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Propósito das Silmarilli

Duan HoW

Usuário
Qual o real propósito de se criar as Silmarils?
Só para serem belas?
 
Última edição:
Re: Silmaril

Acho que Fëanor queria ultrapassar sua arte "criativa" de artífice. De resto, acho que só eram belas mesmo...

Quando elas iam servir pra alguma coisa, aka refazer as Árvores, Fëanor as negou para Yavanna... rçrçrçrçrç. Acho que ele as queria só pra enfeitar mesmo.

De resto, foi tudo guerrinha de vaidade. Morgoth roubou pq as achou "bonitenhas", e Fëanor fez AQUELA lambança por causa de orgulho e vaidade também. Podem dizer que é porque o Melkinho matou seu pai, mas Fëaninho sempre deixou claro que o babado maior ali eram as Silmarili.

-q. Fëanor xatu.
 
Todo artista tem sua 'obra prima'. A intenção de Fëanor foi a de ser insuperável, na criação delas.

Ainda é um mistério o real fascínio inspirado pelas gemas, cuja real finalidade foi a de causar discórdia e guerra... Mas o que eu não entendo, se nessa passagem do Silma diz

"Contudo, a luz que se derramava das árvores persistia muito, antes de ser levada para as alturas pelos ares ou de afundar terra adentro. E as gotas de orvalho de Telperion e a chuva que caía de Laurelin, Varda armazenava em enormes tonéis, como lagos brilhantes, que eram para toda a terra dos Valar como poços de água e luz. Assim começaram os Dias de Bem-aventurança de Valinor; e assim começou a Contagem do Tempo."

O que foi feito desses tonéis? Fëanor usou todo esse material para fabricar as Silmarilli?
 
Sobre a natureza da luz contida nas pedras, Tolkien a via como elemento "análogo" à essência do Espírito Santo. Para maiores detalhes, vale a leitura da análise feita por Ilmarinen em seu Blog: http://de-vagaesemhybrazil.blogspot.com.br/2010/02/alquimia-do-fogo-secreto.html

Tolkien respondeu essa pergunta para o Professor Clyde Kilby no final dos anos sessenta. No seu livro Tolkien e o Silmarillion, Kilby revela que:

Professor Tolkien falou comigo com algum detalhamento sobre o uso da palavra “sagrado” no Silmarillion. Muito especificamente, ele me disse que “o Fogo Secreto enviado para crepitar no centro do Mundo” no começo era o Espírito Santo


Então, tecnicamente, Tolkien está dizendo que uma porção do Espírito de Deus, é imanente a todas as coisas que existem, sendo a base mantenedora do Cosmo.É uma idéia que passa perto de dar um substrato cristão para a noção panteísta de outras religiões do nosso mundo.

Sobre o poder das Silmarills, pessoalmente, acabo levando em conta não só o domínio "simbólico" de Morgoth sobre Arda. Tinha especulado sobre o inimigo ter-se utilizado das propriedades do coração pulsante de Eä para iniciar (ou continuar) um processo de degradação do próprio universo, haja vista o cosmo ser eivado de elemento do fogo negro. Isso poderia ser a base do problema da entropia, a morte do universo e tudo mais. Ecoa, neste caso, de não somente Arda, mas toda a Eä ser passível de uma reconstrução; a chegada de uma "Nova Jerusalém" em termos infinitos. Sobre a morte de Eä: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=105013&page=2

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No caso em comento, a potência do elemento morgothiano ocorrera pela disseminação da essência do inimigo e o sua utilização "direcionada", mas conforme Tolkien já descrevera, o elemento-morgoth, quando deixado "em paz" é menos destrutivo e desfigurador (podendo até gerar "boas-obras" não intencionadas pelo seu proprietário original, e por óbvio, estamos falando aqui da essência em "Arda desfigurada"). Mas se tomarmos como premissa tal conceito aplicado também as extensões das mansões infinitas do cosmo, o elemento teria ainda efeito destrutivo constante, mesmo que seu possuidor não tivesse presente para manuseá-lo? Se sim, poderíamos partir para uma premissa interessante que fora elencada na Myterious World: http://www.mysteriousworld.com/Journ...rgothsRing.asp

Though Tolkien considered the whole universe to be "Morgoth's Ring", if Morgoth did have a physical "ring", it would have been the terrible iron crown he wore, in which he had set the Silmarilli that he had stolen from Fëanor. Though setting the great jewels in the crown burned and blackened his hands permanently, and the wearing of the crown filled him with a deadly weariness, he endured the pain apparently because the Silmarilli contained within them a great power that he wished to control and use for his own dark purposes. Morgoth's ring, a ring of iron that he wore not upon his finger, but upon his head, is perhaps the most powerful and meaningful cipher in Tolkien's symbolic universe, as it combined both the original fire of creation set in the Silmarilli, and Morgoth's own iron will, symbolized by the ring of iron which, for a time, controlled them. Thus, though Morgoth was not able to bend and control all of creation to his own will, he was able to do so symbolically through the setting of the jewels of creation in his crown.

But would Morgoth have taken such a terrible risk just so that he could only symbolically control the universe?

Imagine então uma deidade (outrora) cósmica, de natureza degradante/niilista, possuir um artefato constituído pela chama primeva, ingrediente essencial para a formação do universo. É como se o inimigo tivesse em mãos a própria singularidade, quando o universo estava contido numa densidade atômica absurda para o entedimento humano. Essa ideia advém do poder das luzes emitidas pelas árvores de Yavanna, haja vista que um único fruto fora (uma das) a base para a criação
do sol, uma única flor originou a lua e o orvalho emanado deu origem às propriedades utilizadas por Varda em sua labuta na criação de estrelas. Imagine então a força motriz da luz do espírito santo. Em termos mitológicos, o domínio sobre tais artefatos ecoa no mito grego de Prometeus (ladrão do fogo dos deuses) e a existência de uma joia que ordenava o universo: http://www.mysteriousworld.com/Journal/2008/Spring/LOTR_Cipher/MorgothsRing.asp#MorgothsRing

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However, Prometheus' mother, the nymph Asia, in return for her son's release, gave the gods the secret of eternal control of the universe, without which they could one day be overthrown. Secure in their power, they could then release Prometheus from his bonds without fear. However, since Zeus had decreed that Prometheus would be chained to the Caucasus forever, he realized that he could not undo his own decree, so in order to get around the letter of the law he constructed an iron ring made of the chain that had bound Prometheus to the rock of the mountain, and then set a chip of the rock Prometheus had been bound to into the ring so Prometheus would still be "bound to the rock" of Mt. Caucasus. Prometheus agreed, and even liked the ring, and thereafter mankind wore rings with inset stones to honor Prometheus, who had gone out of his way to help them. And though the story seems to have a happy ending, the central theme of the story is that the eternal control of the universe is somehow mysteriously related to an iron ring set with a special stone.

Imagine então, a força criativa de Fëanor embuida nas Silmarills. Some-se a essência geradora da jóia, e quem sabe um protouniverso exista nesse artefato. Um ecoar de uma consciência racional espelhada numa natureza multicetada do seu criador (isso parece uma heresia). Há um equivalente na mitologia Hindu que trata de algumas propriedades semelhantes à Silmaril: http://en.wikipedia.org/wiki/Kaustubha - Sem contar com um mini universo espelhado num artefato superior e sua relação com os seres viventes, sendo os últimos análogos à jóais sagradas (metaforicamente):

It is believed (in Hindu Mythology) that Gods (Vishnu and Asuras) , churned the ocean known as Samudra manthan to get Amrita (Devanagari - अमृत), fourteen treasures jewels ( Ratna ) emerged from the ocean. The fourth Ratna that was emerged is known as Kaustav. It represents pure consciousness shining in all luminous manifestations.When this divine jewel came out of the ocean as the result of churning then it was said by Lord Shiv that nobody in the universe could handle the brilliance and magnificence of this "Mani" since it could corrupt the bearer by infusing in him/her its greed to carry it forever.But it was then decided that Lord Vishnu was the only person in the entire universe who could carry it without falling for its greed and henceforth this jewel was given to him.Since then it is belived that nobody including men,asuras,devas,yakshas,gandharvas,rakhshas etc can carry it without getting corrupt except Lord Vishnu.

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Far away in the heavenly abode of the great god Indra, there is a wonderful net which has been hung by some cunning artificer in such a manner that it stretches out infinitely in all directions. In accordance with the extravagant tastes of deities, the artificer has hung a single glittering jewel in each "eye" of the net, and since the net itself is infinite in dimension, the jewels are infinite in number. There hang the jewels, glittering "like" stars in the first magnitude, a wonderful sight to behold. If we now arbitrarily select one of these jewels for inspection and look closely at it, we will discover that in its polished surface there are reflected all the other jewels in the net, infinite in number. Not only that, but each of the jewels reflected in this one jewel is also reflecting all the other jewels, so that there is an infinite reflecting process occurring.[7]

Vale lembrar que as Silmarills possuem diversas capacidades/propriedades externadas em sua interação com Arda. Vide, por exemplo, a jornada de Earendil. A Silmaril teve papel vital na busca às terras dos imortais. Essa habilidade se correlaciona no conceito hebraico da Tsoha, uma pedra utilizada por Noé para iluminar a Arca e "escapar" das armadilhas climáticas do grande dilúvio (armadilhas de nuvens e sombras, isso tem em algum lugar..)

[The tsohar is] a luminous gemstone holding the primordial light of creation. Those who possessed it not only had illumination, but access to the secrets of the Torah and all its powers. God created it, but then hid it away for the sole use of the righteous. The angel Raziel gave it to Adam after the Fall. Adam gave to his children. Noah used it to illumine the Ark (Gen. 6:16). Abraham possessed this stone, and used it to heal all who came to him. According to one legend, he returned to heaven and hung it on the sun. But other traditions track its continued use by the righteous of each generation. Joseph used it for his dream interpretations. Moses recovered it from the Bone of Joseph and placed it in the Tabernacle. Zohar claims that Ben Yochai possessed it in the Rabbinic era (B. B. 16b; Lev. R. 11; Gen. R 31:11; Zohar I:11; Otzer ha-Midrash)

Ademais:

A word study of Hebrew words related to tsohar includes the following: tsor ("a stone", "the edge of a sword or knife", and/or "to cut a rock (or a gem)"; tsoorah ("something that is formed into a certain shape"); tsachar ("to be intensely white", from the root tsachach, "to be bright, white, sunny"); and tsoot ("to burn"). Thus in context the tsohar, like a Silmaril, was a bright, white gemstone that literally shone as bright as the sun. Moreover, a study of the original Hebrew of Genesis 6:16, which describes God's instructions to Noah on how to build the ark, reveals that the text does not describe the creation of a "window" and a "door", but the installation of a tsohar, a bright, white "firestone" that was used to illuminate the interior of the ark. Most interestingly, there are not one but three tsohar described in Genesis 6:16, one to illuminate each of the three decks in the ark — exactly the same number as the number of Silmarilli created by Fëanor.

A Silmaril (para mim) também possui uma natureza bélica, sim, é bélica mesmo. No tópico sobre o triângulo das bermudas, eu tinha especulado sobre essa capacidade terrível: http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=108571 - O legendarium descreve que Eârendil chega à Valinor, tem seu navio abençoado (suplantando sua forma original em uma "nave espacial") pelos Valar e colocado a navegar no "Mar do Firmamento". O interessante é que a forma com que Vingilot navega, no Oceano de Fora, lembra uma tecnologia desenvolvida hoje: as velas solares. Me parece que nosso marinheiro usava a luz emanada da pedra como propulsão, indo onde nenhum outro jamais esteve: http://en.wikipedia.org/wiki/Solar_sail

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Solar sails (also called light sails or photon sails) are a form of spacecraft propulsion using the radiation pressure (also called solar pressure) of a combination of light and high speed ejected gasses from a star to push large ultra-thin mirrors to high speeds. Light sails could also be driven by energy beams to extend their range of operations, which is strictly beam sailing rather than solar sailing.

Solar sail craft offer the possibility of low-cost operations combined with long operating lifetimes. Since they have few moving parts and use no propellant, they can potentially be used numerous times for delivery of payloads.

Solar sails use a phenomenon that has a proven, measured effect on spacecraft. Solar pressure affects all spacecraft, whether in interplanetary space or in orbit around a planet or small body. A typical spacecraft going to Mars, for example, will be displaced by more than 1,000 km by solar pressure, so the effects must be accounted for in trajectory planning, which has been done since the time of the earliest interplanetary spacecraft of the 1960s. Solar pressure also affects the attitude of a craft, a factor that must be included in spacecraft design.[1]

The total force exerted on a solar sail may be around 1 newton or less,[2] making it a low-thrust spacecraft, along with spacecraft propelled by electric engines.

Sobre a natureza bélica da joia e o uso de um poder mais forte que mil sóis. Na boa, Vingilot, Earendil e a Silmaril ecoam demais no mito Hindu que trata das Vimanas (naves voadoras), Brahma (divindade/astronauta indiano) e sua terrível arma: A Brahmastra, portadora da essência da Criação (entenda-se aqui, os átomos). http://en.wikipedia.org/wiki/Brahmastra -http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=108571

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Teria Eärendil utilizado a "luz primeva" mantida na Silmarill para gerar um campo eletromagnético para "aprisionar um pouco" da essência e propriedades da anti-matéria que ele pode ter tido contato nestas viagens em regiões eivadas por esse aspecto da nossa física? Ora, tomando por base um exercício de imaginação somado à um conceito (possivelmente) científico estabelecido no filme Anjos e Demônios. Um "pote armazenador" de luz e pureza que simulassem o conceito do filme:

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Se sim, acho que isso poderia até trazer luz à uma possível explicação do grande estrago que Eärendil fez contra Ancalagon e a destruição decorrente do embate titânico ocorrido na Guerra da Ira, haja vista que a descrição da queda do dragão somada a destruição das Torres de Morgoth constituiria (para mim) uma "Linguagem figurativa" para explicar a potência exercida pelo binômio anti-matéria + matéria e sua contribuição para a devastadora consequência advinda de um continente inteiro partido e obliterado pelo combate entre os exércitos do oeste e as forças do norte. Vai ver que isto seja um paralelo entre as jóias do conhecimento primevo (Eärendil e a Silmarill) com o poder terrível dos Cristais descritos por Edgar Cayce: http://www.crystalinks.com/atlanteancrystals.html

Sem dissentir:

It is sometimes known as the Brahma Astra (Astra means 'weapon'). As described in a number of the Puranas, it was considered the deadliest weapon. It was said that when the Brahmastra was discharged, there was neither a counter attack nor a defense that could stop it, except by Brahmadanda, a stick also created by Brahma. The Brahmastra never missed its mark and had to be used with very specific intent against an individual enemy or army, as the target would face complete annihilation. It was believed to be obtained by meditating on the Lord Brahma; it could only be used once in a lifetime. The user would have to display immense amounts of mental concentration. According to ancient Sanskrit writings, the Brahmastra is invoked by a key phrase or invocation that is bestowed upon the user when given this weapon. Through this invocation the user can call upon the weapon and use it via a medium against his adversary.

Since Brahma is considered the Creator in Sanatana Dharma, it is believed by Hindus that Brahmastra was created by him for the purpose of upholding Dharma and Satya, to be used by anyone who wished to destroy an enemy who would also happen to be a part of his (Brahma's) creation. The target, when hit by Brahmastra, would be utterly destroyed. Brahma had created a weapon even more powerful than the Brahmastra, called the Brahmashira. The Brahmashira was never used in war, as it had four times more power than the Brahmastra, i.e. Fourth power square, as the name suggests, since Brahma has Four Heads. Only Arjuna and Ashwatthama possessed the knowledge to summon the Brahmashira.[1]

The weapon was also believed to cause severe environmental damage. The land where the weapon was used became barren and all life in and around that area ceased to exist, as both women and men became infertile. There was also a severe decrease in rainfall with the land developing cracks, like in a drought. There are various descriptions of weapons created by Hindu deities such as Agneyastra, Brahmastra, Garudastra, Kaumodaki, Narayanastra, Pashupatastra, Shiva Dhanush, Sudarshana Chakra, Trishul, Vaishnavastra, Varunastra, and Vayavastra; the personal weapons of the gods, the trishul, chakram and the brahmastra, are the most powerful.

As terríveis "Bombas Atômicas" de Eärendil e Brahma:

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Ragnaros... Manolo, o que foi que tu bebeu, hein? 8-O

Brinks! Esse post ficou excelente. Muito bom mesmo!

Essa questão da energia das Silmarilli ter um potencial atômico-radioativo-antimaterial foi debatido nesse tópico antigo aqui, lembra? Poderia o Um Anel ser destruído por uma Silmaril? Lá, saímos um tantinho do campo da metafísica e da magia tradicional e entramos em algo mais científico e palpável, como choque de matéria antagônica e liberação de energia no processo de contato entre ambos.

O potencial do Bóson de Higgs dentro da luz das Silmarilli - o de destruir o que é feito de matéria - poderia ser até mesmo adaptado ao contexto, se levarmos em consideração que tudo o que é essencialmente mau acaba sendo danificado pela mera exposição a elas. Nesse caso, assim como Melkor, Sauron e todas as suas 'figuras-pensamento' (as criaturas horríveis geradas pelo canto de Melkor) seriam compostos de uma matéria específica, totalmente antagônica à forma de energia liberada pelas gemas... :think:
 
Todo artista tem sua 'obra prima'. A intenção de Fëanor foi a de ser insuperável, na criação delas.

Ainda é um mistério o real fascínio inspirado pelas gemas, cuja real finalidade foi a de causar discórdia e guerra... Mas o que eu não entendo, se nessa passagem do Silma diz



O que foi feito desses tonéis? Fëanor usou todo esse material para fabricar as Silmarilli?

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Penso que o conteúdo deles eram despejados nos poços de Varda, os quais Ungoliant (a Kali Tolkieniana em minha opinião) sugou completamente.

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Penso que o conteúdo deles eram despejados nos poços de Varda, os quais Ungoliant (a Kali Tolkieniana em minha opinião) sugou completamente.

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Você esta certo Tar Mairon, no silma fala que Ungoliant, após sugar toda a seiva das arvores, e beber dos poços de Varda, ainda tinha fome .
 
Você esta certo Tar Mairon, no silma fala que Ungoliant, após sugar toda a seiva das arvores, e beber dos poços de Varda, ainda tinha fome .

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Esta capacidade de Ungoliant absorver toda e qualquer forma de energia (ela daria conta das três jóias brincando, penso eu) é o que ela tinha de mais fascinante.

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Se não me falha a memória, os poderes de Varda e Yavanna estavam em maior sintonias com os desígnios de Eru e que, por isso, ostentavam um poder e uma beleza sem precedentes entre todos os ainur. Portanto, não seria descabido afirmar que a essência original da Criação estava presente nas criações das Duas Árvores de Yavanna e na "Luz Líquida" que Varda retirou dos tonéis para dar origem as estrelas
 
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Esta capacidade de Ungoliant absorver toda e qualquer forma de energia (ela daria conta das três jóias brincando, penso eu) é o que ela tinha de mais fascinante.

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Acabei de criar um tópico com essa temática... Eu acho que Ungoliant se encaixa perfeitamente na definição de 'buraco negro com pernas'. :yep:
 
Bem, nem só para criar algo belo. No Silma há uma passagem que diz que Feanor fora previdente ao fazer as jóias. Porque ele havia conseguido preservar a luz das árvores em um material duríssimo (uma delas caiu no fogo e mesmo assim não foi destruída) e que por meio delas seria preservada a memória da luz de antigamente.

A luz das árvores alimentava o mundo e preservava a prosperidade criando uma terra abençoada em volta e a luz de uma Simaril parecia ter o mesmo efeito, apesar de ser em menor escala e com menos características que a luz primordial.

Feanor, até por causa do status de rei élfico que deveria conduzir uma grande hoste, possuía visões proféticas ocasionalmente e essas visões estavam relacionadas ao governo do mundo, aonde os Valar certa vez disseram que as Simarils influenciaram no destino. Por causa da luz encerrada nelas elas eram artefatos de governo e pouca coisa resistia ao destino delas.
 
Sim, foi previdente.
Ele sabia que Melkor era um chato, vivia bagunçando as coisas e que, cedo ou tarde, faria merda em Valinor. Só pra resumir! :dente:
 
Ragnaros detona!! 8-O

De qqr forma, excelente parâmetro entre a luz e o Espírito santo!! :clap:

E isso aqui:

Imagine então uma deidade (outrora) cósmica, de natureza degradante/niilista, possuir um artefato constituído pela chama primeva, igrediente essencial para a formação do universo. É como se o inimigo tivesse em mãos a própria singularidade, quando o universo estava contido numa densidade atômica absurda para o entedimento humano. Essa ideia advém do poder das luzes emitidas pelas árvores de Yavanna, haja vista que um único fruto fora (uma das) a base para a criação
do sol, uma única flor originou a lua e o orvalho emanado deu origem às propriedades utilizadas por Varda em sua labuta na criação de estrelas. Imagine a força motriz da luz do espírito santo. Em termos mitológicos, o domínio sobre tais artefatos ecoa no mito grego de Prometeus (ladrão do fogo dos deuses) e a existência de uma joia que ordenava o univers

Perfeito, cara!! :clap:

Até porque há certa correlação entre Lúcifer (aka "portador da luz" em latim) e Prometeu. E a relação entre Melkor e Lúcifer também é ÓBVIA. rs!!

Ligou os três!! Meu, por isso o Silmarillion só foi publicado após a morte do professor. Olha quanta coisa ele teve de alinhavar pra construir essa "mitologia"!!
 
Tem uma passagem que diz que Feanor foi previdente em criar as Silmarils, pois Melkor e Ungoliant acabaram com a luz de Valinor. Agora a luz das Antigas Árvores vivia apenas nestas gemas e mesmo que o destino delas fossem se perder em Arda, você pode considerar este destino temporário se levar em conta o apocalipse tolkieniano onde as Silmarils seriam encontradas com a refiguração de Arda e assim Yavanna retiraria sua luz de dentro das gemas para reviver as Duas Árvores de Valinor voltando a brilhar a antiga luz do oste e iluminando também a Terra-Média já que as Pelóri se aplainariam.
Ou seja as Silmarils tem muito mais importância do que do que mesmo o Um Anel que tem poder. Outro fator importante é que depois da Benção de Yavanna, apenas mãos puras poderiam tocá-las, por isso Melkor mal conseguia segurá-las e sustentá-las em sua cabeça bem como os filhos de Feaor que se queimaram devido as suas perversidades.
 

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