• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Copa, benefício ou prejuizo?

Fingolfin

Feitiço de Áquila
A conta do saldo da copa varia de acordo com quem faz.

Se o jornalista quiser criticar, faz a conta de tudo que foi gasto menos o que foi recebido. Se quiser elogiar, fala de empregos diretos, indiretos e quantos bilhões de dólares um evento desse gira no país (sem falar na verdade no saldo final).

Em ambos os casos o jornalismo é preguiçoso.

Eu tenho uma opinião, não fundamentada por números, de que no final, a Copa é benéfica do ponto de vista econômico para um país como o Brasil pelos seguintes motivos.

1 - Todos os bilhões gastos com infra estrutura não são exatamente um custo da Copa, mas um investimento no país. Investir na malha de transporte urbano, reforma de aeroportos, rede hoteleira e estradas não é um gasto da Copa. É apenas priorizado por causa dela, mas é algo que o país precisa já há muito tempo

2 - No nosso caso, apesar os milhões desperdiçados nos estádios, pelos menos temos função pra eles. Há poucos anos, a arquibancada da Fonte Nova simplesmente despencou matando pessoas. Beleza que Arena Natal, Pantanal e Amazonas é dinheiro jogado no lixo, o mesmo vale pra Brasilia. Nesse caso sim eu acho desperdício, de resto, como eu já falei, principalmente no Maracanã, a reforma era necessária apesar de ter passado por outra há poucos anos.

3 - Ninguém consegue colocar na conta o marketing do país. O Brasil tenta, cada vez mais, se tornar um destino turistico de ponta. Hoje não é! Países como Malásia, México e Turquia recebem mais de 6x o número de Turistas que o Brasil recebe e recebemos quase 20x menos turistas que a França, principal destino turistico do Mundo. Como colocar no papel o impacto que a Copa terá no turismo? Turistas que visitarão o país poderão voltar várias vezes, recomendar a outras pessoas e fazer propaganda. Quantos não irão querer vir aqui após verem imagens e reportagens sobre alguns paraísos nosso como por exemplo os gringos que visitarem Jericoacara do lado de Fortaleza e há poucas horas de vôo da Europa e dos EUA? Isso simplesmente ninguém coloca na conta. Eu hoje, recomendo Africa do Sul pra todos.

**************

Dito isso, o mercado brasileiro devia aprender com alguns erros que o mercado sulafricano cometeu

1 - Rede Hoteleira deve se organizar independente da FIFA. Na África os hoteis reservaram até 80% da sua capacidade para a agencia de turismo da FIFA que terminou por cancelar grande parte das reservas em cima da hora. As redes que optaram por abrir reserva por conta própria se deu bem e no final, quem chegou em cima da hora na Africa e queria hotel acabou pagando mais barato por causa do preju que esses estabelecimentos tiveram ao fechar com a FIFA.

2 - Se é pra dar isenção de impostos à FIFA, ao exija que os produtos sejam fabricados aqui. A Africa sofreu com até vuvuzela sendo feita em país pobre africano e importado por conta da isenção de impostos a FIFA
 
Infelizmente não acredito que o Brasil como um todo vai conseguir tirar proveito positivo da Copa..
O que me dá raiva é ver que ela só vai ser boa só o Curinthia que ganhou de graça.. ou melhor com nosso dinheiro sem fazer o menor esforço o que em 100 anos jamais conseguiu um estádio. :disgusti:
 
O Brasil desde que ganhou o direito de ser sede na questão planejamento cochilou demais. Como sempre só começando a mexer as mangas quando está mais próximo ou com a FIFA chutando a bunda.

O nosso marketing turistico perto das principais potências turisticas é simplesmente muito tosco e amador e com uma infraestrutura muito defasada vai ter que gastar muito tempo e $$$$ pra de incio dar aquele famoso "tapa" pra dar uma impressão que tá mais ou menos bem, mas na verdade não está.

Quanto a questão turistica é a mesma que postei ano passado quando o Fingol esteve sumido durante alguns meses. O Brasil já deu um primeiro tiro forte no pé ao menosprezar um dos estados com mais tradição turística que é Santa Catarina. Isso pra mim além de burrice foi simplesmente imperdoável.

Eu sou contra a copa com 12 sedes, mas se fosse fazer jamais faria sem Floripa cidade bonita que já tem uma vocação turística natural e preparadíssima pra receber qualquer país de lingua espanhola já que lá estão super habituados a receber argentinos, chilenos e uruguaios e muitos donos de pousadas e hotéis falam espanhol.

Por mais que as sedes Porto Alegre e Curitiba ajudem a divulgar indiretamente destinos em Santa Catarina, jamais seria a mesma coisa se Floripa tivesse sido sede e ao menos um estádio novo seria muito bem aproveitado por Avaí ou Figueirense do que no Mato Grosso que será elefante branco.

O Brasil deve receber e melhorar no ranking turistico internacional no ano da Copa, mas passado alguns anos a dúvida será se vai pelo menos conseguir manter esse incremento e manter uma tendência de crescimento ou novamente estagnar e voltar ao patamar atual.

Da forma como as coisas são conduzidas no Brasil atualmente não consigo imaginar o país lucrando com a copa e sim levando prejuizo.
 
Sempre fui contra a realização dessa Copa do Mundo. Dia desses estava vendo os números e nossa Copa está custando, até o momento, 4 vezes mais do que custou a Copa de 2010 na África do Sul. Guardadas as proporções, ainda sim é um custo elevado demais pra um evento cujos retornos são duvidosos. Pinta-se muito o "legado" que a Copa do Mundo deixará, mas sinceramente até agora não consigo vislumbrar que legado será esse, além de uma vergonhosa experiência.
 
Quero ver como isso vai afetar o turismo no próximo ano. Provavelmente muitos vão pensar duas vezes antes de virem para cá.
 
Quero ver como isso vai afetar o turismo no próximo ano. Provavelmente muitos vão pensar duas vezes antes de virem para cá.

Os que vieram pra cá com certeza, vide turistas espanhóis e uruguaios que tiveram uma dificuldade enorme pra chegarem na arena Pernambuco só pra citar um exemplo.
 
Bem, deixo essa coluna do The Guardian para quem tiver curiosidade sobre gastos com mega eventos.

Lembrando, isso é apenas um ponto de vista, procurem outros =P
 
O que acontece hoje das manifestações é o que eu sempre defendi quando a Copa veio pra cá.
Esse tipo de evento faz todos ficarem com orelhas mais arrebitadas. Jornalistas ansiosos por participarem de uma revolução.

Se essas manifestações não derem em nada, aí é algo a se pensar porque disperdiçamos uma oportunidade dessas.
Mas eu diria que essas manifestações teriam proporções menores se não fosse a Copa e quem sabe no futuro ocorra também nas olimpiadas (apesar de ser mais restrito no Rio).
A repercussão internacional que faz até a ESPN americana ser obrigada a falar sobre o assunto.

Se tivesse sido diferente, Ricardo Teixeira ainda estaria aí, as manifestações talvez tivessem morrido na primeira baixada de tarifas, a Dilma não teria sentido na pele e nos ouvidos o público, a repercussão internacional seria menor.


Caso realmente essas manifestações dêem em algo. Eu diria que a Copa fez muito bem em ter vindo pra cá pra dar um tapa final na nossa cara.
 
Lendo essa análise do Fusa, pra ser no mínimo coerente ele deveria desejar que o Flamengo também caísse de divisão pra assim finalmente os seus dirigentes acordassem e reconstruissem o clube de verdade.
 
Mas isso é quase um fato.
A maior parte dos times que caíram voltaram melhores. Se livraram de ditaduras.

Se o Flamengo tivesse ainda com a Patricia e o Capitão Leo, eu pensaria com carinho nessa possibilidade.
Eu acho estranho as ações do Bandeira, mas se o Zico confia, eu dou voto de confiança. Ainda.


Quem está com ditadura hoje em dia é o seu clube.
 
Copa benefício ou prejuízo.

Benefício:
É como uma confraternização entre as diferentes nacionalidades
O dinheiro circula pela maioria dos locais

Prejuízo
As pessoas que moram próximas ao Estádio estão perdendo suas moradias
Esses "financiamentos" estão saindo bem caros
Dentre outras perdas com a correria de construir mais transporte, etc.

Meu pai disse que um Militar uma vez recusou de atender o pedido da FIFA alegando que a copa não traria beneficio nenhum ao povo depois de realizada, a copa serve para países já desenvolvidos, onde TUDO está no minimo regular; Japão, Inglaterra, França, Itália, Suíça, Alemanha, Estados Unidos, entre outros. Nossa país não tem infraestrutura ... ao meu ver.
 
O problema maior não é nem o dinheiro que foi gasto em estádio... Se fosse só isso, não seria um problema tão grande. O problema maior é a nova legião de milionários que foram criados. De empreiteiros a políticos, tem muita gente que quase virou bilionário nessa brincadeira.
 
O mais difícil a ser quantificado nessa conta é o legado deixado para a cidade, alguns estádios foram construídos em estados onde o futebol ainda dá seus primeiros passos. Cuiabá é um exemplo desses, depois de construído o estádio e passada a copa, o que farão com aquele estádio?

É claro que virão milhares de turistas para o Brasil munidos em euro e dólar, mas com a instabilidade política que o país vive, creio que o número tende a diminuir e ficar abaixo do esperado.

O que deveria ser feito é uma ampla divulgação através do Ministério do Turismo, um ministério praticamente nulo e sem expressão e investir em segurança pública para que os turistas se sintam protegidos durante sua estadia. Outro empecilho é a língua estrangeira pouco desenvolvida por aqui, na Europa é praticamente uma obrigação saber falar inglês, por aqui conheço pouquíssimas pessoas que sabem além do verbo to be. Fica difícil até para treinar conversação por aqui.

Então, a copa teria tudo para trazer lucros e bons investimentos para o país, mas como é um país mal-gerido há grandes possibilidades de ficarmos no vermelho.
 
Kurt, até países desenvolvidos não estão gostando de eventos como Copas e Olimpíadas.

Sydney, por exemplo, tem um complexo olímpico subutilizado no subúrbio da cidade. Dinheiro gasto em algo pra ser usado uma única vez..
 
Última edição:
Essa tendência dos países desenvolvidos virarem as costas aos megaeventos é muito interessante.

Já vi muitos analistas (esportivos ou não) afirmarem que a tendência é que a Fifa e o COI se voltem para países onde a democracia, digamos, não é tão fortemente estabelecida.
A Copa na África, no Brasil e na Rússia me parecem escolhas nesse sentido.
Na África, já houve muito protesto. Aqui, não vai chegar ao extremo de cancelar o evento, mas as críticas, os protestos, a pressão da opinião pública e da imprensa parecem ter abalado algumas estruturas na Fifa. Tenho certeza que na Rússia vai ser idêntico! Tudo isso arranha a imagem da instituição.
Se os Brics adotarem a mesma postura dos países desenvolvidos, o que resta pra Fifa? Quatar e afins, com seus petrodólares... Ditaduras absolutistas? Que acham de uma Copa na Coreia do Norte?
A alternativa a isso é uma reformulação dos conceitos de Copa do Mundo, sem tanto gasto, menos pompa, mais sustentável, mais solidária e com lucros menores. Tudo em afinidade com as mais recentes tendências do mercado econômico mundial.

Mas é difícil colocar isso nas cabeças de velhinhos como o Blatter!
 
Essa tendência dos países desenvolvidos virarem as costas aos megaeventos é muito interessante.

Já vi muitos analistas (esportivos ou não) afirmarem que a tendência é que a Fifa e o COI se voltem para países onde a democracia, digamos, não é tão fortemente estabelecida.
A Copa na África, no Brasil e na Rússia me parecem escolhas nesse sentido.

Na realidade bem antes dos protestos acontecerem, a FIFA já dava sinais de arrependimento e insatisfação com democracias como o Brasil. A noticia desse link não deixa dúvidas

Excesso de democracia afeta organização da Copa, diz Valcke
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo