• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Clube de Leitura Diretrizes e atualizações

Administração Valinor

Administrador
Colaborador

1- Sobre o Clube de Leitura - Valinor:

Um clube de leitura se caracteriza por ser uma reunião de pessoas que escolhem um livro ou um conto para ler, e, depois, tecerem comentários - dialogarem - sobre a obra lida. Nesse processo, aprende-se não só sobre a biografia do escritor, mas sobre suas peculiaridades literárias, o que faz com que o ato de ler se torne mais prazeroso. Esses grupos costumam combinar de a discussão dos livros acontecer cada dia na casa de um dos participantes ou têm um local específico para as reuniões.

No caso do clube de leitura "virtual", o ponto de encontro para discussão é imutável, claro. A administração do fórum Valinor aprovou a sugestão dos usuários, que pode ser visualizada AQUI, e permitiu que implantassemos um clube de leitura no fórum. A ideia, nos moldes de um clube de leitura tradicional, é fazermos uma leitura "em conjunto" e compartilharmos, no tópico específico, nossas impressões sobre a obra lida.

Os moderadores da área demonstraram boa vontade não só no que tange ao auxílio técnico, mas também para participarem do clube. A partir disso, estamos montando um esboço (que será implementado ao longo da experiência) dos principais pontos necessários para a existência do clube.

Antes de mais nada, tenham em mente algo muito importante: Se o livro ou o conto escolhido para a discussão estiver em domínio público, na língua original de publicação, mas a tradução não estiver em domínio público, por favor, não compartilhe link nos tópicos do fórum, porque, como todos sabemos, e as regras do fórum não nos deixam esquecer, o fórum Valinor NÃO apoia a pirataria.

1.1- Quem pode participar do Clube de Leitura - Valinor:

  • Todos os usuários cadastrados no fórum Valinor podem participar das discussões do Clube.

2- Como funciona o Clube de Leitura - Valinor:

2.1- Contos:

2.1.1- Como funciona a escolha dos contos que serão discutidos no Clube:

Um tópico será aberto para que os usuários façam indicações de contos que acham interessantes para serem discutidos. Quando o número de cinco indicações for atingido, uma enquete será criada e terá a duração de uma semana. O conto que vencer a enquete será discutido no Clube de Leitura - Valinor.

2.1.2- Sobre as indicações:

  • Cada pessoa poderá indicar apenas um conto;
  • Para facilitar a vida dos demais usuários, tente indicar um conto de um autor (uma autora) cuja obra esteja em domínio público;
  • Não coloque links de contos que não estejam em domínio público em nenhum dos tópicos do Clube (na verdade, em nenhum tópico do fórum), porque a Valinor não apoia a pirataria e nós não queremos que os responsáveis pelo fórum tenham de responder juridicamente por causa de nossa imprudência, não é, mesmo?
  • Verifique, antes de efetuar a indicação, se o conto que deseja indicar foi publicado no Brasil, e, claro, se tem tradução para a Língua Portuguesa.

2.1.3 - Quem pode indicar contos:

  • Todos os usuários cadastrados no fórum Valinor, com cadastro feito até um dia antes da criação do tópico para indicações, e que tenha mais de dez posts no fórum, podem indicar contos.

2.1.4- Quem pode votar:

  • A enquete terá a duração de sete dias (já conversei com a Samara e ela disse que virá buscar quem não votar);
  • Todos os usuários do fórum, cadastrados até o dia anterior à criação da enquete e que tenham, pelo menos, dez posts no fórum Valinor, podem votar.
  • Em caso de empate, vence o conto que foi indicado primeiro.

2.1.5- Tempo de duração da discussão de cada conto:

  • A discussão de cada conto ocorrerá durante, APROXIMADAMENTE, 15 -30 dias. O que definirá a duração da discussão é o andamento dela. Se em 15 dias os usuários acharem que já "esgotaram" as possibilidades de discussões, começa-se o processo para a escolha do próximo conto.

2.2- Livros:

2.2.1- Como funciona a escolha dos contos que serão discutidos no Clube:

Um tópico será aberto para que os usuários façam indicações de livros (ficção, pessoas. Romance/Novela, nada de biografia, nada de livro teórico) que acham interessantes para serem discutidos. Quando o número de cinco indicações for atingido, uma enquete será criada e terá a duração de uma semana. O livro que vencer a enquete será discutido no Clube de Leitura - Valinor.

2.1.2- Sobre as indicações:

  • Cada pessoa poderá indicar apenas um livro;
  • Para facilitar a vida dos demais usuários, tente indicar um livro de um autor (uma autora) cuja obra esteja em domínio público;
  • Não coloque links de livros que não estejam em domínio público em nenhum dos tópicos do Clube (na verdade, em nenhum tópico do fórum), porque a Valinor não apoia a pirataria e nós não queremos que os responsáveis pelo fórum tenham de responder juridicamente por causa de nossa imprudência, não é, mesmo?
  • Verifique, antes de efetuar a indicação, se o livro que deseja indicar foi publicado no Brasil, e, claro, se tem tradução para a Língua Portuguesa.

2.1.3 - Quem pode indicar livros:

  • Todos os usuários cadastrados no fórum Valinor, com cadastro feito até um dia antes da criação do tópico para indicações, e que tenha mais de dez posts no fórum, podem indicar livros.

2.1.4- Quem pode votar:

  • A enquete terá a duração de sete dias (já conversei com a Samara e ela disse que virá buscar quem não votar);
  • Todos os usuários do fórum, cadastrados até o dia anterior à criação da enquete e que tenham, pelo menos, dez posts no fórum Valinor, podem votar.
  • Em caso de empate, vence o livro que foi indicado primeiro.

2.1.5- Tempo de duração da discussão de cada livro:

  • Como estamos iniciando o clube aqui, no fórum Valinor, vamos tentar procurar livros que não tenham mais páginas do que o fórum tem de usuários frequentes. Posteriormente, até poderemos arriscar algum livro com muitas páginas, entretanto, para o início do clube, vamos medir a água e o fubá, e sermos prudentes. O cronograma para a discussão do livro, no primeiro momento, será montado com base em um mês. Entretanto, se passados os 30 dias e a discussão continuar com fôlego, melhor ainda. Quando os usuários acharem que já "esgotaram" as possibilidades de discussões, começa-se o processo para a escolha do próximo livro.
  • Como cada livro tem uma estrutura específica, não temos um modelo para o cronograma. A única certeza que temos sobre ele é a de que suas divisões contemplarão o prazo de um mês.
Seguem, para ilustrar o funcionamento, dois cronogramas de leituras, extraídos do Clube de Leitura do fórum Meia Palavra:

Tópico para a discussão do livro As ondas de Virginia Woolf. Como o livro não se encontra em domínio público no Brasil, evitem pedir e compartilhar links para downloads aqui no tópico. O livro não tem divisão em capítulos, mas tem algumas divisões (representadas por *** ) que podem nos auxiliar no acompanhamento da leitura, mesmo com edições diferentes. Eu estou fazendo o cronograma a partir da edição da editora Novo Século.

19/11/2011 - "O sol ainda não nascera..." até "É o primeiro dia das férias de verão" (que antecede a segunda divisão, na Novo Século página 65).
03/12/2011 (ATENÇÃO: NOTE QUE POR SER UMA PARTE MAIOR FORAM DADAS DUAS SEMANAS DE INTERVALO) - "É o primeiro dia das férias de verão..." (início da segunda divisão) até "... onde algum peixe encalhado batia sua cauda enquanto a onda recuava" (que antecede a quarta divisão, na Novo Século página 162)
17/12/2011 (ATENÇÃO: NOTE QUE POR SER UMA PARTE MAIOR FORAM DADAS DUAS SEMANAS DE INTERVALO) - "Já assinei meu nome vinte vezes..." (início da quarta divisão) até o fim.

Fonte.

Primeira Parte

16/05: Capítulo 1 até Capítulo 5
23/05: Capítulo 6 até Capítulo 12
30/05: Capítulo 13 até Capítulo 19
06/06: Capítulo 20 até Capítulo 24

Segunda Parte

13/06: Capítulo 1 até Capítulo 9
20/06: Capítulo 10 até Capítulo 16
27/06: Capítulo 17 até Conclusão

Fonte.

OBS.: Neste tópico, serão anunciadas as enquetes e os tópicos de discussão em andamento.

HISTÓRICO

Contos:

1º Conto - O Chamado de Cthulhu (H. P. Lovecraft)
2º Conto - A Bela e a Fera ou A Ferida Grande Demais (Clarice Lispector)
3º Conto - O Espelho (João Guimarães Rosa)
4º Conto - A Última Pergunta (Isaac Asimov)
5º Conto - Um Esqueleto (Machado de Assis)
6º Conto - As Neves do Kilimanjaro (Ernest Hemingway)
7º Conto - O Gato Preto (Edgar Allan Poe)
8º Conto - O Ladrão Honesto (Fiódor Dostoiévski)
9º Conto - A Cor Que Caiu do Espaço (H. P. Lovecraft)
10º Conto - O Assassinato (Anton Tchekhov)
11º Conto - Casa Tomada (Julio Cortázar)
12º Conto - Noites Brancas (Fiódor Dostoiévski)
13º Conto - Kholstomér (Liev Tolstói)
14º Conto - Mujique Marei (Fiódor Dostoiévski)

Livros:

1º Livro - O Eterno Marido (Fiódor Dostoiévski)
2º Livro - Liberdade (Jonathan Franzen)
3º Livro - Senhora (José de Alencar)
4º Livro - Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)
5º Livro - Madame Bovary (Gustave Flaubert)
6º Livro - O Conde de Monte Cristo (Alexandre Dumas)
7º Livro - Um Estudo em Vermelho (Arthur Conan Doyle)
8º Livro - Drácula (Bram Stoker)
9º Livro - As Relações Perigosas (Choderlos de Laclos)
10º Livro - O Sol é Para Todos (Harper Lee)
11º Livro - O Idiota (Fiódor Dostoiévski)
12º Livro - O Morro dos Ventos Uivantes (Emily Brontë)
13º Livro - Razão e Sensibilidade (Jane Austen)
14º Livro - Alice no País das Maravilhas (Lewis Carroll)
15º Livro - Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? (Philip K. Dick)
16º Livro - Cyrano de Bergerac (Edmond Rostand)
17º Livro - As Vinhas da Ira (John Steinbeck)
18º Livro - A Última Tentação (Níkos Kazantzákis)
19º Livro - Viagem ao Centro da Terra (Jules Verne)
20º Livro - O Pai Goriot (Honoré de Balzac)
21º Livro - Ilusões Perdidas (Honoré de Balzac)
22º Livro - O Processo (Franz Kafka)
23º Livro - A Máquina do Tempo (H. G. Wells)
24º Livro - A Volta ao Mundo em Oitenta Dias (Jules Verne)
25º Livro - Drácula (Bram Stoker) [2.0]
26º Livro - Fausto (Johann Wolfgang von Goethe)
 
Última edição por um moderador:
Podemos postar aqui, Cleozinha? Fiquei em dúvida por onde poderíamos falar sobre qual autor/obra vamos ler no Clube.

Aventou-se Dostô, Lima Barreto e Machado de Assis como opções possíveis. :think:
 
Melian/Valentina, quando começará o processo para a indicação e a escolha do próximo conto?
 
Melian/Valentina, quando começará o processo para a indicação e a escolha do próximo conto?

Já vamos começar a escolher conto?

Mal começamos a discussão d'O Eterno Amarildo. :tsc:

- - - Updated - - -

E eu ainda nem consegui postar minhas considerações. :dente:
 
Já vamos começar a escolher conto?

Mal começamos a discussão d'O Eterno Amarildo. :tsc:

- - - Updated - - -

E eu ainda nem consegui postar minhas considerações. :dente:

Clara, acho que uma coisa (a leitura do Dostoiévski) não inibe a outra (indicação e escolha de outro conto), uma vez que já faz um bom tempo que está sendo discutido o conto da Clarice Lispector. Por isso que eu fiz aquela indagação sobre a data para começarmos a indicar um novo conto.
 
Clara, será que já não está na hora de escolhermos o próximo livro para o Clube de Leitura? Acho que a discussão sobre o O Eterno Marido de Dostoiévski já terminou.
 
Melian, como a Clara não deu sua opinião, pergunto a você se já não podemos começar a escolher o primeiro livro de 2013 para o Clube de Leitura?

Fico no aguardo de sua opinião.
 
Spartz, acho que o "gostei" da Clara foi um sinal de "ok". E, sim, eu concordo contigo que já está na hora de escolhermos o próximo livro. Entretanto, como eu voltei do meu hiatoporcausadadissertação e vi que a Clara estava cuidando disso aqui, preferi não dar pitaco, para não haver conflito de direcionamento. Então, espere pelo pronunciamento dela.
 
É Spartaco, espera um pouco, caramba! :eh:



:mrgreen:





Fim de semana Na próxima sexta-feira a gente começa com novas indicações/escolha.
 
Última edição:
Spartz, acho que o "gostei" da Clara foi um sinal de "ok". E, sim, eu concordo contigo que já está na hora de escolhermos o próximo livro. Entretanto, como eu voltei do meu hiatoporcausadadissertação e vi que a Clara estava cuidando disso aqui, preferi não dar pitaco, para não haver conflito de direcionamento. Então, espere pelo pronunciamento dela.

É Spartaco, espera um pouco, caramba! :eh:



:mrgreen:



Fim de semana Na próxima sexta-feira a gente começa com novas indicações/escolha.

Então, vamos aguardar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo