• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Tragédia em Santa Maria (RS) - Boate KISS

Ana Lissë

Nazgûl boazinha
O, gente. Aconteceu um fato muito triste, que foi um incêndio em uma boate em Santa Maria.

Segue link da reportagem
http://www.dgabc.com.br/News/6005853/incendio-deixa-232-mortos-em-santa-maria.aspx

Segundo o canal Band, isso foi agravado pelo fato de que as saídas de emergência foram fechadas para que as pessoas não saíssem sem pagar! Pode?!

Isso para mim foi o mais revoltante. Meu Deus, quanto vale uma vida hoje em dia para que se tomem atitudes como essa em uma situação tão extrema?

232 pessoas morreram...
 
Última edição:
Re: Tragédia em Santa Maria

Ouvi hoje cedo que o número de vítimas fatais era de 245! o_O
Que coisa mais trágica.
 
Nossa. Bem, até onde eu vi era 232 mesmo...

Mas foi triste de verdade. Poxa, e tudo aconteceu por uma besteira, em um estabelecimento sem muito preparo para lidar com situações assim. Que isso sirva de exemplo para os outros. Segurança SEMPRE!
 
Segundo o New York Times, "The disaster ranks among the deadliest nightclub fires in recent memory, comparable to the 2003 blaze in Rhode Island that killed 100 people and nightclub fire in 2004 in Buenos Aires in which 194 were killed."

É muita gente.
 
Acordei lendo informações sobre o acontecido, fui ficando todo arrepiado e com a garganta embargada. Um horror, um horror.

Sobre as portas teres sido trancadas, dois depoimentos:

o estudante de Medicina Murilo De Toledo Tiecher, 26 anos, relata que, por não enxergar a pista de dança, os seguranças não entenderam o que estava acontecendo e tentaram barrar a saída dos jovens que estavam na festa.

Ao correr para a saída, Murilo ficou prensado contra uma barra de ferro que servia para organizar a fila na entrada. Ao conseguir pular, deparou com a porta da saída fechada.

— A gente gritou 'tá pegando fogo, tá pegando fogo', mas o segurança abriu os braços e estava tentando manter a porta fechada. Uns cinco ou seis caras derrubaram o segurança e colocaram a porta abaixo. Era a única saída.
Fonte: Zero Hora

e

Lucas Cauduro Peranzoni, 31 anos, o Dj Bolinha, afirma que o fogo se alastrou muito rápido e que não houve trancamento da saída por parte dos seguranças. Segundo ele, o vocalista teria manuseado um sinalizador que teria causado o incêndio.

— A cabine do Dj fica de frente para o palco. Eu vi tudo. Ele largou o sinalizador e atingiu a esponja acústica que fica sobre o palco. O resto do teto da boate era de gesso. Quando pegou fogo, ele pegou o extintor, mas não conseguiu apagar as chamas. Em menos de 30 segundos, a casa estava tomada de uma fumaça preta que não dava para enxergar nada — relata Peranzoni.

A partir daí, Bolinha conta que deixou a cabine em direção à saída da casa. E, como conhece a casa, chegou em poucos segundos à porta.

— Todo mundo estava se empurrando. Respirei aquela fumaça e fiquei tonto. Caí na porta e os seguranças, me puxaram para fora. Não houve trancamento da porta. Eles não enxergam a pista, foi uma contenção de cinco segundos, e quando gritaram que era fogo eles abriram — lembra.

O DJ ainda conta que muitas pessoas entraram no banheiro pensando ser a porta de saída, o que causou mais pânico.
Fonte: Zero Hora

attachment.php

No mapa dá pra ver a distância do começo do incêndio. Num ambiente lotado, de paredes pretas, pouca luz e que logo se encheu de fumaça, fica possível perceber a dificuldade de encontrar a única saída.
 

Anexos

  • 14542539.jpg
    14542539.jpg
    173,1 KB · Visualizações: 2.707
Na globo news falaram novamente que as saidas de emergência estavam fechadas, que houve show pirotecnico da banda no início e depois que o vocalista apontou um sinalizador ao teto o que começou tudo.

Que tentaram sair e a confusão era tanta que indicavam os banheiros como saída.

Que 3 ou 4 morreram queimados e os demais foram pisoteados ou asfixiados com o fogo (ou queimaduras nos pulmões).

Que as portas foram fechadas sim para que não saíssem mas pq não dava pra ver nada la dentro, uma vez que as paredes eram pretas e tinha muita fumaça.

E pra "melhorar" a boate estava toda irregular, não podendo receber tanta gente ou sequer shows.

Foram 232 mortos confirmados até agora e aproximadamente 110 em estado grave nos hospitais.
Alguns hospitais ja confirmaram mais 6 mortos.

Ainda não se sabe se todos os corpos foram achados mas sabe-se que nem todos foram identificados.
 
Eu acho uma falta de caráter dessa imprensa que julga antes das autoridades competentes, antes de ter acesso aos laudos corretos, às autorizações e qualquer que seja a documentação, antes de coletar depoimentos suficientes para saber com maior precisão que se passou lá dentro. Acaba criando uma culpabilização premeditada, que pode colocar até em perigo as pessoas acusadas. Até atrapalha, desviando o foco do problema. Os jornalistas se transformam em juízes e carrascos.
 
.

Até agora 232 mortos e 131 feridos (http://www.estadao.com.br/), há quem diga que as saídas de emergência foram fechadas para que os clientes "não saíssem sem pagar a comanda" e que a tal da "Kiss" estava completamente irregular no que diz respeito à segurança. Ê Brasil...

.
 
Segundo o canal Band, isso foi agravado pelo fato de que as saídas de emergência foram fechadas para que as pessoas não saíssem sem pagar! Pode?!

Gente, se isso foi sério, então foi muito grave!! Porque caloteiro é realmente terrível, porém algo muito pior é fechar as saídas de emergência - que existem justamente para situações de acidente - para barrar os caloteiros.

Se eles achavam que "nunca ia acontecer" de precisarem usar as saídas, olha aí... aconteceu.

Mas de qqr forma tbm concordo com o Kainof sobre a imprensa. Nunca gostei de programas como Datena e etc, que condenavam as pessoas completamente sem provas, antes de elas irem a julgamento. E quando a pessoa é revelada inocente...? Aí já foi achincalhada pelos meios de comunicação e etc, né...
 
SANTA MARIA - 27/01/2013 15h34 - Atualizado em 27/01/2013 15h38

Vídeo mostra socorro às vítimas após incêndio em boate no RS
Imagens capturadas por cinegrafista amador exibem momentos seguintes à tragédia em Santa Maria

REDAÇÃO ÉPOCA

Imagem de outra festa realizada na boate Kiss, em Santa Maria (RS), mostra como era o interior da casa noturna (Foto: Divulgação)
Um vídeo amador divulgado neste domingo (27) no site Youtube mostra imagens do socorro prestado às vítimas do incêndio ocorrido na boate Kiss durante a madrugada em Santa Maria, no Rio Grande do Sul. A tragédia deixou 232 mortos e 117 pessoas hospitalizadas após uma festa universitária. O vídeo traz cenas fortes.

http://revistaepoca.globo.com/Brasi...rro-vitimas-apos-incendio-em-boate-no-rs.html
Eu ainda estou meio perplexo e sem acreditar direito.
 
Tragédias desse porte nunca acontecem por um fator apenas...

É preciso apurar com seriedade todas as causas de tudo isso.

Concordo com o Kaynof, a imprensa deveria esperar mais antes de "divulgar informações"...

Quem mais sofre são as familias e amigos das pessoas que não mais retornarão para casa, mas essa tragedia doi na nação inteira, pois sabemos que, seguindo todas as normas de segurança, tal coisa provavelmente não teria acontecido. Doi que ainda exista o descaso ou a ganancia ou o despreparo ou a ignorancia que geram esse tipo de tragedia. Doi que tantas pessoas perderam a vida por motivos banais. Doi que, frente à dor que muitos estão enfrentando agora, surjam de todos os lados, pessoas pra atirar pedras, julgar e condenar, ao invés de estender a mão para ajudar. Doi ter esfregado em nossa cara o quanto ainda precisamos evoluir como povo, nação, cidadãos e pessoas.
Mas nem tudo é negro. Alivia a dor ver que existem aqueles sim, que preferem consolar a condenar, que, diante da oportunidade, escolhem ajudar e mobilizar quantos puderem para auxiliar aos que sofrem de uma forma ou de outra. Em meio a dor, podemos ver que apesar de termos muito a crescer, existe em nós a materia-prima para isso. Que ao menos possamos aprender com essa tragedia, para que outras assim não mais aconteçam...
 
Ironicamente falando meu cunhado, gaúcho de alegrete, veio fazer churrasco na minha casa.

Mas a vida segue...

Placebo.
 
Recentemente assisti uma peça de teatro com vários efeitos pirotécnicos, mas que logo na apresentação antes do início a platéia é devidamente informada da presença de um bombeiro responsável no local, além da localização exata de todas as saídas de emergência, ou seja realizar um procedimento que garante segurança pra quem vai assistir o espetáculo.

E pelo visto esta boate gaúcha quebrou todas as regras de segurança e prevenção possíveis e deu no que deu. Lamentável.
 
Eu acho uma falta de caráter dessa imprensa que julga antes das autoridades competentes, antes de ter acesso aos laudos corretos, às autorizações e qualquer que seja a documentação, antes de coletar depoimentos suficientes para saber com maior precisão que se passou lá dentro. Acaba criando uma culpabilização premeditada, que pode colocar até em perigo as pessoas acusadas. Até atrapalha, desviando o foco do problema. Os jornalistas se transformam em juízes e carrascos.

Não tinha pensado nisso... Mas a surpresa foi tanta que nem consegui pensar direito...
Mas é, a gente tem mesmo que manter a cabeça no lugar e não sair dando trela pra tudo o que se fala.

Indily, concordo com você. Perguntar coisas para pessoas em uma situação assim é a maior falta de respeito.
 
teho uma certa raiva de reporter que pergunta qualquer coisa pra quem ta chorando uma perda.... o cara perdeu as duas filhas e eles querendo declaração.... PORRA.

Pena que muito dificilmente alguém nessa situação vai ter força de espírito pra debochar do repórter.

"Me sinto como se tivesse ganhado na Megassena, cara!"

Vai ficar faltando isso no mundo televisivo.

Bom, vamos ver se agora tomam providências para evitar tragédias dessa. Pô, quem vai a esse tipo de lugar com o mínimo de frequência sabe que na maioria não há controle de superlotação, os seguranças tratam bem mal e a infraestrutura para emergência é, para ficar no eufemismo, precária.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo