• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Obras sobre Tolkien e seus Mundos

Allassë

Oxi
Usuário Premium
Separei uma pequena seleção entre dezenas de livros sobre Tolkien e os seus mundos, pequenos guias que ajudam a nós leitores a compreender e visualizar melhor todo o gigante e complexo universo da Terra Média.

The Complete Guide to Middle Earth

J.R.R. Tolkien Encyclopedia: Scholarship and Critical Assessment
61edK7KScXL.jpg
Autor:
Robert Foster
Ano: 1978
Sinopse: Um dos melhores, se não o melhor, livro de apoio á obra Tolkien, trata-se de uma pequena enciclopédia sobre O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion, na forma de dicionário de verbetes. Um livro informativo e completo, com descrições detalhadas, contempla praticamente de tudo, desde letras do alfabeto tengwar a hobbits, passando por pessoas, locais e coisas. Nada, dos três livros, escapou.
Não encontrei um exemplar do livro em português, pode ser que tenha mas pode ser que não tenha sido traduzido_O link direciona para o livro na Amazon.


Atlas da Terra Média
51HCB6VbS+L__BO2,204,203,200_PIsitb-sticker-arrow-click,TopRight,35,-76_AA300_SH20_OU01_.jpg

Autor: Karen Wynn Fonstad
Ano: 1981, revisto em 1991
Sinopse: Um Atlas que contém mapas detalhados das terras descritas nos livros O Hobbit, Senhor dos Anéis e O Simarillion.
Os mapas são tratados como paisagens reais, elaborado de acordo com as regras de um atlas real. Cada uma das áreas descritas na história é levada em consideração, assim como a geografia.
Em português, link da Saraiva.

Journeys of Frodo

51RAZXZHHCL__SX300_.jpg
Autor:
Barbara Strachey
Ano: 1981
Sinopse: Atlas com base no reino fictício da Terra-média, que traça as viagens efectuadas pelos personagens no épico de Tolkien. O livro é composto por 51 mapas de duas cores (um mapa geral da Terra-média e 50 mapas numerados) em várias escalas, todos baseados nos mapas desenhados por Christopher Tolkien a partir de esboços de seu pai
Em inglês, link Amazon.

The Road to Middle Earth
51K+0J8S1xL.jpg
Autor:Tom Shippey
Ano:1983, revistoem 2003
Sinopse: Análise literária das obras de Tolkien sob a perspectiva de diversos filologistas. O livro discute as fontes de inspiração de Tolkien na criação do mundo da Terra-média, incluindo O Hobbit, O Senhor dos Anéis e O Silmarillion. A segunda edição incluiu a discussão da História da Terra-média, de 12 volumes, que foi compilado e editado pelo filho de Tolkien, Christopher Tolkien como um complemento para as obras de seu pai. Alguns dos temas recorrentes são estudos lingüísticos (particularmente do antigo nórdico e anglo-saxão antigo Inglês) e a criação de idiomas (como sindarin e khuzdul) que apresentam destaque ao longo de suas obras.
Em inglês, link da Cultura.

The Complete Tolkien Companion
81SBI6lwRYL__SL1500_.jpg
Autor: J. E. A. Tyler
Ano: 2002
Sinopse: Para todos aqueles que viajam para a Terra Média de Tolkien, aqui está o guia completo para suas terras, lendas, histórias, línguas e povos. Explica, traduz, e liga nomes, datas, lugares, fatos, armas, até mesmo alimentos e bebidas que são encontradas no mundo de Tolkien, que inclui não apenas O Hobbit e O Senhor dos Anéis, mas O Simarillion e muitas obras publicadas postumamente. Uma explicação detalhada dos vários sistemas de escritas élficas, juntamente com mapas, gráficos e tabelas genealógicas com foco e precisão. Apresentado em ordem alfabética para referência rápida e fácil, este é um acompanhamento indispensável para quem embarca na viagem da leitura de uma vida. Publicado pela primeira vez em 1976, esta edição foi totalmente revisado e atualizado para um novo século de amantes de Tolkien.
Em inglês, link da Amazon.

Tolkien - Uma Biografia

Não posso mais colocar imagem :(

Autor: Humphrey Carpenter
Ano:
1977
Sinopse:
Esta biografia traça o desenvolvimento da personalidade incomum de Tolkien. Faz a crônica da gênese de sua grande obra mitológica, o Silmarillion, e acompanha o longo e penoso processo de criação de O Senhor dos Anéis, um livro que levou doze anos para ser escrito. Oferece informações abundantes sobre as histórias inéditas de Tolkien. Trata-se de uma biografia para aqueles que, sendo ou não fas dos hobbits, sentem-se fascinados por personalidades complexas.
Em português, link Estante Virtual, nas livrarias está esgotado no fornecedor.

The History of Middle-earth

Autor:
Christopher Tolkien
Ano:
1983
Sinopse:
The History of Middle-earth é uma série de 12 livros publicados entre 1983 e 1996 que coleta e analisa material relacionado às obras do Tolkien, compilados e editados por seu filho, Christopher Tolkien. Parte do conteúdo consiste em versões antigas de textos já publicados, enquanto outra parta consiste de material inédito. Estes livros são extremamente detalhados, frequentemente analisando um pedaço de papel de forma a
propiciar a evolução completa de duas ou mesmo três diferentes versões de uma passagem que foram escritas umas sobre as outras.Christopher Tolkien documentou a história da escrita das histórias da Terra-média tão detalhadamente quanto seu pai documentou a história ficcional da própria Terra-média.

São estes:
1. The Book of Lost Tales 1 (1983)
2. The Book of Lost Tales 2 (1984)
3. The Lays of Beleriand (1985)
4. The Shaping of Middle-earth (1986)
5. The Lost Road and Other Writings (1987)
6. The Return of the Shadow (The History of The Lord of the Rings v.1) (1988)
7. The Treason of Isengard (The History of The Lord of the Rings v.2) (1989)
8. The War of the Ring (The History of The Lord of the Rings v.3) (1990)
9. Sauron Defeated (inclui The History of The Lord of the Rings v.4) (1992)
10. Morgoth’s Ring (The Later Silmarillion v.1) (1993)
11. The War of the Jewels (The Later Silmarillion v.2) (1994)
12. The Peoples of Middle-earth (1996)
Em inglês. Coloquei o link do site oficial de UK do Tolkien, já que não encontrei em outro lugar.

Cartas de J R R Tolkien

Autor: Christopher Tolkien, Humphrey Carpenter
Ano:2006
Sinopse:J. R. R. Tolkien durante os anos escreveu uma quantidade imensa de cartas - para seus editores, sua família e fãs de seus livros - que retratam a história da composição de seus trabalhos e suas reações para eventos subseqüentes. Esta seleção irá entreter qualquer um que aprecie a arte de escrever cartas com maestria e coloca uma luz sobre seu gênio criativo e o desenvolvimento de um mundo completamente novo - a Terra-média.
Em português, link da Saraiva.


Fora estes, também existem outras duas obras baseadas na língua elfica, são estes:
Curso de Quenya
Curso de Sindarin


Livros sugeridos por Meneldur:

The Annotated Hobbit

Autor: Douglas Anderson
Ano: 1988
Sinopse:Traz o texto do livro O Hobbit com diversas notas do estudioso tolkieniano Douglas Anderson. O livro contém também as diversas mudanças nas edições em inglês. Tem diversas ilustrações de vários artistas. Excelente edição pra quem quer se aprofundar mais no Hobbit. A edição inclui também mais de 150 ilustrações em preto e branco de edições estrangeiras e algumas que foram tiradas pelo próprio Tolkien . Isto permite uma amplitude de compreensão do Hobbit, contribuindo assim para a compreensão global da Terra-média.
Em inglês. Link da Cultura.


The Lord Of The Rings- A Reader's Companion

Autor: Christina Scull
Ano: 2005
Sinopse: É uma referência anotada sobre a obra O Senhor dos Anéis. Explica capítulo por capítulo do prefácio original até o final com apêndices, examinando a evolução do texto, as mudanças, inconsistências e erros, muitas vezes usando comentários de próprias notas de Tolkien. Outras seções contém os numerosos mapas da Terra-média, cronologias da história e sua escrita, e notas sobre o livro e design das primeiras edições de 1954-56. O livro inclui um material inédito de Tolkien. Ele também contém parte de uma carta de 1951 em que Tolkien explicita, por algum tempo, a sua concepção e visão de O Senhor dos Anéis. Impresso pela primeira vez em 1980, corrigido e ampliado em 2005. Um índice de pessoas, lugares e coisas projetado para auxiliar o tradutor na prestação de grande obra de Tolkien em línguas estrangeiras.
Em inglês. Link da Cultura.


Infelizmente quase todos são em inglês, mas para os que são bom entendedores da língua tirarão de letra.
Caso eu tenha deixado de citar algum e alguém queira que seja anexado é só pedir.
E caso eu tenha cometido algum erro de ortografia ou algo do tipo por favor avisem :mrgreen:
Assim que encontrar alguma outra obra interessante editarei também.

Eu procurei, mas não encontrei nenhum tópico que fale sobre as obras que falam sobre a Terra Média e de Tolkien, mas na hipótese de ter provavelmente este tópico será enviado para lá.

Espero que gostem e que seja útil para alguém, assim como foi pra mim. :D[/FONT]
 
Última edição:
Ei, primeiro tópico e já é legal, gostei. :clap:


Destes todos, tenho apenas o Atlas, que amo. Tem muito mapa interessante, e bons textos explicando o contexto, com diversas fontes diretas das Obras, que podem ser comprovadas ao final do livro. E já li as Cartas, e alguns trechos do HoME. Os demais nunca li. Já passei da hora de saber inglês. =S
 
Ei, primeiro tópico e já é legal, gostei. :clap:


Destes todos, tenho apenas o Atlas, que amo. Tem muito mapa interessante, e bons textos explicando o contexto, com diversas fontes diretas das Obras, que podem ser comprovadas ao final do livro. E já li as Cartas, e alguns trechos do HoME. Os demais nunca li. Já passei da hora de saber inglês. =S

Obrigada :joy:

Pois é, eu também não tenho muita paciência pra traduzir livro em inglês, mas se eu pudesse teria todos :D
No site da Valinor tem alguns dos melhores trechos do HoMe traduzidos.

E também dá pra ler online o Curso de Quenya(Rauthar que me indicou)

Já comecei a ler :mrgreen:
 
Última edição:
Alguns outros livros que recomendo:

The Annotated Hobbit


Traz o texto do livro O Hobbit com diversas notas do estudioso tolkieniano Douglas Anderson. O livro contém também as diversas mudanças nas edições em iglês. Têm diversas ilustrações de vários artistas. Excelente edição pra quem quer se aprofundar mais no Hobbit.

The Lord of the Rings - A Reader's Companion
, ed Wayne G. Hammond e Christina Scull.

São diversas notas para o Senhor dos Anéis, capítulo a capítulo. Fala sobre todos os aspectos da obra. Contém também o "Nomenclature of the Lord of the Rings", guia de Tolkien para a tradução dos nomes e expressões do Senhor dos Anéis.
 
Alguns outros livros que recomendo:

The Annotated Hobbit


Traz o texto do livro O Hobbit com diversas notas do estudioso tolkieniano Douglas Anderson. O livro contém também as diversas mudanças nas edições em iglês. Têm diversas ilustrações de vários artistas. Excelente edição pra quem quer se aprofundar mais no Hobbit.

The Lord of the Rings - A Reader's Companion
, ed Wayne G. Hammond e Christina Scull.

São diversas notas para o Senhor dos Anéis, capítulo a capítulo. Fala sobre todos os aspectos da obra. Contém também o "Nomenclature of the Lord of the Rings", guia de Tolkien para a tradução dos nomes e expressões do Senhor dos Anéis.

Vou editar, valeu :D
 
Muito bom Alasse, muito bom mesmo. Só apenas uma correção: O Atlas da Terra Media tem em português sim.
o-atlas-da-terra-media-de-jrr-tolkien_MLB-O-2859106715_062012.jpg
 
Última edição:

Obrigada Ilmarinen! Já foram inseridos também :D

- - - Updated - - -

Oi, só uma correção em "Curso de Sinadrin"....é Sindarin. :)

Ops! Corrigido, valeu ^^

- - - Updated - - -

Muito bom Alasse, muito bom mesmo. Só apenas uma correção: O Atlas da Terra Media tem em português sim.

Valeu pro avisar! Encontrei e já foi editado!
 
Não conhecia esse Atlas, vou procurar imediatamente! Os mapas são uma das coisas que mais gosto na obra do Tolkien. A variedade, a riqueza de detalhes... Dá pra dar uma viajada legal!
 
O Atlas é um dos primeiros que pretendo adquirir também.
Ajuda a ter uma ótima noção do espaço que os personagens percorrem durante a saga, e uma idéia melhor do tempo que eles demoram pra atravessar.
É aquele livro que você tem que der do lado enquanto está lendo um dos livro do Tolkien.
 
Verdade, quando to lendo qualquer um dos livros, eu dou uma folheada nas páginas do final sempre que há alguma referência a alguma localidade, ou a distâncias percorridas, e tudo o mais. As vezes passo mais tempo nos mapas do que lendo o livro propriamente dito!

Já pensei em colar um mapa de Beleriand na parede do meu quarto :lol:
sério!
 
O Atlas é um dos primeiros que pretendo adquirir também.
Ajuda a ter uma ótima noção do espaço que os personagens percorrem durante a saga, e uma idéia melhor do tempo que eles demoram pra atravessar.
É aquele livro que você tem que der do lado enquanto está lendo um dos livro do Tolkien.

Só por curiosidade, eu comprei meu Atlas da Tm aí em Santos, no shopping grandão que tem aï, acho que é Praiamar? Não me lembro agora, é o que tem um cinemark! Foi na saraiva mas já faz bastante tempo, nem sei se ainda tem...
 
Só por curiosidade, eu comprei meu Atlas da Tm aí em Santos, no shopping grandão que tem aï, acho que é Praiamar? Não me lembro agora, é o que tem um cinemark! Foi na saraiva mas já faz bastante tempo, nem sei se ainda tem...

É bom ?
 
É fantástico. Muito ilustrativo, com dezenas de mapas diferentes, mapas de batalhas, recortes dos livros para melhorar o contexto, enfim, vale muito a pena, recomendo pra todo mundo.

Eu baixia no meu pc para ver como era, porém esta em inglês (por isso perguntei se é bom, pois o que eu tenho no comutador não consegui entender nada ). Mas os mapas são MAGNÍFICOS
 
Só por curiosidade, eu comprei meu Atlas da Tm aí em Santos, no shopping grandão que tem aï, acho que é Praiamar? Não me lembro agora, é o que tem um cinemark! Foi na saraiva mas já faz bastante tempo, nem sei se ainda tem...

Ah que ótimo saber! Assim que sobrar uma graninha vou direto lá comprar, é do lado de casa ;)
Valeu!
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo