• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Beisebol Nacional / Internacional

Seiko-chan

Retardada
Deve ser a primeira vez que crio um tópico aqui, portanto, patience, folks!

A temporada MLB (Major League Baseball) Internacional está prevista para começar em 31 de março, e calendário para as temporadas de beisebol nível nacional já foram divulgadas, porém não são de longe televisionadas.
Estou acompanhando as notícias pelo http://extratime.uol.com.br e pelo twitter (mesmo que assistindo somente via VT pela Sky), se houver mais algum doido apaixonado por beisebol acompanhando as notícias do MLB, por favor me avise! :joy:
 
O mais próximo que cheguei de baseball foi quando fiquei viciado por uns meses em um joguinho de gameboy tijolão muitos anos atrás.
:lol:

Mas ao menos aprendi as regras.
 
Não sou fã desse esporte, mas eu razoavelmente acompanho e por outro lado nunca houve falta de esforço pra entender as regras e como funciona, pois admito que demorei bastante pra entender e a minha aprendizagem também foi bem melhor e mais rápida via videogame, no caso jogando Super Nintendo :lol:

Fora isso eu até já cheguei assistir uma partida de baseball brasileiro em Sampa lá no tradicional estádio de baseball Mie Nishi no bairro do Bom Retiro (que até foi sede do Pan de 63) pra sentir como é o clima de um jogo, mas pra formar uma opinião melhor a respeito de como são as torcidas acho que só vendo como seria num estádio do Japão ou EUA. De qualquer maneira foi uma experiência diferente e interessante de ver.

estadio-municipal-de-beisebol-mie-nishi.jpg


No Brasil o que move o baseball daqui e que merece todos os parabéns é a inegável força da comunidade japonesa (assistir um jogo do baseball daqui dá essa sensação legal de parecer estarmos no Japão mesmo!) e facilita bastante pais e avôs terem transmitido pras gerações seguintes, mas é claro que existem aqueles que não tem ligação nenhuma a comunidade e que aos poucos vão também aderindo ao esporte.

O que ainda falta de boa parte da midia aqui entender é que baseball no Brasil não é uma panelinha totalmente fechada restrita apenas a uma comunidade e sim que existe espaço pra todos e potencial pra crescer, afinal a seleção brasileira ainda que aos poucos vem conseguindo bons resultados nos ultimos anos.
 
Última edição:
Verdade, Furia.
O pessoal encara o baseball como 'panelinha' porque na verdade ninguém baixa o topete e chega numa boa. Os japoneses, além de unidos, são super calorosos e receptivos.
Quando eu tinha 17 anos, jogava softball no UBC Mogi, que ficava perto da minha casa, e participava de alguns campeonatos com outros times do Estado. Era incrível ver a Seleção Brasileira ali, treinando pertinho de casa - e o incrível, sem o assédio que há em cima dos jogadores de futebol. No baseball, quem quer, participa, mas pela falta de incentivo, tudo é pago. O atleta paga pra treinar, paga pra competir, paga equipamento, que é caro. Mas entre os japoneses, eles se ajudam muito, e é tudo na base da vaquinha: pra alugar ônibus, todo mundo dorme em alojamento e são os pais e mães quem cozinham para os atletas. :dente:

Só que depois que vim para o interior de SP, cortei relações com o baseball. Até pela TV a cabo é difícil de acompanhar. Os jogos passam a VT no cu da madruga, e a única forma de acompanhar os jogos da MLB é só pagando MLB.tv.
O resultado da falta de informação e incentivo? O Brasil, logo na primeira participação, foi vice-campeão mês passado pela WBC 2013 (World Baseball Classics, que é tipo uma copa do mundo de baseball), só perdendo para o Japão, que é o melhor do mundo. E a mídia não comenta nada... Jogadores saem do Brasil para a MLB e Japão, ganham taças, e fica tudo na mesma, porque no Brasil só se dá atenção ao futebol, pela grande quantidade de cifras que movimenta. Mas...

Apesar da brincadeira do post, não encarem como mimimi, foi só gozação mesmo!
É perfeitamente compreensível a falta de intimidade com as regras, e com os times brasileiros, que são poucos. Mas nunca é demais tentar achar fãs, né? Vai que cola! :D
 
Eu "conheci" o esporte num acampamento de inglês que teve aqui uma vez, aí os americanos ensinaram baseball pra gente e a gente ensinou futebol pra eles. Eu procurei depois algum lugar onde jogassem baseball aqui, mas só tinha um, e era no domingo à tarde que eles jogavam, então eu deixei pra lá. Se aí no Sudeste o esporte é relegado à comunidade japonesa, aqui no Norte nem se fala!

Mas de vez em quando eu vou jogar bola no campo de um amigo, aí eu levo o taco e bola de baseball e brinco de acertar umas tacadas :dente:
 
Ainda tenho meu taco de alumínio, luva e bolas.
Ô saudade de bater uma bolinha, viu. Mas sem outra pessoa com uma luva, não dá.
 
Do ponto de vista da brincadeira acho o baseball bem legal.

Assim como no tênis a bola é pequena, mas rebatê-la com um taco maciço exige mais precisão do que uma raquete de tênis e tem toda uma estratégia de equipe envolvida.
 
Do ponto de vista da brincadeira acho o baseball bem legal.

Assim como no tênis a bola é pequena, mas rebatê-la com um taco maciço exige mais precisão do que uma raquete de tênis e tem toda uma estratégia de equipe envolvida.

E ainda há o seguinte: não é toda bola que serve para ser rebatida.
O pitcher (arremessador) tem de arremessar precisamente entre o quadril e o joelho do rebatedor, senão é 'bola errada' (ele tem três chances. Se arremessar três 'ball', o rebatedor larga o bastão e corre pra primeira base sem precisar rebater). O rebatedor, por sua vez, tem apenas uma fração de segundo pra avaliar 'a qualidade da bola' - se rebater uma 'ball', vai ser uma péssima rebatida, e a chance de se machucar é grande - e ver se ele vai rebater mais à esquerda ou à direita, dependendo das brechas da defesa. Também pode rebater fazendo 'bunt', onde ele apenas pára o bastão na horizontal e a bola quica nele. Isso baratina o catcher, enquanto ele corre para primeira base. Bem complexo, mas muito divertido!

Vocês sabiam que esta rolando o mundial e o Brasil está nele?

Estiveram, cara. Se classificaram logo de cara - a primeira vez que foram competir o WBC - e enfrentaram times como Cuba, que é fortíssimo, e perderam hoje de virada para a China. Estão fora, mas mandaram muito bem e deram o melhor de si, para um primeiro WBC. http://extratime.uol.com.br/brasil-perde-oportunidade-de-matar-jogo-e-toma-virada-da-china-no-final/

Os caras são incríveis. O técnico da seleção até recentemente, o 'Satan', me ensinou a rebater porque eu era a única canhota do time (ele também é), e toda vez que vinha de Ibiúna, me ensinava 'pitch' e 'batting' como os canhotos fazem.
Esportes como o baseball valorizam demais os canhotos, porque eles ganham quase dois passos - isso dá quase dois segundos - entre rebater e correr. Faz toda a diferença. [/saudade]
 
Última edição:
Eu sei que estiveram. Derrotas de 5-3 pro Japão (liderávamos até a nona entrada), 5-2 para Cuba e 5-2 para China (ganhávamos de 2-0 até a nona entrada), sendo que se tivéssemos ganho dos chineses, ja estaríamos classicados para o torneio de 2017.

Usei o "está" porque o torneio não acabou. E ja tem uma surpresa: Coreia do Sul, atual vice, foi eliminada pela Holanda.
 
Dei uma parada de acompanhar nos ultimos dias, estou com prazos meio apertados aqui pra entregar alguns jobs.:oops:

Acompanhando as notícias do WBC, creio que vai ser Cuba vs Japão no ultimo jogo, com Cuba campeã. Alguém já arrisca o palpite?

E, apesar da solidariedade dos brasileiros para com a seleção, o pitcher André Rienzo ficou muito puto com o desempenho do time.
Apesar de ainda achar que para um primeiro WBC eles tenham se saído muito bem, no lugar dele eu também ficaria. :tsc:

- - - Updated - - -

E a Holanda continua aprontando: na estréia da segunda fase, derrotou Cuba. E a Italia, pela primeira fase ainda, ganhou do México por 6x5.

Taí, eu nunca havia visto uma participação mais expressiva da Holanda no baseball mundial. Nunca ouvi falar neles como sendo um time tradicional...
 
A Holanda ja havia sido surpresa no mundial passado com um sétimo lugar.... Agora eliminou a atual vice, Coreia do Sul, na primeira fase e ganhou de Cuba. Sendo que, devido ao formato da segunda fase, a Holanda tem, pelo menos mais dois jogos pela frente e, vencendo um dos dois, ja esta na semi final do mundial....
 
E a Holanda, sétima colocada do ranking atual surpreendeu de novo: ganhou de Cuba pela segunda vez na segunda fase e ja esta classificada para as semi junto com o Japão. Tudo bem que a Holanda tem 20 títulos europeus mas ficar entre os 4 do mundo é um feito e tanto.
 
A Itália, atual bi campeã européia em cima da Holanda, também passou para segunda fase e, quando parecia que varia que nem a Holanda, deixou a Rep. dominicana virar o jogo, no final, para 5x4 e agora foi para a repescagem.
 
Bom agora daqui pra frente a @Seiko-chan não precisa ter motivo mais pra odiar time de futebol aqui no fórum e pode até adotar um pra torcer de verdade :).

O Náutico lá de Recife tem um projeto interessante e eu que sempre fui um crítico ferrenho desse clube agora finalmente pela primeira vez elogio por finalmente ter tido uma iniciativa legal. Eis o fato:

Beisebol do Náutico vira 'solução' para os Aflitos; MLB planeja jogo no Brasil até 2020

Reprodução/NáuticoNET
622_69b0aee2-c5bc-3a83-9774-9ede3c1b6f1d.jpg

Aflitos pode servir de palco para modalidades olímpicas e amadoras
Neste sábado, o beisebol brasileiro prestigiará um feito histórico. O Náutico entrará em campo para enfrentar o Natal Solaris, sendo assim o primeiro time do futebol nacional a ter uma equipe de beisebol.

O esporte popular nos Estados Unidos, boa parte da América Latina e Ásia pode ser a solução para o clube pernambucano utilizar o estádio dos Aflitos, abandonado no momento, já que o "Timbú" tem contrato para atuar na Arena Pernambuco pelos próximos 30 anos. A ideia é que também seja construído um campo de beisebol no CT Wilson Campos.

"O estádio aqui está sem uso. E o Náutico está com setor de esportes olímpicos e amadores. O CT do Náutico hoje tem 11 campos e mais espaço e cederam esse espaço pra gente construir esse campo de beisebol, e a MLB (Major League Baseball) demonstrou apoiar investimento para construir o estádio. Vamos ter escolinha e a oportunidade de jogar nos Aflitos", disse Eduardo Menezes, representante do beisebol do clube pernambucano, ao ESPN.com.br.

A partida inaugural do Náutico beisebol será neste sábado, às 11h, nos Aflitos. "A gente está com expectativa de público de 3 mil pessoas. Fechamos patrocínios que são revertidos em ingresso, temos ao todo 17 apoiadores. A gente também vai sortear no dia um tablet e um salto de paraquedas", completou Menezes.

O time de beisebol ainda não conta com jogadores profissionalizados, todos têm outros empregos, e o custo operacional sai todo do bolso de cada um. A MLB, para fomentar o esporte no Brasil, cede equipamentos, e até o consulado norte-americano tem dado apoio à ideia. "Nosso projeto é difundir o beisebol", contou Menezes.

Divulgação/Facebook
325_3cedaf21-7a8c-371d-87d1-d3ac2a6e9437.jpg
Time de beisebol do Náutico

"Vamos ajudar em programas de crianças, vamos mandar técnicos, fornecer equipamentos. O Náutico que arca com os custos, a gente ajuda. Vamos ajudar o Náutico com incentivo financeiro para construir esse campo no CT deles", explicou Caleb Santos Silva, coordenador de marketing internacional da MLB, ao ESPN.com.br.

A ideia embrionária do Náutico faz a MLB pensar em ter uma liga no Brasil em aproximadamente uma década, e até 2020 ter um jogo de pré-temporada da Liga ou do Mundial de beisebol no país sul-americano.

"Entre 10 e 15 anos é muito possível ter uma liga, sim. Mas pra nós, nossos objetivos não são necessariamente uma liga porque tem mais a ver com confederação. Nosso objetivo é ver mais pessoas ter acesso a esse jogo", disse Santos.

"Queremos até 2020 realizar um jogo ou da MLB ou do World Baseball Classic. Por enquanto, não tem um estádio que possa realizar um jogo da MLB ou da pré-temporada. Se fala muito do ‘padrão Fifa', mas tem um padrão MLB também. O campo tem que ter certas regularidades. Mas estamos estudando possibilidades de reformar um estádio em São Paulo ou construir para realizar um jogo", completou.

 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo