• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Compra e montagem de telescópio para observação astronômica amadora

Seiko-chan

Retardada
O título do tópico já explica tudo: algum dos nobres colegas possui um telescópio para observação astronômica amadora?

Eu faço parte do time que ainda está aprendendo sobre o assunto, mas gostaria de comprar ou de montar um bom equipamento para observações básicas ou fotografia espacial. Para tal, colher o máximo de informação possível sobre qual modelo é melhor para determinado tipo de observação, quais as lentes/espelhos mais adequados, e quais as marcas que apresentam melhor desempenho/custo é indispensável, e trocar ideias com os mais manjados no assunto é o melhor a se fazer.

Se houver observadores anônimos pelo fórum que queiram dividir suas impressões e experiências, sejam bem-vindos! :joinha:
 
Última edição:
Eu faço parte do time que quer começar a aprender. Gosto muito não apenas da questão da observação astronômica, mas também de assuntos relacionados à cosmologia. Não sei se tem algum problema, mas eu recomendo ler alguns posts do Cosmofórum sobre equipamentos e dicas para principiantes. Se não puder fazer propaganda de outros fóruns, avise que eu edito o post. Ainda não comprei nenhum telescópio (ou binóculos, pois já ouvi dizer que é melhor e mais barato pra quem está começando), pois não sei se terei problemas em função dos meus óculos. Se alguém tiver alguma dica sobre esse assunto, vou gostar de saber. Recentemente eu testei o aplicativo Google Sky Map e fiquei com mais interesse ainda sobre esse assunto.
 
Dica preciosa de fórum, Grimnir. Obrigada, consultarei!

Sempre gostei de fazer observações de forma rudimentar, vide carta celeste + laje de casa + cara pra cima (esse hábito me rendeu o apelido de 'Armstrong' na adolescência pelos meus irmãos).
Isso dá um conhecimento bom sobre o reconhecimento dos céus austral e boreal, qual o aspecto de cada um durante a passagem do ano e a posição de determinadas constelações, mas acaba parando por aí: todo apaixonado que se preza chega na fase 'para o infinito e além', sem contar a presença de certos aspectos/corpos diferenciados a cada ano que não são plenamente observáveis a olho nu.

Mas o que mais confunde os principiantes é a 'configuração' do telescópio, e se ela é adequada para o seu tipo de observação. E aí entra a dica dos mais experientes, porque o que tentam nos empurrar nas lojas nem sempre está de acordo com o que esperamos... :tsc:

EDIT:

Link jóia passado pelo champs Furia de la ciudad, vale conferir:

http://www.telescopios.net/

E observando o cosmofórum, já estou namorando um equipamento formidável também da marca Toya: :grinlove:

Toya Polaris 76mm
 
Última edição:
Algumas idéias que podem ser usadas:

Uma dica legal pra aprender as constelações é instalar o programa "Stellarium" no notebook e levar o computador para uma região com o céu cristalino tipo o campo (fazenda) ou a praia.

No programa dá para fazer a simulação acelerada (em poucos segundos) de como vai ser a passagem da noite escolhida (para saber de antemão o nome das constelações, estrelas etc).

Eu também tinha instalado um freeware de modelagem 3d simples em caso de ocorrer algo especial durante a vigília tipo meteoro, satélite, aeronave ou ufo (apesar de que só cheguei a ver uma sonda).

Dependendo do caso uma coisa puxa a outra na hora de aprender o assunto :). Eu gostava de geografia, geologia e de ficar um bom tempo observando o clima e a atmosfera. Com algumas noções dos pontos cardeais e o local aonde o sol nasce dá para se fazer uma boa vigília noturna sem precisar de bússola, mas se for para local isolado tem que ir com guia. Outra dica é verificar a previsão do tempo na TV e internet nos dias anteriores antes de sair.

Se a pessoa tiver uma luz recomenda-se usar uma de baixa intensidade nas lanternas de bolso pra trabalhar (tipo luz vermelha ou bastão de luz química pra evitar ser ofuscado e nem chamar a atenção). Se quiser levar comida é uma boa para não deixar dormir tipo um café com leite quente (cappucinno vai bem). Agasalho também depende da previsão do tempo porque noites de inverno são limpas mas também são bem frias. Dependendo do corpo celeste que for observado tem as condições melhores, tipo a lua pode ser observada com binóculos e telescópios comuns. Mas se for pra ver algo emocionante, tipo Saturno, compre um telescópio realmente com o máximo possível de diâmetro na parte da frente (quanto mais luz entrar nas lentes do equipamento mais você vai enxergar). Entretanto o preço aumenta proporcionalmente de acordo com o tamanho das lentes e do espelho (atualmente estimo em mais de mil reais um razoável novo). Existem basicamente 2 tipos nas lojas, refletores e refratores:

http://en.wikipedia.org/wiki/List_of_telescope_types

http://www.telescopiosastronomicos.com.br/caracteristicas.html

Ao comprar ele pode vir desmontado e com o viewfinder descalibrado. Montar é tranqüilo, mas para calibrar o visor (a "mira") pode levar um tempo (ele não é fundamental para a atividade mas ajuda). Eu uso 2 barbantes e durex na ponta do tubo principal e faço ajuste nos parafusos até que apontem para o mesmo lugar.

Dependendo da habilidade do sujeito ele consegue comprar as lentes separadas e fazer o próprio telescópio artesanal montando as lentes em um tubo comum pintado de preto fosco por dentro (o que até pode baratear o custo, mas é para poucos porque demanda tempo e paciência).

Se eu tivesse grana, hoje compraria um que tivesse motor porque o céu se move rápido demais e sai do campo de visão com freqüência.:lol:
 
Última edição:
OFFTOPIC:
Até hoje eu me pergunto onde eu estava/o que fazia quando não te peguei como nolyon.
Bom te ver postando aqui, Akira-kun! :abraco:


Algumas idéias que podem ser usadas:

Uma dica legal pra aprender as constelações é instalar o programa "Stellarium" no notebook e levar o computador para uma região com o céu cristalino tipo o campo (fazenda) ou a praia.
No programa dá para fazer a simulação acelerada (em poucos segundos) de como vai ser a passagem da noite escolhida (para saber de antemão o nome das constelações, estrelas etc).

Pelo que vi, o CD de instalação do Stellarium vem junto com o telescópio. Apesar te ter memorizado grande parte da carta celeste, realmente é preciso um programa que dê as coordenadas. Apontar a bagaça pro céu e buscar na unha é osso!


Eu também tinha instalado um freeware de modelagem 3d simples em caso de ocorrer algo especial durante a vigília tipo meteoro, satélite, aeronave ou ufo (apesar de que só cheguei a ver uma sonda).

Sonda...? Sério mesmo?
Explica isso aí direito, cara... Se quiser, comenta por MP! 8-O

Dependendo do caso uma coisa puxa a outra na hora de aprender o assunto :). Eu gostava de geografia, geologia e de ficar um bom tempo observando o clima e a atmosfera. Com algumas noções dos pontos cardeais e o local aonde o sol nasce dá para se fazer uma boa vigília noturna sem precisar de bússola, mas se for para local isolado tem que ir com guia. Outra dica é verificar a previsão do tempo na TV e internet nos dias anteriores antes de sair.

Por aqui até já me familiarizei com o posicionamento do céu nas estações, moro aqui há dois anos e tenho observado bastante. A vantagem de se estar na ultima rua do Estado de São Paulo é que dá pra fazer observações muito satisfatórias do quintal mesmo, pois não há prédios nem postes de luz que atrapalhem. Aliás, o meu quintal à noite é mais escuro que o c* do capeta. :lol:


Ao comprar ele pode vir desmontado e com o viewfinder descalibrado. Montar é tranqüilo, mas para calibrar o visor (a "mira") pode levar um tempo (ele não é fundamental para a atividade mas ajuda). Eu uso 2 barbantes e durex na ponta do tubo principal e faço ajuste nos parafusos até que apontem para o mesmo lugar.

Ossos do ofício. Senão, cadê o encanto da coisa toda, né? Se ficar difícil, te grito aí, mas creio que devem haver tutoriais que ensinem a fazer isso...

Dependendo da habilidade do sujeito ele consegue comprar as lentes separadas e fazer o próprio telescópio artesanal montando as lentes em um tubo comum pintado de preto fosco por dentro (o que até pode baratear o custo, mas é para poucos porque demanda tempo e paciência). (...) Se eu tivesse grana, hoje compraria um que tivesse motor porque o céu se move rápido demais e sai do campo de visão com freqüência.:lol:

Entrei em alguns sites especializados em lentes, onde a galera é faca na caveira e monta seus telescópios com tubos de pvc. Ficam profissas, e com imagens excelentes!
Ainda não sei direito, na prática, do que preciso, se de um telescópio com perfil refrator, newtoniano, dióptrico ou cassegraniano e quais as diferenças no tocante à observação, mas pelo que pude ver, os refratores com montagem azimutal são os preferidos por sua facilidade de locomoção - se pegar gosto mesmo pela coisa (o que eu não duvido) pretendo montar um pequeno observatório com um equatorial com Motor Clock Drive na próxima casa, para evitar movimenta-lo. Tenho também acompanhado o Cosmofórum, que têm informações excelentes - o pessoal lá fala muito mal dos equipamentos da Toya, então estou sondando os da marca Skywatcher.

Qual equipamentos você tem aí? Sempre faz observações também?
Obrigada pelas dicas, enriqueceu muito o tópico! :D
 
Vocês estão muito avançados! Eu ainda to em Observação Astronômica 101...

Só sei que pelo Cosmofórum, o que me pareceu mais recomendado foi o Telescópio Refrator 70mm f/D 10 da Vixen. Felizmente não está disponível, pq aí dá tempo de pesquisar mais - caso contrário, acho que teria comprado.

E sobre o Google Sky Map? É pouco útil na prática? Tenho brincado com esse app e to achando ótimo.
 
Última edição:
Vocês estão muito avançados! Eu ainda to em Observação Astronômica 101...

Nada, o Akira-kun é que tá ninja! Aqui eu sou padawan. :hihihi:

Só sei que pelo Cosmofórum, o que me pareceu mais recomendado Telescópio Refrator 70mm f/D 10 da Vixen. Felizmente não está disponível, pq aí dá tempo de pesquisar mais - caso contrário, acho que teria comprado.

E sobre o Google Sky Map? É pouco útil na prática? Tenho brincado com esse app e to achando ótimo.

Hm, vou dar uma olhada nesse app, ainda não vi! Estou ainda me familiarizando com as configs dos telescópios. Esse da Vixen parece ótimo, também me interessei por esse de 90mm da Skywatcher, acho que vai rolar... Só achei o pessoal do Cosmofórum muito frio. Tu posta, tudo é moderado e tudo é negado, já perdi o tesão de lá, mas vou continuar só lendo. :tsc:
 
Bonitão esse Skywatcher, hein! Há algum tempo eu leio os posts do Cosmofórum, mas nunca me animei de postar. A minha primeira preocupação, na realidade, era se a minha miopia seria um problema, mas já vi que é pequena para causar transtornos. Acaba que eu leio o fórum como se estivesse consultando um FAQ, pq lá tem muitas questões repetidas e não quero ser um noob mala! :mrgreen:

De qualquer forma eu pretendo ir ou no Observatório Nacional ou no Planetário aqui no RJ para ver como é a prática da observação. Se alguém se animar e quiser ir também, me avisa que podemos combinar de ir.
 
De qualquer forma eu pretendo ir ou no Observatório Nacional ou no Planetário aqui no RJ para ver como é a prática da observação. Se alguém se animar e quiser ir também, me avisa que podemos combinar de ir.

Miopia, creio que não represente um problema, já que a maioria dos interessados usa óculos. Eu também uso, e espero que não atrapalhe! :D

Essa ideia de ir ao observatório é muito boa, e há um em Franca.
Bom para nos familiarizarmos com a rotina do uso dos equipamentos, o que cada um oferece, como é a visualização real dos objetos e como monta-los. Eu não havia pensado nisso, vou agendar minha visita para semana que vem!
 
OFFTOPIC:
Até hoje eu me pergunto onde eu estava/o que fazia quando não te peguei como nolyon.
Bom te ver postando aqui, Akira-kun! :abraco:




Pelo que vi, o CD de instalação do Stellarium vem junto com o telescópio. Apesar te ter memorizado grande parte da carta celeste, realmente é preciso um programa que dê as coordenadas. Apontar a bagaça pro céu e buscar na unha é osso!




Sonda...? Sério mesmo?
Explica isso aí direito, cara... Se quiser, comenta por MP! 8-O



Por aqui até já me familiarizei com o posicionamento do céu nas estações, moro aqui há dois anos e tenho observado bastante. A vantagem de se estar na ultima rua do Estado de São Paulo é que dá pra fazer observações muito satisfatórias do quintal mesmo, pois não há prédios nem postes de luz que atrapalhem. Aliás, o meu quintal à noite é mais escuro que o c* do capeta. :lol:




Ossos do ofício. Senão, cadê o encanto da coisa toda, né? Se ficar difícil, te grito aí, mas creio que devem haver tutoriais que ensinem a fazer isso...



Entrei em alguns sites especializados em lentes, onde a galera é faca na caveira e monta seus telescópios com tubos de pvc. Ficam profissas, e com imagens excelentes!
Ainda não sei direito, na prática, do que preciso, se de um telescópio com perfil refrator, newtoniano, dióptrico ou cassegraniano e quais as diferenças no tocante à observação, mas pelo que pude ver, os refratores com montagem azimutal são os preferidos por sua facilidade de locomoção - se pegar gosto mesmo pela coisa (o que eu não duvido) pretendo montar um pequeno observatório com um equatorial com Motor Clock Drive na próxima casa, para evitar movimenta-lo. Tenho também acompanhado o Cosmofórum, que têm informações excelentes - o pessoal lá fala muito mal dos equipamentos da Toya, então estou sondando os da marca Skywatcher.

Qual equipamentos você tem aí? Sempre faz observações também?
Obrigada pelas dicas, enriqueceu muito o tópico! :D

Você é uma ótima saitorë Seiko, considero você minha veterana pioneira aqui semelhante ao Húrin (que se tornou meu saitor da Numendili), o caso é que eu sou esquisito demais da conta (além do "point of no return"). Meu saitor arrancou os cabelos várias vezes com minhas excentricidades na nosse e no dia que ele se for vão canonizá-lo. Teve uma vez que fui até ele pedir para ele me enquadrar nas regras da nosse se ele achasse necessário por causa da minha falta de nolyoni. Eu estava cuidando de outro site e lá já tem um cadastro de uns 2000 users + mods que me sugam bastante, então eu que já era um nolyon estranho seria um exemplo mal acabado de saitor (:D) e imagino as dores atrozes que o fiz passar.

Pelo que vi, o CD de instalação do Stellarium vem junto com o telescópio. Apesar te ter memorizado grande parte da carta celeste, realmente é preciso um programa que dê as coordenadas. Apontar a bagaça pro céu e buscar na unha é osso!

Nussa! Na época eu baixei grátis a versão sem comprar telescópio, será que estão cobrando por ele agora? Preciso ver se encontro a versão grátis ainda por aí.

Sonda...? Sério mesmo?
Explica isso aí direito, cara... Se quiser, comenta por MP! 8-O

Foi antes de eu comprar o telescópio (um da Meade Instruments). Em Minas Gerais o caso se aproxima do que eles chamam de "mãe do ouro". Movia-se rápido e em silêncio à noite entre as copas das árvores por vários quilômetros. O carro estava com 8 pessoas (todas viram). Depois de sair da cidade chegamos em um trecho deserto da rodovia (100Km sem cidades, nem cruzamos ou ultrapassarmos nenhum veículo ou pessoa, entre a floresta e o campo) e a esfera acompanhou nosso trajeto e tinha o tamanho de uma bola de basquete, cor pálida. Ela desviava fácil dos obstáculos.

Qual equipamentos você tem aí? Sempre faz observações também?

Sei como é difícil segurar o dinheiro nessas horas. Eu tinha um da Meade que aposentei (uma priminha destruiu a lente), e minha orientação é que se junte dinheiro bastante para se comprar um telescópio com mais de 100mm de abertura (+ de 1000 reais). Quanto mais "olhudo" o telescópio melhor, uma vez que os teles com pouca abertura não conseguem enxergar com nitidez e qualidade os planetas (muita perda de cor e definição imagem). Os teles pequenos que eu vi (com até 100mm) só são funcionais para observar a lua e paisagens terrestres (os cometas, por exemplo, eles já não conseguem dar boa imagem). O duro é que alguns deles trazem na caixa fotos de objetos que o equipamento não suporta que infelizmente oferece uma idéia irreal.

Dentro das marcas grandes (Meade e Celestron) existem também telescópios de pequena abertura que não são recomendáveis.

owl.jpg


Cómo calibrar el Finder o buscador del telescopio
http://www.youtube.com/watch?v=r5bzUC6CIS4

Outros materiais úteis ao astrônomo são os materiais de registro, máquina fotográfica e câmera de vídeo. Na China eles usam aquela ponteira laser verde comum para apontar específicamente a estrela e dizer o nome. No vídeo aí de cima a pessoa usa uma delas para calibrar o telescópio. Aqui no Brasil tem que observar o problema dos aviões e da lei federal sobre uso de laser, então acho que no máximo a zona rural suportaria usar essas ponteiras.
 
Última edição:
Como dizia no outro tópico. Ainda sou bem iniciante na observação telescópica, mas o que não pude fazer na infância e adolescência estou realizando agora.

Até outro dia, antes eu só tinha uma lunetinha bem fuleira e agora mais recentemente com um refrator Toya de 70mm que pelo menos com esse posso dizer que dá pra começar pra observar o céu decentemente. É claro que mais a frente pretendo ter um equipamento maior, pois quando pegamos gosto pela coisa é dificil segurar.

Outros materiais úteis ao astrônomo são os materiais de registro, máquina fotográfica e câmera de vídeo. Na China eles usam aquela ponteira laser verde comum para apontar específicamente a estrela e dizer o nome. No vídeo aí de cima a pessoa usa uma delas para calibrar o telescópio. Aqui no Brasil tem que observar o problema dos aviões e da lei federal sobre uso de laser, então acho que no máximo a zona rural suportaria usar essas ponteiras.

Indiscutivelmente os melhores lugares são zonas rurais em cidades bem pequenas e que mantenham uma boa distância de algum aeroporto ou rota de aviação importante, pois assim você tem céu limpo de verdade e também sem esquecer de que quando quero observar corpos celestes mais distantes nunca deixo de ver no calendário as épocas de noite de Lua nova e minguante, pois nas fases mais cheias a luz refletida do sol que recebemos dela sempre irá dificultar a observação de alguns astros próximos a ela.

Onde moro atualmente (Campo Limpo Paulista-SP) é uma cidade vizinha a Jundiaí que tem aeroporto e está em rota de aviação. Quando dedico noites pra observações mais longas eu me desloco pra Atibaia, onde tem o famoso morro da Pedra Grande que está a aproximadamente 1.400 metros de altitude e é muito utilizado pra observações astronômicas. Numa noite de céu limpo chega reunir um bom número de astrônomos amadores. Já se tornou um verdadeiro ponto bem cultuado, pois ali proximo tem o observatório muncipal também.

Lá me sinto muito bem porque no topo dele tem uma formação rochosa que dá a sensação de estarmos andando no solo de Marte (pois a composição desse solo de tom avermelhado em alguns trechos é muito próxima ao do planeta vermelho). É bem legal.

5222297.jpg


6200717335_3b1c8d9412_z.jpg
 
Última edição:
Sucesso aí na atividade Fúria e já vou avisando, é uma daquelas atividades boas da vida que nunca mais vai deixar você. Eu também, sendo amador,nunca fiquei cansado de olhar. E realmente, é uma tremenda diferença observar sob condições favoráveis... Em outras palavras, as condições são verdadeiras professoras que fazem com que a pessoa aprenda mais do mundo e de si mesma e se aprofunde, afinal a mística do hobby se agita no interior das pessoas.

Quando eu era pequeno, certa noite, caiu um meteorito na floresta num morro que havia perto de casa. Enviaram um grupo até lá para ver mas nunca contaram nada do que viram (era o período militar nos anos 80). Esse tipo de coisa, junto das chuvas de meteoros atiçava ainda mais o mistério das estrelas no pessoal do lugar aonde eu morava.

Lembro que uma das coisas boas que eu gostava de fazer era escolher um dos pontos mais escuros do céu e apontar o tele naquela direção. E nunca se esgotava meu senso de maravilhamento ao notar que uma área aparentemente preta se mostrava completamente branca, com infinitas estrelas se acotovelando. Estava forrado de branco nos 360 graus da cúpula celeste. Eu gostava de ver pela objetiva e depois comparar a olho nu que na verdade não havia lugares pretos, era apenas uma ilusão provocada pela limitação da distância. Até hoje sou fascinado por lentes e tenho também dois microscópios em casa. O prazer do entretenimento proporcionado pelas lentes pode ser sem volta para quem começa. XDD (hehehe)

Essa é uma filosofia que eu procuro seguir até hoje e trago comigo, que eu procuro ter "longos dias para ver coisas boas". Muita gente diz que é hipocrisia dizer que sente pena de um estranho quando sofre na TV por não conhecê-lo, mas eu penso diferente delas porque deveria ser justamente o contrário já que é natural que as pessoas queiram ver coisas boas ocorrendo o tempo todo. Penso que a observação pelas lentes ensina muito sobre simplificações e sobre complicações.
 
Última edição:
Você é uma ótima saitorë Seiko, considero você minha veterana pioneira aqui semelhante ao Húrin (que se tornou meu saitor da Numendili), o caso é que eu sou esquisito demais da conta (além do "point of no return"). Meu saitor arrancou os cabelos várias vezes com minhas excentricidades na nosse e no dia que ele se for vão canonizá-lo.

Obrigada pela consideração! :amor:
Mas tenho de comer muito feijão pra chegar no nível do Húrin. O cara é fera, adoro ele.


Nussa! Na época eu baixei grátis a versão sem comprar telescópio, será que estão cobrando por ele agora? Preciso ver se encontro a versão grátis ainda por aí.

Ele não é pago não, até onde sei! Mas o cd de instalação vem como cortesia.


Foi antes de eu comprar o telescópio (um da Meade Instruments). Em Minas Gerais o caso se aproxima do que eles chamam de "mãe do ouro". Movia-se rápido e em silêncio à noite entre as copas das árvores por vários quilômetros. O carro estava com 8 pessoas (todas viram). Depois de sair da cidade chegamos em um trecho deserto da rodovia (100Km sem cidades, nem cruzamos ou ultrapassarmos nenhum veículo ou pessoa, entre a floresta e o campo) e a esfera acompanhou nosso trajeto e tinha o tamanho de uma bola de basquete, cor pálida. Ela desviava fácil dos obstáculos.

Sério? Que loucura, cara!
Rá, meu pai e eu vimos isso num canavial, na beira da rodovia. Estávamos indo buscar meu irmão na rodoviária em Franca, e pegamos a rodovia de Restinga, que é deserta e escura, cercada por canaviais. Aquilo veio pairando por cima da plantação recente (a cana não estava alta, acabara de ser plantada), acompanhando a velocidade do carro. Ao chegarmos na rotatória onde culmina a rodovia, a luz se aproximou do carro, pairou sobre nós como o facho de um helicóptero - mas sem barulho algum, e eu pus a cabeça para fora da janela para olhar. Pairou por alguns segundos, depois voltou silenciosamente por onde veio. Foi punk.
Quanto ao meteorito, você não conseguiu localizar o ponto de impacto pra ver se pega algum fragmento? Eu sou doida pra ter uma pedrinha dessas, cara. Um fragmento de meteorito, e uma fulgurita também! :D

Suas dicas, como sempre, precisas! Mas aqui no Brasil, é fogo encontrar um telescópio com mais de 70mm que não seja os olhos da cara. Ainda vou descobrir como montar um por conta - claro, depois de aprender o caminho das pedras com um mais simples, que o Grimnir tá me ajudando a cotar - e conseguir um bom jogo de lentes com mais de 100mm de abertura.


Como dizia no outro tópico. Ainda sou bem iniciante na observação telescópica, mas o que não pude fazer na infância e adolescência estou realizando agora.

Até outro dia, antes eu só tinha uma lunetinha bem fuleira e agora mais recentemente com um refrator Toya de 70mm que pelo menos com esse posso dizer que dá pra começar pra observar o céu decentemente. É claro que mais a frente pretendo ter um equipamento maior, pois quando pegamos gosto pela coisa é dificil segurar.

Verdade, Furia. Pra mim, configura num sonho de infância, ter um telescópio. E só agora vou realizar, enquanto ainda não tenho filhos... Depois disso, danou-se XD
Você tem um ponto privilegiadíssimo de observação aí. O que necessariamente você vê bem com uma abertura de 70mm? Qual a percepção de cor?
 
Sério? Que loucura, cara!
Rá, meu pai e eu vimos isso num canavial, na beira da rodovia. Estávamos indo buscar meu irmão na rodoviária em Franca, e pegamos a rodovia de Restinga, que é deserta e escura, cercada por canaviais. Aquilo veio pairando por cima da plantação recente (a cana não estava alta, acabara de ser plantada), acompanhando a velocidade do carro. Ao chegarmos na rotatória onde culmina a rodovia, a luz se aproximou do carro, pairou sobre nós como o facho de um helicóptero - mas sem barulho algum, e eu pus a cabeça para fora da janela para olhar. Pairou por alguns segundos, depois voltou silenciosamente por onde veio. Foi punk.
Quanto ao meteorito, você não conseguiu localizar o ponto de impacto pra ver se pega algum fragmento? Eu sou doida pra ter uma pedrinha dessas, cara. Um fragmento de meteorito, e uma fulgurita também!

Suas dicas, como sempre, precisas! Mas aqui no Brasil, é fogo encontrar um telescópio com mais de 70mm que não seja os olhos da cara. Ainda vou descobrir como montar um por conta - claro, depois de aprender o caminho das pedras com um mais simples, que o Grimnir tá me ajudando a cotar - e conseguir um bom jogo de lentes com mais de 100mm de abertura.

Assisti ao vídeo que me enviou Seiko! Acho que lembro desse dia que mostraram o vídeo na TV. Caramba, e o seu relato é rico também, obrigado por dividir.

É difícil precisar a duração do "parceiro de viagem" já que o nosso caso foi faz um bom tempo, mas eu arriscaria em pelo menos uns 10 minutos de vôo antes dele ficar para trás, atravessar por cima da pista a uns 800 metros do carro e entrar em uma floresta. Quem viu primeiro foi um tio meu que disse que já estava vendo a luz a um bom tempo e apontou pra nós. Isso foi lá por 1990-91. O velocidade da luz era mais rápida que no vídeo, mas o movimento era parecido com o do programa (apesar de ser maior e mais esférico). Minha irmã diz ter visto um desses no quintal à noite, pairando perto da caixa d'água, quando foi alimentar os cães mas que saiu rápido com um sopro ou leve estampido. Naquele momento ela levou um baita susto.

Punk é a palavra. Quanto mais perto mais punk. As vezes parecia que o quintal ou a casa onde morava ficavam iguais os ursos de Beorn do lado de fora.

Pelo que li as luzes de tipo "orb" aparecem em vários relatos que vão da parapsicologia até a ufologia e por vezes aparecem listados como subordinados a interesses do tipo "gray alien type" que por sua vez se associam a um tipo mais humano de alien ("elders" com cabelos brancos ou claros vistos também em viagens astrais e livros religiosos).

Enquanto os relatos da "mãe do ouro" trazem as aparições em zonas rurais, perto de florestas e morros do sertão de Minas Gerais e aparecem em casos de outros países (li um relato da Espanha que o sujeito voltava de trator sozinho à noite e encontrou centenas dessas bolas nos campos que atravessou (por volta de 1950). O fazendeiro continuou o caminho no trator e as luzes não o incomodaram mais ficando para trás. Esse tipo de luz costuma deixar as autoridades militares preocupadas e enviam missões para investigar. Se souber de algum detalhe explicativo sobre o fenômeno sou todo ouvidos porque também quero saber. XD

No caso do meteorito eu teria que procurar um rastro antigo de pistas com 15 a 20 anos e viajar até lá (mudei de endereço 3 vezes depois disso). Muitas áreas foram demarcadas como de proteção ambiental ou indígena. A área da queda é rica em cavernas e material arqueológico e seria ótimo conseguir umas amostras, eu mesmo tinha uma coleção de pedras em casa que um primo meu me ajudou a começar (ele tinha feito o estágio de engenharia em uma mina). Se um dia eu for até dou um toque.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo