• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Mulheres Fortes na Literatura

Pim

God, I love how sexy I am!
Pra quem tem problemas com prazo + Submarino, os livros que comprei na tarde do dia 08, com prazo de 8 dias úteis, chegaram na manhã de hoje. :joy: Vou começar Senhora assim que terminar de ler Madame Bovary, pra fechar a sequência de leitura de mulheres fortes na literatura.

Eu nunca tive problema com as compras online por este site não, e compro lá frequentemente há anos!
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

Vou começar Senhora assim que terminar de ler Madame Bovary, pra fechar a sequência de leitura de mulheres fortes na literatura.

Esse plano está fadado ao fracasso. :lol:

EDIT: Pensando bem, talvez a minha interpretação de "mulher forte" destoe da sua. Ainda assim, não consegui deixar de rir ao ler a frase. Foi mal. :lol:
 
Última edição:
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

eu acho a aurelia foda bagarai. respect e tal.
 
  • Curtir
Reactions: Pim
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

eu acho que a força da emma não é pelas ações da personagem (ou mesmo como o narrador a caracteriza), mas pelo que representa como figura feminina para a literatura da época (e mesmo posterior). ela é "anti-heroína", portanto tem suas mil falhas e cretinices, mas não dá para negar que é uma mulher que buscou o que queria numa época em que só era permitido ~~se contentar com o que tem~~ (a saber: época que se arrasta até os dias de hoje, de certo modo). além do que, ela é das poucas que já faz parte do "inconsciente coletivo", tal qual a lolita (que era uma vagabundinha nojenta e mesmo assim todo mundo ama loucamente): mesmo quem nem é tão chegado em literatura ou nem costuma ler os clássicos já ouviu falar de emma bovary. o que quero dizer é: ela pode não ter a força de uma aurélia no que diz respeito à trama em que ela está contida, mas ela é uma personagem forte, sim. até porque, dude, o cara disse "Emma Bovary c'est moi", não esqueça.
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

eu acho que a força da emma não é pelas ações da personagem (ou mesmo como o narrador a caracteriza), mas pelo que representa como figura feminina para a literatura da época (e mesmo posterior). ela é "anti-heroína", portanto tem suas mil falhas e cretinices, mas não dá para negar que é uma mulher que buscou o que queria numa época em que só era permitido ~~se contentar com o que tem~~ (a saber: época que se arrasta até os dias de hoje, de certo modo). além do que, ela é das poucas que já faz parte do "inconsciente coletivo", tal qual a lolita (que era uma vagabundinha nojenta e mesmo assim todo mundo ama loucamente): mesmo quem nem é tão chegado em literatura ou nem costuma ler os clássicos já ouviu falar de emma bovary. o que quero dizer é: ela pode não ter a força de uma aurélia no que diz respeito à trama em que ela está contida, mas ela é uma personagem forte, sim. até porque, dude, o cara disse "Emma Bovary c'est moi", não esqueça.

Pois é, mas é como eu disse antes: a definição de "mulher forte" que ela ter deve ser diferente da minha - e é por isso que você não deveria ter me dado FAIL, ouviu? :lol: Bem construída, arquetípica mas subvertida por força da narrativa, Emma Bovary é uma grande personagem. Contudo, se há uma vida mais ativa expressa em tal personagem feminina, indo contra as expectativas da época, ao mesmo tempo há um questionamento moral sobre as atitudes da personagem - concedemos sua autonomia, mas não conseguimos justificar suas ações.
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

não acho que ser melosa e romântica tenha a ver com nível de fodelância. o nível de fodelância é: ela fez o cara de gato e sapato e ainda assim conseguiu o que queria (final feliz, etc.). se o que ela queria era meloso ou não, tanto faz - o importante é que ela conseguiu. uma mulher, etc.

(eu acho engraçado que quem questiona a fodelância das personagens femininas aqui no tópico sejam homens. vejam bem, não estou criticando vocês nem nada, vocês tem seus argumentos e tudo o mais. não deixa de ser curioso, não? mas acho que aí o bruce já deve ter matado a charada, quando disse no post acima "a definição de "mulher forte" que ela tem deve ser diferente da minha". anyway, acho que valia a observação.)
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

(eu acho engraçado que quem questiona a fodelância das personagens femininas aqui no tópico sejam homens. vejam bem, não estou criticando vocês nem nada, vocês tem seus argumentos e tudo o mais. não deixa de ser curioso, não? mas acho que aí o bruce já deve ter matado a charada, quando disse no post acima "a definição de "mulher forte" que ela tem deve ser diferente da minha". anyway, acho que valia a observação.)

Meu modelo de mulher forte favorito na ficção é Ellen Ripley - mãe e guerreira. E se me citar "As Brumas de Avalon" vai ter. :lol:

E novamente vêm me dar FAIL. Qu'est-ce que c'est, Madeleine? Vou continuar dando risada da Emma Bovary ad infinitum. :D
 
Última edição:
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

curly-bush.gif
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

Meu modelo de mulher forte favorito na ficção é Ellen Ripley - mãe e guerreira. E se me citar "As Brumas de Avalon" vai ter. :lol:

E novamente vêm me dar FAIL. Qu'est-ce que c'est, Madeleine? Vou continuar dando risada da Emma Bovary ad infinitum. :D

Estou acompanhando de longe, e a cada post um aplauso a ambas as partes!
Ainda não li Mme. Bovary (confesso que esse tópico me deixou curiosíssima e vou procurar o quanto antes), e realmente... 'As Brumas de Avalon', realmente é uma referência overpower de mulheres fortes e à frente de seu tempo. :yep:

Essa conversa de mulheres guerreiras me lembrou muito a personagem Toda Mariko de 'Shogun' (James Clavell). Admirável.
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

Meu modelo de mulher forte favorito na ficção é Ellen Ripley - mãe e guerreira. E se me citar "As Brumas de Avalon" vai ter. :lol:

E novamente vêm me dar FAIL. Qu'est-ce que c'est, Madeleine? Vou continuar dando risada da Emma Bovary ad infinitum. :D

Mulher forte na literatura é a mãe da família em As vinhas da ira.. isso sim é mulher forte!
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

'As Brumas de Avalon', realmente é uma referência overpower de mulheres fortes e à frente de seu tempo. :yep:


meu.

morgana - fanática religiosa (para o lado da deusa), fode com todo o reino por causa de um negócio que estava fadado a acabar (e de fato acaba)
gwenhwyfar - nome escroto, fanática religiosa (para o lado cristão) e hipócrita, fode com todo o reino porque não cagava nem desocupava a moita com o arthur
viviane - manipuladora e fanática religiosa
as duas únicas que se salvavam eram as irmãs igraine e morgause, e mesmo assim a morgause ainda chutava a bunda da igraine (e upz, era "vilã" na história).

a força dessas mulheres era só que elas manipulavam as figuras masculinas, mas aí não porque eram fortes ou inteligentes, mas porque os homens eram extremamente fracos e burros. arthur dá até dó, em certos momentos, de tão dependente de morgana/igraine/gwenhwyfar. assim, considerando histórias sobre o rei arthur, sou mais as mulheres do bernard cornwell do que as da marion zimmer bradley, by far. lá a guinevere, por exemplo, é asquerosa mas de um jeito diferente, não numa falsa inocência: ela é ardilosa e filhadaputa mesmo.

gente, já disse que odeio a guinevere?

odeio.

:bamf:
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

Meu modelo de mulher forte favorito na ficção é Ellen Ripley - mãe e guerreira. E se me citar "As Brumas de Avalon" vai ter. :lol:

E novamente vêm me dar FAIL. Qu'est-ce que c'est, Madeleine? Vou continuar dando risada da Emma Bovary ad infinitum. :D

"Àqueles que reclamarem dos fails recebidos, mais fails serão dados."
- Antigo provérbio chinês

e ainda:

"Mais vale um fail no post do que dois corações voando."
- Antigo provérbio troll
 
Última edição:
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

Estou acompanhando de longe, e a cada post um aplauso a ambas as partes!
Ainda não li Mme. Bovary (confesso que esse tópico me deixou curiosíssima e vou procurar o quanto antes), e realmente... 'As Brumas de Avalon', realmente é uma referência overpower de mulheres fortes e à frente de seu tempo. :yep:

Essa conversa de mulheres guerreiras me lembrou muito a personagem Toda Mariko de 'Shogun' (James Clavell). Admirável.

1) Não acho que as personagens de "As Brumas de Avalon" sejam fortes. Elas só não são uma Emma Bovary porque pra Emma existe um atenuante - a época em que foi criada -, enquanto que as personagens de "Brumas" conseguem ser tão machistas e inúteis quanto os homens tidos como selvagens e infantis na série - e isso porque é um olhar recente que, em vez de desconstruir as características de um e outro gênero dentro daquele contexto, reforça a percepção do momento em que os romances foram escritos.

2) Mariko também é uma grande personagem, embora eu prefira aquela outra que era cortesã - esqueci o nome - e que o Toranaga designa como esposa para o Blackthorn. Nesse caso, Clavell deixa claro que Mariko cumpriu de forma excelente com seu karma, portanto valorizando a pessoa pela execução da missão que lhe foi designada - tem um quê de tragédia grega aí.
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

meu.

morgana - fanática religiosa (para o lado da deusa), fode com todo o reino por causa de um negócio que estava fadado a acabar (e de fato acaba)
gwenhwyfar - nome escroto, fanática religiosa (para o lado cristão) e hipócrita, fode com todo o reino porque não cagava nem desocupava a moita com o arthur
viviane - manipuladora e fanática religiosa
as duas únicas que se salvavam eram as irmãs igraine e morgause, e mesmo assim a morgause ainda chutava a bunda da igraine (e upz, era "vilã" na história).

a força dessas mulheres era só que elas manipulavam as figuras masculinas, mas aí não porque eram fortes ou inteligentes, mas porque os homens eram extremamente fracos e burros. arthur dá até dó, em certos momentos, de tão dependente de morgana/igraine/gwenhwyfar. assim, considerando histórias sobre o rei arthur, sou mais as mulheres do bernard cornwell do que as da marion zimmer bradley, by far. lá a guinevere, por exemplo, é asquerosa mas de um jeito diferente, não numa falsa inocência: ela é ardilosa e filhadaputa mesmo.

gente, já disse que odeio a guinevere?

Também odeio a Gwenhwyfar. Estereótipo de histérica fanática, chantagista emocional e uma vaca ditadora, cujo cu piscava toda vez que via o Capitão da Cavalaria. Pobre Arthur.

Concordo plenamente, e são principalmente os conflitos e defeitos que fazem dessas mulheres personagens muito bem construídas e convincentes.
Gosto de personagens ambíguos, que fogem do 'bom-bom' e 'mau-mau'. Ainda assim, usando o mesmo argumento de Mme. Bovary, são também " 'anti-heroínas', portanto tem suas mil falhas e cretinices, mas não dá para negar que são mulheres que buscaram o que queriam numa época em que só era permitido ~~se contentar com o que tem~~" , o que não as faz menos encantadoras. :yep:

Morgana tomou decisões erradas por rebeldia, e foi manipulada mesmo não aceitando. Teve sorte porque era da nobreza. Mesmo reprovando Viviane, foi uma mulher que comeu da própria carne pelo que acreditava, mesmo fracassando. (Taliesin dizia que existiam poucas gerações de Senhoras do Lago com a força que ela tinha.) Morgause era uma vadia inteligente e ardilosa, e se assumia como vadia, por isso gostava dela e a odiava ao mesmo tempo...
E Arthur e Lancelote, assim como a maioria dos homens da história, eram pura força bruta, mas pouco cérebro e pouca malícia. Arthur tinha um temperamento bom e dócil, e se Morgana quisesse/soubesse como usa-lo ao invés de bancar a rebelde, teria se dado muito bem...

Morgana me lembrou Iseult, de 'Crônicas Saxônicas', e todas as mulheres criadas por Cornwell têm suas limitações e fraquezas, mas são incrivelmente sutis e espertas.

Mariko também é uma grande personagem, embora eu prefira aquela outra que era cortesã - esqueci o nome - e que o Toranaga designa como esposa para o Blackthorn. Nesse caso, Clavell deixa claro que Mariko cumpriu de forma excelente com seu karma, portanto valorizando a pessoa pela execução da missão que lhe foi designada - tem um quê de tragédia grega aí.

A cortesã da casa de chá era Kiku-san. Sempre achei que ela fosse terminar ficando com o jovem samurai com marcas de varíola no rosto (agora eu me esqueci do nome dele), mas me surpreendi com as escolha de Toranaga.

By the way, ainda vejo as personagens de Brumas com bons olhos, apesar da dissonância com as personagens masculinas - apesar de gostar muito de Taliesin, de Mordred e do novo Merlin, o rapaz queimado que também não me recordo do nome. Numa época onde homens eram treinados exclusivamente para armas, mulheres alfabetizadas e cultas representavam perigo, por isso eram tão demonizadas.
 
Última edição:
same

o nível de fodelância é: ela fez o cara de gato e sapato e ainda assim conseguiu o que queria (final feliz, etc.). se o que ela queria era meloso ou não, tanto faz - o importante é que ela conseguiu. uma mulher, etc.

a força dessas mulheres era só que elas manipulavam as figuras masculinas, mas aí não porque eram fortes ou inteligentes, mas porque os homens eram extremamente fracos e burros.

o mesmo argumento q vc usou pras mulheres do brumas ñ serviria p emma, já q o marido dela tb é 1 banana manipulável?
 
Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!

By the way, ainda vejo as personagens de Brumas com bons olhos, apesar da dissonância com as personagens masculinas - apesar de gostar muito de Taliesin, de Mordred e do novo Merlin, o rapaz queimado que também não me recordo do nome. Numa época onde homens eram treinados exclusivamente para armas, mulheres alfabetizadas e cultas representavam perigo, por isso eram tão demonizadas.

Taliesin e Mordred eu curti, mas o Kevin (novo Merlin) é odiosíssimo! Tá certo que ele era inteligente, mas, deusdocéu, ele flipou em cima de Avalon do modo mais sujo possível e teve muitas passagens que me fizeram ter nojo dele. A questão não é ser 'mal', acho ele detestável pelo modo que faz, não pelo que faz per se.

Outros dois que eu gostava também eram Gareth e o Uwaine, acho que por serem o estilo de filhos que eu queria ter.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo