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Pistas em Clube da Luta e afins

Re: [da] [Semana]: Melhor Filme do Tarantino

Tem que ser muito mestre kung-fu pra ler o "no incoming calls allowed" no Fight Club! Tipo mestre do mestre do Pai Mei. Mas mesmo assim essa revelação foi ótima!
Mas é assim mesmo se é um filme bem feito por bons profissionais.
Afinal, é trabalho de meses/ano ou mais do roteirista, meses/ano ou mais do diretor, meses/ano ou mais do diretor de fotografia, vou mais do diretor de arte, meses/ano ou mais do figurinista, meses/ano ou mais dos atores, meses/ano ou mais do montador, meses/ano ou mais do compositor. Cada um olhando prum detalhe específico de cada plano do filme.
 
Re: [da] [Semana]: Melhor Filme do Tarantino

Mas é assim mesmo se é um filme bem feito por bons profissionais.
Afinal, é trabalho de meses/ano ou mais do roteirista, meses/ano ou mais do diretor, meses/ano ou mais do diretor de fotografia, vou mais do diretor de arte, meses/ano ou mais do figurinista, meses/ano ou mais dos atores, meses/ano ou mais do montador, meses/ano ou mais do compositor. Cada um olhando prum detalhe específico de cada plano do filme.

Eu não pretendo questionar a qualidade do Clube da Luta, já que é um dos meus filmes favoritos. Só que, na boa, esse detalhe do telefone público não foi feito para ser visto no cinema. Se alguém viu isso no cinema, essa pessoa é mais rápida que os frames pornográficos que Tyler coloca nos filmes de família.
 
Re: [da] [Semana]: Melhor Filme do Tarantino

Eu não pretendo questionar a qualidade do Clube da Luta, já que é um dos meus filmes favoritos. Só que, na boa, esse detalhe do telefone público não foi feito para ser visto no cinema. Se alguém viu isso no cinema, essa pessoa é mais rápida que os frames pornográficos que Tyler coloca nos filmes de família.
Naquele post só com uma imagem fica meio complicado, mas não é uma passagem rápida tipo mensagem subliminar.
Eu coloquei a cena no youtube. A qualidade não está boa pois só tenho o filme nessa resolução, mas em cinema as letras estavam certamente mais bem definidas.


- São alguns segundos de plano fechado no telefone, que seriam um desperdício de tempo se não servisse para nada.
- É um zoom, o que já chama a atenção com o movimento de câmera.
- E a frase está razoavelmente centralizada e no topo.

Continua sendo de fato uma pista meio escondida. Mas o Fincher fez de tudo para que nós vissemos sem nos tratar como bobões esfregando as coisas na nossa cara.
Numa primeira assistida realmente deve ser bem complicado de ver as pistas, já que a maior parte das pessoas não fica prestando atenção. Numa segunda assistida, com o segredo já sabido, aí essas pistas costumam ser pescadas mais facilmente.
 
Última edição por um moderador:
Re: [da] [Semana]: Melhor Filme do Tarantino

Quando chegar em casa eu vou rever essa cena do filme, mas desconfio que a conclusão será a mesma, ou seja, não é pra perceber casualmente. É o típico easter egg que você encontra depois de ter assistido o filme várias vezes e pausado a imagem. De qualquer forma, o filme é repleto de outras dicas visíveis durante o filme, embora escondidas.

Os exemplos mais óbvio são...

... as aparições relâmpago de Tyler antes da introdução oficial do personagem. Ou então quando Lou dá um soco em Tyler e Jack reage ao golpe. Mais ainda: Na cena do carro, primeiro Tyler está no banco do motorista, mas depois da queda é Jack quem sai por esse lado do carro. Essas são sugestões bem mais evidentes do que a mensagem no telefone público.

Desculpem pelo desvio do tópico. :mrgreen:
 
Re: [da] [Semana]: Melhor Filme do Tarantino

Mas aí que está. Fincher, Lynch, Haneke, etc, são diretores que buscam não fazer filmes pros que assistem cinema casualmente. Por isso que muita gente os odeia, porque saem sem pegar o ponto do filme de tanto que perderam as pistas por estarem assistindo distraídos.
Pode até ser que não se consiga pescar qual era a dica daquela cena em específico, mas fica claro que não era um plano qualquer. Para uma pessoa atenta, é bem perceptível que era um plano com algum objetivo além de mostrar um telefone tocando (mesmo porque já estava mais do que bem definido o local e os objetos ao redor do personagem para ele ter que fazer um plano tão específico no objeto). Numa segunda assistida, prestando mais atenção nesse plano, se pescaria.

Muita gente fica naquela de: "uai, por que ele filmou o telefone?", "ah, sei lá. deve ter sido pra encher linguiça e dar 120 minutos". Se fosse o Michael Bay, ok. Sendo o Fincher, talvez seja melhor olhar a cena de novo.
 
Esse inserts, como chamamos quando vamos filmar, sempre tem um significado para o filme ou para cena. NADA é deixado na edição sem querer. NA-DA. Toda e qualquer cena é planejada minuciosamente para indicar algo importante.

Exemplo de insert:

 
Última edição por um moderador:
Mas aí que está. Fincher, Lynch, Haneke, etc, são diretores que buscam não fazer filmes pros que assistem cinema casualmente. Por isso que muita gente os odeia, porque saem sem pegar o ponto do filme de tanto que perderam as pistas por estarem assistindo distraídos.
Pode até ser que não se consiga pescar qual era a dica daquela cena em específico, mas fica claro que não era um plano qualquer. Para uma pessoa atenta, é bem perceptível que era um plano com algum objetivo além de mostrar um telefone tocando (mesmo porque já estava mais do que bem definido o local e os objetos ao redor do personagem para ele ter que fazer um plano tão específico no objeto). Numa segunda assistida, prestando mais atenção nesse plano, se pescaria.

Muita gente fica naquela de: "uai, por que ele filmou o telefone?", "ah, sei lá. deve ter sido pra encher linguiça e dar 120 minutos". Se fosse o Michael Bay, ok. Sendo o Fincher, talvez seja melhor olhar a cena de novo.

Eu entendi e concordo com você. Especificamente sobre o Clube da Luta, não acho que o filme tenha esse perfil de não ser para quem assiste cinema casualmente. Não que você tenha dito isso. A minha questão aqui, é que achei a cena do telefone ótima. Achei muito interessante a sua análise sobre como o zoom "desnecessário" dá uma dica de que a cena tem algo meio escondido. Só que como esse não parece ser um filme voltado para especialistas em cinema, essa cena não é essencial para o entendimento do enredo. É o tipo de situação que agrada a todos, eu acho: quem é especialista (ou grande apreciador de cinema), logo entende que aquela cena está codificada - e o código são as técnicas de filmagem; por outro lado, quem assiste filme casualmente e gosta muito desse filme em particular, acha que é mais um conteúdo extra do que qualquer coisa.

Esse inserts, como chamamos quando vamos filmar, sempre tem um significado para o filme ou para cena. NADA é deixado na edição sem querer. NA-DA. Toda e qualquer cena é planejada minuciosamente para indicar algo importante.

Exemplo de insert:


Pips, faz aí um atestado de ignorância pra mim pq eu não entendi. Se o vídeo é um exemplo de insert, eu não entendi. Se foi ironia sua, eu também não entendi. Onde assino o atestado, hein? :mrgreen:
 
Última edição por um moderador:
Pips, faz aí um atestado de ignorância pra mim pq eu não entendi. Se o vídeo é um exemplo de insert, eu não entendi. Se foi ironia sua, eu também não entendi. Onde assino o atestado, hein? :mrgreen:

Eu nem sei do que vocês estão falando aí já que não assisti esse filme e não conheço o conceito, mas de qualquer jeito eu também não entendi essa cena. É uma referência a Falcão - O Campeão dos Campeões?

Aquela cena de A Lista de Schindler da menina de vestido vermelho e o resto da cena em preto e branco é um exemplo de insert (seja lá o que isso for)?
 
Gente, o insert é o foco no aperto de mão entre os dois.

Insert é uma parte de uma cena que muda o foco ou ângulo da cena principal para dar ênfase em algum aspecto. É literalmente um corte na cena principal onde entra uma inserção.
No caso do Clube da Luta, o insert é o momento em que a câmera muda para focar o telefone, se aproximando dele lentamente. No caso da cena do Predador que o Pips postou, é quando muda do Dutch caminhando em direção ao Dillon para focar no aperto de mãos entre os dois.
 
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Faz tempo desde a última vez que vi Predador, mas no filme o Dillon

é um cuzão e depois ele entra em conflito com o Dutch (personagem do Schwarzenegger). Daí o aperto lembrar uma queda de braço, podendo representar a briga entre os dois. Além disso, depois ele perde justamente o braço direito para o Predador, hoho
 
Eu nem sei do que vocês estão falando aí já que não assisti esse filme e não conheço o conceito, mas de qualquer jeito eu também não entendi essa cena. É uma referência a Falcão - O Campeão dos Campeões?

Morfs, pq fazer referência a esse filme?

Gente, o insert é o foco no aperto de mão entre os dois.

Insert é uma parte de uma cena que muda o foco ou ângulo da cena principal para dar ênfase em algum aspecto. É literalmente um corte na cena principal onde entra uma inserção.
No caso do Clube da Luta, o insert é o momento em que a câmera muda para focar o telefone, se aproximando dele lentamente. No caso da cena do Predador que o Pips postou, é quando muda do Dutch caminhando em direção ao Dillon para focar no aperto de mãos entre os dois.

Isso eu entendi, já que estávamos falando justamente sobre a história do foco no telefone em O Clube da Luta. O argumento para esse tipo de cena não ser algo completamente aleatório é pq o diretor quer passar alguma mensagem que a princípio não é óbvia.

Não vejo O Predador há alguns anos, então não lembro de detalhes. Assim como a Ana, não entendi o motivo para o insert nesse caso. Além disso, o vídeo postado não ajudou em nada, já que é apenas a repetição da mesma cena. :mrgreen: No caso de O Clube da Luta, a lógica do insert já foi discutida: É mais uma dica (nem um pouco essencial) sobre a principal revelação do filme.

Numa escala muito menor e menos complexa, a maioria dos filmes faz isso, né? No começo do filme costuma ter uma cena que parece ser totalmente whatever (o personagem conhece alguém, ganha alguma coisa ou obtém alguma informação - em todos os casos os acontecimentos não não relacionadas com o filme) e no final essa cena será justificada num momento de virada. Se bem que nesse caso, acho que os diretores usam o recurso mais como fórmula de filme do que elemento artístico.
 
Última edição:
Isso eu entendi, já que estávamos falando justamente sobre a história do foco no telefone em O Clube da Luta. O argumento para esse tipo de cena não ser algo completamente aleatório é pq o diretor quer passar alguma mensagem que a princípio não é óbvia.

Não necessariamente o insert tem a função de fazer uma revelação. Às vezes pode ser o foco no rosto do personagem para revelar suas expressões/emoções, ou em suas mãos para revelar que elas estão tremendo, etc.
 
Na verdade, além dessa explicação de semiótica sobre queda de braço, o insert da ênfase no muque do Arnold <3

A intenção do vídeo, se não ficou claro, é ilustrar insertes, mesmo estúpidos, como um forma de narrativa através da imagem. Quando você assiste ao filme esse corte parece rápido e inocente, mas ele é bem mais rápido do que o looping deixa perceber. Em um livro ficaria:

"Entusiasmado ao reconhecer a voz penetrante, Arnold caminha a passos largos e robóticos para encontrar um negro alto, de camisa branca e bigode saliente. Os dois abrem um sorriso falsamente cordial e cumprimentam-se com um aperto de mão efusivo, que propaga seu som pela sala. A força dos dois é tamanha, que o bíceps de Arnold enrijece por completo, salientando veias e suor, numa disputa de queda de braço aéreo."

De qualquer forma, esses inserts são uma forma de revelar algo do personagem e da cena sem precisar usar diálogos, afinal o cinema é uma forma de narrar em imagens. O detalhe do telefone, a direção de arte, a direção de fotografia, se não são feitos em pilotos automáticos podem revelar várias coisas da trama. Vamos pegar o Tarantino e Kill Bill. Ele decidiu cortar o nome da Noiva durante o Volume 1 para dar um certo mistério, mas quando Uma Thurman se dirige ao Japão, há um insert da sua passagem que mostra o nome Beatrix Kiddo. Sem contar, que vira e mexe alguém chama ela de Kiddo, que é tanto uma gíria quanto o sobrenome dela.


Muitas vezes reclamamos aqui no fórum de cinema que alguns filmes são estúpidos por explicarem demais ou explicarem algo óbvio. O melhor exemplo é Tropa de Elite, que usa a narração em off para deixar o Capitão Nascimento como personagem principal, ele narra coisas que estão acontecendo na sua cara, você não precisa daquilo para saber o que rola na cena. Aliás, esse recurso de off foi uma maneira do Padilha de transformar o Wagner Moura em principal, porque ele roubo a cena nas gravações, mas o filme foi feita para focar no Matias.

EDITADO: Esqueci de um pequeno detalhe: como muitos de nós vemos filmes legendados é quase IMPOSSÍVEL perceber mesmo um insert com algo escrito, iniciais, etc. Tem de ficar de olho na tela inteira.
 
Última edição:
Matrix Reloaded

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Cena do Agente Smith chegando, a placa do carro é IS 5416, na bíblia Isaís 54:16 "Veja, fui eu quem criou o ferreiro, que sopra as brasas até darem chama e forja uma arma própria para o seu fim. E fui eu quem criou o destruidor para gerar o caos" ou em Inglês "Behold, I have created the smith that bloweth the coals in the fire, and that bringeth forth an instrument for his work; and I have created the waster to destroy."

Kill Bill Vol. 1

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Fuck U

Clube da Luta

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Aviso que aparece no dvd, antes do filme começar. You have been warnerd... Tyler.

Fonte: Aqui


Pacotão Pixar

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Nemo em Monstros SA

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Os Incríveis em Procurando Nemo

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Carros em Os Incríveis

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Up em Ratatouille

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Urso de Toy Story 3 em Up

59425.jpg

Carros 2 em Toy Story 3

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Universidade Monstro em Brave
 

Anexos

  • Hvpei.jpg
    Hvpei.jpg
    43,5 KB · Visualizações: 81
  • tylerwarning.jpg
    tylerwarning.jpg
    64,9 KB · Visualizações: 86
Esses negócios da Pixar lembram muito o lance de X em homenagem a Scarface. Vários filmes, principalmente de gangsters, usam X em algum lugar da cena para antecipar que alguém morrerá. Em Scarface, o original, há vários X espalhados pelas cenas.

Olhem o caso de Os Infiltrados:

departed-x-1.jpg

departed-x-2.jpg


E existem vários exemplos, no apartamente de Matt Damon, no aeroporto quando o DiCaprio fala com o Mark Wahlberg, etc.
 
Podemos considerar essa cena de A Lista de Schindler como insert?


Morfs, pq fazer referência a esse filme?

Nesse filme o Stallone não participa de uma competição de queda de braço? Viajei por que não sabia a que vocês estavam se referindo.
 
Última edição por um moderador:
mais um do cracked >> http://www.cracked.com/article_2062...age&utm_campaign=new+article&wa_ibsrc=fanpage acho que no sentido de "pistas" deixadas no filme vale mais o que eles dizem sobre cisne negro e sobre memento.

A pista do Memento eu já tinha visto no filme (só não lembro se foi da primeira vez que vi, mas acho que não). A do Cisne Negro é legal mesmo.

Já a do Psicose chega a ser boba. Tipo, acho que todo mundo que conhece o filme já viu aquela imagem mesclada do rosto do Norman.
 

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