• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

25 de Março – Dia de Ler Tolkien

Administração Valinor

Administrador
Colaborador
Como em todos os anos, o dia 25 de março é dedicado ao “Dia de Ler Tolkien”. Trata-se de uma data comemorativa instituída pela Tolkien Society, da Inglaterra, em 2003, consistindo em um convite para todas as pessoas para celebrar e desfrutar as obras de J.R.R.Tolkien, estimulando sua leitura e a interação entre os fãs. [...]

Leia Mais...
 
Provavelmente ainda estarei acabando "O Retorno do Rei"... estou na parte em que Sam resgata Frodo da torre de Cirith Ungol, logo... provável que daqui há 4 dias ainda não tenha chegado ao fim.

E logo em seguida quero ver se - enfim - consigo ler "Contos Inacabados". Completo, coisa que nunca consegui! :mrgreen:
 
Alguém ai sabe se alguem fez a biografia de Tolkien?
E onde posso comprar?
 
Última edição:
E agora? Ainda não pode comprar nenhum dos livros do Professor =\ o que vou ler? Alguem me empresta um livro, please? :hihihi:
 
Última edição:
Já estou pensando no que vou ler, mas está difícil escolher. :lol:

O que acham de fazermos um "mini-dia-de-ler-Tolkien" aqui nesse tópico, mesmo?

Cada um escolhe e lê (durante o fim de semana) a parte que acha mais bacana, com o tema "Paisagem", e no dia 25 escreve aqui os motivos de achar aquela parte legal, o porquê de ela ser especial etc.

Topam? =]
 
Clara V. disse:
O que acham de fazermos um "mini-dia-de-ler-Tolkien" aqui nesse tópico, mesmo?

Cada um escolhe e lê (durante o fim de semana) a parte que acha mais bacana, com o tema "Paisagem", e no dia 25 escreve aqui os motivos de achar aquela parte legal, o porquê de ela ser especial etc.

Topam?

Eu aceito não tenho os livros ainda; mais a muitos artigos na Valinor, vou procurar um bem bacana pra ler e logo opino aqui :D
 
O que acham de fazermos um "mini-dia-de-ler-Tolkien" aqui nesse tópico, mesmo?

Cada um escolhe e lê (durante o fim de semana) a parte que acha mais bacana, com o tema "Paisagem", e no dia 25 escreve aqui os motivos de achar aquela parte legal, o porquê de ela ser especial etc.

Topam? =]

Perfeito, Clara \m/

Eu topo, dá pra abrir umas discussões legais a partir disso :D

Eu só não entendi bem o que quis dizer com "Com o tema Paisagem", tem como explicar melhor?

Eu aceito não tenho os livros ainda; mais a muitos artigos na Valinor, vou procurar um bem bacana pra ler e logo opino aqui :D

Meus pêsames :\
 
Última edição por um moderador:
Sem indicação de como conseguir material pirata, gente. Atenção às regras do Fórum.
 
Eu só não entendi bem o que quis dizer com "Com o tema Paisagem", tem como explicar melhor?

Imagino que seja sobre os (muitos) trechos em que Tolkien descreve a Terra Média.
Ele era muito bom nisso! :yep:

A floresta dos Ents; o caminho de Frodo e Sam, saindo do Condado; o Condado; Carochas; Lothlorien; o Pântano dos Mortos; a Floresta das Trevas; Mordor...
isso só em O Senhor dos Anéis e O Hobbit.
 
Imagino que seja sobre os (muitos) trechos em que Tolkien descreve a Terra Média.
Ele era muito bom nisso! :yep:

A floresta dos Ents; o caminho de Frodo e Sam, saindo do Condado; o Condado; Carochas; Lothlorien; o Pântano dos Mortos; a Floresta das Trevas; Mordor...
isso só em O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Gostei da ideia!
 
Imagino que seja sobre os (muitos) trechos em que Tolkien descreve a Terra Média.
Ele era muito bom nisso! :yep:

A floresta dos Ents; o caminho de Frodo e Sam, saindo do Condado; o Condado; Carochas; Lothlorien; o Pântano dos Mortos; a Floresta das Trevas; Mordor...
isso só em O Senhor dos Anéis e O Hobbit.

Então temos de escolher um trecho de descrição de cenário dos livros, é isso?
 
Tô dentro também!
Andei disseminando o amor às obras do Professor por aí...
e tô adorando o resultado...
Tenho com quem discutir Tolkien na vida real :grinlove:

Acho que vou ler Contos Inacabados - De Tuor e sua chegada à Gondolim..
Adoro a história dele....
 
O que acham de fazermos um "mini-dia-de-ler-Tolkien" aqui nesse tópico, mesmo?

Cada um escolhe e lê (durante o fim de semana) a parte que acha mais bacana, com o tema "Paisagem", e no dia 25 escreve aqui os motivos de achar aquela parte legal, o porquê de ela ser especial etc.

Topam? =]

Também tô dentro.

Estou pensando em ler o Ainulindalë e o Valaquenta. Quem sabe eu estico a leitura para mais algumas descrições de lugares?
 
Minha contribuição para o Dia de Ler Tolkien

O Senhos dos Anéis, A Sociedade do Anel – Livro I - A Floresta Velha
No momento em que perceberam que os pés não poderiam mais seguir adiante, notaram que o solo subia suavemente. A água começou a murmurar. No escuro, enxergaram um reluzir brando de espuma, no ponto onde o rio corria sobre uma pequena cascata. Então, de repente, as árvores acabaram e a névoa ficou para trás. Sairam da Floresta, encontrando um amplo espaço gramado à sua frente. O rio, agora pequeno e rápido, descia num salto alegre para recebê-los, brilhando aqui e ali com o reflexo das estrelas, que já iluminavam o céu.
A grama sob seus pés era macia e curta, como se tivesse sido podada. Os limites da Floresta atrás deles estavam desbastados e aparados como uma cerca-viva. A trilha agora se estendia plana à frente, bem cuidada e ladeada por pedras. Ia fazendo curvas até o topo de um rochedo coberto de grama, agora pintado de cinza pela luz das estrelas; e lá adiante, ainda acima, no topo de um outro barranco, viram as luzes de uma casa piscando.


O Senhos dos Anéis, As Duas Torres – Livro IV - A passagem dos pântanos
Já era dia, uma manhã lúgubre e sem vento, e o vapor malcheiroso dos pântanos pairava em pesadas camadas. Nenhum raio de sol atravessava o céu nebuloso(...) estavam perdidos num mundo sombrio e silencioso, privados de toda a vista da região ao redor, quer fossem as colinas deixadas para trás, ou então as montanhas almejadas.
(...)
Os hobbits logo perceberam que o que parecera um vasto brejo era na verdade uma interminável cadeia de poças e atoleiros, e cursos de água sinuosos e semi-estrangulados.
(...)
O lugar era monótono e cansativo. O inverno frio e úmido ainda dominava aquela região abandonada. A única coisa verde que se via era a escória de ervas esbranquiçadas sobre as superfícies escuras e oleosas das águas sombrias. Capim morto e juncos apodrecidos assomavam por entre a névoa como sombras esfarrapadas de verões há muito esquecidos.
(...)
Logo tudo ficou completamente escuro: o próprio ar parecia negro e pesado de se respirar. Quando luzes apareceram Sam esfregou os olhos: teve a impressão de que sua cabeça estava ficando estranha. Primeiro viu um com o canto do olho esquerdo, um fogo-fátuo de brilho opaco que desapareceu; mas outros apareceram logo depois: alguns semelhantes a uma fumaça de brilho fraco, outros como chamas enevoadas piscando lentamente sobre velas invisíveis; aqui e ali se retorciam como lençóis fantasmagóricos desfraldados por mãos ocultas.




Dois trechos da trilogia O Senhos dos Anéis e que têm os hobbits como protagonistas.

O primeiro deles, traz Sam, Frodo, Merry e Pippin no momento em que conseguem sair (escapar?) da sombria Floresta Velha e encontram a iluminada casa de Tom Bombadil, onde são bem recebidos e passam alguns dias descansando antes de seguirem rumo a aldeia de Bri, para se encontrarem com Gandalf no Pônei Saltitante.
A mudança da paisagem, da ameaçadora Floresta Velha para a acolhedora casa de Tom Bombadil dá uma sensação de alívio e conforto ao leitor que acompanhou as dificuldades por que passaram os pobres hobbits: árvores sinistras como o velho Salgueiro-homem e a perseguição dos espectros do anel. A partir do encontro com Tom Bombadil as coisas mudam para melhor, para o descanso, o ar fresco e as boas vindas de Fruta D´Ouro:
Vamos trancar a noite lá fora, pois talvez ainda estejam com medo, da neblina, das sombras das árvores, das águas profundas e das coisas hostis. Nada temam! Pois esta noite estão sob o teto de Tom Bombadil.

attachment.php

Ilustração:LotROLaurelin




Se o primeiro trecho possui uma paisagem que nos remete a um sonho bom depois de um dia perturbado, o segundo trecho é pesadelo puro.
Frodo, Sam e Gollum estão a caminho de Mordor e, com a intenção de evitarem um encontro com orcs, atravessam o Pântano dos Mortos numa paisagem opressiva, fria, fétida e assustadora. Lá encontram os fantasmas de elfos, homens e orcs, guerreiros de uma batalha sangrenta ocorrida há muito tempo e que assombram o lugar. Os hobbits então descobrem o motivo de até os orcs evitarem aquelas paragens.
Disse Sam – Os Mortos não podem realmente estar lá. Isso é alguma feitiçaria criada na Terra Escura?
- Quem pode saber? Sméagol não sabe – respondeu Gollum. – Você não consegue alcançá-los, não consegue atingi-los.(...) Apenas figuras para se ver, talvez, não para se tocar. Não, precioso. Todos mortos.

attachment.php

Ilustração: Ted Nasmith




the_house_of_tom_bomb.jpg Dead Marshes.jpg
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo