• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Google Blockbuster

Vëon

Do you know what time it is?
O Google criou um alogaritimo que consegue prever a bilheteria de estreia de qualquer filme. Como explica no vídeo, bastar fazer o upload do trailer na barra de pesquisar e dar enter que em alguns segundos o google vai consultar uma série de dados relacionados ao filme, que incluem:

- Quantas dimensões, 3D, 4D?
- Qual a proporção de Casamentos/Funerais?
- O Tim Allen está no filme?
- Existe confiabilidade sincrônica entre a velocidade do filme e sua furiosidade?
- Se Tim Allen não está no filme, por que não? Será que ele leu o roteiro?

etc, ai pega todas essas informações, descarta e através da quantidades de views que o trailer tem, o google consegue prever com 94% de precisão a bilheteria de estréia do filme.



Na verdade é um pouco mais complicado que isso, além dos views ele leva em consideração a quantidade de paid clicks que o filme recebe, entre outras informações. Parece uma grande propagando pro google conseguir mais anunciantes. Tem um pdf explicanto tudinho aqui.
 
Última edição por um moderador:
Apesar do google lançar essas piadas sempre no 1º de abril, tb desconfiei, mas não achei nenhum lugar desmentindo. E o pdf é bem convincente, apesar de só ter lido por cima.

edit. O mais seguro é aguardar o parecer do Quickbeam.
 
Última edição:
Prever a bilheteria com 94% de precisão baseado em clicks, é um pouco absurdo. Não tem como levar em consideração a recepção da critica, época do lançamento, concorrência, a nota do cinemascore, famoso boca-a-boca que o filme vai gerar e influencia bastante na bilheteria, etc. São tantas variáveis que é impressionante tamanha precisão. Talvez explique melhor no pdf, não sei.
 
O vídeo tá na conta do Conan O'Brian, então imagino que seja fake.


O paper, no entanto, parece sério. E faz algum sentido prever o sucesso de um filme baseado em informações do google, que no fundo vão medir o interesse das pessoas naquele filme em questão. Deve haver uma correlação entre a quantidade de buscas (e outros fatores que o google pode medir) e o sucesso de um filme. Lembrei até de um capítulo de Freakonomics, que o cara discute se mais dinheiro em uma campanha política faz com que o cara ganhe a eleição, e a conclusão é que o cara recebe mais doações porque mais pessoas tem interesse nele, logo é esperado que ele ganhe a eleição, embora ele não ganhe PORQUE tem mais dinheiro.
 
O video obviamente é brincadeira

Acho que tô com problema na identificação de sarcasmo, achei que o pessoal tava discutindo isso, hahaha.

Prever a bilheteria com 94% de precisão baseado em clicks, é um pouco absurdo. Não tem como levar em consideração a recepção da critica, época do lançamento, concorrência, a nota do cinemascore, famoso boca-a-boca que o filme vai gerar e influencia bastante na bilheteria, etc. São tantas variáveis que é impressionante tamanha precisão. Talvez explique melhor no pdf, não sei.

Não acho que seja tão absurdo não. Segundo o pdf, esses 94% são informações de 'clicks', sazonalidade e outros fatores. Além disso, muitos desses fatores que você citou são possivelmente refletidos nos 'clicks'. Filmes com boas recepções de crítica, com disseminação boca a boca e etc são, possivelmente, mais buscados no Google do que os que contam menos com esses fatores. Você acaba levando em conta tudo isso, só que indiretamente.
 
Não acho que seja tão absurdo não. Segundo o pdf, esses 94% são informações de 'clicks', sazonalidade e outros fatores. Além disso, muitos desses fatores que você citou são possivelmente refletidos nos 'clicks'. Filmes com boas recepções de crítica, com disseminação boca a boca e etc são, possivelmente, mais buscados no Google do que os que contam menos com esses fatores. Você acaba levando em conta tudo isso, só que indiretamente.
Pois é, como só dei uma olhada por cima, não sei tudo o que eles levam em consideração. O Quickbeam que é o mago das bilheterias deve saber explicar direitinho, mas do pouco que eu sei, o cinemascore "influencia" (prevê o rumo) na bilheteria do filme, e isso é medido através de pesquisa com pessoas que acabaram de sair da sessão, geralmente na sexta feira, primeiro dia de estréia. Isso os clicks não têm como prever. Mas hey, se tivessem, ai a precisão seria 100%.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo