• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Indicações: Livros de história e livros sobre Roma

Rauthar Hast

Usuário
Ô, pessoal, eu de novo pedindo recomendações de livros!
Meu último tópico aqui pedindo recomendações de livros de filosofia me foi muito útil! (Aliás, quem puder ler O Livro da Filosofia, recomendo).

Agora, estou com um desejo de estudar sobre história (quem recomendar livros didáticos morre), e, para começar, estou a fim de estudar sobre civilizações antigas, começando com o Império Romano!

Então é isso, se alguém tiver recomendação de um livro sobre o Império Romano que seja bem informativo, e tenha tudo (principalmente o nome de pessoas importantes e o caso do assassinato de Júlio César), podem recomendar!
Quem tiver indicações sobre livros de história em geral, ou até uma série de vários livros com a história do mundo, também se sintam à vontade!

Obrigado a todos desde já :)

- - - - - - - - - - Update - - - - - - - - - -

Esqueci de falar, mas se alguém souber dizer se estes dois livros são bons, poderiam dizer?
História de Roma - Pierre Grimal
Roma Antiga - Martin Cezar Feijo
 
Última edição:
Eu li: História de Roma - Michael I. Rostovtzeff

É bem amplo, conta desde a monarquia, com detalhes e obervações bem interessantes.

De ficção estou numa série do Allan Massie, chamada "Os senhores de Roma". São 5 livros no total. Até agora li apenas 2:
-Cesar
-Marco Antônio e Cleopatra

Embora seja um livro de ficção, lembra muito uma biografia de ambos. O "César" é narrado por Bruto, onde expõe uma visão totalmente diferente da conspiração para a morte de César, enquanto o segundo é narrado por um criado de Marco Antônio, onde relata toda sua vida, auge e queda. Ambos contam detalhes e fatos reais dos grandes nomes da época, desde Cato até Octavio César. Eu pirei.

Mas tenho dificuldades também em achar títulos bons em português, sobre Roma. E o Império Romano (principalmente o período de transição entre República e Império) é um dos meus assuntos favoritos. Aceito sugestões também. :lol:
 
Eu simplesmente adoro tudo quanto é relacionado ao mundo romano, principalmente o período final da República e a vida de Caio Júlio César que, na minha opinião, foi muito mais do que o maior político e general romano: foi o maior homem que já existiu.

Referências clássicas são a fonte primária: os escritos de todos os autores romanos, dos períodos republicano e imperial, são leitura obrigatória. Você não encontrará nada mais antigo do que os escritos romanos republicanos, pois já na época deles todos os escritos provenientes do período em que Roma era um reino já não existiam mais devido à primeira invasão gálica. Os nomes de autores clássicos romanos são muitos e podem ser encontrados aqui. Mas, como acima eu citei o período final da República como meu predileto, eis minha recomendação particular: os livros e discursos de Júlio César e Cícero são uma boa pedida. :yep:

Referências secundárias: existem centenas de milhares, literalmente. Ando em busca de uma História Geral sobre o período republicano, mas ainda preciso ver isso direito. No entanto, sobre o período Imperial, há o clássico de Edward Gibbon: "The History of the Decline and Fall of the Roman Empire". Existe uma versão em Português feita pela Companhia de Bolso. Não compre pois "É uma cilada, Bino!": versão resumida, cheia de cortes, absolutamente decepcionante. Se você lê em Inglês e pode comprar o original em texto integral, faça, pois vale muito à pena: é um livro para ler e reler por toda a vida. O único porém dele é que ele não cobre a História do Império Romano como um todo, como o próprio nome indica: ele começa com uma revisão geral da época do Governo dos Antoninos e vai até a queda de Constantinopla em 1453.

Biografias de líderes romanos também é uma boa. Recomendo a das seguintes personagens, pois foram os principais nomes de Roma: os irmãos Graco (Tibério e Caio), Sula, Mário Gaio, Pompeu, Júlio César, Cícero, César Augusto, Juliano o Apóstata e os que Edward Gibbon intitula "os 5 bons imperadores": Nerva, Trajano, Adriano, Antonino Pio e Marco Aurélio. De Júlio César, indico os seguintes livros: "Caesar, Life of a Colossus" de Adrian Goldsworthy, "Caesar, a Biography" de Christian Meier e "A Companion to Julius Caesar" de autores diversos.

Depois dessas leituras, se você quiser continuar a se aprofundar mais, só há um jeito: busque por artigos de arqueólogos, historiadores, etc. Neste site você encontra bastante coisa, não só sobre Roma, mas sobre o mundo antigo em geral.


[]'s!
 
Além do já mencionado A Vida dos Doze Césares de Suetonio, indicaria A História do Declínio e Queda do Império Romano do ingles Edward Gibbon.
 
só p constar, tb indicaria o suetônio, hehehe, q embora seja bastante tendencioso, traz mtas fofoquinhas dos cesares.

e d 3 imperadores em especial q li recentemente:

  1. adriano - marguerite yourcenar romanceou a vida dele em memórias d adriano, levando + d 20 anos pesquisando materiais e documentos p contar a história do imperador q construiu a imponente muralha d adriano, q SÓ divide a inglaterra da escócia, e q criou 1 estado chamado palestina, como castigo a uma rebelião dos judeus.
  2. marco aurélio - este escreveu d próprio punho uma espécie d diário, comumente entitulado como meditações. como já li TODAS as traduções q existem p o português p comparar qual é a melhor, elegi a 1ª uma q ñ está + disponível ao público. mas a 2ª é acessível e moderna, se chama o guia do imperador, q traz máximas mto boas do estoicismo.
  3. juliano - este tem uma excelente biografia, mas importada d portugal: imperador juliano, o filho do sol. é interessante ver como 1 dos últimos imperadores agiu p tentar resgatar o culto à religião pagã em meio à 1 mundo q fervilhava cristianismo. por isso ficou conhecido para a posteridade como o apóstata, apelido dado pelos cristãos.
 
Última edição:
  • juliano - este tem uma excelente biografia, mas importada d portugal: imperador juliano, o filho do sol. é interessante ver como 1 dos últimos imperadores agiu p tentar resgatar o culto à religião pagã em meio à 1 mundo q fervilhava cristianismo. por isso ficou conhecido para a posteridade como o apóstata, apelido dado pelos cristãos.

A história de Juliano é simplesmente fantástica. É um dos meus imperadores favoritos. Era um general e administrador magnífico, além de levar uma vida rigorosamente simples. Isso me lembrou de que existe um site, De Imperatoribus Romanis, que contém a biografia de todos os imperadores romanos. Vale à pena deixar nos favoritos e ler de quando em vez.


[]'s!
 
.

Recomendo "A Legião de César" a todos os aficionados pela forma de guerrear dos "Filhos da Loba" (bem "numenoreana", diga-se de passagem), é a história da X Legião desde o seu primeiro recrutamento até sua dissolução já em tempos bizantinos. Houve uma edição nacional deste livro em meados da década passada.

51DQta2OU6L.jpg

.
 
Sugiro também Grandeza e Decadência de Roma, de Guglielmo Ferrero, publicado aqui pela Editora Globo nos anos 60. São 5 volumes:

Vol. 1 - A conquista do império
Vol. 2 - Júlio César
Vol. 3 - De César a Augusto
Vol. 4 - A República de Augusto
Vol. 5 - Augusto e o Grande Império
 
É muito livro OoO

Como sou pobre, vou dar uma olhada em todos e escolher alguns para ler. Aí posto aqui ;)

Sugiro também Grandeza e Decadência de Roma, de Guglielmo Ferrero, publicado aqui pela Editora Globo nos anos 60. São 5 volumes:

Vol. 1 - A conquista do império
Vol. 2 - Júlio César
Vol. 3 - De César a Augusto
Vol. 4 - A República de Augusto
Vol. 5 - Augusto e o Grande Império

Aw, procurei no buscapé e no bondfaro e parece que esses estão todos esgotados :(
Uma pena, me interessei bastante por esses =\
Sem falar que o cheiro dos livros da Editora Globo são maravilhosos
 
Última edição:
Tilion disse:
Sugiro também Grandeza e Decadência de Roma, de Guglielmo Ferrero, publicado aqui pela Editora Globo nos anos 60. São 5 volumes:

Vol. 1 - A conquista do império
Vol. 2 - Júlio César
Vol. 3 - De César a Augusto
Vol. 4 - A República de Augusto
Vol. 5 - Augusto e o Grande Império

Aw, procurei no buscapé e no bondfaro e parece que esses estão todos esgotados :(
Uma pena, me interessei bastante por esses =\
Sem falar que o cheiro dos livros da Editora Globo são maravilhosos

Estão esgotados há décadas, mas é só procurar em sebos e na Estante Virtual: http://www.estantevirtual.com.br/qtit/grandeza-e-decadencia-de-roma
 
É só ir pela reputação do livreiro, dada por gente que já comprou dele.

Já comprei vários livros lá de vários sebos diferentes e nunca tive problema.
 
Sou meio "assim" pra comprar livros da Estante Virtual, não confio muito nessas sebos...
Mas vou dar uma olhada se tem alguma aqui perto de casa ;)

pode comprar d olhos fechados, a EV garante a sua compra. eu sou comprador e vendedor costumeiro lá.

ainda + depois q adotaram o paypal, q te dá 14 dias p vc abrir uma reclamação (disputa) e reaver seu dinheiro d volta facim facim. eu sei pq já fiz isso algumas vezes. ou seja, na EV as chances d vc levar calote existem só se pagar via depósito bancário direto na conta do sebo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo