Re: Promoções, ofertas, descontos, enfim, livros baratos!!!
meu.
morgana - fanática religiosa (para o lado da deusa), fode com todo o reino por causa de um negócio que estava fadado a acabar (e de fato acaba)
gwenhwyfar - nome escroto, fanática religiosa (para o lado cristão) e hipócrita, fode com todo o reino porque não cagava nem desocupava a moita com o arthur
viviane - manipuladora e fanática religiosa
as duas únicas que se salvavam eram as irmãs igraine e morgause, e mesmo assim a morgause ainda chutava a bunda da igraine (e upz, era "vilã" na história).
a força dessas mulheres era só que elas manipulavam as figuras masculinas, mas aí não porque eram fortes ou inteligentes, mas porque os homens eram extremamente fracos e burros. arthur dá até dó, em certos momentos, de tão dependente de morgana/igraine/gwenhwyfar. assim, considerando histórias sobre o rei arthur, sou mais as mulheres do bernard cornwell do que as da marion zimmer bradley, by far. lá a guinevere, por exemplo, é asquerosa mas de um jeito diferente, não numa falsa inocência: ela é ardilosa e filhadaputa mesmo.
gente, já disse que odeio a guinevere?
Também odeio a Gwenhwyfar. Estereótipo de histérica fanática, chantagista emocional e uma vaca ditadora, cujo cu piscava toda vez que via o Capitão da Cavalaria. Pobre Arthur.
Concordo plenamente, e são principalmente os conflitos e defeitos que fazem dessas mulheres personagens muito bem construídas e convincentes.
Gosto de personagens ambíguos, que fogem do 'bom-bom' e 'mau-mau'. Ainda assim, usando o mesmo argumento de Mme. Bovary, são também
" 'anti-heroínas', portanto tem suas mil falhas e cretinices, mas não dá para negar que são mulheres que buscaram o que queriam numa época em que só era permitido ~~se contentar com o que tem~~" , o que não as faz menos encantadoras.
Morgana tomou decisões erradas por rebeldia, e foi manipulada mesmo não aceitando. Teve sorte porque era da nobreza. Mesmo reprovando Viviane, foi uma mulher que comeu da própria carne pelo que acreditava, mesmo fracassando. (Taliesin dizia que existiam poucas gerações de Senhoras do Lago com a força que ela tinha.) Morgause era uma vadia inteligente e ardilosa, e se assumia como vadia, por isso gostava dela e a odiava ao mesmo tempo...
E Arthur e Lancelote, assim como a maioria dos homens da história, eram pura força bruta, mas pouco cérebro e pouca malícia. Arthur tinha um temperamento bom e dócil, e se Morgana quisesse/soubesse como usa-lo ao invés de bancar a rebelde, teria se dado muito bem...
Morgana me lembrou Iseult, de 'Crônicas Saxônicas', e todas as mulheres criadas por Cornwell têm suas limitações e fraquezas, mas são incrivelmente sutis e espertas.
Mariko também é uma grande personagem, embora eu prefira aquela outra que era cortesã - esqueci o nome - e que o Toranaga designa como esposa para o Blackthorn. Nesse caso, Clavell deixa claro que Mariko cumpriu de forma excelente com seu karma, portanto valorizando a pessoa pela execução da missão que lhe foi designada - tem um quê de tragédia grega aí.
A cortesã da casa de chá era Kiku-san. Sempre achei que ela fosse terminar ficando com o jovem samurai com marcas de varíola no rosto (agora eu me esqueci do nome dele), mas me surpreendi com as escolha de Toranaga.
By the way, ainda vejo as personagens de Brumas com bons olhos, apesar da dissonância com as personagens masculinas - apesar de gostar muito de Taliesin, de Mordred e do novo Merlin, o rapaz queimado que também não me recordo do nome. Numa época onde homens eram treinados exclusivamente para armas, mulheres alfabetizadas e cultas representavam perigo, por isso eram tão demonizadas.