• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Looper: Assassinos do Futuro (Looper, 2012)

Sua nota para o filme.


  • Total de votantes
    17

Hugo

Hail to the Thief
Diretor: Rian Johnson

Elenco: Joseph Gordon-Levitt, Bruce Willis, Emily Blunt, Piper Perabo, Paul Dano, Garret Dillahunt, Jeff Daniels, Tracie Thoms, Noah Segan, David Jensen.

Sinopse: O complexo enredo de 'Looper - Assassinos do Futuro' é ambientado em um futuro próximo, onde um grupo de assassinos -- conhecidos como Loopers - trabalham para um sindicato do crime. Eles são enviados do futuro para o presente, para matarem criminosos antes que os crimes sejam cometidos. Mas quando um deles descobre que foi enviado para o passado para matar a si mesmo, o sistema começa a ser questionado. (CinePop)

Looper - Assassinos do Futuro | Crítica
Ficção científica de viagem no tempo mistura subgêneros e surpreende

Érico Borgo
06 de Setembro de 2012

Filmes de viagem no tempo são inerentemente confusos. Não existe um sequer que sobreviva ao escrutínio "científico" de suas improbabilidades. Mesmo assim, representam um dos mais fascinantes e divertidos subgêneros desse tipo de obra.

Looper - Assassinos do Futuro, felizmente, é um desses casos, uma ficção científica extremamente confusa, mas que usa esse entendimento difícil (talvez nem o próprio diretor e roteirista, Rian Johnson, saiba ao certo o que está acontendo) ao seu favor. Os diálogos divertidos e inteligentes frequentemente referenciam esse problema, tornando-os parte do entretenimento.Na trama, Joseph Gordon-Levitt vive um "looper", um executor da máfia especializado em dar cabo de vítimas que são despachadas do futuro. Seu trabalho é matar o "pacote" e dar sumiço no corpo (não existe lugar melhor para isso do que um tempo em que a vítima sequer existe). Viciado, desregrado e com um plano, o protagonista depara-se com o maior problema possível para um looper: quando sua vítima foge. Pior ainda... quando a vítima é ele mesmo - ou sua versão 30 nos mais velha (Bruce Willis).

Gordon-Levitt está perfeito como o jovem Willis. É o ano dele depois de Batman - O Cavaleiro das Trevas Ressurge. Seu rosto foi modificado com próteses e maquiagem para ficar com o formato do ator veterano e ele usa com segurança as feições alheias, dando vislumbres da canastrice controlada de Willis, já tão conhecida (o filme só funciona tão bem nesse aspecto porque Willis tem trejeitos tão conhecidos, que Gordon-Levitt pode explorar).

Além do vai-e-vem temporal, o filme encontra espaço para outros subgêneros sci-fi, como o cyberpunk, que é inserido em um contexto de máfia retrô, com um governo ausente e gangues e indivíduos poderosos dominando o cenário. Há também mutação e outras surpresas interessantes, que culminam em uma mistura de De Volta Para o Futuro com Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembrança e - pasme - até Akira!

O diretor Rian Johnson equilibrou muito bem todos os elementos que tinha à disposição, dando personalidade inesperada a um grande filme de gênero, que certamente se destaca das demais esquecíveis tentativas de ficção contemporânea. E o melhor: não é remake, nem continuação ou adaptação.

http://omelete.uol.com.br/looper/cinema/looper-assassinos-do-futuro-critica/

Estreia: 28/09/12

attachment.php


 

Anexos

  • looper-poster.jpg
    looper-poster.jpg
    59,3 KB · Visualizações: 195
Última edição por um moderador:
Eu ia ver sexta passada, mas o cinema mudou a programação na última hora =(
 
Gostei do filme mas meio diferente do que eu imaginava, a história foi tomando rumos que não me agradou, preferiria algo mais pé no chão, apesar do tema viagem no tempo. No começo achei bem estranho o Joseph Gordon-Levitt com aquela maquiagem, mas acostuma, ficou muito bem feito.

Rian Johnson tem 100% de aproveitamento comigo até agora.
 
Não vi muitos filmes no ano, mas dos que vi esse foi o melhor com certeza. E ao contrário do Vëon, gostei demais do rumo que a história tomou! Quando a gente vê o trailer, pensa "legal, mais um filme sobre viagem no tempo, vamo vê se presta", mas logo no começo é inserido um elemento que no decorrer da trama até tira a nossa atenção das viagens temporais e seus sempre presentes problemas de continuidade.

Pra quem não se importa com spoilers, o tal elemento é
telecinésia.

Ótima atuação do Joseph Gordon-Levitt, que aliada ao ótimo trabalho de maquiagem fez ele encarnar o Bruce Willis de uma forma memorável. A bilheteria não foi tão memorável assim, mas eu espero que seja pensada uma continuação, ou pelo menos um filme derivado... Uma trilogia não seria nada mal!
 
eu acho que começa MUITO bem, mas aí a coisa cai drasticamente no momento em que joe chega na fazenda. ficou chato, muita lenga-lenga até que voltasse ao ritmo inicial (que é quando fica claro quem é o rainmaker). mas é uma boa ideia e está realmente acima da media. deu nervoso aquela maquiagem do Gordon-Levitt, tem duas coisas muito erradas ali (a testa parece que o cara exagerou no botox e os olhos estão com lente de contato, não?).
 
Esse filme foi um dos melhores de 2012 e o que me indicam ao Oscar? "O Lado Bom da Vida" e "Lincoln". :blah:
 
Achei o filme bem mais ou menos. Esperava algo muito bom, pelos comentários que cheguei a ver em muitos sites, mas no geral o filme é abaixo do esperado.

Esse filme foi um dos melhores de 2012 e o que me indicam ao Oscar? "O Lado Bom da Vida" e "Lincoln". :blah:
Achei O Lado Bom da Vida melhor do que o Looper. Lincoln ainda não cheguei a assistir.
 
eu acho que começa MUITO bem, mas aí a coisa cai drasticamente no momento em que joe chega na fazenda. ficou chato, muita lenga-lenga até que voltasse ao ritmo inicial (que é quando fica claro quem é o rainmaker). mas é uma boa ideia e está realmente acima da media. deu nervoso aquela maquiagem do Gordon-Levitt, tem duas coisas muito erradas ali (a testa parece que o cara exagerou no botox e os olhos estão com lente de contato, não?).

Eu acho exatamente o contrário - a habilidade do Johnson em basicamente começar um outro filme no meio do caminho, com outro ritmo, cenário e novos protagonistas é uma das coisas mais admiráveis do filme.
A maquiagem Bruce Willis não atrapalha em nada, mas é simplesmente desnecessária e estranha, dando um ar meio de personagem de CGI ao Gordon-Levitt. Qualquer audiência é capaz de aceitar a idéia de dois atores que não se parecem interpretar versões deles mesmos, usando o poder mágico da imaginação.
 
Eu saí do cinema bastante satisfeito. Viagem no tempo, múltiplas linhas do tempo, personagens misteriosos (Rainmaker) e habilidades sobre-humanas (telecinésia) - Enfim, um prato cheio. Infelizmente, falar sobre viagem no tempo é perigoso, pois sempre há o risco de encontrarmos contradições ou situações sem sentido. O melhor exemplo de filme sobre viagem no tempo, por incrível que pareça, continua a ser De Volta Para o Futuro. Basicamente pq a capacidade de viajar no tempo é algo localizada e restrita a um único indivíduo. E essa foi a minha encrenca com Looper.

A simples premissa do filme é uma coisa muito estranha. É sério que a desova de corpos foi a melhor ideia que os criminosos do futuro tiveram para a viagem do tempo? Ninguém pensou em nada melhor? Até o Biff Tannen pensou em algo melhor em De Volta Para o Futuro 2. Além disso, como é possível que uma organização criminosa domine essa tecnologia de viagem no tempo e nenhuma força policial exista? Nem FBI, CIA, NASA ou Os Vingadores conseguem fazer nada? Por fim, se a viagem no tempo é viável em 2074, pq não há viajantes de anos posteriores? Pq só vemos viajantes de 30 anos no futuro?

Tem uma entrevista muito boa com o diretor do filme que fala sobre isso. Quer dizer não fala sobre essas perguntas, mas fala como que o filme não é somente sobre a viagem no tempo, de modo que alguns "detalhes" fatalmente devem ser relevados.
 
Qualquer audiência é capaz de aceitar a idéia de dois atores que não se parecem interpretar versões deles mesmos, usando o poder mágico da imaginação.
Mesmo porque Hollywood coloca atores nada a ver um com o outro interpretando o mesmo personagem em idades diferentes desde que nasceu.
Eu também achei desnecessária toda aquela maquiagem.
Até achei danosa ao filme pois era distrativa demais, desviava sempre o olhar do plano para a cara desfigurada do ator.



Não considerei o filme muito além de médio. Provavelmente muito em função da premissa que me pareceu completamente ilógica. Para uma ficção cientifica, a premissa tem que ser absoluta.
Fora isso, o Rian Johnson faz um trabalho competente.
 
Eu não estava com muita expectativa, talvez, por isso, eu tenha curtido bastante. Gostei tanto quanto gosto de A ponta de um crime.
Sim, sei que são filmes que abordam temáticas diferentes, só fiz a comparação por serem filmes do mesmo diretor e roteirista.
 
o conto que originou o filme faz MUITO mais sentido. o filme ficou muito mais ambicioso, longo, cheio de subplots, e, com isso, cheio de furos.

ainda assim gosto muito. creio ter visto duas vezes, a segunda muito tempo depois da primeira, e minha opinião segue a mesma: filme ambicioso, fora da curva, que pega um tema difícil, consegue desenvolver bem implicações morais que nós passaríamos caso vivêssemos aquela realidade (o que é a ficção científica senão a provocação do pensamento aplicada ao presente?) - em resumo, algo bastante próximo de black mirror.

espero que um dia looper se torne um clássico cult conhecido por ter sido subvalorizado e, quem sabe, ganhe um remake que conserte seus furos.

realmente vale a pena ler o conto: http://www.rcjohnso.com/Looper/looperorig.pdf
o conto tem só 4 páginas e é do mesmo roteirista/diretor do filme - Rian Johnson.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo