• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Vocês gostam de assistir trailers?

[F*U*S*A*|KåMµ§]

Who will define me?
Ameaçado nas salas de cinema pelos exibidores, trailer ganha força na internet
O trailer cinematográfico vive tempos de transformação. Nos EUA, o maior mercado do mundo, a associação nacional dos donos de cinema iniciou neste mês um lobby para tentar reduzir sua duração, a fim de diminuir o intervalo entre as sessões e aumentar a publicidade antes dos filmes.

Por outro lado, esse aperitivo de novos filmes encontrou na internet um local para se consolidar como o principal chamariz para espectadores em potencial e um termômetro útil para planejar o lançamento e até mesmo prever o sucesso nas bilheterias.

Trailers cada vez mais aderem à estética dos clipes

Cada dono de cinema decide qual trailer vai exibir antes de cada filme. E essa escolha se dá a partir de critérios como idade, perfil socioeconômico, gênero e proximidade temática entre os filmes.

13175480.jpeg


"Não há uma transação comercial entre distribuidores e donos de cinemas, mas sim um interesse em comum em fazer com que os lançamentos fiquem mais conhecidos pelo público", diz Otelo Betin Coltro, vice-presidente do grupo PlayArte, que atua como distribuidor e exibidor.

Mesmo sem troca de valores, essa negociação é tão acirrada que, nos EUA, blockbusters como "Batman" ou "Superman" são antecedidos por até oito trailers -cada um com dois minutos e meio de duração, em média.

A REDE SOCIAL

Em 1998, fãs lotaram salas de cinema que exibiam filmes que pouco lhes importavam só para assistir ao trailer de "Star Wars: Episódio 1 - A Ameaça Fantasma" (1999). Hoje, as peças surgem primeiro, em muitos dos casos, em redes sociais como o Facebook, que possibilita o compartilhamento de um vídeo com apenas um clique.

O novo habitat para a peça publicitária, porém, trouxe mudanças a seu formato.

"Na internet, o trailer precisa ser atrativo nos primeiros dez segundos. Diferentemente do cinema, onde o público vai continuar sentado olhando para a mesma tela, na internet o espectador pode dispensar seu conteúdo com um clique", diz Vanessa Queiroz, sócia do Estúdio Colletivo, que faz campanhas de filmes em redes sociais.

No caso do filme nacional "Faroeste Caboclo" (2012), a visualização do trailer na internet foi como um rastilho de pólvora nas redes sociais. Em três dias, foi visto cerca de 1,5 milhão de vezes.

O feedback do público sobre o trailer na internet é, muitas vezes, mais barato e rápido que as famosas exibições-teste antes da estreia (que servem para balizar estratégias de lançamento e até mesmo refazer um filme).

"[Essa estratégia] é fundamental, pois conseguimos reforçar ou alterar algumas ações de marketing por região ou Estados, podemos reforçar a mídia nas TVs parceiras, promoções, reforçar a exibição dos trailers... Enfim, podemos direcionar toda uma campanha de marketing baseado nos feedbacks na internet", afirma Eliana Soárez, diretora-executiva de cinema da Conspiração Filmes.

FORÇA DO YOUTUBE

Um estudo publicado no último dia 6 pelo Google aponta que o número de visualizações de um trailer no YouTube (plataforma da empresa de vídeos on-line) serve para prever, com 94% de precisão, o desempenho de um filme nas bilheterias dos EUA.

No Brasil, uma pesquisa do Datafolha de 2012 mostrou que 48% das pessoas que foram aos cinemas assistiram antes ao trailer na internet.

"Uma empresa especializada em monitoramento on-line conseguiu definir quem eram as pessoas que estavam vendo o trailer --idade, gênero etc.-- e isso foi fundamental para a estratégia de lançamento", diz René Sampaio, diretor de "Faroeste Caboclo".

O longa foi lançado no último dia 31 em 464 salas e levou 554 mil pessoas aos cinemas (incluindo pré-estreias) --o número coloca o longa na 13ª posição entre todas as estreias brasileiras desde a retomada da produção nacional, nos anos 1990.

"Ouso indicar que os nossos filmes têm uma relação de público total e visualização do trailer da ordem de três vezes", diz Soárez.

É o caso de "Gonzaga - De Pai para Filho", da Conspiração, que levou 1,5 milhão de pessoas aos cinemas e teve seu trailer visto 450 mil vezes (em nove meses) no YouTube.

Já Silvia Cruz, da Vitrine Filmes (distribuidora de filmes como "O Abismo Prateado" e "O Som ao Redor"), demonstra cautela sobre investir recursos em mídias sociais para promover lançamentos.

"Uma coisa é assistir ao trailer, outra é pagar o preço para ver o filme nos cinemas."

Trailers geralmente me ajudam a entrar no clima de um filme no cinema.
Principalmente quando são bem escolhidos de acordo com o público do filme.
Se for pra trocar trailers por propagandinhas, po, eu ia começar a chegar atrasado na sala. Mesmo eu sendo contra pessoas que chegam atrasadas nas salas.
Ainda bem que por enquanto é lá pelos states. Mas se a moda pega.

Apesar que tem uns trailers que brocham o filme. Matam um monte das surpresas por incompetencia de quem o montou.
 
Eu adoro trailers. Tanto é que eu tento sempre chegar mais cedo na sala de cinema pra não perder os trailers. :grinlove:
Se um trailer for realmente bom, ele faz até uma pessoa que odeia ,por exemplo no meu caso , filme romântico meloso querer assistir.
 
Arrisco a dizer que pelo menos no Cinemark, as propagandas já ocupam mais espaço do que os trailers.
 
Arrisco a dizer que pelo menos no Cinemark, as propagandas já ocupam mais espaço do que os trailers.

Eu concordo. Já tive que aturar mais de 10 minutos de propaganda pra depois passar um trailer só, e dublado ¬¬
 
Arrisco a dizer que pelo menos no Cinemark, as propagandas já ocupam mais espaço do que os trailers.

Eu concordo. Já tive que aturar mais de 10 minutos de propaganda pra depois passar um trailer só, e dublado ¬¬

É a tendência mundial, pelo visto. Meu irmão, desde que foi para a Alemanha, em 2001, fala que só chega na sala de cinema com uns 20 minutos de sessão, que é quando acabam as propagandas e começam os trailers (poltrona numerada já era comum por lá desde essa época).



Gosto de assistir trailers, mas confesso que meu entusiasmo por eles vem diminuindo progressivamente, principalmente pelos trailers de blockbusters, talvez porque meu interesse neles também esteja cada vez menor (sem falar que estão cada vez mais parecidos entre si, tanto trailers quanto blockbusters).

Quanto a filmes mais autorais, meu interesse normalmente vem por causa das pessoas envolvidas nos projetos (diretor, atores, roteirista); devido a críticas positivas, inclusive as geradas depois de exibições em festivais de cinema; e, por que não, por indicações de pessoas daqui e de outros fóruns ou redes sociais.
 
Eu amo trailers, tenho 2 fitas em casa só de trailers.
Contudo... Hoje no cinema é 20 minutos de comercial e 5 de trailers. Uma pena, realmente uma pena.
Lembro que teve uma época em que eu decidia qual filme eu iria ver só pelos trailers no cinema. No VHS também, eu amava os trailers antes do filme, me passava a sensação de que eu estava "quase" no cinema e era muito bom.
 
Festivais então são um porre de propagandas dos patrocinadores do evento.
Considerando-se que são praticamente sempre os mesmos patrocinadores todos os anos e em praticamente qualquer festival, eu acabo assistindo a mesma propaganda 30 vezes seguidas.
Mas enfim. São situações necessárias.
 
Já tinha pensando em abrir um tópico sobre trailers antes, várias vezes, mas nunca me lembrava.

Tenho que dizer que gosto de não assistir trailers. Django, por exemplo, fui ao cinema sem saber absolutamente nada, mesmo sendo exposto a mil e uma oportunidades de assistir trailers. Quando cheguei para ver o filme a surpresa cena a cena é muito maior, uma vez que eu não tinha nenhuma ideia da história. Outros filmes que eu assisti sem assistir trailer e que eu gostei muito da experiência foram Colateral e "Quem Tem Medo de Virginia Woolf?". Nesse último eu não sabia nem que a Elizabeth Taylor estava no filme.

Sei lá, assistir trailers é prazeroso, mas tem um estrago em potencial, como já foi discutido.
 
Não sou fã de trailers, mas antes eles que meras propagandas.

Se bem que na ausência desses dois eu gostava dos bons tempos que era super comum no cinema os mini "filmes" do Canal 100 exibindo em forma cinematográfica pequenas resenhas de grandes clássicos do futebol brasileiro.
 
Até que é legal ver trailers no cinema, mas não é por isso que eu considero uma necessidade para mim que eles permaneçam. O fato é que costuma sempre chegar em cima da hora no cinema... Então os trailers me salvam quase sempre para que eu possa pegar o início do filme.
 
terminator 2

1 dos trailers q fizeram mto sucesso em seu lançamento, só com cenas exclusivas, foi o do exterminador do futuro 2.

[video=youtube_share;TbcmLPXuQzo]http://youtu.be/TbcmLPXuQzo[/video]
 
Última edição:
eu gosto de trailers e adoro ver no cinema (principalmente de filme que estou mais ansiosa para ver). não adianta, vc pode ter um home theater fodão, uma tv mais fodona ainda, mas NADA substituiu a experiência de ver algo no cinema, e isso vale para trailer também. mas mesmo sem ser no cinema, tem filme que não adianta eu ler sinopse, elenco, diretor - é o trailer que me convence. exemplo recente é o her (cujo trailer vi ontem):


e tem trailer que faz com que eu mude de ideia sobre alguns que eu não botava muita fé. por exemplo, The Secret Life of Walter Mitty. vocês me perdoem, mas não curto ben stiller, hehe, mas o trailer me fez acreditar que vou adorar este filme quando assisti-lo:


(isso pra não falar da interminável lista de trailers-que-são-melhores-do-que-os-filmes)
 
Última edição por um moderador:
Re: terminator 2

1 dos trailers q fizeram mto sucesso em seu lançamento, só com cenas exclusivas, foi o do exterminador do futuro 2.

E que diga-se de passagem isso foi muito bem usado no clipe de Guns n Roses como uma segunda forma de promoção desse filme, pois quem via o clipe achava que veria essas cenas.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo