• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

João Paulo II será canonizado por milagre realizado em vida

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
joao-paulo-ii-5f10.jpg


Os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram nesta terça-feira o segundo milagre pela intercessão de João Paulo II, o que levará a sua proclamação como santo, informaram fontes do Vaticano.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo Papa Franscico, que decidiu canonizar também outro papa, João XXIII, apesar de não existir, neste caso, o segundo milagre que normalmente é condição para chegar a "santo".

As duas cerimónias de canonização deverão ocorrer ainda este ano. A data 8 de dezembro tem sido especulada como um dia possível.

João Paulo II foi beatificado depois de reconhecida como milagre a cura de uma freira da doença de Parkinson. Sobre o segundo milagre sabe-se apenas que diz respeito a uma mulher italiana que sofria de cancro e que, alegdamente, se curou de maneira inexplicável para a ciência no dia 1 de maio de 2011, dia da beatificação de Karol Wojtyla.


Para se ser santo é necessário ser-se primeiro "proclamado venerável servo de Deus" e depois "beato", o que só acontece quando o Vaticano considerar provado um milagre. Para a canonização são necessários dois milagres, tendo o segundo acontecido depois da beatificação.



Fonte

------------------------

Etchelion e toda a torcida do Fluminense: podem comemorar, agora vocês terão oficialmente um santo protetor!

Aproveito e pergunto pro Paganus se souber: uma vez ele se tornando oficialmente santo, como o "João de Deus" como nós brasileiros o conhecemos será mundialmente chamado?

 
Alguém sabe como funcionam as análises de milagres para decidir sobre a autenticidade ou não em um caso desses?
 
Última edição:
Aproveito e pergunto pro Paganus se souber: uma vez ele se tornando oficialmente santo, como o "João de Deus" como nós brasileiros o conhecemos será mundialmente chamado?
O nome oficial será São João Paulo II. Sua memória provavelmente será no mesmo dia que sua memória de beato: 22 de outubro, o dia do Início do Ministério Petrino.

Alguém sabe como funcionam as análises de milagres para decidir sobre a autenticidade ou não em um caso desses.
Não tenho muito conhecimento detalhado, mas sei que o milagre é análisado por um grupo de peritos (teólogos, na maioria). Depois, se for um caso de cura, é submetida a um Conselho de Médicos e, finalmente, é levado para aprovação do plenário da Congregação para as Causas dos Santos.

Para uma cura ser considerada milagrosa, a Igreja exige que ela seja espontânea, instantânea, permanente, sem causa conhecida pelos médicos e obtida depois de orações dirigidas ao Venerável ou Beato em questão.
 
Alguém sabe como funcionam as análises de milagres para decidir sobre a autenticidade ou não em um caso desses?

Também não sei, mas razões teológicas a parte, tenho certeza que grande parte dessa santificação da imagem de João Paulo II de forma tão rápida se dá pelo seu ativismo político no século XX.

A igreja ortodoxa santificou Nicolau II como afronta aos bolcheviques que o mataram em 17 (me perdoe por falta de detalhes burocráticos teológicos Pagz, mas foi por isso sim), agora os católicos santificam João Paulo II, que foi ícone na luta anticomunista (especialmente na super católica Polônia) e que foi incisivo contra os levantes progressistas da igreja de Roma, como a Teologia da Libertação entre outros.
Além, claro, de ter sido um Papa super simpático.
 
A importância política tem o seu peso sim, e peso teológico, visto que ao contrário do que nossos sonhadores laicistas pensam, a política está estritamente ligada à fé. Não apenas na questão de testemunho da moral cristã perante circunstâncias políticas adversas, como a perseguição sistemática que o comunismo praticou contra as Igrejas ortodoxas, da Rússia à Romênia, como e principalmente no caráter sacral da realeza, do poder, do exercício do poder baseado em um código moral transcendente, em uma metafísica do mando, do comando impessoal etc. Política e religião são inseparáveis em TODA religião tradicional. Separá-los é que é algo recente, moderno e para todos os efeitos, anormal, uma situação que denota antes um afastamento da Tradição.

A Igreja ortodoxa, portanto, não fez nada de errado ao glorificar a Santíssima Família Imperial da Rússia, porque estes, á parte suas virtudes pessoais, foram martirizados, chacinados pelo Satanás encarnado no comunismo, pelo inimigo de toda a liberdade do povo russo, e perseguidor de todo espírito russo, para fins de imolá-lo no altar de Moloc do marxismo internacionalista. A glorificação, stricto sensu, estava corretíssima e igualmente moral foi a promoção dos santos em defensores de toda ordem política tradicional, monárquica, sacral, ortodoxa, contra as aberrações soviéticas que procuraram exterminar a ortodoxia e o Cristo do coração russo. Não há nada instrumental aqui. A figura de reis martirizados por revoluções anti-tradicionais não tem nada de fabricado, mas é um dado real da história ocidental, é fato que lutas em 'nome do povo', muitas vezes, não passaram de revoltas burguesas, capitalistas, contra o Antigo Regime. Sempre foi normal a ligação do povo com o rei, pela organicidade de seu poder, um poder sacral, não baseado em contratos mundanos, relações de troca ou sistematizações racionais.

----------------

Seguindo esse nexo a canonização do Papa João Paulo II é algo, do nexo romanista, perfeitamente compreensível e louvável. Posso ter muitas ressalvas, teológicas e políticas, com relação a certos atos e posicionamentos desse pontífice, mas negar o brilho da Luz Incriada em sua face seria até blasfemo. Negar suas ações louváveis contra o horror do comunismo internacional, pela liberdade religiosa, pela paz mundial (por mais que existissem germens de globalismo papista em muitas, senão todas, dessas iniciativas) é sim, louvável.

Por isso, congratulo os irmãos católicos romanos por essa bênção, o reconhecimento de que esse pontífice muito lutou pelo Cristo e nele muito brilhou a vera luz da santidade, a luz do ativismo realmente transcendente que não antepõe nada ao reinado do Cristo, mesmo que para isso tenha de se jogar ao fogo e aos leões.

Bem-aventurado João Paulo II, Papa da Velha Roma, intercede por nós!
 
De fato um notável e santo Papa! Pedra preciosíssima da Igreja! Foi o Papa com o terceiro mais longo pontificado já documentado e seu processo de canonização foi um dos mais rápidos que houve.

O nome oficial será São João Paulo II. Sua memória provavelmente será no mesmo dia que sua memória de beato: 22 de outubro, o dia do Início do Ministério Petrino.

Não tenho certeza, mas acho que pode ser incluído o título de "Magno" ao seu nome, ficaria mais ou menos assim: "São João Paulo Magno, Papa". Se assim acontecer este será o quarto Pontífice a ser chamado de Magno (logo depois de Leão I, Gregório I e Nicolau I). Na minha opinião ele o merece! Além de ser aclamado um dos maiores Pontífices do século XX, juntamente com São Pio X.
Que essa canonização suscite mais nas pessoas aquele chamado universal à santidade, que tanto enfatizou este santo Pontífice e que possa haver mais pessoas santas como o foi João Paulo II, possam estes brilhar como estrelas fulgurantes para iluminarem a escuridão deste mundo tenebroso com a luz magnífica de Cristo!

Sancte Joannes Paule II, Magnus, ora pro nobis!
 
Não tenho certeza, mas acho que pode ser incluído o título de "Magno" ao seu nome, ficaria mais ou menos assim: "São João Paulo Magno, Papa".

O nome oficial será São João Paulo II.

Valeu pelas explicações :joinha:

De qualquer maneira, ninguém precisou esperar uma vida inteira pela concretização disso. Uma canonização que está vindo em menos de dez anos, mas que foi amplamente merecida.
 
joao-paulo-ii-5f10.jpg


Os cardeais e bispos da Congregação para a Causa dos Santos aprovaram nesta terça-feira o segundo milagre pela intercessão de João Paulo II, o que levará a sua proclamação como santo, informaram fontes do Vaticano.

O anúncio foi feito esta sexta-feira pelo Papa Franscico, que decidiu canonizar também outro papa, João XXIII, apesar de não existir, neste caso, o segundo milagre que normalmente é condição para chegar a "santo".

As duas cerimónias de canonização deverão ocorrer ainda este ano. A data 8 de dezembro tem sido especulada como um dia possível.

João Paulo II foi beatificado depois de reconhecida como milagre a cura de uma freira da doença de Parkinson. Sobre o segundo milagre sabe-se apenas que diz respeito a uma mulher italiana que sofria de cancro e que, alegdamente, se curou de maneira inexplicável para a ciência no dia 1 de maio de 2011, dia da beatificação de Karol Wojtyla.


Para se ser santo é necessário ser-se primeiro "proclamado venerável servo de Deus" e depois "beato", o que só acontece quando o Vaticano considerar provado um milagre. Para a canonização são necessários dois milagres, tendo o segundo acontecido depois da beatificação.



Fonte

------------------------

Etchelion e toda a torcida do Fluminense: podem comemorar, agora vocês terão oficialmente um santo protetor!

Aproveito e pergunto pro Paganus se souber: uma vez ele se tornando oficialmente santo, como o "João de Deus" como nós brasileiros o conhecemos será mundialmente chamado?

Verdade! :lol:

E convenhamos, nada mais do que justo!
 
Tá bom que o fórum é livre e tudo mais. Só que eu me pergunto: A canonização afeta de alguma forma a vida dos não-católicos? Not at all. Então pra que se dar ao trabalho de criticar a canonização? É só pelo prazer de ser anti-católico? E olha que nem católico eu sou.
 
Não compreendo o porquê dessa indignação toda com meu post, afinal eu fiz um comentário sem usar de expressões chulas nem xingar ninguém.
Aos que se sentiram ofendidos minhas desculpas, não era minha intenção. Porém, vou continuar comentando notícias referentes à religiões, pois é um assunto do meu interesse.
 
Tá bom que o fórum é livre e tudo mais. Só que eu me pergunto: A canonização afeta de alguma forma a vida dos não-católicos? Not at all. Então pra que se dar ao trabalho de criticar a canonização? É só pelo prazer de ser anti-católico? E olha que nem católico eu sou.

Eu acho que não foi uma critica ao meu post, pq eu apenas comentei as razões políticas que existem por trás de certas canonizações, e só isso, até citei a Igreja Ortodoxa em exemplo paralelo.

Por mim as igrejas podem falar o que quiser, canonizar quem quiser, repetir o absurdo que quiserem, não me afeta em nada e afeta o mundo cada vez menos.
 
Re: João Paulo II será canonizado por milagre realizado em vida

Eu acho que não foi uma critica ao meu post, pq eu apenas comentei as razões políticas que existem por trás de certas canonizações, e só isso, até citei a Igreja Ortodoxa em exemplo paralelo.

Por mim as igrejas podem falar o que quiser, canonizar quem quiser, repetir o absurdo que quiserem, não me afeta em nada e afeta o mundo cada vez menos.

A critica foi ao post do Bilbo.

Abraco, fera. :lol:
 
Você é um ateu legal, Fela.

O post merdoso e boçal foi o do Bilbo, que só é uma crítica na cabeça perturbada dele. Não tem nada crítico nesse post, só ofensas sem base alguma, preconceito, flexão de músculos, crítica vazia para se mostrar 'crítico' e inteligentoso.

Seus posts sobre religião são exatamente o contrário desse tipo de masturbação pseudo-intelectual, Felagund. Rlx.
 
Não compreendo o porquê dessa indignação toda com meu post, afinal eu fiz um comentário sem usar de expressões chulas nem xingar ninguém.
Aos que se sentiram ofendidos minhas desculpas, não era minha intenção. Porém, vou continuar comentando notícias referentes à religiões, pois é um assunto do meu interesse.

Bilbo, um comentário não precisa de expressões chulas ou xingamentos para ser ofensivo. Falar que a Igreja Católica é uma "fábrica de santo" foi uma ofensa totalmente gratuita, do tipo que não acrescentou nada ao debate aqui. Assim como você tem a liberdade de falar o que quiser, os demais tem a liberdade de te avaliar mal, né? Democracy is a bitch.

Já que estamos falando do grande poder da liberdade de expressão, fiquei com essa mensagem do Uncle Ben, aquele do arroz soltinho:

35bc0f.jpg
 
O problema dos fanáticos religiosos (e o Paganus sem dúvida nenhuma é um), especialmente os cristãos e/ou católicos, é que qualquer coisa dita contra ou que discorde da religião deles, mesmo que dita de maneira educada, eles tomam como ofensa mortal, já que se julgam os donos absolutos da verdade (e pra esses fanáticos o número ideal de religiões no mundo é um, só a deles). Aí eles vem comentar soltando fogo pelas ventas e com quatro pedras na mão.
 
Se eles não querem que outros discordem e critiquem as coisas em que eles acreditam então postem em um grupo fechado, e não em tópicos em seções abertas.
E só pra esclarecer: eu não sou ateu. O Paganus obviamente deduziu isso a meu respeito porque se a pessoa não acredita no mesmo que ele então não acredita em nada, já que "não existe mais nada no que acreditar", uma assunção típica de quem é fanático religioso, principalmente os cristãos/católicos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo