• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O Confessor dos Astronautas

  • Criador do tópico Paganus
  • Data de Criação
P

Paganus

Visitante

BLESSING.jpg

Benção das naves espaciais por um padre ortodoxo


"A exploração do espaço está de acordo com a vontade divina,
pois elas proporcionam ao homem
a oportunidade de explorar a si mesmo."

- Sua Beatitude, Patriarca Cirilo de Moscou e toda a Rússia


"Você viu Deus lá?" - Tal pergunta, por vezes sarcástica, por vezes curiosa e inocente, é constantemente repetida aos astronautas de missões espaciais assim que retornam à Terra. A resposta dos americanos é simples e ficou marcada na história: "Não O vimos, mas contemplamos Seus rastros.".

Astronautas russos, por sua vez, não podiam conceder respostas do gênero na ateísta União Soviética, onde religião era o "ópio do povo" e Deus "não existia".

Hoje, numa Rússia com liberdade religiosa, as condições são diferentes e os astronautas podem ter seus próprios pais espirituais e confessores, pelos quais podem se comunicar a qualquer momento diretamente do espaço, antes, durante ou depois de sua estadia no espaço.

Para o padre ortodoxo Job Talats, estes destemidos astronautas são pessoas que tem suas próprias questões e também se perguntam como Deus estabeleceu o Universo.

Pároco da Igreja Ortodoxa da Transfiguração, padre Talats regularmente visita o Cosmódromo de Baikonur, de onde missões espaciais são lançadas. Lá, ele prepara espiritualmente os astronautas para a longa jornada e também os recebe de braços abertos quando retornam, para que possam agradecer ao Senhor pela experiência.

"Quando o homem está no espaço sideral, ele pode contemplar a majestade do Universo e se aproximar ainda mais do Seu Criador.", comenta o padre.

"Não O vi, mas contemplei Seus rastros."


179113_493139677408255_1915101412_n.jpg

Crucifixo da Estação Espacial Russa (ROSCOSMOS)


O padre ressaltou que o astronauta americano, Frank Borman, o primeiro homem a ver de perto a lua, em certo momento, após um prolongado silêncio, sussurrou: "No princípio, Deus criou os céus e a terra. A terra está vazia e informe...". Primeiro verso do livro de Gênesis, primeiro livo das Sagradas Escrituras. Muitos dos companheiros da missão espacial não conseguiram conter as lágrimas. Quando retornou à terra, foi questionado: "Você viu Deus lá?", e ele respondeu: "Não, eu não O vi, mas contemplei os Seus rastros.".
Estes "rastros" que Borman contemplou agora parecem ser também contemplados por seus colegas russos, conforme explica o padre Talats:
Os astronautas me ligam antes das decolagem, pedindo por orações e bençãos. Yuri Lonchakov, comandante espacial, chegou a ler a Bíblia inteira durante o período que esteve no espaço. Durante as últimas horas antes do voo, conversávamos sobre assuntos teológicos, interpretação ortodoxa da criação, como os santos compreendiam a natureza do cosmos e afins. Oleg Skripinchko cumprimentou o Patriarca de Moscou diretamente do espaço, quando Sua Beatitude visitou o Centro Espacial. Outro, Fyodor Turchikhin, de origem grega, permaneceu seis meses na órbita da terra e levou consigo relíquias de São Teodoro, o Comandante.

"Meu Deus, porque retornei à terra?"


IKONA.JPG

Ícone da Theotokos acoplado na parede da Estação Espacial Russa (ROSCOSMOS)


De acordo com o padre Talats, cada astronauta adquire suas próprias experiências no espaço. "Você não pode explicar isto. Não pode-se explicar o que se sente, porque pessoas são diferentes e vivem experiências variadas. Um astronauta, Valery Oliagov, ficou em torno de um ano e três meses na Estação Espacial, é um campeão e recordista. Durante o período na Estação Espacial, ele celebrou a Páscoa e até mesmo cantou o tropário da Ressurreição, cheio de júbilo. Quando retornou, se deparou com os problemas diários e a realidade terrena, chegando a se questionar, meio sarcástico, meio brincando: "Meu Deus, porque retornei à terra?".

- Retirado e traduzido parcialmente e livremente do artigo: "The confessor of the Astronauts - Fr. Job Talats: «In Space you can see the Grace of God»", entrevista do jornal grego TO VIMA.
 
hahaha eu to te enchendo só. Acho que a diferença é que os americanos usavam o termo Astronautas enquanto os soviéticos e posteriormente a Rússia usava o Cosmonauta como referencia aos cientistas que viajavam para o espaço.
 
Yuri Lonchakov, comandante espacial, chegou a ler a Bíblia inteira durante o período que esteve no espaço.

Isso é verdade? Pois os astronautas (cosmonautas, nesse caso) ficam o tempo todo executando atividades. Só por eles estarem ali custa milhões de dólares, e cada segundo e cada kg que eles levam influi nos cálculos de voo, aterrissagem, orbita, custo etc.

hahaha eu to te enchendo só. Acho que a diferença é que os americanos usavam o termo Astronautas enquanto os soviéticos e posteriormente a Rússia usava o Cosmonauta como referencia aos cientistas que viajavam para o espaço.

E os chineses são taikonautas.
 
Isso é verdade? Pois os astronautas (cosmonautas, nesse caso) ficam o tempo todo executando atividades. Só por eles estarem ali custa milhões de dólares, e cada segundo e cada kg que eles levam influi nos cálculos de voo, aterrissagem, orbita, custo etc.

Ninguém é de ferro né? Sempre sobra um tempo pra alguma coisa, como o caso desse canadense que ficou famoso interpretando um sucesso do David Bowie em pleno espaço.

 
Última edição por um moderador:
Só achei meio desonesto no texto quando ele dá uma forçada em dizer que os soviéticos não comentavam sobre deus só porque eram proibidos pela politica vigente.
 
sempre que leio algo sobre cosmonautas lembro dessa história aqui >> http://www.lostcosmonauts.com/wom.htm

tem o audio no youtube

five...four...three ...two...one...one
two...three...four...five...
come in... come in... come in...
LISTEN...LISTEN! ...COME IN!
COME IN... COME IN... TALK TO ME!
TALK TO ME!... I AM HOT!... I AM HOT!
WHAT?... FORTYFIVE?... WHAT?...
FORTYFIVE?... FIFTY?...
YES...YES...YES... BREATHING...
BREATHING... OXYGEN...
OXYGEN... I AM HOT... (THIS)
ISN'T THIS DANGEROUS?... IT'S ALL...
ISN'T THIS DANGEROUS?... IT'S ALL...
YES...YES...YES... HOW IS THIS?
WHAT?... TALK TO ME!... HOW SHOULD I
TRANSMIT? YES...YES...YES...
WHAT? OUR TRANSMISSION BEGINS NOW...
FORTYONE... THIS WAY... OUR
TRANSMISSION BEGINS NOW...
FORTYONE... THIS WAY... OUR
TRANSMISSION BEGINS NOW...
FORTYONE... YES... I FEEL HOT...
I FEEL HOT... IT'S ALL... IT'S HOT...
I FEEL HOT... I FEEL HOT... I FEEL HOT...
... I CAN SEE A FLAME!... WHAT?...
I CAN SEE A FLAME!... I CAN SEE A
FLAME!...
I FEEL HOT... I FEEL HOT... THIRTYTWO...
THIRTYTWO... FORTYONE... FORTYONE
AM I GOING TO CRASH?... YES...YES... I FEEL HOT!...
I FEEL HOT!... I WILL REENTER!... I WILL REENTER...
I AM LISTENING!... I FEEL HOT!...

essa gravação só não é mais creepy do que o video com o experimento do implante de uma segunda cabeça num cachorro.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo