• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube dos 27

Lynoka

Like a lady, ya!
Bem, estava eu hoje ouvindo minha música favorita da Amy Winehouse (Valerie) quando uma conhecida veio e me disse: "Ahh, essa também participada do clube dos 27".

Fui pesquisar e achei uma matéria bem bacana que fala sobre o assunto. Vocês já tinham ouvido falar dessa expressão?

Os 27 anos são, no mínimo, míticos dentro do universo musical. Alguns dos grandes artistas que o mundo já conheceu coincidentemente vieram a falecer com esta idade. Além do talento inquestionável e da época da vida em que morreram, um outro fator é comum a estas estrelas: a personalidade polêmica.

Confira a seguir alguns artistas do “Clube dos 27″:

Robert Johnson
robert.jpg

Robert Johnson morreu em agosto de 1938 e a causa de sua morte nunca foi esclarecida. Fãs afirmam que o cantor de blues foi vítima de um envenenamento em um bar, após supostamente ter flertado com a esposa do dono do estabelecimento. Outra hípotese popular conta que ele teria vendido sua alma ao diabo em troca do inacreditável talento para tocar guitarra.

Brian Jones
brianjones2.jpg

No já distante 3 de julho de 1969, o músico Brian Jones foi encontrado afogado na piscina de sua casa. A certidão de óbito diz que a morte foi acidental. Mas, como ele era um excelente nadador, muitas suspeitas conspiratórias envolvem o ocorrido. Pouco antes de morrer, o exagerado consumo de drogas fez com que Brian fosse convidado a se retirar da banda que ajudou a fundar: The Rolling Stones.

Jimi Hendrix
hendrix.jpg

O legendário guitarrista Jimi Hendrix perdeu a vida asfixiado pelo próprio vômito em um quarto de hotel, na Inglaterra, no dia 18 de setembro de 1970. Na ocasião, Hendrix consumia bebidas e drogas sem a menor moderação.

Janis Joplin
janisjoplin.jpg

No dia 4 de outubro também de 1970, o mundo perdeu outro grande talento da música. A cantora Janis Joplin teve uma overdose de heroína e veio a falecer na cidade de Los Angeles, na Califórnia.

Jim Morrison
jim1.jpg

No dia 3 de julho de 1971, Jim Morrison morreu na banheira de seu apartamento, em Paris. O relatório oficial diz que um ataque cardíaco tirou a vida do ex-vocalista do The Doors. Apesar disso, 40 anos após a sua morte ainda circulam teorias de overdose e assassinato.

Kurt Cobain
kurt1.jpg

Kurt Cobain foi encontrado sem vida no dia 8 de abril de 1994. As investigações policiais afirmam que o ex-líder do Nirvana cometeu suicídio três dias antes nas dependências de sua casa, em Seattle, mas uma boa parte de seus fãs acreditam que ele foi assassinado.

Amy Winehouse
amyespecial.jpg

No início da tarde de 23 de julho de 2011, a cantora Amy Winehouse foi encontrada morta na casa em que morava localizada no bairro de Camden, ao norte de Londres. Amy tinha um longo histórico envolvendo uso de drogas, bebidas e tentativas de reabilitação.

fonte: http://www.cifraclubnews.com.br/esp...istas-da-mosica-que-morreram-aos-27-anos.html
 
Última edição por um moderador:
vcs não têm noção do alívio que senti no dia 19 de janeiro de 2009.

segundo a wiki, tem mais gente no clube:

Alexandre Levy 17 de janeiro de 1892 Desconhecida Compositor, pianista e maestro
Louis Chauvin 26 de março de 1908 Esclerose neurosifilítica Músico de ragtime
Noel Rosa 04 de maio de 1937 Tuberculose sambista, cantor e compositor brasileiro
Robert Johnson 16 de agost de 1938 Desconhecida Músico de blues
Nat Jaffe 5 de agosto de 1945 Complicações decorrentes de pressão alta Músico de blues
Jesse Belvin 6 de fevereiro de 1960 Acidente automobilístico Cantor e compositor de R&B
Rudy Lewis 20 de maio de 1964 Overdose Vocalista do The Drifters
Malcolm Hale 31 de outubro de 1968 Envenenamento por monóxido de carbono Integrante do Spanky and Our Gang
Dickie Pride 26 de março de 1969 Overdose de pílulas para dormir Cantor de rock britânico
Alan "Blind Owl" Wilson 3 de setembro de 1970 Overdose de barbitúricos, provável suicídio Líder, vocalista e compositor do Canned Heat
Arlester "Dyke" Christian 13 de março de 1971 Baleado Vocalista do Dyke & the Blazers
Linda Jones 14 de março de 1972 Coma diabético Cantora de R&B
Les Harvey 3 de maio de 1972 Eletrocutado ao tocar em um microfone com os pés molhados Guitarrista do Stone the Crows
Ron "Pigpen" McKernan 8 de março de 1973 Hemorragia gastrointestinal em decorrência de alcoolismo Tecladista e vocalista do Grateful Dead
Roger Lee Durham 27 de julho de 1973 Ferimentos em decorrência de uma queda de um cavalo Cantor e percussionista do Bloodstone
Wallace Yohn 12 de agosto de 1974 Acidente aéreo Organista do Chase
Dave Alexander 10 de fevereiro de 1975 Edema pulmonar Baixista do Stooges
Pete Ham 24 de abril de 1975 Suicídio por enforcamento Tecladista e guitarrista do Badfinger
Gary Thain 8 de dezembro de 1975 Overdose de drogas Ex-baixista do Uriah Heep e da banda de Keef Hartley
Cecilia 2 de agosto de 1976 Acidente automobilístico Cantora espanhola
Helmut Köllen 3 de maio de 1977 Envenenamento por monóxido de carbono Baixista do Triumvirat
Chris Bell 27 de dezembro de 1978 Acidente automobilístico Cantor e compositor do Big Star
Jacob Miller 23 de março de 1980 Acidente automobilístico Vocalista do Inner Circle
D. Boon 22 de dezembro de 1985 Acidente automobilístico Guitarrista e vocalista do Minutemen
Alexander Bashlachev 17 de fevereiro de 1988 Suicídio Músico, compositor e poeta russo
Jean-Michel Basquiat 12 de agosto de 1988 Ovedose de speedball Integrante da banda Gray
Pete de Freitas 14 de junho de 1989 Acidente de motocicleta Baterista do Echo & the Bunnymen
Mia Zapata 7 de julho de 1993 Assassinada Vocalista do The Gits
Kristen Pfaff 16 de junho de 1994 Overdose acidental de heroína Baixista do Hole
Richey James Edwards c. 1 de fevereiro de 1995 Desaparecido; declarado morto em 23 de novembro de 2008 Guitarrista e compositor do Manic Street Preachers
Stretch 30 de novembro de 1995 Baleado Rapper
Fat Pat 3 de fevereiro de 1998 Baleado Rapper e integrante do Screwed Up Click
Freaky Tah 28 de março de 1999 Baleado Rapper e integrante do Lost Boyz
Sean Patrick McCabe 28 de agosto de 2000 Asfixiado com o próprio vômito após consumo excessivo de álcool Vocalista do Ink & Dagger
Rodrigo Bueno 24 de junho de 2000 Acidente automobilístico Cantor argentino
Maria Serrano Serrano 24 de novembro de 2000 Acidente aéreo Backing vocal do Passion Fruit
Bryan Ottoson 19 de abril de 2005 Overdose de medicamentos Guitarrista do American Head Charge
Valentín Elizalde 25 de novembro de 2006 Assassinado Cantor mexicano
Orish Grinstead c. 20 de abril de 2008 Falência renal Integrante do grupo de R&B 702
Lily Tembo 14 de setembro de 2009 Gastrite Musicista zambiana
Johnny Ganza 10 de março de 2011 Ataque de Diabetes Rapper Português integrante dos YK
 
Esse negócio de "clube dos 27" não começou por causa das mortes, em datas bem próximas, de Janis Joplin, Jimmy Hendrix e Jim Morrison, os três com 27 anos e com nomes começando com J?

Será que não têm uma lista assim grande de artistas mortos aos 30, por exemplo? :think:
 
Esse negócio de "clube dos 27" não começou por causa das mortes, em datas bem próximas, de Janis Joplin, Jimmy Hendrix e Jim Morrison, os três com 27 anos e com nomes começando com J?

Será que não têm uma lista assim grande de artistas mortos aos 30, por exemplo? :think:

Acho que é isso mesmo. Pois todo dia morre gente de todas as idades e de todas as profissões.
 
Esse negócio de "clube dos 27" não começou por causa das mortes, em datas bem próximas, de Janis Joplin, Jimmy Hendrix e Jim Morrison, os três com 27 anos e com nomes começando com J?

Será que não têm uma lista assim grande de artistas mortos aos 30, por exemplo? :think:

Pra mim uma coisa é certa: mídia é tudo! E infelizmente isso é pra poucos e não pra todos.

Com certeza houve uma comoção muito maior por causa da proximidade, a coincidência das iniciais, da idade e sem falar da projeção que eles vinham tendo na época, pois eram 3 nomes em grande ascensão e também coincidentemente todos do rock. Até porque de nada adiantaria as coincidências se fossem 3 nomes totalmente desconhecidos. Afinal, existem tantos cantores anônimos e até profissionais que por não cantar em inglês não são conhecidos fora de seu país. E em diversos lugares até a mais remota ilha da Polinésia que mal sabemos onde fica, se fosse apurado poderia gerar uma estatística de obituário igual ou até mais expressiva em outras idades tão próximas ou bem mais precoces que 27 anos. Porque não?

Existem tantos que morreram com 30, 40, 50, 60, etc, mas popularizou esse mito fatalístico por ser uma idade mais precoce, algo que sempre provoca mais comoção e também porque nomes com grande destaque na mídia que morrem com menos de 27 aparentemente são menos comuns.

Não que eu ache esse mito uma farsa, longe disso. Pelo lado dos mais famosos mundialmente não é, mas se houvesse uma estatística precisa e confiável que incluísse todos os músicos possíveis de todos os idiomas do mundo todo sem menosprezar sequer o melhor flautista dos Andes mas que é só conhecido na Bolívia, aí teríamos uma prova incontestável que essa idade de fato é fatalista. Aliás isso seria um belo objeto de estudo pra sugerir pros Mythbusters, os caçadores de mitos :lol:
 
Última edição:
Esse negócio de "clube dos 27" não começou por causa das mortes, em datas bem próximas, de Janis Joplin, Jimmy Hendrix e Jim Morrison, os três com 27 anos e com nomes começando com J?

Será que não têm uma lista assim grande de artistas mortos aos 30, por exemplo? :think:

o artigo da wiki que linkei diz: Algumas listas costumam incluir outros músicos que morreram aos 27 anos de idade. Charles R. Cross, biógrafo de Hendrix e Cobain, afirmou que "o número de músicos que morrem aos 27 é considerável. Embora os humanos morram regularmente em todas as faixas etárias, há um pico estatístico de músicos que morrem aos 27"
 
Eu só sabia do Hendrix, da Janis Joplin, do Jim Morrison, do Kurt Cobain e da Amy Winehouse aí há pouco tempo. E sempre me dá uma dó que eles tenham morrido tão jovens... até ver a causa mortis e pensar "bem feito"... menos o Jim, o Jim era lindo.

Eu vou ficar com medo até ano que vem.

Não te preocupa, isso só acomete os músicos.

No começo desse ano eu estava com o firme propósito de aprender a tocar harmônica (gaita de boca), mas aí pensei melhor e decidi deixar para o ano que vem...
 
Esse lance dos músicos que morreram aos 27 ganhou proporção mesmo por causa do Robert Johnson e todo o mistério que envolve a vida e morte do cara. O pior é que existe gente que realmente acredita nesse papo de vender a alma ao tinhoso em uma encruzilhada, e, como todo bom músico faz, depois que se cria uma mística sobre eles, logo é tomada como identidade para vender mais, e um grande exemplo disso é o Black Sabbath com sua magia negra. Imaginem se o Ozzy tivesse morrido em uma de suas crises; certo que ia ter gente associando à besteira. :lol:

No começo desse ano eu estava com o firme propósito de aprender a tocar harmônica (gaita de boca), mas aí pensei melhor e decidi deixar para o ano que vem...

Bah, é um dos meus sonhos aprender a tocar harmônica. Meu avô me deixou a dele quando faleceu, mas até hoje eu não me prestei para aprender.
 
o lance do robert johnson é principalmente por causa dessas músicas:



(btw, essas músicas são fodas :grinlove: )
 
Última edição por um moderador:
Kainof disse:
Não te preocupa, isso só acomete os músicos.

Mas eu gosto de cantar... Y_____Y mesmo que informalmente.

Rçrç.

De qqr forma, creio que é fatalismo mesmo. Michael Jackson morreu aos 50, Marilyn Monroe aos 36 - e muitos da geração dela estão vivos até hoje ou morreram idosos. Se fossemos ver cada um que morre com 30, 40 ou 50, certeza que ia aparecer bastante gente também.

De resto, sem querer reparar... mas ou é pq eu me considero conservada (rçrçrç) ou alguns dessa lista (ou por "dorgas" ou por etc) estavam bem acabadinhos pra idade. Olha a Janis. oO Parecia ter bem mais.

PS: olhei a Amy e pensei na Pitty. Nos primeiros segundos pensei: "Po, mas a Pitty já passou dos 30 e ainda nem morreu". Depois li as linhas embaixo. :lol:
 
PS: olhei a Amy e pensei na Pitty. Nos primeiros segundos pensei: "Po, mas a Pitty já passou dos 30 e ainda nem morreu". Depois li as linhas embaixo. :lol:

Isso era uma das coisas que eu mais gostava nela. Tipo ela cantava soul, jazz e R&B. E olhando pra ela esses gêneros eram os últimos que vinham na minha cabeça :yep:
 
Olhando aqui no Brasil por exemplo não temos esse mito dos 27 atuante entre os mais famosos.

Falecimentos que deram mais comoção/repercussão como do Cazuza, Elis Regina, Renato Russo, Leandro (da dupla sertaneja Leandro & Leonardo) e Raul Seixas geralmente acontecem mais dos 30 pra frente. Mais recentemente teve o do Chorão do Charlie Brown Jr, que muitos (incluindo eu) até pensavam que por causa daquele visual e jeito de adolescente ele ainda estivesse com uns trinta e pouco, mas faleceu com mais de quarenta.

O única grande comoção que chegou até perto dos 27, mas não com essa idade exata em nenhum integrante da banda foi o caso dos integrantes dos Mamonas Assassinas.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo