• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

PES 2014 vs FIFA 2014

Qual você vai comprar?


  • Total de votantes
    8
  • Votação encerrada .

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Vou deixar um vídeo da internet de um testador de jogos comentando um pouco sobre as duas franquias, para quem ainda não chegou a ver nada sobre os dois jogos.


Então, qual você prefere?
 
Última edição por um moderador:
Fifa é "joguin". PES é simulador.

Nossa, é justamente o contrário. PES é apertar botão e ser recompensado, não tem nenhum mérito, não tem nenhuma realidade. Qualquer mico treinado pode jogar por 10 minutos e já sai fazendo gol de bicicleta, dando dribles incríveis, etc. Como se futebol fosse fácil assim.

FIFA é serious business, você tem que saber jogar de verdade.
 
Nossa, é justamente o contrário. PES é apertar botão e ser recompensado, não tem nenhum mérito, não tem nenhuma realidade. Qualquer mico treinado pode jogar por 10 minutos e já sai fazendo gol de bicicleta, dando dribles incríveis, etc. Como se futebol fosse fácil assim.

FIFA é serious business, você tem que saber jogar de verdade.

Claro que não. No Fifa o que está em jogo é a sua capacidade de apertar combinações de botões, pra sair no malabaris. O cara aprende a dar os dribles fantasiosos, e sai dando carretilha no meio de campo com qualquer zagueiro.

Já no PES, o controle é muito mais intuitivo, mas a simulação do futebol em si é infinitamente mais perfeita (detalhe - controle intuitivo é mil vezes melhor, né? Isso de privilegiar o jogador que aperta mais rápido o botão, ou sai emendando combinações, é coisa de 20 anos atrás. Hoje em dia se busca a simplicidade de controle, e a complexidade do jogo in-game. É assim que eu vejo... PES é simples para controlar, e complexo para jogar. Fifa é complicado controlar, e meio molóide pra jogar).
Os jogadores se movimentam como se moveriam em um jogo de futebol de verdade mesmo. Os dribles são muito mais realistas. Não é a disneylândia que o Fifa é não. Quem sabe jogar futebol na vida real sempre prefere o PES, porque é muito mais real.
 
Última edição:
Fifa é "joguin". PES é simulador.
Quem sabe jogar futebol na vida real sempre prefere o PES, porque é muito mais real.
WTF?! Em que mundo isso? Todo mundo concorda que é justamente o contrário, você é o primeiro que vejo discordar. Até o cara do vídeo cita o FIFA simulador x PES arcade como a principal diferença entre os dois.

Eu joguei muito ambos. Fui fã da série PES até o 2010 (e aí fiquei comprando o dos anos seguintes para ps2 que, na verdade, eram o PES2010 atualizados), mas depois do FIFA 12 não consigo mais jogar PES. O gameplay do FIFA é de longe, DE LONGE muito mais realista: a tática dos times, a organização em campo, a movimentação dos jogadores, o sistema de impacto, a física da bola... A única coisa em que, no quesito realismo, o PES vence, na minha opinião, é a "transmissão" das partidas, mais parecida com a de uma partida real. E acho isso importante sim, e é uma das coisas que eu critico no FIFA.

De qualquer forma, ainda pretendo testar o PES2014 para tomar a decisão final. Em 2012, comprei os dois, e em 2013 só o FIFA. Mas nunca fiquei plenamente convencido por um ou pelo outro, sempre foi mais uma questão de o que é mais importante, e para mim é o realismo.

Mais tarde posto uma análise mais detalhada (queria bolar um artigo sobre isso, mas sempre fico postergando, não vai rolar).
 
Última edição:
É... já deu pra ver que só eu e o Furia já jogamos futebol na vida real aqui. Vocês são enganados pelos efeitos cosméticos do Fifa.
 
Última edição:
Eu testei o FIFA 14 na versão de demonstração e não gostei tanto. Tem todo seu efeito gráfico, com jogadores parecidos na real, mas ainda prefiro a versão PES. Acho a jogabilidade do PES melhor em muitos sentidos. Ele pode até ter um toque de bola mais "fácil", mas está longe de ser um jogo fácil de se fazer gol e ganhar as partidas.

Quanto a não terem jogadores que desequilibram no FIFA, eu achei o comentário lá do vídeo errado, pois é claro que o Neymar e Messi, mesmo no FIFA, são superiores aos outros jogadores. Eu, por exemplo, dei um pique com o Neymar que deixou os zagueiros bem pra trás no lance.

Ainda vou testar um pouco mais os dois jogos antes de me decidir, mas o lado PES ainda está em alta. Principalmente por agora ter a opção de controlar o goleiro manualmente.
 
FIFA melhorou muito há alguns anos já.
Muito em função que ela pendeu pro lado do que era o PES no passado que eram muito mais simulação do que aqueles FIFAs. Em algum momento em 2009, 2010, o PES cruzou pro lado do FIFA e vice-versa.

Não saberia dizer qual prefiro hoje em dia. Varia de versão em versão.
 
Só pra deixar claro que não tenho predileção total e irrestrita por um e detesto completamente o outro. Sempre quero experimentar os dois e se o FIFA14 estiver melhor opinarei a favor dele sem problemas.

Assim como acontece entre os navegadores de Internet (IE, Firefox, Chrome, etc) nos jogos acho essencial e importante a concorrência acontecer entre eles pra que haja evolução onde quem só tem a ganhar somos nós usuários.
 
Joguei ontem a versão completa do PES 2014.

Em uma primeira jogada, achei que tivessem fodido com o jogo. A jogabilidade mudou bastante dessa vez, e à primeira vista parece ser mais Fifa do que PES. Mas depois brinquei um pouquinho no treinamento, me acostumei às diferenças, e achei muito foda! "Aceleração" está de volta ao PES, mas de um jeito muito mais próximo da realidade. E depois que você se acostuma com os novos comandos para driblar o jogo fica simplesmente incrível! Veja um exemplo:

[video=youtube_share;gFVPbwUlWtE]http://youtu.be/gFVPbwUlWtE[/video]

A velocidade normal de drible reduziu bastante. O jogador realmente tem um controle bem mais próximo da bola. Isso é ótimo para regiões mais super lotadas do campo. Mas, quando eu ainda não estava acostumado, tentava dar "cortinhos" nos marcadores nessa velocidade, e eles me alcançavam mais rápido e/ou trombavam com o jogador (principalmente porque agora os marcadores usam o braço pra te atrapalhar...).
Se você puxa a bola pra um lado e aperta o R1 uma vez, ele dá uma arrancada pra um lado. Se você segurar o R1, ele corre normal. Mas agora o jogador tem um controle maior enquanto está correndo. Você pode dar uma cortada, e voltar para a velocidade mais lenta em um tempo menor. E, se você se acostumar a isso, terá um domínio bem maior do drible.
Mas tem uma nova velocidade no jogo, e que é apertar R1 duas vezes a cada toque na bola. Quando você faz isso, aí o cara vira uma Ferrari. Se você estiver com jogadores tipo Messi, Cristiano Ronaldo, ou outros caras assim, dá pra literalmente destruir os marcadores na velocidade, como no vídeo acima.

Depois que me acostumei, achei o jogo muito animal.

Tem as fintas também, que estão melhores nesse jogo. Eu nunca me importei muito de usá-las, porque nunca as achei muito realistas e/ou de uso instintivo no jogo. Mas essa vez tá bem melhor. Você puxa uma finta pra um lado, e dribla pro outro, por exemplo. Ainda não dominei totalmente isso, mas tá aí um vídeo do que dá pra fazer se você dominar esse recurso:

[video=youtube_share;7St96prMWao]http://youtu.be/7St96prMWao[/video]

O ponto negativo são os gráficos de perto. Os rostos dos jogadores estão com um gráfico pior do que o do PES 2013, que ainda tem os melhores gráficos de um jogo de futebol. Mas, foi por um bem maior. Quando a câmera está afastada, os movimentos dos jogadores estão bem mais realistas. Provavelmente no PS4 eles vão conseguir usar essa engine, com um gráfico melhor do que o do PES 2013. Mas, no PS3, acho que esse é o limite.
 
Última edição:
Eu ainda quero testar o PES 2014 antes de me definir. No ano passado eu fiquei com o PES 2013 e não me arrependi.

Aliás, o que eu queria mesmo testar é essa opção inovadora do controle manual dos goleiros durante a partida. Eu fiquei bem curioso para ver como isso funciona realmente.
 
Bem... Muita gente queria isso, né? Mas confesso que eu nem testei. Prefiro o goleiro automático mesmo...
 
Testei as duas demos e não notei graaande diferença para as de 2013. No geral, considerando principalmente as versões 2012, que foram as que mais joguei, vou arriscar os principais pontos positivos de PES e FIFA, na minha opinião. Considerem os "contras" de um justamente os "prós" do outro:

PES

- Jogo "corre" mais, o que o torna mais divertido (favorece quem curte partidas arcade);
- Transmissão de jogo mais realista, desde a saída dos vestiários ao momento do gol e a posição das câmeras (o 2014 traz a configuração do ângulo da câmera, o que é excelente);
- Modo Carreira jogador (Rumo ao Estrelato) mais elaborado;
- Exclusividade da Champions League e Libertadores;

Duas falhas imperdoáveis do PES (não sei se corrigiram no 2014): 1. Tudo que envolve a física: quando você vê os jogadores correndo, a bola rolando, de algum modo você não se convence; 2. Faltas! Qualquer trombada é falta, e qualquer cobrança da inteligência artificial próxima à área é gol, VSF!

FIFA

- Mais simulador. Linhas de marcação, sistema de impacto e comportamento da bola impecáveis;
- Licença dos times. Ex: enquanto o PES não tem a licença nem dos principais times da Premier League, o FIFA tem os 3 uniformes até a 4ª divisão;
- Modo Carreira treinador fantástico (no 14 vem ainda melhorado);
- Gráficos superiores. O gramado parece HD TV. Em compensação, o PES capricha nos detalhes dos rostos dos jogadores (suor etc).

Duas falhas imperdoáveis do FIFA (parece que não corrigiram no 14): 1. Cutscenes! Na hora das substituições, fica lá filmando o jogador por uns 10 segundos, e não conseguimos pular a cena. No calor do jogo, isso é muito irritante! 2. Pênaltis, frequentemente mal marcados e também desperdiçados com muita frequência pela inteligência artificial.


No saldo final, como eu já disse, fico com o FIFA, porque o gameplay é mais convincente.
 
Última edição:
Como eu testei apenas o FIFA 14, vou comentar apenas sobre os comentários relativos a ele, deixando sobre o PES 2014 só depois de eu testar o jogo.

FIFA

- Mais simulador. Linhas de marcação, sistema de impacto e comportamento da bola impecáveis;
Eu não concordo muito com o "sistema de marcação impecável". Acho que o PES se supera nesses detalhes, sendo a IA dos jogadores mais bem trabalhadas no jogo do PES. O FIFA ainda depende muito de você posicionar seus jogadores, movendo-os para uma certa posição, algo que no PES é feita mais rapidamente. Basta ver o posicionamento dos jogadores na hora do ataque, sendo que no PES a formação fica mais definida dos jogadores.

Quanto ao sistema de impacto, isso o FIFA sai ganhando. Eu ainda acho que alguns impactos que acontecem no jogo parecem meio surreais em uma partida de verdade, mas a história de um jogador trombar com o outro, mesmo sem o domínio de bola, algo muito positivo no FIFA.

- Licença dos times. Ex: enquanto o PES não tem a licença nem dos principais times da Premier League, o FIFA tem os 3 uniformes até a 4ª divisão;
Essa parte de licença eu acho importante. Gosto de ver os uniformes iguais aos de verdade. O FIFA foi o único que conseguiu o uniforme da Seleção Brasileira, por exemplo. É um ponto positivo, mas não que seja um grande diferencial, já que os dos times o PES consegue manter os uniformes oficiais.

- Modo Carreira treinador fantástico (no 14 vem ainda melhorado);
- Gráficos superiores. O gramado parece HD TV. Em compensação, o PES capricha nos detalhes dos rostos dos jogadores (suor etc).
Como não testei o PES, fica complicado opinar algo aqui. Mas concordo com a parte dos detalhes dos jogadores. No PES 2013 tem isso de aparecer o suor e tudo o mais no jogador, algo que eu não vi no FIFA 14.

Duas falhas imperdoáveis do FIFA (parece que não corrigiram no 14): 1. Cutscenes! Na hora das substituições, fica lá filmando o jogador por uns 10 segundos, e não conseguimos pular a cena. No calor do jogo, isso é muito irritante!
Nem me fale. Isso foi o que eu senti mais raiva ao jogar FIFA. Você está lá atacando, maior pressão no adversário, a bola sai por algum motivo e eles ficam lá mostrando uma cena de 10 segundos sem poder tirar a mesma? Eles deveriam ter colocado um botão para cortar isso. Achei totalmente desnecessário isso.

2. Pênaltis, frequentemente mal marcados e também desperdiçados com muita frequência pela inteligência artificial.
Achei o sistema de cobranças de pênaltis falha. Sinceramente não gostei nenhum pouco. Ainda mais naquela primeira parte que você precisa calibrar o chute naquela barrinha que fica rodando de um lado pro outro. O sistema como um todo eu achei muito ruim.
 
Já fazem alguns anos que, finalmente, FIFA superou PES. É muito mais real, e eles tem melhorado a jogabilidade ano a ano, sem contar a perfeição dos gráficos, que supera o PES sim. PES sempre foi o arcade, o mais divertidinho, mas nem isso é mais.

Agora, que a Konami foi genial em uma coisa, foi: Allejo voltou

international_superstar_soccer_allejo_560_315.jpg
 
Última edição:
Eu devo ter jogado a versão errado do PES 2014, não é possível! Como eles alteraram tantas coisas assim do PES 2013 e para pior?

Eu consegui finalmente testar o jogo do PES 2014 e as impressões não foram tão boas assim. Primeiramente o menu do jogo. Porque foram deixar dessa forma? A forma que era apresentado antes era muito mais simples e bonita! O novo menu ficou simples e feio. Eu não gostei nenhum pouco.

A jogabilidade está pior. Achei o jogo menos corrido do que a versão anterior. Eles tentaram deixar mais limpo ou rápido a partida, mas não ajudou na dinâmica da partida. Sem contar que é aquele "triângulo (passe no fundo)" que inventaram? Agora aparece uma bola na sua tela meio que simbolizando uma mira. Aquilo ficou horrível!

Eu pensei que não fosse fazer falta, mas jogos com sol apenas se tornam cansativos. É bom variar um pouco com neve ou chuva, mas o jogo simplesmente não permite essa opção.

Outra coisa que eu não entendi é a ausência do time do Borussia Dortmund no jogo. Porque? Como me deixam um time vice-Campeão da UEFA de fora? Foi algo relacionado a direitos? Pois não deu para entender.

O sistema de cobrança de falta e escanteios ficou horrível! Era muito melhor do jeito que estava no PES 2013.

Enfim. Apesar de eu ser super fã da série de PES, esse ano terei que ficar com o FIFA 2014. Eu testei novamente o FIFA 2014 após jogar o PES 2014 e achei muito melhor em vários sentidos. O FIFA 2014 possui seus erros, mas está muito mais gostoso de se jogar.
 
Sem contar que é aquele "triângulo (passe no fundo)" que inventaram? Agora aparece uma bola na sua tela meio que simbolizando uma mira. Aquilo ficou horrível!

Dá pra alterar nas configurações, e voltar pra forma antiga.

Outra coisa que eu não entendi é a ausência do time do Borussia Dortmund no jogo. Porque? Como me deixam um time vice-Campeão da UEFA de fora? Foi algo relacionado a direitos? Pois não deu para entender.

Sim. A Bundesliga é exclusividade do Fifa. Sempre é difícil conseguir outros times alemães, mas eles dão prioridade ao Bayern. Mesmo assim, com qualquer Option File você coloca a Bundesliga inteira, e ainda coloca as camisas oficiais das seleções e outros times não licenciados, como os da Premier League. Todo ano eu jogo com um Option File, e fica tudo perfeito nesse quesito.

Uma coisa que achei interessante esse ano, foi o fato de eles terem adicionado Liga Chilena, Argentina, e a Liga dos Campeões da Ásia. Agora, pelo menos, os times brasileiros não são mais os piores do jogo :lol:

O sistema de cobrança de falta e escanteios ficou horrível! Era muito melhor do jeito que estava no PES 2013.

Isso é questão de costume, né? No início tem aquele período de adaptação, mas pelo menos agora dá pra ver a trajetória que a bola vai fazer.


Quanto ao jogo ficar menos corrido, também é questão de costume. Quando você se acostuma com os novos comandos de correr com a bola, vai perceber que o jogo fica bem mais rápido. Nos PES 2013, 2012 e 2011 não era possível vencer um marcador só na aceleração. Nesse aqui é. Por outro lado, para contrabalancear, o jogo tá mais pegado. O juiz tá muito mais tolerante com umas entradas mais duras.

Mas o jogo ainda tá cheio de bug, né? É um engine totalmente novo, e essas coisas acontecem. Com os patchs eles vão corrigindo aos poucos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo