• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Ranking da Heritage Fundation de países liberais

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Ataques terroristas de grupos internos são geralmente da extrema direita, logo nos EUA que é o país mais liberal do mundo (que eu me lembre) sempre tem gente dizendo que o Estado se mete muito na vida dos cidadãos (entendam: querem tirar minhas armas, pois acham que eu sou perigoso e pra provar meu ponto eu vou lá e mato pessoas). O Timothy McVeigh era da extrema direita.
 
Re: Explosões perto da linha de chegada da maratona de Boston deixam feridos

EUA é atualmente o 10º mais liberal, de acordo com a Heritage Foundation. E olha que eles intervêm bastante na economia.

Olha alí o nosso Brasil brasileiro! Em 100º e descendo na boquinha da garrafa.

Agora tem uma coisa, Morfs: Ser de direita não implica ser liberal. De modo geral, nos EUA, os republicanos representam o conservadorismo de valores e o liberalismo econômico, por exemplo. Se pensarmos na ditadura brasileira, podemos dizer que foi um governo de direita autoritária. Certamente vai ter gente querendo me bater por causa da referência, mas a Veja tem um teste bem interessante que posiciona as pessoas em dois eixos: Direita x Esquerda e Liberal x Antiliberal (eufemismo para Autoritário?).
 
Re: Explosões perto da linha de chegada da maratona de Boston deixam feridos

Olha alí o nosso Brasil brasileiro! Em 100º e descendo na boquinha da garrafa.

Agora tem uma coisa, Morfs: Ser de direita não implica ser liberal. De modo geral, nos EUA, os republicanos representam o conservadorismo de valores e o liberalismo econômico, por exemplo. Se pensarmos na ditadura brasileira, podemos dizer que foi um governo de direita autoritária. Certamente vai ter gente querendo me bater por causa da referência, mas a Veja tem um teste bem interessante que posiciona as pessoas em dois eixos: Direita x Esquerda e Liberal x Antiliberal (eufemismo para Autoritário?).

Se ser antiliberal é ser autoritário eu quero morar no país mais autoritário do mundo.

E para mim é razão de orgulho está centésimo na lista da Heritage. Liberalismo é o sistema que criou os maiores abismos sociais da história do homem, até culminar no seu fim em 1929. O que se deu depois disso, especialmente em nivel global no pós GuerrA Fria, é o chamado neo-liberalismo, que nada mais é que o esqueleto do cadaver Liberal pré 1929 com algumas doses de keynesianismo.
 
Re: Explosões perto da linha de chegada da maratona de Boston deixam feridos

Agora tem uma coisa, Morfs: Ser de direita não implica ser liberal. De modo geral, nos EUA, os republicanos representam o conservadorismo de valores e o liberalismo econômico, por exemplo. Se pensarmos na ditadura brasileira, podemos dizer que foi um governo de direita autoritária.

Eu sei, a direita é liberal, mas só economicamente. Em termos políticos são os que mais se metem na vida dos outros. Anti-aborto, contra os direitos dos homossexuais etc etc etc. Os governos nazifascistas eram de direita.
 
Re: Explosões perto da linha de chegada da maratona de Boston deixam feridos

Se ser antiliberal é ser autoritário eu quero morar no país mais autoritário do mundo.

E para mim é razão de orgulho está centésimo na lista da Heritage. Liberalismo é o sistema que criou os maiores abismos sociais da história do homem, até culminar no seu fim em 1929. O que se deu depois disso, especialmente em nivel global no pós GuerrA Fria, é o chamado neo-liberalismo, que nada mais é que o esqueleto do cadaver Liberal pré 1929 com algumas doses de keynesianismo.

Nem tanto ao céu nem tanto ao mar.

Se você comparar a lista do Heritage Foundation com as lista ou o mapa calculado pelo coeficiente de Gini, você vai ver que a maioria dos países com pouca desigualdade social está entre os Mostly Free, coisa que o Brasil não está nem perto.

O mapa pra que quiser ver e a lista aqui
 

Anexos

  • 800px-Gini_Coefficient_World_CIA_Report_2009.svg.png
    800px-Gini_Coefficient_World_CIA_Report_2009.svg.png
    91,6 KB · Visualizações: 12
Re: Explosões perto da linha de chegada da maratona de Boston deixam feridos

I disapprove of what you say, but I will defend to the death your right to say it.

A citação acima (erradamente atribuída a Voltaire, mas que corretamente reflete a sua filosofia) com certeza não teria sido imaginada no "país mais autoritário do mundo".

Curiosamente Voltaire defendia (ou pelo menos não reprovava) a escravidão dos negros, o que pode ser uma luz sobre pq o liberalismo no passado gerou distorções sócio-econômicas em algumas regiões do mundo. A filosofia liberal não combina com engessamento social (já que o pensamento liberal fala não sobre igualdade de resultados, mas igualdade de oportunidades). De lá pra cá, no entanto, algumas coisas mudaram, como bem mostrou Ranza.
 
Lembrei desse tópico quando vi a notícia abaixo...

Brasil despenca em ranking global de competitividade

País perdeu cinco posições em relação ao no passado, segundo índice elaborado por escola suíça. Resultado denota "muito consumo e pouca produção"

competitividade.jpg
 
Veja bem: países escandinavos estão em "mostly free", quase no topo da lista, e cobram mais da metade do PIB em imposto, tipicamente.

Carga tributária não deve ter um peso tão alto no índice, ao menos quando é bem aplicada, o que facilita muitos negócios e "libera" o mercado.

O que deve pesar de verdade é se o Estado é interventor ou empreendedor de uma maneira demasiada, ou se há muita burocracia.
 
Veja bem: países escandinavos estão em "mostly free", quase no topo da lista, e cobram mais da metade do PIB em imposto, tipicamente.

Carga tributária não deve ter um peso tão alto no índice, ao menos quando é bem aplicada, o que facilita muitos negócios e "libera" o mercado.

O que deve pesar de verdade é se o Estado é interventor ou empreendedor de uma maneira demasiada, ou se há muita burocracia.

Acho que não é só isso. O índice da Heritage é uma composição de diversos tipos de liberdade. Se for nesse link e comparar, por exemplo, Noruega, Coréia do Sul e França verá que as diferenças entre os países. Embora Noruega e França percam para a Coréia do Sul em liberdade fiscal, o país nórdico ganha de longe na qualidade política (freedom from corruption).
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo