• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E-books em Portugues

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Galera,

eu vou falar algo q pode ser visto um tanto qto um sacrilégio aqui, mas eu sempre achei o Kindle um ítem inútil, principalmente pq não há grandes lançamentos literários em portugues e eu simplesmente não leio em ingles (não adianta, eu sei ler, leio bem, mas deixa de ser prazeiroso pra mim).

Mas tb é um saco viajar levando 3 ou 4 livros. Pesa na mala e depois vc fica com aquele peso q torna-se inútil depois de lido e aí um Kindle viria bem a calhar.

Então, com a amazon com loja no Brasil, eu queria saber se as editoras já estão lançando seus livros no Kindle ou outro tablet equivalente por aqui. Vcs tem idéia? Alguém sabe responder?

Já consigo qq título disponível em portugues eletronicamente?
 
Não é "qualquer". não sei bem pq, mas algumas editoras não tem alguns títulos de seus catálogos em e-book ainda (um amigo comentou que os Pynchon da companhia das letras só tinham em formato de papel mesmo, por exemplo. não sei se a essa altura já saiu, mas foram meses de contra o dia só em papel). Mas as opções estão bem maiores do que no ano passado, isso com toda certeza. O catálogo da amazon.br e da cultura são bem grandes, e quase todos os que aparecem na lista de mais vendidos por aí já tem versão eletrônica.
 
Pelo que me conste, a Amazon.com.br ta com um acervo bem grande ja, com vários campeões de venda também com livros lançados diretamente lá e com preços bem legais.
 
Comprei o Kindle em 2011 e pelos motivos que você explicou (o fato de ler em inglês realmente não dá prazer) ele ficou jogado.

Agora com a chegada do www.amazon.com.br já temos um acervo considerável e os livros costumam ser mais barato que os físico, alem das outras vantagens. Por mim agora já vale a pena comprar o Kinlde sim!

Claro que ainda não há como comparar com o acervo em papel mas já tá legal o acervo de e-books e parece que tende a aumentar!!
 
eu acho que para quem ainda tá meio com um pé atrás sobre o acervo em português, o melhor é ir de kobo, até porque por poder subir diferentes tipos de arquivo, vc pode comprar de diferentes lugares, não só de uma loja. o catálogo da cultura é basicamente o mesmo da amazon.br (de acordo com o publishnews), mas a diferença é que você pode pegar de outros lugares além dessas lojas. sim, contando que vc ande na ~~legalidade~~, já que não há nada que o calibre não resolva para converter pro kindle e blablabla.
 
Não vejo como ilegalidade tu converter o arquivo de um ebook que tu comprou para outro formato para poder ler no Kindle que tu também comprou (ou ganhou, sei lá).

Tu comprou o arquivo, ele é teu e tu tem o direito de lê-lo onde tu quiser.
 
Os textos do Dostoiévski em russo estão em domínio público, mas uma tradução deles geralmente não. Vai depender da idade da tradução, a data de falecimento do tradutor, se a editora que a publicou ainda existe/reedita a tradução etc.
 
eu acho que para quem ainda tá meio com um pé atrás sobre o acervo em português, o melhor é ir de kobo, até porque por poder subir diferentes tipos de arquivo, vc pode comprar de diferentes lugares, não só de uma loja. o catálogo da cultura é basicamente o mesmo da amazon.br (de acordo com o publishnews), mas a diferença é que você pode pegar de outros lugares além dessas lojas. sim, contando que vc ande na ~~legalidade~~, já que não há nada que o calibre não resolva para converter pro kindle e blablabla.


Também não entendi o que há ilegal em converter os arquivos.

Sobre os livros em português, eu não tenho tido dificuldade de encontrar os livros que quero, mesmo os lançamentos.
 
Não vejo como ilegalidade tu converter o arquivo de um ebook que tu comprou para outro formato para poder ler no Kindle que tu também comprou (ou ganhou, sei lá).

Tu comprou o arquivo, ele é teu e tu tem o direito de lê-lo onde tu quiser.

non se o lugar de onde você comprou tem letrinhas miúdas que ninguém lê que inclui qualquer coisa sobre ser ilegal a prática. :)
 
Ana, e você já encontrou alguma evidência nas Condições de Uso da Amazon, por exemplo, que proíbam a conversão? Eu li as condições e não encontrei nada que fosse claramente contra.

Todos os direitos não expressamente concedidos a você nestas Condições de Uso ou quaisquer Termos de Serviço são reservados e retidos pela Amazon ou seus licenciadores, fornecedores, detentores de direitos ou outros fornecedores de conteúdo.

Então se a Amazon não diz que eu tenho o direito de mudar o formato do arquivo? Essa frase é bem louca, pois é impossível especificar todos os direitos nas Condições de Uso. Se não está escrito que tenho direito de ler meu ebook plantando bananeira, então não posso fazer isso?

Você não poderá utilizar os Serviços Amazon de forma inapropriada.

Favor definir "inapropriado".

---

Pesquisando um pouco, encontrei o KindleGen, oferecido pela própria Amazon. Nas palavras da empresa:

KindleGen is a command line tool which enables publishers to work in an automated environment with a variety of source content including HTML, XHTML or EPUB. KindleGen converts this source content to a single file which supports both KF8 and Mobi formats enabling publishers to create great-looking books that work on all Kindle devices and apps.

KindleGen is officially supported by Amazon to convert files to the Kindle format. We recommend you use KindleGen to create content that is compatible with all Kindle devices and apps. Files created with third-party software may not work properly on current or future Kindle devices and apps.

Bem, acho que é isso. Você pode ter um Kindle e comprar ebooks em outras lojas sem problema, pois não é ilegal converter o arquivo.
 
Última edição:
Ana, e você já encontrou alguma evidência nas Condições de Uso da Amazon, por exemplo, que proíbam a conversão? Eu li as condições e não encontrei nada que fosse claramente contra.



Então se a Amazon não diz que eu tenho o direito de mudar o formato do arquivo? Essa frase é bem louca, pois é impossível especificar todos os direitos nas Condições de Uso. Se não está escrito que tenho direito de ler meu ebook plantando bananeira, então não posso fazer isso?



Favor definir "inapropriado".

Grimnir, primeiro, manera o tom aí. Não estou dizendo que você não pode fazer o que quiser com seu kindle, o kindle é seu, o problema é seu e da amazon. Mas para mim a questão toda fica nesse trecho da política deles:

Kindle Content is licensed, not sold, to you by the Content Provider.

O conteúdo não é seu. Você paga para ter acesso a ele. Modificá-lo, portanto, não estaria legalmente autorizado. É como você pegar um livro de uma biblioteca e pintar as páginas de rosa e devolvê-lo depois. Mas se isso não ficou claro, a própria amazon logo explica:

Limitations. Unless specifically indicated otherwise, you may not sell, rent, lease, distribute, broadcast, sublicense, or otherwise assign any rights to the Kindle Content or any portion of it to any third party, and you may not remove or modify any proprietary notices or labels on the Kindle Content. In addition, you may not bypass, modify, defeat, or circumvent security features that protect the Kindle Content.

Trocando em miúdos, o e-book não é seu para fazer o que você quiser dele. É da Amazon, e ela está "deixando" você ler.

Se eu concordo com isso? ÓBVIO QUE NÃO. Eu uso o Calibre, eu pego livro em formato epub, pdf ou whatever e converto pra mobi. Mas todo dia quando ligo meu kindle fico com medo que eventualmente aconteça comigo o que aconteceu com aquela norueguesa. trocando em miúdos: há sempre letras miúdas. eles sempre vão tentar proteger o deles, para nos forçar a comprar só os produtos deles. Não sei se é prática só da Amazon, se outras livrarias que vendem e-books os vendem de fato (ou seja, o arquivo é meu e eu faço dele o que eu quiser), mas pelo menos no caso amazon/kindle/mobi a coisa não é assim tão simples.

Mas de novo, faz do seu kindle o que vc quiser. Não é para mim que você tem que apontar dedo ou dirigir perguntas, tua conversa sobre isso é com a amazon ;)
 
Galera,

eu vou falar algo q pode ser visto um tanto qto um sacrilégio aqui, mas eu sempre achei o Kindle um ítem inútil, principalmente pq não há grandes lançamentos literários em portugues e eu simplesmente não leio em ingles (não adianta, eu sei ler, leio bem, mas deixa de ser prazeiroso pra mim).

Mas tb é um saco viajar levando 3 ou 4 livros. Pesa na mala e depois vc fica com aquele peso q torna-se inútil depois de lido e aí um Kindle viria bem a calhar.

Então, com a amazon com loja no Brasil, eu queria saber se as editoras já estão lançando seus livros no Kindle ou outro tablet equivalente por aqui. Vcs tem idéia? Alguém sabe responder?

Já consigo qq título disponível em portugues eletronicamente?

Não. Vários não são publicados em ebook.
E como falaram aí, a política pra compra de ebook é insana e é uma bosta. Na boa, eu não compraria e-reader se o interesse predominante for livros novos, lançamentos, textos com muitas imagens, etc.
Esses dias eu sofri pra poder ler um epub comprado na cultura (que, aliás, tem o valor basicamente de um livro em papel) em um celular android.
 
eu acho que para quem ainda tá meio com um pé atrás sobre o acervo em português, o melhor é ir de kobo, até porque por poder subir diferentes tipos de arquivo, vc pode comprar de diferentes lugares, não só de uma loja. o catálogo da cultura é basicamente o mesmo da amazon.br (de acordo com o publishnews), mas a diferença é que você pode pegar de outros lugares além dessas lojas. sim, contando que vc ande na ~~legalidade~~, já que não há nada que o calibre não resolva para converter pro kindle e blablabla.

Aí é mais fácil fazer como eu e comprar um tablet mesmo, onde você pode ter o Kindle, o leitor da Cultura, da Saraiva, Gato Sabido além de outras funções.
 
Grimnir, primeiro, manera o tom aí. Não estou dizendo que você não pode fazer o que quiser com seu kindle, o kindle é seu, o problema é seu e da amazon. Mas para mim a questão toda fica nesse trecho da política deles:



O conteúdo não é seu. Você paga para ter acesso a ele. Modificá-lo, portanto, não estaria legalmente autorizado. É como você pegar um livro de uma biblioteca e pintar as páginas de rosa e devolvê-lo depois. Mas se isso não ficou claro, a própria amazon logo explica:



Trocando em miúdos, o e-book não é seu para fazer o que você quiser dele. É da Amazon, e ela está "deixando" você ler.

Se eu concordo com isso? ÓBVIO QUE NÃO. Eu uso o Calibre, eu pego livro em formato epub, pdf ou whatever e converto pra mobi. Mas todo dia quando ligo meu kindle fico com medo que eventualmente aconteça comigo o que aconteceu com aquela norueguesa. trocando em miúdos: há sempre letras miúdas. eles sempre vão tentar proteger o deles, para nos forçar a comprar só os produtos deles. Não sei se é prática só da Amazon, se outras livrarias que vendem e-books os vendem de fato (ou seja, o arquivo é meu e eu faço dele o que eu quiser), mas pelo menos no caso amazon/kindle/mobi a coisa não é assim tão simples.

Mas de novo, faz do seu kindle o que vc quiser. Não é para mim que você tem que apontar dedo ou dirigir perguntas, tua conversa sobre isso é com a amazon ;)

Ana, realmente não entendi qual foi o problema com o meu "tom". Você falou sobre as letrinhas miúdas e então eu pensei que você já teria lido alguma coisa que te fez entender claramente que era proibido fazer a conversão. Tudo o que fiz foi reler os termos de uso e destacar as passagens que poderiam servir. Se por algum motivo o meu tom te ofendeu, embora eu não saiba como, então desculpa.

Voltando ao assunto. Dizer que o conteúdo é "licensed, not sold" realmente significa literalmente que não tenho direito de propriedade sobre o ebook. O meu questionamento é que se existe o KindleGen, como falei no outro post, então a Amazon não parece ser contra a conversão. Parece que a Amazon quer nos dizer é que não podemos emprestar ou vender o ebook para quem quisermos. Fazer cópias do arquivo é fora de cogitação, obviamente. Outro problema seria remover o DRM do livro e embora não esteja óbvio que isso seja contra as Condições de Uso da Amazon, é bem provável que seja contra o Digital Millennium Copyright Act.

De qualquer forma, se estivesse escrito claramente nas Condições de Uso que é proibido alterar o formato do arquivo que eu comprei na Amazon, eu com certeza não estaria debatendo isso aqui. Aliás, é justamente isso que estamos fazendo aqui, não? Debatendo e trocando ideias. Eu definitivamente não estou apontando o dedo pra você e cobrando respostas. Como eu acho dúbia a mensagem da Amazon (diz que não sou o dono do ebook, mas oferece um programa para converte-lo), então não acho que o uso do Calibre seja ilegal.
 
Não. Vários não são publicados em ebook.
E como falaram aí, a política pra compra de ebook é insana e é uma bosta. Na boa, eu não compraria e-reader se o interesse predominante for livros novos, lançamentos, textos com muitas imagens, etc.
Esses dias eu sofri pra poder ler um epub comprado na cultura (que, aliás, tem o valor basicamente de um livro em papel) em um celular android.

não dá para comparar a experiência de ler num celular com a de ler num e-reader, são coisas bem diferentes. eu testei o aplicativo do android para sentir como seria, e o pior problema é a tela muito pequena. e meu celular é um s3, que tem uma tela enorme em termos de celular.

Aí é mais fácil fazer como eu e comprar um tablet mesmo, onde você pode ter o Kindle, o leitor da Cultura, da Saraiva, Gato Sabido além de outras funções.

já ouvi mais de uma pessoa reclamar da iluminação, que a tela similar a do computador "cansa a vista", mas minha teoria é que é no mínimo estranho esse tipo de argumento partindo de uma geração que não sai da frente do computador. de qualquer forma, eu via como maior desvantagem o fato de que na luz do sol não daria para ler no tablet, mas segundo meu cunhado o ipad já tem algo para corrigir isso.

da experiência de leitura propriamente dita eu tenho um nexus 7, li usando o google play. a troca de páginas é mais lenta do que num kindle, e há uma série de recursos que o kindle oferece que eu não tenho certeza se estão disponíveis lá (já que alguns livros são tipo um "scan" da página de um livro de papel, e aí não dá para usar dicionário, marcar trechos, etc.).

eu acho que ambos apresentam vantagens e desvantagens, o negócio é a pessoa ver bem para o que vai usar. aliás, se ela lê pouco, não tem nem que cogitar comprar um e-reader, para começar.

Grimnir disse:
Outro problema seria remover o DRM do livro e embora não esteja óbvio que isso seja contra as Condições de Uso da Amazon, é bem provável que seja contra o Digital Millennium Copyright Act.

Mas está óbvio sim. No meu post anterior: "In addition, you may not bypass, modify, defeat, or circumvent security features that protect the Kindle Content.". O DRM está contido no grupo de "security features that protect the Kindle Content".
 
Certamente, como já falamos em outros tópicos, o ebook não é estritamente superior ao livro físico. É um problema de comparar as vantagens e desvantagens primeiro. Até o momento eu estou muito satisfeito com o Kindle e entendo que "saí no lucro" no que diz respeito aos preços dos ebooks em todas as minhas compras. Também não fiquei frustrado por não encontrar os livros que queria, mesmo lançamentos. Digamos que em 80% dos casos eu encontrei o livro que procurava na Amazon.

Mas está óbvio sim. No meu post anterior: "In addition, you may not bypass, modify, defeat, or circumvent security features that protect the Kindle Content.". O DRM está contido no grupo de "security features that protect the Kindle Content".

Nesse caso não tem jeito. Se está escrito que é proíbido remover o DRM, então é isso aí. Pergunta: Todos os livros da Amazon tem DRM?
 
não dá para comparar a experiência de ler num celular com a de ler num e-reader, são coisas bem diferentes. eu testei o aplicativo do android para sentir como seria, e o pior problema é a tela muito pequena. e meu celular é um s3, que tem uma tela enorme em termos de celular.

É. Mas eu estava só testando provisoriamente pq meu e-reader estragou.
Eu sei que concordei com os termos usos e blablablaba, mas comprei o negócio na livraria cultura que lista esse tipo de aparelho como possível leitor, e acabei tendo que usar recursos ilegais para usá-lo.
Do jeito que a coisa está, não tenho muito incentivo pra pagar só um pouco menos pelo ebook em vez do papel. Assim como não teria incentivo em visitar uma livraria se tivesse que fazer uma busca de corpo todo toda vez que saísse dela. Uma pena, pq acho a tecnologia ótima.
Com relação aos tablets e celulares como leitor, além da tela pequena, outro problema é a bateria mesmo. O ereader pode durar dias ou semanas mesmo para leitores hardcore tipo eu.
 
O problema do tablet é a iluminação que, dizem, em excesso prejudica a vista.

Depende, se vc usa um kindle com aquela tecnologia igual ao do Quadro Mágico não prejudica, pq não há luz de fundo. Se usa Ipad, Galaxy sim. Kobo eu não sei.

eu acho que para quem ainda tá meio com um pé atrás sobre o acervo em português, o melhor é ir de kobo, até porque por poder subir diferentes tipos de arquivo, vc pode comprar de diferentes lugares, não só de uma loja. o catálogo da cultura é basicamente o mesmo da amazon.br (de acordo com o publishnews), mas a diferença é que você pode pegar de outros lugares além dessas lojas. sim, contando que vc ande na ~~legalidade~~, já que não há nada que o calibre não resolva para converter pro kindle e blablabla.

Joy, a principio eu tava pensando em apenas pegar o App do Kindle pro meu Ipad e usar ele por enquanto. Mas qual é a do Kobo? É o da livraria cultura né? Eu consigo ter acesso ao kindle dele tb? Quais são as vantagens?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo