• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Por que Sauron era chamado de "O Necromante"?

Lindoriel

Saurita Catita
Estava lembrando que em "O Hobbit" Sauron é denominado como "O Necromante" e, embora nos livros não se fale tudo sobre ele (na verdade acho que bem pouco, uma vez que nem falas ele chega a ter rsrsrsrsrs), há alguma passagem em especial que justifique ele ser chamado assim?

E por que/como ele falava com os mortos?

Obrigada! :D
 
.

Bom, primeiro é preciso saber o que Tolkien tinha em mente ao criar este personagem ao escrever "O Hobbit", o que eu desconheço. E já que ele acabou levando à criação de Sauron, é necessário ter em mente que o mau e velho Gorthaur (:grinlove:) tinha a capacidade de aprisionar almas, vide a fala do Rei-Bruxo a Éowyn: "... onde tua carne será devorada e tua alma murcha será desnudada diante do Olho Sem Pálpebra." (ou algo assim). Isto para não mencionar a hipótese de que o que os hobbits viram, nos Pântanos Mortos, eram realmente espíritos de humanos, elfos e chefes orcs ali aprisionados pelo Dark Lord.

.
 
Última edição:
Mas né, se ele era "O Necromante", ele podia falar com os mortos de forma específica... xD Assim creio eu.

Às vezes fico pensando que, como Tolkien era católico e "se comunicar com os mortos" é considerado errado segundo essa doutrina, se ele não fez isso de propósito pra deixar o Sauron mais "dumal" e contra as regras. Rs.
 
como Tar-Mairon disse, não se sabe (pelo menos eu não sei) exatamente o que Tolkien tinha em mente quando criou o Necromante. ele já poderia ter um rascunho de Sauron em mente ou então o Necromante era só uma desculpa para manter Gandalf afastado do grupo principal, de modo a gerar maiores dificuldades na aventura.

de qualquer forma, no conjunto da obra me parece que o Sauron-Necromante ficou coerente. acho que o que ele fez com os Nazgûl é justamente um exemplo da prática de necromancia. as almas dos reis numenorianos foram aprisionadas e eles então tornaram-se escravos da vontade de Sauron. tanto é que eles só retornaram a ativa 1300 anos depois da derrota de Última Aliança entre Homens e Elfos, pois o próprio Sauron só voltou à Terra-Média entre 1000 e 1050 da Terceira Era. em resumo: Sauron se comunicou com os Nazgûl e voltou a controla-los.
 
Sauron falava com os mortos, sim. Mas só é possivel se comunicar com Demônios ou almas realmente más, pois as boas estão com Deus. Chamai-lhe de necromante, macumbeiro ou espírita, são sinônimos. O que importa é que sua capacidade de se comunicar com almas más foi vital para que ele se tornasse o que se tornara.
 
Eu estava lendo LEIS E COSTUMES ENTRE OS ELDAR PERTINENTES AO CASAMENTO E A OUTROS ASSUNTOS RELACIONADOS A ISSO: JUNTO COM O ESTATUTO DE FINWË E MÍRIEL E O DEBATE DOS VALAR À SUA REALIZAÇÃO (http://www.valinor.com.br/61/) na parte que fala sobre o Renascimento e outros destinos daqueles que vão para Mandos. Neste texto diz isso, em relação daqueles que procuram se comunicar com o fëa de algum desencarnado:É, portanto, algo imprudente e arriscado, além de ser um ato errado proibido justamente pelos Governantes de Arda, os vivos tentarem se comunicar com os desencarnados, embora os desabrigados possam desejá-lo, especialmente os mais indignos entre eles. Pois os desencarnados, vagando pelo mundo, são aqueles que no mínimo recusaram a porta da vida e continuaram pesarosos e auto-piedosos. Alguns são preenchidos com rancor, desgosto e inveja. Alguns eram escravizados pelo Senhor do Escuro e ainda fazem o seu trabalho, apesar de ele ter partido. Eles não dirão verdades ou sabedoria. Apelar-lhes é uma tolice. Tentar dominá-los e fazê-los servos da própria vontade de alguém é perversidade. Tais práticas são as de Morgoth; e os necromantes são da hoste de Sauron, seu servo.
Há também a passagem que diz: Ou o desabrigado pode implorar por abrigo e, se lhe for concedido, então ele procurará escravizar seu hospedeiro e usar tanto sua vontade como seu corpo para seus próprios propósitos. É dito que Sauron realizou tais atos, e ensinou seus seguidores com fazê-los

Concluo assim que necromantes eram aqueles que escravizavam o fëa de algum eldar, que por algum motivo estava cheio de rancor e que não havia retornado para Os Salões de Mandos.
 
Última edição:
Se formos levar o termo "necromancia" ao pé-da-letra, veremos que é a "adivinhação pela invocação dos espíritos". Só usando essa interpretação, é difícil dizer que Sauron praticava a necromancia. Se estendermos um pouco a noção de necromancia para envolver a conjuração e subjugação de espíritos além da perversão da vida, então definitivamente Sauron era um necromante.
 
Necro=elemento de formação de palavras que exprime a ideia de morte, cadáver. Mancia=processo de adivinhação, através de métodos que nem sempre são suscitados pela paranormalidade.
Ao pé da letra, necromante é aquele que faz adivinhações baseado nos mortos. Adequando isso ao mundo de Tolkien, um necromante poderia ser aquele que escraviza o fëa de alguem
 
.

O mais interessante do texto é a afirmação de que havia espíritos de elfos a serviço de Sauron. Ao contrário do que muitos pensam, eles não eram tão bonzinhos assim.

.
 
Eu considero Fëanor um cara que acabou ficando pirado por ter sido injustiçado. Eu não acho ele mau, apenas muito apegado as Silmarills (mais do que seria considerado saudável)
 
Eu acho o Fëanor impulsivo demais! Qualquer coisa ele ia lá e já explodia de raiva, etc... tá certo que o "fëa" dele devia queimar incessantemente (:lol:) e o levar a fazer esse tipo de coisa (e vê, o cara teve sete filhos! 8-O Haja fëa pra tanto filho!! :lol: Uma vez que, parece, os pais e mães dos Eldar transmitem uma parte de seus espíritos a eles na fecundação e gestação), mas mesmo assim, se ele parasse pra pensar de vez em quando, quem sabe as coisas não seriam diferentes.
 
Última edição:
Eu acho o Melkor impulsivo demais! Qualquer coisa ele ia lá e já explodia de raiva, etc... tá certo que o "fëa" dele devia queimar incessantemente (:lol:) e o levar a fazer esse tipo de coisa (e vê, o cara teve sete filhos! 8-O Haja fëa pra tanto filho!! :lol: Uma vez que, parece, os pais e mães dos Eldar transmitem uma parte de seus espíritos a eles na fecundação e gestação), mas mesmo assim, se ele parasse pra pensar de vez em quando, quem sabe as coisas não seriam diferentes.

Hum não seria Fëanor ? Pelo que eu li, os pai não transmitiam fëa. Entendi que ele vinha de Eru.
 
Era o Fëanor, errei!! :lol:

Eu li em algum lugar que transmitiam "energia vital" ou algo assim, e por isso Miriel teria morrido no nascimento de Fëanor.
 
E as almas das mundas modorras? O que eram mesmo?
Sei q não tem nem o que comentar, mas no filme d PJ ele inventou aquilo do túmulo do rei bruxo pra justificar o Sauron ser chamado de Necromante, né?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo