• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Use o Skype com cuidado! A Microsoft consegue ler tudo o que escreve

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
skype.jpg

Tal como a Apple consegue saber tudo sobre as suas conversas com o Siri, também a Microsoft anda lendo tudo o que os usuários escrevem no Skype.

Uma empresa de segurança alemã, a Heise Security, confirmou, através de um teste, que a Microsoft consegue ler, sem avisar ou pedir autorização, as conversas dos usuários.

Tudo aconteceu depois de um usuário ter notado movimentações invulgares no seu tráfego após uma conversa por mensagens instantâneas no Skype e ter avisado a empresa alemã.

skype-mobile-htc-evo-4g.jpg

O seu servidor até indicava um potencial ataque, mas o que realmente estava acontecendo era outra coisa: a atividade estava vindo de um endereço IP com ligações à Microsoft. Esse endereço conseguiu acessar às informações anteriormente transmitidas pelo Skype.

A Heise Security conseguiu, então, reproduzir os acontecimentos anteriores e verificou que o usuário estava dizendo a verdade.

u_trace_micro-7b963329b291b9cb-8e3d339fe72d7194.png

Contudo, não há muito o que fazer, tendo em conta que os usuários do Skype concordaram com esta violação de privacidade quando aceitaram os termos de utilização do serviço.

Em resposta a um inquérito feito pela Heise Security, o Skype referiu que o sucedido se deve a “uma verificação automática” com o objetivo de identificar spam ou mensagens de phishing. Um porta-voz da empresa também confirmou, mais tarde, que as mensagens são, de fato, verificadas, mas apenas para filtrar e evitar esquemas de fraude e spam.

Contudo, esta explicação cheira mal, tendo em conta que as mensagens de spam e de phishing não são, normalmente, encontradas em páginas HTTPS, as mesmas que foram utilizadas durante o teste da Heise Security.

Fonte
 
Por isso que não uso Skype... :roll:

Mas sério, essa invasão de privacidade tá generalizada. Dizem que nada que se coloca na internet está totalmente a salvo, logo...
 
TUDO é espionado. Isso não deve ser segredo pra ninguém, né? Anonimato é muito difícil de se conseguir efetivamente.
Até o que pesquisamos no Google fica armazenado - ou nunca repararam que os Adds laterais sempre sugerem coisas do nosso interesse?

O jeito é não cagar o pau e fazer coisas que possam resultar em problemas, porque ser rastreado todo mundo é. :tsc:
 
O google também faz(motor de busca, GMAIL, hangouts).

Será que as pessoas pensam que ele fornecem esse tipo de serviço por caridade?

O que eu converso no Skype, não me importo que tenham acesso.
 
Última edição:
Não entendi a surpresa. O Google já faz isso com o Google Ads no Gmail há muito tempo. Se é moralmente errado ou não, é outro papo. Só que possivelmente deve ter alguma coisa sobre isso nos termos de uso (que ninguém liga) do Gmail.
 
Um vez eu vi passando na televisão um documentário (acho que francês) sobre isso que comentaram, os dados coletados de suas pesquisas sendo usados para lhe oferecer coisas relacionadas, coisa que as lojas na internet fazem e discutindo até que ponto isso é bom, pois uma coisa que falaram e é verdade, pois você só vai consumir sempre a mesma coisa? Só porque você leu 1984 então você só se interessará por livros iguais a esse? Se eu descobrir o nome do documentário eu posto aqui.
 
Eu não me importo com "privacidade" na internet, até porque meus segredos eu guardo na cabeça.
Mas é fato que na internet ninguém tem privacidade, por isso que estou deixando ela de lado, recentemente comecei com um projeto pessoal de deixar a internet, acesso apenas 2 horas divididos em 2 horarios diferentes de um. Além de querer me livrar do "vício", não enxergo mais a internet como algo "simples, inovador e confiável".
 
Um vez eu vi passando na televisão um documentário (acho que francês) sobre isso que comentaram, os dados coletados de suas pesquisas sendo usados para lhe oferecer coisas relacionadas, coisa que as lojas na internet fazem e discutindo até que ponto isso é bom, pois uma coisa que falaram e é verdade, pois você só vai consumir sempre a mesma coisa? Só porque você leu 1984 então você só se interessará por livros iguais a esse? Se eu descobrir o nome do documentário eu posto aqui.

Morfs, nós estamos falando sobre um vetor com quase todas as informações das suas preferências: suas atualizações no facebook, conversas de skype, trocas de emails, livros que você comprou, filmes que assistiu no netflix, músicas que ouviu no grooveshark e etc. Não é pouca coisa. Com certeza isso vale grana para as empresas. O Google+ é uma rede social, mas também é um gerador de "big data". E o Google sabe como lidar esse tipo de base de dados.
 
Eh esquisito pensar no que as pessoas tem tanto a esconder :lol:

A maior parte das empresas que utilizam informacoes deste tipo como moeda, tem politicas de desamarracao da informacao com o usuario. Entretanto, conforme ja mostrei aqui no forum em um outro topico (depois procuro), existem sim metodos estatisticos que podem vincular tua identidade com a tua informacao.

Mas para se preocupar com essas coisas, primeiros temos q assumir q os nossos dirty talks no skype, fofocas, etc, sao extremamente sigilosos :rofl:

Claro, vc sempre pode ser um traficante internacional de armas arquitetando, via skype, a proxima remessa. Vai saber...
 
Quando li essa notícia pensei que fosse pra todos os tipos de conversa incluindo áudio e vídeo. Aí só está mencionando conversas escritas que é o tipo de conversação que não pratico mais.

Mas no meu caso só uso o Skype pra conversas de voz e vídeo e só no meu celular.
 
Quer ter privacidade? Tor + Cryptocat, rodando Linux de um Live CD, mandando mensagens criptografadas e que só podem ser vistas após digitar uma senha de mais de 30 caracteres pré-combinada offline com a pessoa. Nota: a outra pessoa tem de estar fazendo exatamente a mesma coisa.

Aí eu pergunto: vale a pena se preocupar?
 
Quer ter privacidade? Tor + Cryptocat, rodando Linux de um Live CD, mandando mensagens criptografadas e que só podem ser vistas após digitar uma senha de mais de 30 caracteres pré-combinada offline com a pessoa. Nota: a outra pessoa tem de estar fazendo exatamente a mesma coisa.

Aí eu pergunto: vale a pena se preocupar?

Sendo que todo método de criptografia é reversível, pode demorar MUITO, mas mesmo assim é reversível.
 
Sendo que todo método de criptografia é reversível, pode demorar MUITO, mas mesmo assim é reversível.

Sim. Desde que demore mais tempo pra quebrar do que tu vai estar vivo, é admissível.

Ainda assim, é canhão pra matar tico-tico. Se tu está precisando de tudo isso, tu é aquele carinha ex-NSA que tá em Hong Kong tentando fugir da CIA.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo