• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Polêmica! Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto

Brunno Zenni

Usuário
Estudo relaciona descrença religiosa a QI alto



t.gif

20080109140400airhead_203.jpg

A pesquisa reúne evidência apresentada em outros estudos
Um artigo de pesquisadores europeus, que será publicado na revista acadêmica Intelligence em setembro, defende a tese de que pessoas com QI (Quociente de Inteligência) mais alto são menos propensas a ter crenças religiosas.



O texto é assinado por Richard Lynn, professor de psicologia da Universidade do Ulster, na Irlanda do Norte, em parceria com Helmuth Nyborg, da Universidade de Aarhus, na Dinamarca, e John Harvey, sem afiliação universitária.
Lynn é autor de outras pesquisas polêmicas, entre elas uma sugerindo que os homens são mais inteligentes do que as mulheres.


A conclusão é baseada na compilação de pesquisas anteriores que mostram uma relação entre QIs altos e baixa religiosidade e em dois estudos originais.


Em um desses estudos, os autores compararam a média de QI com religiosidade entre países.
No outro estudo, eles cruzaram os resultados de jovens americanos em um teste alternativo de habilidade intelectual (fator g) com o grau de religiosidade deles.


Na pesquisa entre países, os pesquisadores analisaram média de QI com o de religiosidade em 137 países. Os dados foram coletados em levantamentos anteriores.


Os autores concluíram que em apenas 23 dos 137 países a porcentagem da população que não acredita em Deus passa dos 20% e que esses países são, na maioria, os que apresentam índices de QI altos.

Fonte: BBCBrasil
 
caramba, que papinho...

quer dizer que nos EUA, os mexicanos mantém os índices de religiosidade elevados, mas não reduzem o QI médio? sim, isso pq segundo a pesquisa, se o México não é uma exceção, então lá tb há a correlação entre religiosida e baixo QI.

além disso, e mais importante, o estudo fala sobre correlação entre vartiáveis e isso não implica causalidade alguma. só vendo o estudo para saber se os pesquisadores cometeram esse "engano".
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo