• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Notícias Após vexame, Brasil pode pagar R$ 1,5 mi por convite para o Mundial 39

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
O Brasil deve ter que abrir os cofres para pleitear um dos convites para o Mundial de basquete. Após vexame em quadra na Copa América, o país terá que buscar uma vaga nos bastidores, com direito ao pagamento de uma taxa milionária à Fiba, para concorrer a um lugar na competição que ocorrerá na Espanha em 2014.

No Mundial de 2010, disputado na Turquia, a Fiba distribuiu quatro convites às seleções que não obtiveram classificação em quadra. Os países interessados tiveram que pagar uma taxa de 500 mil euros (aproximadamente R$ 1,5 milhão) para simplesmente se candidatarem a essas vagas, que ficaram com Rússia, Alemanha, Lituânia e Líbano.

Os convites para o Mundial tiveram início na edição de 2006, quando Turquia, Itália e Sérvia e Montenegro foram chamados pela Fiba. Não há um critério claro para a distribuição das vagas ou qualquer divisão por continentes.

O único requisito exigido pela entidade, além do pagamento da taxa, é que o país interessado tenha participado do torneio classificatório em seu continente. Em 2014, novamente quatro seleções serão convidadas para participar do Mundial.

"Isso fica a critério da Fiba, que tem quatro convites e define como quiser. Não tem um protocolo que ela vá seguir", disse o diretor-técnico da CBB, Vanderlei Mazzuchini. "Não sei não ter passado da primeira fase [da Copa América] vá atrapalhar. Envolve uma série de situações. Ainda temos que aguardar como será o classificatório europeu".

O critério subjetivo da Fiba faz com que a CBB se planeje para agir nos bastidores em prol do convite. Segundo Mazzuchini, dirigentes da entidade devem se reunir nos próximos dias para definirem como será feito o trabalho para pleitear uma vaga no próximo Mundial.

"A gente vai voltar para o Brasil no fim de semana e já estamos nos mexendo. Até agora estávamos voltados para conseguir a vaga na Copa América. Vamos ver como vamos nos posicionar, pois ainda não há uma situação definida. Neste momento estamos fora do Mundial", afirmou o dirigente.

Procurada pelo UOL Esporte, a Fiba respondeu através de sua assessoria que os critérios para a distribuição de convites do Mundial ainda não estão definidos. Os detalhes serão colocados em discussão na próxima reunião do Conselho Geral da entidade, que ocorrerá em novembro, em Buenos Aires (Argentina).


Fonte

---------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

Que vergonha! Esse time deu vexame na Copa América (que vale vaga pro mundial) não passando nem da primeira fase. Deveria ser proibido de voltar ao Brasil incluindo os "galaticos" que jogam na NBA. Qualquer adjetivo que se colocar aqui vai ser pouco para esse time e agora querem entrar pelas portas dos fundos pagando pra ir ao mundial.

Que ir pra lá pra quê? Pra levar trolha de novo? Que p*** desperdicio de dinheiro. Pega essa grana e investe nas categorias de base e aprendam com o vôlei como exemplo que tem trabalho de base, centro de treinamentos de excelência, etc.
 
Realmente foi decepcionante a passagem do Brasil nessa Copa America.

Acho que o Brasil nunca tinha ido tão ruim como nesse ano e a seleção não tá desprovida de jogadores, para pelo menos ter passado de fase.
 
Na última Olimpíada depois de 16 anos de ausência o Brasil até passou a imagem que poderia retomar o rumo e fez uma campanha ao menos digna.

Mas jamais se esperava isso no torneio continental, onde sempre teve nível pra pelo menos chegar na fase decisiva e ficar em condição de brigar por uma das vagas das Américas.

Eu pensava que a partir de Londres 2012 haveria alguma evolução, mas de nada adianta trazer o Rubén Magnano de técnico se internamente continuarmos desorganizados em preparação e não investir pesado na base. Comento com tristeza porque na minha infância o basquete brasileiro já foi bem mais popular e competitivo que o vôlei e da década de 90 em diante foi só enfraquecendo.
 
Eu li agora a pouco uma declaração do Ruben de que além dos pedidos de desistências do jogadores que atuam na NBA, eles tiveram problemas com a alimentação.

Contudo diferente de treinador de futebol ele não ficou de mimimi por conta disso e disse que o que realmente precisa é uma reestruturação do basquete e uma concientização dos jogadores em valorizar a atuação pela seleção.

É impressionante como tem caso de pedido de dispensa da seleção é algo absurdo.
Parece que certos jogadores estão se achando acima do bem e do mal só por que estão na NBA e esquecem que se não fosse por conta dos jogos prestados na seleção eles continuariam jogando na liga brasileira e muito dificilmente estariam fazendo draft pra jogar na NBA.
 
Uai, velho. Perder faz parte do jogo.

Vexame é pagar por esse convite. Se não se classificou, paciência. Fica pra próxima.
 
Uai, velho. Perder faz parte do jogo.

Mas tiveram umas tretas aí no meio, Thor. Um monte de jogador que pediu dispensa, as derrotas em TODOS os jogos, além de outras coisas como o caso da alimentação que comentaram aí que eu nem tinha ficado sabendo.

O que eu gostaria de perguntar pra galera que entende e acompanha o basquete é o seguinte: esse pedido de dispensa em massa foi combinado pelos jogadores? Houve alguma decisão recente dos cartolas do basquete que os desagradaram ou algo do tipo?

Achei que o basquete brasileiro estava vivendo tempos melhores depois da organização da NBB e tudo mais (acompanho quase nada, essa é simplesmente a impressão que tive mesmo).
 
Existem coisas que estão muito obscuras e muito mal esclarecidas. O caso do grande número de pedido de dispensas é uma delas.

Agora é o momento certo pra se colocar tudo que está errado as claras (jogadores e confederação) e se reorganizar.
 
É tudo muito estranho!
Uma Olimpíada tão boa e, logo depois, um fiasco monumental.
Não sei se é o caso, mas me pareceu que queriam derrubar o Magnano...
 
Pois é agora a Globo vai comprar a CBB que vai se sujeitar aos mandos e desmandos por que pagou pela vaga da Seleção.

A vergonha só aumenta.
 
Na realidade Guilbor, a Globo já influencia há algum tempo vide o que fez com a Superliga de volêi reduzindo a final a apenas um jogo só e no basquete com o NBB.
 
A FIFA é pior sim

Ao invés de "vender" uma simples vaga de seleção ela foi mais além vendendo a organização da Copa de 2022 pro Quatar. Bem mais lucrativo.
 
Mas isso é "normal" e em qualquer confederação internacional de qualquer esporte.
O COI vende organização das olimpiadas, qualquer confederação internacional se vende pro país que der mais grana, etc.

Mas vender vaga é matar todo o conceito de meritocracia do esporte.
Convite só ao país anfitrião e olhe lá.
 
Não sei como tá a situação financeira da FIBA, mas só vejo um motivo pra ela tá fazendo isso que é se manter financeiramente sustentável já que nesse esporte, os EUA consideram seu basquete um universo único a parte e se amanhã ou depois não existisse mundial organizado por essa entidade, não sei se eles iriam se importar com isso.
 
Se ficasse de fora seria até mais honroso do que entrar como convidado. Faltou o mérito esportivo. O basquete não vai bem, infelizmente.
 
Pelo grupo forte que o Brasil caiu, sem dúvida teria sido muito mais digno ficar de fora pra fechar pra balanço e aprender com a sua incompetência.
 
sei lá, como classificam 4 de um grupo de 6 e se os NBA-players jogarem, o Brasil tem chance de avançar no grupo!
 
Classificar em 4° é possível, mas aí já tromba com uma potência na fase seguinte. Apesar de termos um dos melhores técnicos do mundo, o basquete brasileiro ainda precisa melhorar muito pra ter aspirações maiores.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo