• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

E se os Homens fossem os primogênitos ao invés dos Elfos?

Limpë

You already know too much...
Ás vezes penso:
Como seria as coisas se os Homens viessem antes dos Elfos?
Será que os Valar os achariam belos e os convocariam para Aman?
Haveria alguma raça corrompida apartir dos homens assim como são os orcs dos elfos?

o que vcs acham?
 
Será que eles seriam imortais como os elfos? :mrgreen:

Fico pensando que os homens seriam algo bem "parecido" com os elfos caso tivessem vindo primeiro.
 
Bem, tudo realmente sria diferente. Talves eles fossem a Valinor no lugar dos elfos, como foi falado a cima, e atrairiam a atenção de Morgoth para si. Orcs provavelmente não existiriam, talvez não da forma como conhecemos e, se eles ainda tiverem o coração mais fraco, seria bem provável que eles é que engrossariam as fileiras de Angband no lugar dos orcs.

Não teríamos Fèanor da forma que conhecemos e talvez nem Silmarils, portanto não haveria juramento, fuga para Beleriand, Beren e Luthien (como conhecemos), Ëarendil... E Melkor não teria as palmas das mãos queimadas.

Os elfos, sendo de Beleriand, seriam todos como os Sindar, por isso infelizmente não veríamos a beleza inigualável de Lórien ou Gondolin ou Valfenda, mas palácios como Menegroth ou... aquele do rei Thranduil,, que eu não sei o nome...

A morte continuaria sendo a dádiva dos homens, por causa de seu coração mais fraco e por causa das investidas de Melkor contra eles, E talvez o senhor do escuro tivesse muito mais trabalho na Terra Média por causa dos corações fortes e sábios dos elfos. Acho que a guerra viria sobre ele mais cedo e com mais força.

Enfim, muitas coisas belas se perderiam, mas talvez fossem compensadas com esses homens-que-viram-a-luz-das-árvores. Vai saber?

Ah... nem pensar em levar o Melkor para Valinor. Seria um desastre. Se com os elfos já foi, imaginem com os homens??
 
Será que os Valar os achariam belos e os convocariam para Aman?

Mas os Valar não acharam os elfos belos por terem vindo primeiro, mas sim por eles serem realmente belos.

Será que eles seriam imortais como os elfos?

Creio que não, pois o dom da imortalidade foi dado aos elfos por serem elfos, não teve a ver com a primogenitura, a menos que os humanos fossem imortais, mas aí não seriam mais humanos. O que defina a humanidade é a mortalidade não o nome.

A morte continuaria sendo a dádiva dos homens, por causa de seu coração mais fraco e por causa das investidas de Melkor contra eles

Mas eles tem o coração fraco por causa da mortalidade não o contrário e as investidas de Morgoth não os ajudaram a melhorar nesse ponto.
 
A morte continuaria sendo a dádiva dos homens, por causa de seu coração mais fraco e por causa das investidas de Melkor contra eles, E talvez o senhor do escuro tivesse muito mais trabalho na Terra Média por causa dos corações fortes e sábios dos elfos. Acho que a guerra viria sobre ele mais cedo e com mais força.

Se tu ler o Silmarillion com atenção vai ver que a mortalidade é um prêmio e não uma maldição. Inclusive eu sempre achei que isso era um dom até meio "invejado" pelos elfos. A capacidade de deixar o mundo de boa vontade era uma característica dos numenoreanos fiéis, inclusive. O medo da morte é que veio com a corrupção de Melkor.
 
A meu ver, os homens vieram mortais para poder lidar com um mundo em mudanças constantes, diferente do mundo em que os elfos surgiam. Eles vieram com dons que lhes permitiriam existie melhor no mundo transformado por morgoth. Eles são o tema da musica que veio com influencias do tema de melkor mas para cumprir o objetivo de iluvatar.

Por isso, se eles fossem os primogenitos, não seriam esse tema da musica, mas outro, que foi o tem que originou os elfos, logo, a meu ver, eles seriam imortais sim. E teriam mais ligação com este mundo e seu espirito iria pros salões de mandos ao invés dos elfos.
 
Se tu ler o Silmarillion com atenção vai ver que a mortalidade é um prêmio e não uma maldição. Inclusive eu sempre achei que isso era um dom até meio "invejado" pelos elfos. A capacidade de deixar o mundo de boa vontade era uma característica dos numenoreanos fiéis, inclusive. O medo da morte é que veio com a corrupção de Melkor.

Éomer, por isso que eu disse "dádiva". ;)

Mas quanto a eles terem esse dom, eu sempre pensei que fosse porque eram mais fracos e não o contrário disso. :think:
 
.

Bom, tendo em mente que tentar destruir os elfos, em vez de corrompê-los, foi uma das maiores cretinices de Melkor, talvez ele tentasse fazer o mesmo com os humanos o que inverteria boa parte da mitologia do Professor nestas questões, assim teríamos os seres humanos no geral "fiéis" e os elfos como os "corrompidos" por excelência.

.
 
Por isso que eu sempre achei o Sauron mais inteligente. Ele "com jeitinho" ia zuando todo mundo - o Morgoth só queria saber de tacar tudo abaixo!! :lol:

Mas, além da imortalidade, o que faz dos elfos "elfos"? Há mais diferenças entre eles e os humanos?
 
Por isso que eu sempre achei o Sauron mais inteligente. Ele "com jeitinho" ia zuando todo mundo - o Morgoth só queria saber de tacar tudo abaixo!! :lol:

Mas, além da imortalidade, o que faz dos elfos "elfos"? Há mais diferenças entre eles e os humanos?

Os elfos tem poder criativo, oque pode ser considerado magia para os homens.
 
Por isso que eu sempre achei o Sauron mais inteligente. Ele "com jeitinho" ia zuando todo mundo - o Morgoth só queria saber de tacar tudo abaixo!! :lol:

Mas, além da imortalidade, o que faz dos elfos "elfos"? Há mais diferenças entre eles e os humanos?

.

À exceção dos aspectos ligados à sexualidade/reprodução e da imortalidade, elfos e humanos são idênticos.

.
 
Tem ainda um "lance" que lembro do Legolas, de "dormir em vigília", coisa que os humanos certamente não conseguiriam fazer. E parece que ele não se cansava.

Assim como ele conseguia subir nas cordinhas dos Galadhrim rapidinho, como todos os outros elfos - coisa que Aragorn ou Boromir não seriam capazes de fazer no momento. Na verdade, nem os hobbits.

Eles também tinham sentidos mais aguçados, dado que os próprios elfos de Lórien escutaram os membros da comitiva respirando - mesmo quando eles prenderam a respiração, por assim dizer; e Legolas enxergava ainda mais longe que Aragorn, como aconteceu na busca que ele, Legolas e Gimli empreenderam atrás de Merry e Pippin. Tanto foi assim, que Aragorn ainda diz: "Abençoada seja a visão dos elfos", ou algo assim.

Logo, creio que havia bastante diferenças entre os elfos e os humanos, bem mais do que a imortalidade/mortalidade, ou menor número de filhos (no caso dos elfos, que raramente tinham mais de 2 ou 3).
 
.

Bem lembrado, os elfos tinham a visão bem mais aguçada e maior agilidade do que as humanas porém tinham menos força física do que os humanos.

Curiosidade: A gestação élfica durava um ano.

.
 
Última edição:
Esse lance da força física é bem verdade também - tanto que quando Boromir e Aragorn foram "cavar" a passagem do Caradhras pro povo "voltar pra trás" em face da nevasca, o Legolas nem foi ajudar a cavar... :lol:

MÃS... ele foi correndo por cima do monte de neve - com a leveza típica dos elfos - e conseguiu ver o que tinha adiante sem muito esforço.

Uma coisa na qual pensei agora: Círdan é relatado como tendo sinais de envelhecimento. Por que ele, de certa forma, envelheceu, e Galadriel, que era "velha pra caramba" (em anos vividos) continuou com aparência jovem, bem como Celeborn?

E Elrond, que é relatado como tendo aparência "nem jovem nem velha"? Já Glorfindel tem aparência jovem, também.

Será que os elfos, apesar de imortais, poderiam manipular seu "hröa" nesse aspecto?

Outra coisa: os Istari também são relatados como "nunca tendo aparência jovem", como Gandalf e Saruman, os quais tinham aparência de velhos (apesar de eu achar que o Saruman, até pra enganar melhor, tinha mais a aparência de "velho classudo", e o Gandalf de "véio meio ralé", assim, com as roupas meio surradas mesmo!! :lol: A não ser quando se revelava em todo seu poder, como na ocasião de Moria contra o Balrog e etc). E eram claramente imortais. Por que, então, os Istari tinham aparência de velhos, e não de jovens, como outros Maiar, como Melian (acredito que ela tinha aparência jovem) e etc?

Sauron é um Maia que tbm imagino sempre com aparência jovem e bem "sedutora" principalmente na parte do Celebrimbor e do Ar-Pharazon, principalmente porque o último queria MUITO nunca morrer, e uma aparência de juventude certamente ajudaria a convencê-lo nesse quesito.
 
.

E Círdan, além do rosto envelhecido, tinha barba (o Professor disse que os elfos, mesmo adultos, eram imberbes).

Os Istari encarnaram em hröar de aparência idosa para inspirar respeito nos humanos, penso eu.

Quanto à aparência jovem de Galadriel e Celeborn em contraste com o muito mais novo Elrond, nunca encontrei explicação para isto.

.
 
.

E Círdan, além do rosto envelhecido, tinha barba (o Professor disse que os elfos, mesmo adultos, eram imberbes).

Os Istari encarnaram em hröar de aparência idosa para inspirar respeito nos humanos, penso eu.

Quanto à aparência jovem de Galadriel e Celeborn em contraste com o muito mais novo Elrond, nunca encontrei explicação para isto.

.

Será que é por que ela nasceu e viveu em Valinor na era das árvores quando elas estavam vivas e ativas, ao passo que Elrond não teve a mesma sorte?...:think:
Levando em conta que é dito que o cabelo de Galadriel captou de certa forma a luz de Laurelin.
 
É bom lembrar que Cìrdan é um elfo absurdamente velho, mesmo em comparação com os "velhos" Galadriel e Celeborn. A primeira entrada em que Cirdan é citado nos Anais Cinzentos é no ano 1150 da Era das Árvores. Como a Era das Árvores durou 1500 anos e cada Ano das Árvores equivale a 9,582 anos do Sol, no fim do SdA Círdan tinha no mínimo 10400 anos. E 1150 E.A. é a primeira vez que ele é mencionado, não a data de nascimento. Como em 1150 ele já é um senhor dos elfos, podemos chutar aí pelo menos uns 11000 anos pra idade dele.

Pra comparar, segundo os mesmos cálculos, Galadriel teria cerca de 8400 anos na época do SdA.

Círdan é tão velho que entrou no seu terceiro ciclo de vida, fase em que, segundo Tolkien, os elfos desenvolvem barba - e, presumivelmente, apresentam outros sinais de envelhecimento.

Glorfindel é descrito como jovem porque o seu hröa é jovem. Embora seu espírito seja velho, seu corpo é jovem, pois foi reconstruído para "substituir" o que ele perdeu na Queda de Gondolin. Ele veio pra Terra-média junto com os Istari, então se bobear o corpo dele é mais jovem do que a Arwen.
 
Última edição:
Galadriel é descrito como jovem porque o seu hröa é jovem. Embora seu espírito seja velho, seu corpo é jovem, pois foi reconstruído para "substituir" o que ele perdeu na Queda de Gondolin. Ele veio pra Terra-média junto com os Istari, então se bobear o corpo dele é mais jovem do que a Arwen.

.

Este seria o caso do Glorfindel, correto?

.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo