• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura 4º Livro: Admirável Mundo Novo – Aldous Huxley

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Muito bem, conforme enquete encerrada hoje, o livro escolhido para a quarta edição do Clube de Leitura foi Admirável Mundo Novo de Aldous Huxley

Alguns lembretes:

- Todos são bem-vindos para participar das discussões, mesmo os que não indicaram/votaram no livro escolhido;
- Para quem nunca participou do Clube, as regras para participação podem ser lidas aqui neste tópico;


Iniciaremos os comentários no próximo sábado: 29/06/2013


Cronograma:


29/06 - Capítulos: I ao III
06/07 - Capítulos: IV ao VII
13/07 - Capítulos: VIII ao XI
20/07 - Capítulos: XII ao XV
27/06 - Capítulos: XVI ao final

Enquanto isso, fiquem à vontade para escrever sobre a obra e o autor, publicações do livro e onde encontrá-las.

Lembrando que este livro, em sua versão em português, não se encontra em domínio público portanto nada de links e sites suspeitos, tá?

tumblr_lqvztjbQ3K1qcvmibo1_500.gif
 
Última edição:
Tomo como base uma edição da Dinal, 1969, com tradução de Felisberto Albuquerque. O livro é dividido em um prefácio mais 18 partes.

Fiquemos com uma biografia básica do autor:

Filho de uma família de classe média alta, Aldous Huxley teve uma educação privilegiada. Devido a um problema na retina, quase ficou cego aos dezesseis anos. Parcialmente recuperado, aprendeu braile. Estudou no Eton College e no Balliol College, em Oxford, graduando-se em inglês em 1916.

Seu primeiro volume de poemas foi publicado em 1916 e em 1920 lançou mais duas obras. Atuou como crítico literário e teatral e escreveu artigos para várias revistas. Em 1919 Huxley casou-se com Maria Nys, com quem teve um filho, Mathew.

Em 1921 publicou seu primeiro livro de crítica social, "Crome Yellow". Durante a década de 1920, Aldous Huxley conviveu com o grupo de Bloomsbury, do qual fazia parte artistas, intelectuais e escritores, como Virginia Woolf, e publicou mais de uma dezena de livros, entre os quais "Contraponto", que obteve grande sucesso.

Por volta de 1930, Aldous Huxley estabeleceu-se na França, onde escreveu sua obra mais conhecida, "Admirável Mundo Novo", com a qual ganharia fama internacional. Através de uma sombria ficção científica, o escritor estabeleceu uma visão pessimista de uma futura sociedade tecnológica.

Em 1937, Huxley mudou-se para a Califórnia, nos Estados Unidos, onde abandonou a ficção e passou a se dedicar a escrever ensaios e roteiros para cinema. Entre os vários roteiros que elaborou, estão "Orgulho e Preconceito", uma adaptação do romance de Jane Austen, de 1940, e "Jane Eyre", de 1944, com Orson Welles no elenco.

Em 1954 Huxley publicou "As Portas da Percepção", em que relata experiência de ampliação da consciência através do uso da mescalina, um potente alucinógeno. Huxley tornou-se um guru para a comunidade hippie e passou a interessar-se por filosofias orientais. Em 1956, um ano depois da morte da primeira esposa, Huxley casou-se com a psicoterapeuta Laura Archera.

Em 1962 o escritor lançou seu último romance, "A Ilha". Aldous Huxley morreu no dia 22 de novembro de 1963, no mesmo dia em que o presidente John F. Kennedy foi assassinado. Suas cinzas foram enterradas na Inglaterra, no túmulo de sua família.

FONTE: http://educacao.uol.com.br/biografias/aldous-huxley.jhtm

Huxley é comumente associado ao escritor George Orwell pois, ao lado dele, criou uma das narrativas distópicas mais célebres da literatura. Huxley foi professor de francês do Orwell.

Aqui, no final do post, podemos encontrar um interessante quadro comparativo entre os livros, a par de entrevistas e outras informações sobre sua obra capital (talvez nem tão capital assim, se considerarmos o Contraponto).

Mas acho que, para um âmbito biográfico, o tópico criado pelo Spartaco continua sendo um bom ancoradouro:
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=128047&highlight=aldous+huxley

Como sugestão de um documentário, deixo-lhes o documentário Huxley sobre Huxley. Mais informações:

Huxley sobre Huxley

9a2b1926e44bc9a3dfc84c3a52e5c8cad9365f64.jpg


As lembranças francas de Laura Huxley, esposa de Aldous, oferecem uma visão irresistível de sua vida com Aldous Huxley, um dos maiores escritores e visionários do século 20. Laura era uma violinista adolescente quando conheceu Aldous pouco depois de trocar o palco de concertos por Hollywood. Admirável Mundo Novo, o romance que Huxley escreveu em 1933, havia feito dele um dos escritores ingleses mais importantes. Eles se casaram em 1956. Interessados na evolução da consciência humana, os Huxley foram pioneiros do uso do LSD. Sua vida e sua obra exerceram grande impacto sobre duas gerações e constituíram um capítulo importante da história cultural americana.

A residência do casal em Hollywood Hills foi consagrada centro da vanguarda da Costa Oeste. Entre seus frequentadores habituais figuravam expoentes como Orson Welles, Igor Stravinsky, George Cukor e Christopher Isherwood. Laura orientou Aldous nas sessões psicodélicas que inspiraram sua última novela, A Ilha. Aldous, por sua vez, encorajou Laura a se tornar psicoterapeuta e a escrever seu primeiro livro, Você não é o Alvo, que se tornou um bestseller nacional. Em 1960, os Huxley fizeram experiências com os investigadores Dick Alpert (agora Ram Dass) e Timothy Leary, com o qual Aldous rompeu mais tarde devido à abordagem livre em relação às drogas psicodélicas. No ano seguinte, as palestras de Aldous sobre o Movimento Potencial Humano tornaram-se a inspiração para a fundação do Instituto Esalen, um lugar de reunião para os que desenvolvem ideias revolucionárias, práticas transformadoras e formas de arte inovadoras.

Pacifista desde que estudou em Oxford, Aldous estava décadas à frente de seu tempo, antecipando os perigos da cultura moderna, que chamou de “crise no destino do homem”. Narrado por Peter Coyote, o documentário inclui entrevistas com Laura Huxley, o baterista John Densmore (cuja banda, The Doors, assim se chamou devido ao livro As Portas da Percepção, de Huxley), o guru Ram Das, Michael Murphy, co-fundador do Instituto Esalen, o artista Don Bachardy, o filósofo Huston Smith e o ator Nick Nolte, protagonista da adaptação do romance de Huxley, O Gênio e a Deusa. Este longa apresenta filmes de arquivo de Huxley, Leary e Stravinsky, e fotografias da coleção pessoal de Laura e Aldous Huxley.

Título original: Huxley on Huxley
Direção: Mary Ann Braubach
Ano: 2009
Origem: Estados Unidos
Duração: 60 min.
Colorido
Classificação indicativa: 14 anos

FONTE: http://tvcultura.cmais.com.br/culturadocumentarios/documentarios-janeiro-5

Para tentar acompanhar os camaradas, tendo em vista que já li o livro, buscarei ampliar a discussão que aqui será posta lendo o livro Regresso ao Admirável Mundo Novo, ao que me consta um ensaio que Huxley em 1959 e que amplia a temática abordada no livro que discutiremos. Li esta resenha do livro e ela me empolgou bastante!
 
Allassë, Ecthelion, Kainof, Marcileia, Mavericco.
Alassë e Ecthelion eu ainda não conheço. Mas, estou apostando que, com esse time, teremos uma boa discussão.
Os outros irão participar, embora não tenham escolhido?
 
Allassë, Ecthelion, Kainof, Marcileia, Mavericco.
Alassë e Ecthelion eu ainda não conheço. Mas, estou apostando que, com esse time, teremos uma boa discussão.
Os outros irão participar, embora não tenham escolhido?

Mas é claro, faz parte da coisa toda sempre ler o livro que ganhar. A menos que eu já tenha lido, o que não é o caso. ;)
 
os anteriores n me animaram mas este tô dentro. tb será releitura, e já solicitei meu exemplar no skoob.
 
No Sebo não havia mais, a mulher disse que esse livro sempre chega e sai na mesma semana, então encomendei logo pra livraria. o/
 
Mas também tem edições baratas de bolso dele.

Sim, procurei ambas no Sebo, porém não encontrei. Então fui nas duas livrarias que tem aqui perto, uma só tinha edição normal por R$25,00, a outra não tinha nenhum, mas podia encomendar pra amanhã, edição de bolso por R$ 17,00 e edição normal por R$19,00. Por questão óbvia, peguei logo a edição normal, né, só dois pila. :obiggraz:
 
PQP, acabei de comprar essa edição pelo preço normal, conforme o fcm postou mais acima. Mas beleza, já tenho o meu exemplar. Assim que terminar a leitura de "O Lobo da Estepe" nos próximos dois ou três dias, começo "Admirável Mundo Novo".

Uma vergonha não ter lido esse livro até hoje. Tenho certeza que vou pirar no livro.
 
Na Livraria Cultura a edição da Coleção Biblioteca Azul da Globo, sem ser de bolso, também está em promoção. :joinha:

É um ótimo livro, mas não vou poder relê-lo agora por falta de tempo. =/ Nem quero reler minha edição do Círculo do Livro.
 
Muito bem, participantes.

Já temos cronograma.
Coloquei lá no primeiro post mas repito aqui.

Cronograma:

29/06 - Capítulos: I ao III
06/07 - Capítulos: IV ao VII
13/07 - Capítulos: VIII ao XI
20/07 - Capítulos: XII ao XV
27/06 - Capítulos: XVI ao final

Lembrem-se: começaremos a discussão dos capítulos I a III amanhã, portanto, caso você já tenha lido o livro ou está com a leitura adiantada, procure comentar apenas os capítulos lidos de acordo com o cronograma.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo