• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cursos Online

Estranho

Dancer
Pode parecer incrível, mas a internet não serve só para você brigar com pessoas que nunca viu na vida, stalkear sua ex-namorada e ver vídeos de gatinhos caindo do sofá. É possivel adquirir conhecimento através dela! Ultimamente o conceito de curso on-line tem ficado bastante popular (embora a idéia não seja exatamente nova), e eu resolvi compartilhar alguns com vocês aqui:

Coursera: Centenas de cursos, oferecidos e ministrados por universidades de diversos países. Os cursos tem, em geral, data de início e fim, testes e trabalhos a serem entregues. Duram de 4 a 10 semanas, e os temas variam de Ciência da Computação à Medicina. Em geral quem termina recebe um certificado digital.

Udacity: Boa gama de cursos também. Os cursos não são oferecidos por universidades, mas os professores são professores universitários. Os cursos são divididos claramente por nível, de Iniciante a Avançado. Também entregam certificados a quem conclui os cursos.

Class Central: FUnciona como um hub de cursos online, agrega as infomações de vários cursos de várias iniciativas diferentes, mostrando por data de início, por site, etc.

edX: Agrupando principalmente material de cursos do MIT, Harvard, Berkeley e etc. Também tem grande variedade de temas. Apesar do nome, não é do Eike Batista, então não tem chance de o site falir antes que você termine seu curso.

Saylor: Esse tem os cursos divididos por àreas de graduação mais diretamente, por exemplo: um curso completo de Ciência da Computação ou de História da Arte.

Veduca: Site nacional, reúne conteúdo de universidades internacionais e nacionais, como a USP e a Unicamp.

CodeAcademy: Voltado exclusivamente pra aprender linguagens de programação, de um jeito suave e fácil. Tem cursos estruturados para algumas linguagens e tópicos separados para outras.

Já fiz cursos completos do Coursera, e atualmente estou aprendendo Python via Codeacademy, mas as referências desses outros são boas (eu já testei alguns de leve). Alguém já fez através de outra plataforma? E quais cursos fizeram?
 
Última edição:
Legal.
Só acho que faltou informar quais são gratuitos e os do Brasil.

De qualquer forma, lembro dos cursos a distância do Senac.
Além dos de graduação, tem os técnicos e os cursos livres (incluindo os de idioms).
Estou pensando seriamente em começar a estudar Russo por lá.

O Clube de Cultura Russa (que fica perto do meu trabalho, aqui em SP) começa uma nova turma em setembro e agora estou em dúvida sobre qual faço. =/

Mas eu gosto de cursos on-line, acho legal a liberdade que ele dá, mas é preciso responsabilidade também, tanto quanto um presencial, caso contrário não funciona.

Sobre plataformas não sei dizer porque não entendo.
 
Khan Academy

Completamente gratuito e com inúmeros vídeos bastante didáticos sobre matemática, química, biologia, física, economia, história... e muitos têm legendas em português.
A sacada do site é tentar fornecer um conteúdo que qualquer pessoa possa aprender, como um substituto a escola tradicional. Na verdade foi mais ou menos assim que o site começou, mas a história é longa. Se quiserem saber mais, pesquisem sobre seu criador, Salman Khan.
Outra coisa legal é que você pode ir acompanhando seu progresso nas disciplinas e elaborar um "plano" de estudos.

Acho que tinha outro tópico parecido com esse, onde inclusive eu postei sobre a Khan Academy. Vou ver se encontro.
 
Favoritei 30 cursos do Veduca, de história geral à cálculo III, passando por psicologia da morte e câncer, socorro.
 
Comecei a fazer Introdução a Ciência da Computação, na Udacity. =]

Encontrei uma maneira bacana e produtiva de passar esse tempo que estou de molho em casa.

(off topic)
Alguém aqui sabe como deixar as legendas sempre ativas no youtube?
As lições passam imediatamente uma atrás da outra e estou enlouquecendo com esse negócio de ter que voltar o vídeo pra ativar as legendas. =/
 
Ultimamente meu foco pra cursos online tem sido pra aprender idiomas, mas depois vou ver se tiver alguma coisa na área eletro-eletrônica será um prazer estudar.
 
Uso o Coursera faz tempo.
Fiz cursos excelentes la, como Introdução a microeconomia, Introdução a filosofia, Publik speaking entre outros.
Recomendo a todos.
 
Eu conhecia o Veduca de uma reportagem do IG. Apesar de ter o site aqui como favoritos eu ainda não mexi muito nele.

De curso online ultimamente eu só faço um de inglês que é oferecido pela CAPES para graduandos e pós-graduandos. É muito bom o curso.
 
Ou, alguém tem um bom curso ai de espanhol?
Comecei o do Lingq, é muito bom mas to procurando um novo formato.
 
Passei por esse tópico e esqueci de mencionar o Busuu que é de idiomas.

Eles trabalham atualmente com 12 idiomas inclusive russo, árabe, chinês e japonês.

Já estou utilizando há 4 meses. Tem a versão gratuita e a paga que não é cara, pois o que você paga por um ano sai bem mais em conta que pagar uma única mensalidade em qualquer escola de idioma de renome por aí.
 
edX: Agrupando principalmente material de cursos do MIT, Harvard, Berkeley e etc. Também tem grande variedade de temas. Apesar do nome, não é do Eike Batista, então não tem chance de o site falir antes que você termine seu curso.
:lol:

Interessante! Que vacilo não ter visto esse tópico! Ainda bem que upparam, porque agora terei mais tempo livre =]
 
Descobri esses dias o Gibbon. Estava dando uma olhada, e ele tem uns recursos interessantes (divide o assunto em tópicos, e te apresenta diariamente de acordo com o tempo que vc quer gastar por dia com o negócio)
 
Legal.
Só acho que faltou informar quais são gratuitos e os do Brasil.

De qualquer forma, lembro dos cursos a distância do Senac.
Além dos de graduação, tem os técnicos e os cursos livres (incluindo os de idioms).

Estou cursando Inglês Britânico nesse modo EAD pelo Senac, e estou achando realmente muito bom. O método é o Rosetta Stone, e te permite fazer videoconferências com professores nativos mesmo e alunos do mundo todo. E o melhor: paguei R$ 920 dilmas pelo curso completo, o que numa escola de inglês tradicional como o Cultura Inglesa não faria nem cócegas. Testado e aprovado! :joinha:

Gratuitos no Brasil existe o Duolingo, que é muito elogiado, e há quem crackeie o Rosetta Stone para outros idiomas.
Para estudar japonês, estou usando as videoaulas da Satomi Sensei (apostilas grátis com link nos próprios vídeos), além do Erin Project (estruturado pela Japan Foundation) e NHK World: todos contam com aulas em áudio, vídeo e apostilas disponíveis para download, muito bons.
 
Eu ia postar o curso da Satomi mas a Seiko chegou primeiro, rç.

Acho que dá pra fazer quase tudo hj na internet, japonês p ex, de kanji, kanas a gramática, peguei tudo na net.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo