Fingolfin
Feitiço de Áquila
A conta do saldo da copa varia de acordo com quem faz.
Se o jornalista quiser criticar, faz a conta de tudo que foi gasto menos o que foi recebido. Se quiser elogiar, fala de empregos diretos, indiretos e quantos bilhões de dólares um evento desse gira no país (sem falar na verdade no saldo final).
Em ambos os casos o jornalismo é preguiçoso.
Eu tenho uma opinião, não fundamentada por números, de que no final, a Copa é benéfica do ponto de vista econômico para um país como o Brasil pelos seguintes motivos.
1 - Todos os bilhões gastos com infra estrutura não são exatamente um custo da Copa, mas um investimento no país. Investir na malha de transporte urbano, reforma de aeroportos, rede hoteleira e estradas não é um gasto da Copa. É apenas priorizado por causa dela, mas é algo que o país precisa já há muito tempo
2 - No nosso caso, apesar os milhões desperdiçados nos estádios, pelos menos temos função pra eles. Há poucos anos, a arquibancada da Fonte Nova simplesmente despencou matando pessoas. Beleza que Arena Natal, Pantanal e Amazonas é dinheiro jogado no lixo, o mesmo vale pra Brasilia. Nesse caso sim eu acho desperdício, de resto, como eu já falei, principalmente no Maracanã, a reforma era necessária apesar de ter passado por outra há poucos anos.
3 - Ninguém consegue colocar na conta o marketing do país. O Brasil tenta, cada vez mais, se tornar um destino turistico de ponta. Hoje não é! Países como Malásia, México e Turquia recebem mais de 6x o número de Turistas que o Brasil recebe e recebemos quase 20x menos turistas que a França, principal destino turistico do Mundo. Como colocar no papel o impacto que a Copa terá no turismo? Turistas que visitarão o país poderão voltar várias vezes, recomendar a outras pessoas e fazer propaganda. Quantos não irão querer vir aqui após verem imagens e reportagens sobre alguns paraísos nosso como por exemplo os gringos que visitarem Jericoacara do lado de Fortaleza e há poucas horas de vôo da Europa e dos EUA? Isso simplesmente ninguém coloca na conta. Eu hoje, recomendo Africa do Sul pra todos.
**************
Dito isso, o mercado brasileiro devia aprender com alguns erros que o mercado sulafricano cometeu
1 - Rede Hoteleira deve se organizar independente da FIFA. Na África os hoteis reservaram até 80% da sua capacidade para a agencia de turismo da FIFA que terminou por cancelar grande parte das reservas em cima da hora. As redes que optaram por abrir reserva por conta própria se deu bem e no final, quem chegou em cima da hora na Africa e queria hotel acabou pagando mais barato por causa do preju que esses estabelecimentos tiveram ao fechar com a FIFA.
2 - Se é pra dar isenção de impostos à FIFA, ao exija que os produtos sejam fabricados aqui. A Africa sofreu com até vuvuzela sendo feita em país pobre africano e importado por conta da isenção de impostos a FIFA
Se o jornalista quiser criticar, faz a conta de tudo que foi gasto menos o que foi recebido. Se quiser elogiar, fala de empregos diretos, indiretos e quantos bilhões de dólares um evento desse gira no país (sem falar na verdade no saldo final).
Em ambos os casos o jornalismo é preguiçoso.
Eu tenho uma opinião, não fundamentada por números, de que no final, a Copa é benéfica do ponto de vista econômico para um país como o Brasil pelos seguintes motivos.
1 - Todos os bilhões gastos com infra estrutura não são exatamente um custo da Copa, mas um investimento no país. Investir na malha de transporte urbano, reforma de aeroportos, rede hoteleira e estradas não é um gasto da Copa. É apenas priorizado por causa dela, mas é algo que o país precisa já há muito tempo
2 - No nosso caso, apesar os milhões desperdiçados nos estádios, pelos menos temos função pra eles. Há poucos anos, a arquibancada da Fonte Nova simplesmente despencou matando pessoas. Beleza que Arena Natal, Pantanal e Amazonas é dinheiro jogado no lixo, o mesmo vale pra Brasilia. Nesse caso sim eu acho desperdício, de resto, como eu já falei, principalmente no Maracanã, a reforma era necessária apesar de ter passado por outra há poucos anos.
3 - Ninguém consegue colocar na conta o marketing do país. O Brasil tenta, cada vez mais, se tornar um destino turistico de ponta. Hoje não é! Países como Malásia, México e Turquia recebem mais de 6x o número de Turistas que o Brasil recebe e recebemos quase 20x menos turistas que a França, principal destino turistico do Mundo. Como colocar no papel o impacto que a Copa terá no turismo? Turistas que visitarão o país poderão voltar várias vezes, recomendar a outras pessoas e fazer propaganda. Quantos não irão querer vir aqui após verem imagens e reportagens sobre alguns paraísos nosso como por exemplo os gringos que visitarem Jericoacara do lado de Fortaleza e há poucas horas de vôo da Europa e dos EUA? Isso simplesmente ninguém coloca na conta. Eu hoje, recomendo Africa do Sul pra todos.
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Dito isso, o mercado brasileiro devia aprender com alguns erros que o mercado sulafricano cometeu
1 - Rede Hoteleira deve se organizar independente da FIFA. Na África os hoteis reservaram até 80% da sua capacidade para a agencia de turismo da FIFA que terminou por cancelar grande parte das reservas em cima da hora. As redes que optaram por abrir reserva por conta própria se deu bem e no final, quem chegou em cima da hora na Africa e queria hotel acabou pagando mais barato por causa do preju que esses estabelecimentos tiveram ao fechar com a FIFA.
2 - Se é pra dar isenção de impostos à FIFA, ao exija que os produtos sejam fabricados aqui. A Africa sofreu com até vuvuzela sendo feita em país pobre africano e importado por conta da isenção de impostos a FIFA