• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Doenças genéticas na Terra-média?

Nessä Nólatáry

Mademoiselle de Volanges
Bom diante de tanta discussão sobre os enigmas do professor, entao vos pergunto seria provável algum elfo, anao, hobbit ou qualquer outro ser, nascer cego, surdo, mudo, deficiente tipo nao poder andar ou nascer com braços ou pernas pequenas. O que acham?? Seria possivel eles terem as doenças de hoje??
 
Re: doenças geneticas na terra -media???

Creio que sim... até em pensar que, se os hobbits não foram "criados" por Ilúvatar como os Edain ou os Eldar, ou ainda os Anões por Aulê, então eles podem muito bem ser uma "leva" de homens que teve deficiência genética e veio mais "baixinha"! :dente:

Levando-se em consideração que eles vivem mais que humanos atuais - 100 anos era considerada uma idade "frustrante" para morrer, como Otho Sacola-Bolseiro que morreu aos 102 - e atingiam a maioridade somente aos 33 anos, penso se eles não descendiam até de algum númenoriano perdido por aí.

Tá, viajei... :lol:
 
Re: doenças geneticas na terra -media???

Pois é, eu já tinha me perguntado a mesma coisa sobre os hobbits. Seriam como os nossos "anões", só que com pés peludos?

Bem, quanto às deficiências, não li qualquer relato sobre o assunto em obras, mas como não há relatos afirmando, também não há relatos negando. Sendo a Terra Média uma "versão antiga" de nosso mundo, tudo o que ocorre aqui pode bem ocorrer lá. Então eu digo que uma deficiência podia muito bem ocorrer sim.
 
Re: doenças geneticas na terra -media???

Conta-se no Silmarillion que originalmente os filhos primogênitos e sucessores tinham sido criados mais resistentes e fortes para garantir que eles não desaparecessem por acidentes e que a corrupção só viria a afetar a todos com o passar do tempo. De maneira que os primeiros homens e elfos eram mais resistentes a qualquer tipo de mácula e peste, no sentido que se dá à palavra quando Frodo menciona a ausência de manchas na beleza de Lothlorien (das coisas de Lórien que não foram manchadas ou corrompidas).

No que concerne ao conceito de mácula, Tolkien trabalhou com uma idéia bem ampla que incluía também o contexto em que os livros foram escritos no que o estudo da genética e a luta contra o Nazismo teria sido conhecidos por ele. Afinal, especula-se que o tronco indo-europeu de onde teria vindo o inglês (um dos 15 maiores troncos idiomáticos sendo falado por uns 45%¨da população mundial ao lado do sino-tibetano que é falado por 25% da população do mundo), teria tido origem em um povo chamado ariano provenientes de uma região ao norte da Índia e que na época o termo não havia caído em desuso por causa da guerra. (inclusive o norte, no Himalaia estão regiões igual Nepal e Tibet que são regiões bem místicas da cultura humana mundial)

Não obstante, o que cai em desuso não significa que perde importância e podemos considerar alguns tópicos interessantes que tiveram sobre meio-orcs e o caso do vesgo ou estrábico que aparece em algumas passagens. O estrabismo aparece como de herança genética na oftalmologia:



Quando Passolargo e os hobbits deixaram Bri (ibid., I, XI), Frodo teve um vislumbre do terrapardense ("um rosto amarelento, com olhos furtivos, vegos") na casa de Bill Samambaia nos arredores de Bre, e pensou: "Ele se parece muito com um orc."
Contos Inacabados, pg. 504.

Aquele homem estava então voltando para dar prosseguimento aos negocios e para organizar o transporte de muitas mercadorias antes que o outono acabasse.

Esse terrapardense foi alançado por vários Cavaleiros Negros quando estes se aproximavam da travessia do Tharbad. em extremo terror, foi arrastado até o Rei dos Bruxos e interrogado. Salvou a vida traindo Saruman. Assim, o Rei dos Bruxos descobriu que Saruman sabia muito bem, todo o tempo, onde ficava o Condado...

Portanto, lançou a Sombra do terror sobre o terrapardense e o enviou a Bri como agente. Era ele o sulista vesgo na estalagem.
(Contos Inacabados, pg. 383.)

De forma que ainur, Sauron ou Saruman (com grande conhecimento do povo de Aule) podia introduzir alterações negativas e criar mutações e doenças, podendo inclusive espalhar a peste como o ocorreu na primeira Era quando, se não me engano morreu uma irmã de Túrin (Lalaith).

Dos nazistas e da luta pela herança pura da cultura original dos arianos sai uma corrupção da busca conveniente da falsa pureza contra a corrupção física alegada pelo exército alemão, de que existiriam povos naturalmente doentios.

Quer dizer, porque houve a corrupção do mundo e por causa da corrupção dos corpos dos filhos tanto humanos quanto elfos foram diminuídos da estatura original como aponta o diálogo de Finrod e Andreth.

Para os homens a época desta queda é uma névoa sobre o passado desconhecido, entretanto aqui e ali há sinais de que os corpos dos homens podem ser diminuídos de corpo como é o caso dos Altos homens de Númenor em oposição aos homens médios de Rohan ou os primitivis de leste e sul. Entretanto são poucas as referências diretas a esse assunto.
 
Última edição:
Re: doenças geneticas na terra -media???

E será que os hobbits se enquadrariam nessa categoria de "mutação"?

Mas eles eram considerados um povo "bom", ao menos em comparação com os orcs ou trolls... rs.
 
Re: doenças geneticas na terra -media???

:) Pelo que se interpreta das obras existia a forma correta de criar variedade biológica da parte dos Ainur (que não era seguido por Sauron ou Saruman). Essa variedade dentro de uma mesma família ocorre como no caso dos anões miúdos que Túrin encontra e que são diferentes dos anões clássicos que eram maiores e mais poderosos.

Mas é digno de nota também que na formação da terra, o passado é uma época especialmente favorável a lugares cheios de radiação, substâncias em constante alteração como é o caso do vulcanismo e a variedade poderia aparecer simplesmente por se habitar em lugares favoráveis a uma seleção, mutação, combinação ou divergência (as forças da evolução).

Até mesmo hoje em dia vivemos em um mundo assim e continua ocorrendo igual na época dos Hobbits. Existem também lugares nas cidades em nossa sociedade que funcionam como anestésicos que tiram a sensibilidade e humanidade das pessoas transformando-as em robôs tanto quanto álcool ou drogas. Estas forças da natureza, da qual a bolha das redes sociais participa, tendem também a criar separações na biologia.
 
Re: doenças geneticas na terra -media???

sobre os Hobbits, em particular, dois trechos das cartas de Tolkien podem ser considerados:

No meio desta Era os Hobbits aparecem. Sua origem é desconhecida (até mesmo por eles)* pois escaparam à atenção dos grandes, ou dos povos civilizados com registros, e não mantiveram eles próprios registros, exceto por vagas tradições orais, até que tivessem migrado das fronteiras da Floresta das Trevas, fugindo da Sombra, e vagassem em direção ao oeste, entrando em contato com os últimos remanescentes do Reino de Arnor.

* Os Hobbits, é claro, são realmente pretendidos como um ramo da raça especificamente humana (não Elfos ou Anões) — por isso as duas espécies podem morar juntas (como em Bri), e são chamadas simplesmente de Pessoas Grandes e Pessoas Pequenas. São inteiramente desprovidos de poderes não-humanos, mas são representados como estando em maior contato com a “natureza” (o solo e os outros seres vivos, plantas e animais), e anormalmente, para os humanos, livres de ambição ou cobiça de riqueza. Eles são criados pequenos (pouco mais que meia estatura humana, porém diminuindo à medida que os anos passam), em parte para exibir a mesquinhez do homem, do homem simples, sem imaginação e provinciano — embora sem a pequenez ou crueldade de Swift, e principalmente para mostrar, em criaturas de força física muito pequena, o espantoso e inesperado heroísmo de homens comuns “em apuros”.
 
Re: doenças geneticas na terra -media???

.

O Silmarillion diz que cada Era trará novidades jamais previstas, penso ser este o caso dos hobbits e dos beornings na Terceira Era. e, sim, eles são parte da família humana.

.
 
Os Ainur não têm hröa, sequer se reproduzem (salvo raras exceções), portanto não sofrem mutações. Nós Eldar somos imunes a mutações gênicas, devido à existência de uma desoxirribonucleopolimerase reparadora, capaz de refazer a base genética orgânica a partir da "marca" encontrada no interior do nucléolos. Os Atani são parcialmente mutáveis, pois a mutabilidade é a própria essência Ataniva, sendo também a causa de sua decadência ao longo das Eras. Os Hobbits originaram-se de uma mutação gênica sofrida pelos Homens Médios que viviam na Floresta das Trevas, talvez causada pelo mal de Sauron, não como corrupção, mas como adaptação, o que os levou a se esconderem abaixo da terra e diminuir de tamanho; os pés e mãos ficaram peludos com o resistências às baixas temperaturas e à imundície em baixo da terra, na qual eles viviam nesses tempos sombrios.
Os Cazari são menos mutáveis que os Atani, mas também estão suscetíveis à praga da mutação, que deteriora e corrompe a quase tudo o que existe na terra.
As demais plantas e animais são altamente suscetíveis à lenta deterioração causada pela mutação, porém as espécies em suas formas puras são re-introduzidas por Deus com o passar do tempo.
 
Os Ainur não têm hröa, sequer se reproduzem (salvo raras exceções)

Ainur incluem Maiar?

Creio que os Maiar reproduzem... Melian teve Lúthien como filha. Já os Valar acho que não reproduzem, embora se casem.
 
Ela reproduziu porque casou com um elfo?

Os Maiar que se casássem entre si não eram férteis? Sim, pq se os Valar casavam, provavelmente os Maiar também...

Será que foi por isso que Lúthien veio tão "excepcional", por ser filha de uma Maia?
 
Posso confirmar com mais calma depois (creio que Tolkien fala sobre isso no Ósanwë-kenta ou em algum dos textos do Morgoth's Ring), mas acho que o Professor abandonou a ideia de Ainur terem filhos entre si. O Ainu que quisesse ter filhos deveria assumir um hröa (um corpo físico) da espécie com a qual ele vai reproduzir (Melian assumiu um hröa pelfico, por exemplo).

E sim, parte dos poderes e da beleza de Lúthien decorrem do fato dela ser filha de Melian.
 
Então, digamos, os Maiar eram ainda mais belos que os elfos?

E seguindo essa "gradação" (rs), os Valar eram ainda mais belos que os Maiar?
 
Exatamente. O Valaquenta descreve os Valar como "poderosos, grandes e belos", excepcionalmente Varda, "[cuja] beleza não pode ser descrita em palavras de Homens ou de Elfos, porquanto em sua face ainda resplandece a luz de Eru".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo