• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Distribuição de renda no Brasil

Ranza

Macaco
Sobre distribuição de renda no Brasil
ou
Estatísticas da depressão

Estava eu sexta-feira na FACE tendo uma conversa com o Jorge sobre classe média no Brasil, conversa vai conversa vem, entramos numa discussão sobre qual seria a renda de corte dos 10% mais ricos do país.

Eu, completamente alheia à realidade, chutei que essa linha giraria em torno R$ 10 mil... Ou seja, no meu leigo raciocínio, para estar no privilegiado grupo dos 10% de brasileiros mais ricos, você deveria ganhar algo em torno de 10 mil pilas. O Jorge, bem mais ligado nesse assunto que eu, afirma categoricamente que esse valor seria muito mais baixo. Fomos, então, em busca dos dados!

Eis a descoberta (desculpem a minha ignorância) que o estudo dos resultados do Censo de 2010 nos revelam:

- Em 2010, ano de realização do Censo, para fazer parte do grupo VIP dos 14% brasileiros mais ricos você deveria ter a mirabolante renda de 2 salários mínimos ou mais, para os valores da época: R$1.210,00!

- É isso mesmo que você entendeu! Se você tem o salário igual ou superior a mil e duzentos reais, você está melhor do que nada mais nada menos que 86% da população brasileira!

(Pausa para a incredulidade)

- No mesmo ano, 39% dos brasileiros (74 milhões de pessoas) viviam com a bagatela de meio salário mínimo por mês, ou seja, R$ 255.

(Pausa para você se atirar da janela)

E isso, porque, meus caros, a desigualdade de renda no Brasil vem caindo sistematicamente desde 2001. Já estivemos bem piores!

Mais uma informação interessante/alarmante:

- De acordo com dados do Banco Mundial, em 2009, o grupo dos 20% brasileiros mais ricos detiam quase 59% da renda gerada no país, enquanto os 10% mais pobres ficavam com cerca de 3%.

1005640_10201563938087166_1199764487_n.jpg

Por Mara Nogueira.



Galera, recebi isso de um amigo via facebook, sempre discutimos politica nos arredores do bairro Cidade Nova.
Os dados são do IBGE e são bem caóticos.
 
Última edição:
É bem por ai.
Mas o problema que o ser rico está relacionado a um estado de pobreza bem avançado.
Como uma pessoa pode viver com 255 por mês?
 
mas se voce olhar o PIB per capita nonimal e por poder de compra do ano seguinte, e contar com a má distribuição de renda, você pode perceber que a margem de erro nem é tão grande.

Pensa que um jogador de futebol da série a recebe em média 100mil mes, já são 5 recebendo nada.
 
Última edição:
A escala do gráfico que vc postou ta errada...

attachment.php


Fonte: http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/trabalho_e_rendimento/default_xls.shtm
Brasil > tabela 1_2_1

Edit: o gráfico que vc postou usou resultados preliminares do censo, eu peguei os resultados definitivos... :think:
 

Anexos

  • tabela_censo.png
    tabela_censo.png
    21,1 KB · Visualizações: 164
Última edição:
Mesmo assim, se você ganha mais de 1500 reais (tente viver em um capital com isso), você faz parte de +- 18% da população, apenas 18%.

Mais da metade da população vive numa faixa entre 255 a 1020 reais.
 
Bel disse:
Mas renda é um troço complicado, raramente a pessoa é sincera na hora de responder, e sempre mente pra baixo. Isso quando responde...

Nesse ponto, pelo menos para as rendas mais altas, o dado da receita federal deve ser mais confiável.
 
  • Curtir
Reactions: Bel
São números e percentuais nada animadores. Ainda vai levar muitas décadas pra isso tudo melhorar sendo o mais otimista possível.
 
Sabe o gráfico do primeiro post? O que eu fiz foi tentar reproduzi-lo, mas acabou que os dados divergem.
Por exemplo, na minha conta, das pessoas amostradas que possuem renda, 30,25% ganham mais de 510 a 1020 reais mensais. Se considerar o total da amostra, 20,33% está nessa faixa.
E, entre as pessoas amostradas que possuem renda, 71,57% ganham até 1020 reais.
A primeira coluna é o valor bruto, o resto é porcentagem.
 
O buraco está bem mais embaixo e a própria fonte citada não tem sentido algum. A tabela 1.8.17 dos resultados preliminares, cujo endereço está na legenda da imagem, não trata de rendimento mas de moradia: "Tabela 1.8.17 - Domicílios particulares permanentes, moradores em domicílios particulares permanentes e média de moradores em domicílios particulares permanentes, segundo a situação do domicílio e as classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Brasil - 2010"




Edit: <fanboy> Like totalmente aleatório num post da Bel só pelo avatar da Rose :) </fanboy>
 
Última edição:
Véi, IBGE divulga umas coisas muito estranhas :eek:

Para entender o IBGE tem que pensar como estatístico, pois estava eu outro dia comentando certos dados do IBGE sobre saneamento básico com um colega formado na área, e quanto mais ele me explicava, menos sentido fazia, e pra ele parecia tão claro como céu de brigadeiro.
 
Para entender o IBGE tem que pensar como estatístico, pois estava eu outro dia comentando certos dados do IBGE sobre saneamento básico com um colega formado na área, e quanto mais ele me explicava, menos sentido fazia, e pra ele parecia tão claro como céu de brigadeiro.

Oi, eu sou formada em Estatística pela Unicamp e trabalho no IBGE desde março do ano passado :g:
 
O buraco está bem mais embaixo e a própria fonte citada não tem sentido algum. A tabela 1.8.17 dos resultados preliminares, cujo endereço está na legenda da imagem, não trata de rendimento mas de moradia: "Tabela 1.8.17 - Domicílios particulares permanentes, moradores em domicílios particulares permanentes e média de moradores em domicílios particulares permanentes, segundo a situação do domicílio e as classes de rendimento nominal mensal domiciliar per capita - Brasil - 2010"

Não entendi...


Entendi a explicação, mas olhei pra tabela de novo e desintendi tudo, haha.

Acho que o resumo da ópera é: Olhe para a 4ª coluna, onde os valores estão em %. Para cada intervalo de renda (na 1ª coluna), Nessa 4ª coluna você pode verificar a parcela da população (que ganha alguma renda) cuja renda está dentro de um determinado intervalo (1ª coluna). Então: 7,08% dos brasileiros ganham até 127,50 reais, 5,6% dos brasileiros ganham entre 127,50 e 255 reais e por aí vai.
 
Não entendi...
Veja o rodapé do gráfico da iamgem do primeiro post, onde há uma referência ftp://ftp.ibge.gov.br/Censos/Censo_...s_sobre_Rendimentos/tabelas_pdf/tab1_8_17.pdf . Meu plano era recriar o gráfico a partir dos dados originais para, depois, recriá-lo novamente a partir dos dados atualizados. O problema é a própria fonte citada não tem relação com a conclusão exposta.

EDIT: Ah, saquei. É o caso de usar os dados de número de moradores em domicílios por classe de renda. Vamos ver se funciona agora.
 
Última edição:
Oi, eu sou formada em Estatística pela Unicamp e trabalho no IBGE desde março do ano passado :g:

E até você acha complicado?
Ai ferrou tudo então.


Se você considerar que a ONU considera uma linha de pobreza de 2 dólares por dia, e colocar o dólar na cotação do dia (2,3 segundo o google), o que daria 138 reais por mês, teríamos pelo menos 7% da população abaixo da linha da pobreza. Mas eu acho bizarro pensar assim, pois uma pessoa que tem renda de 255 reais por mês no Brasil é muito, muito pobre.
 
Última edição:
não trata de rendimento mas de moradia

EDIT: Ah, saquei. É o caso de usar os dados de número de moradores em domicílios por classe de renda. Vamos ver se funciona agora.

É isso aí que eu ia falar. Eu fiz umas contas só pra testar as percentagens para algumas faixas de renda e os números ficaram certinhos. Na tabela que a Bel postou, se bem entendi, a segunda coluna indica a quantidade de indivíduos cujos salários estão naquela faixa de renda. A segunda coluna dessa outra tabela fala sobre domicílios sim, mas na terceira coluna você tem o total de indivíduos (a última coluna é a razão entre a terceira e a segunda coluna).

Nada disso muda o fato de que realmente há muita desigualdade de renda no Brasil. O Índice de Gini mostra bem isso (embora não só isso):

550px-GINI_retouched_legend.gif


Achei um outro gráfico interessante sobre a "densidade" do PIB. Trocando em miúdos, as áreas de cor mais escura no mapa são aquela onde há maior renda. Assim sendo, se um país tem muitas áreas claras e escuras, então ele terá maior desigualdade de renda:

sachs.png


Enfim, é outra forma de ver o mesmo problema. Como eu gosto de visualização de dados, achei legal compartilhar.
 
  • Curtir
Reactions: Bel

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo