lenta, pra combinar com o ritmo da música.

A questão é: como exatamente vai terminar este segundo filme?

Um cliffhanger desses não é típico do PJ, será que a morte de Smaug ficará mesmo para o último filme? E se ficar, não perderá impacto, solta no começo do filme? Ou pior, será que Smaug só morrerá na Batalha dos Cinco Exércitos? XD


A dúvida que fica é: O que há "beyond the forest"?

Pois é. :think: Dol Guldur?
 
@Quickbeam, eu concordo totalmente com você. A música não tem nenhuma pegada de Terra-Média. É 0% épica. Além disso, eu tenho a mesma dúvida sobre o cliffhanger.

Do ponto de vista prático, acho que o filme deveria acabar com alguma conclusão de conflito, ou seja, com Smaug morto. A impressão que tenho, no entanto, é que esse filme está muito longo! Como já sabemos a duração, então só resta dizer que parece que tem muito conteúdo pra pouco tempo (basicamente do capítulo 7 até o 14, além da sidequest de Gandalf e Radagast!). Se você achou que no primeiro filme o grupo demorou muito pra sair do Condado, acho que no segundo vai ser "oi, tchau" na casa de Beorn.

Enfim, estou desconfiado que a tal cena envolvendo o Necromante, Radagast e Gandalf não é a Batalha de Dol Guldur. Esse evento precisa ficar para o terceiro filme.

Voltando ao cliffhanger, a canção I see fire parece narrar Laketown sob a perspectiva de Bard: Fala sobre seus "irmãos" (Keep careful watch of my brothers' souls/I hear my people screaming out) e tem uma certa deferência aos anões (Keep watching over Durin's son). Essa perspetiva de Bard, pra mim, reforça que Smaug não morrerá.
 
@Grimnir Tenho lido o fórum do theonering.net e chegado, basicamente, a essas mesmas impressões.

Do ponto de vista prático, acho que o filme deveria acabar com alguma conclusão de conflito, ou seja, com Smaug morto.

Há a sugestão de que uma resolução de conflito poderia ser os anões enfrentando Smaug e o "expulsando" de Erebor.

:tsc:

Voltando ao cliffhanger, a canção I see fire parece narrar Laketown sob a perspectiva de Bard: Fala sobre seus "irmãos" (Keep careful watch of my brothers' souls/I hear my people screaming out) e tem uma certa deferência aos anões (Keep watching over Durin's son). Essa perspetiva de Bard, pra mim, reforça que Smaug não morrerá.

Sim, sem falar que Smaug é um dos antagonistas mais vistosos/poderosos de O Hobbit. Não iriam introduzí-lo neste filme (aquele trechinho no final de Uma Jornada Inesperada nem conta, foi apenas um teaser) para matá-lo em seguida.

Por outro lado, é bom lembrar também que A Desolação de Smaug e Lá e de Volta Outra Vez foram anunciados, inicialmente, com datas de estreia mais próximas, com cerca de 6 meses entre elas (a la Harry Potter e as Relíquias da Morte). Seria uma indicação de um forte cliffhanger entre essas partes? Será que, ao mudar a estratégia de lançamento (agora cada filme estreia antes do Natal, como em SdA), o final de A Desolação de Smaug também foi alterado?

A impressão que tenho, no entanto, é que esse filme está muito longo! Como já sabemos a duração, então só resta dizer que parece que tem muito conteúdo pra pouco tempo (basicamente do capítulo 7 até o 14, além da sidequest de Gandalf e Radagast!). Se você achou que no primeiro filme o grupo demorou muito pra sair do Condado, acho que no segundo vai ser "oi, tchau" na casa de Beorn.

Pois é, isso sem contar as cenas de ação extras que o PJ vai inserir. XD

Enfim, estou desconfiado que a tal cena envolvendo o Necromante, Radagast e Gandalf não é a Batalha de Dol Guldur. Esse evento precisa ficar para o terceiro filme.

Sim, e se Smaug também só for derrotado no último filme, significa que o mesmo irá concentrar vários clímaxes. Imagine a morte de Smaug, a Batalha de Dol Guldur e a Batalha dos Cinco Exércitos no mesmo filme? Insano, não? E, talvez, excessivo também.
 
Pensei agora numa possibilidade menos desoladora:

A canção pode refletir o momento após a morte de Smaug. O dragão foi derrotado, mas o estrago já foi feito: A cidade está destruída e centenas de habitantes morreram. Bard está exausto e olha a nova Desolação de Smaug. Ele conseguiu a vitória, mas o gosto é amargo. Começa a música e sobem os créditos.

Escrevi que nem o @Gerbur Forja-Quente!

Definitivamente eu espero que o dragão morra no final do segundo filme. Encerra o conflito e no começo do terceiro o novo conflito se desenha com o surto de Thórin.

Sobre o terceiro filme:

Acho que está de bom tamanho o primeiro clímax ser a verdadeira Batalha de Dol Guldur e o segundo clímax a Batalha dos Cinco Exércitos.
 
Sobre a música... bem, não gostei. Achei bem fora do contexto do filme. A letra até pode ser ok, mas o som, ritmo, melodia não me agradaram. Na época também estranhei Song of the Lonely Mountain quando saiu, apesar de hoje aceitá-la bem, mas essa I See Fire achei bem deslocada. Comparando com SdA, esses dois temas dos créditos, para mim, são inferiores.
 
Apesar da clara discordância da música com o tom épico/fantasioso do filme, eu curti. Acho que é uma música que vai cair bem nos créditos - se fosse para o decorrer do filme aí seria realmente um desastre.

Talvez tenha gostado porque me considero bem tolerante com músicas de crédito. Não acho que elas devam necessariamente seguir a lógica estrita de se enquadrar na temática do filme ou da trilha que transcorreu durante o mesmo. Às vezes a sacada é justamente criar um contraste.

Claro que a opinião final eu só vou emitir após o filme, mas eu consigo imaginar essa música entrando bem após um filme agitado e que até agora parece ser bastante ser sombrio. E justamente aí meu ponto sobre o contraste: acho que essa música passa bem um sentimento de serenidade/calma, que (IMO) deverá cair bem após o final.
 
A música em si, eu gostei, tem uma melodia bem marcante, e arranjos legais... Mas também achei deslocada do contexto do filme. Enfim, como é uma canção dos créditos, não vai prejudicar em nada.
 
Eu não vou ouvir agora, mesmo estando bem tentada, porque quero ver o impacto que ela vai ter no filme, aos créditos. Porque, pra mim, a música dos créditos é MUITO importante, eu até tinha pensado em fazer um tópico pra discutir isso. Como a May it Be e Gollum's Song, são músicas muito marcantes, e que fazem você sair do cinema com um pedaço da Terra Média no coração, fazem você sair marcada, e eu nem vou falar da música dos créditos de O retorno do Rei, porque eu choro todo vez que eu escuto ehehe. Mas enfim, espero que ela se encaixe, que de um gosto mais sombrio, como Gollum's fez pra entrada de O Retorno do Rei, porque ao meu ver, as músicas de créditos sempre serviram pra ligar ao próximo filme.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo