• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

[SPOILERS] Era Bard heroico o suficiente?

Slicer

Cara do Élfico. Duke of Regexington.
Colaborador
Usuário Premium
Enquanto eu ainda tenho a credibilidade de ter mais posts na área Tolkien do que nos clubes, queria "importar" esta questão para o Obras:

Por acaso vocês acham o Bard menos heroico por ter matado Smaug com uma flecha? Quais são os argumentos de vocês para os seus pontos de vista?
 
Não... porque acho que o Smaug poderia ter atingido ele com chamas a distância também! :lol:

Mas faz MUITO tempo que li "O Hobbit" (10 anos) e nunca mais reli... então é melhor eu nem falar muito, senão posso falar besteira, rs!
 
Eu acho que foi heroico ele ter a mira suficiente para acerta a área desprotegida do dragão. Mas uma luta corpo a corpo, com ele esfagueando Smaug na área desprotegida seria MUITO mais heroica .
 
Bom, ele soube onde atirar a flecha porque o pássaro falou pra ele da parte no peito do Smaug que estava sem a "armadura" de jóias que o bicho adquiriu depois de ficar anos deitado em cima do tesouro.
E o pássaro soube disso porque ouviu Bilbo contando pros anões, já que foi o hobbit quem descobriu o ponto fraco do dragão.

Por outro lado, o pássaro falou, justamente pra ele, Bard, porque era o mais corajoso e sensato ali da cidade.
Foi o único que não ficou babando ovo com a chegada de Thorin & Cia.
Tolkien descreve Bard como meio pessimista, aquele que sempre estava com um pé atrás, que sempre via o lado ruim das coisas.

Mas no fim, eu acho legal que tenha sido ele, um humano quem matou Smaug e foi graças ao Bard que o estrago na cidade não foi maior, pois ele estava sempre atento às coisas e foi quem viu o clarão na Montanha (que o povo achava que eram os anões acendendo as forjas ou algo assim) e logo se tocou que era o Smaug atacando.

Então, respondendo à pergunta do tópico: sim, acho que Bard era heróico (e bom arqueiro) o suficiente pra o pássaro tê-lo escolhido pra contar o segredo do Smaug. :yep:
 
não acho que a morte por flechada torna menos heróico o feito de Bard. na verdade, se considerarmos que a flecha que matou Smaug era a última na aljava de Bard e que o tordo achou o arqueiro digno de ouvir o segredo do ponto fraco do dragão, então há muito heroísmo! se tivesse errado a flecha, ia ter que acertar o dragão na base da facada.

já que estamos falando sobre a morte de Smaug, vcs não acham que esse momento no livro tem pouca tensão?

Mas ainda havia uma companhia de arqueiros que se mantinha firme em meio às casas em chamas. Seu capitão era Bard, de voz e rosto sombrios, a quem seus amigos tinham acusado de profetizar enchentes e peixes envenenados, embora conhecessem seu valor e sua coragem. Era descendente distante de Girion, Senhor de Vaíle, cuja esposa e filho haviam escapado da ruína descendo o Rio Corrente num passado distante. Agora ele atirava com um grande arco de teixo, até que lhe restou uma única flecha. As chamas estavam perto dele. Os seus companheiros o abandonavam. Ele envergou o arco pela última vez.

De repente, vindo da escuridão, algo voejou sobre seus ombros. Ele levou um susto — mas era apenas um velho tordo. Sem receio, a ave empoleirou-se perto de sua orelha e trouxe-lhe notícias. Admirado, Bard percebeu que conseguia entender sua língua, pois o tordo era da raça de Vaíle.

— Espere! Espere! — disse-lhe a ave. — A lua está surgindo. Procure o vazio no lado esquerdo do peito do dragão quando ele voar sobre você! E enquanto Bard detinha-se admirado, o tordo lhe contou sobre os acontecimentos na Montanha e sobre tudo o que ouvira.

Então Bard puxou a corda do arco até a altura da orelha. O dragão voltava, voando baixo, e, enquanto vinha, a lua ergueu-se sobre a margem leste e tingiu de prata suas grandes asas.

— Flecha! — disse o arqueiro. — Flecha negra! Deixei-a por último. Você nunca me decepcionou e eu sempre a recuperei. Ganhei-a de meu pai, e ele, de um passado remoto. Se é verdade que vem das forjas do verdadeiro Rei sob a Montanha, vá agora, e bom trabalho!

O dragão arremeteu mais uma vez, mais baixo do que nunca e, no momento em que se voltava para o mergulho, sua barriga brilhou, branca, as chamas das gemas faiscando no luar — exceto em um ponto. O grande arco zuniu. A flecha negra voou da corda, direto para o vazio no lado esquerdo do peito, perto de onde saía a pata dianteira. Ali entrou e sumiu, farpa, haste e pena, tão violento foi seu vôo. Com um guincho que ensurdeceu os homens, derrubou árvores e partiu pedras, Smaug arremessou-se em chamas pelo ar, virou-se e caiu das alturas, derrotado.

espero que no filme essa sequencia seja mais emocionante, pq no livro ela parece bem trivial.
 
Ele até "conversa" com a flecha antes de soltar, rsssss! :lol:

Realmente, acredito q no filme o bicho vá "pegar" muito mais! :mrgreen:
 
Cara, acho que não tem um jeito de você matar um dragão sem ser heróico.

Se você conseguiu matar um dragão, você é o cão chupando manga num dia de chuva, no fim da rodoviária e de mau humor!!!

Bard poderia ter matado Smaug até com um estilingue (oh já fui bom com um desses) e pra mim ele já seria muito herói. Covenhamos que matar um dragão não é exatamente uma coisa fácil de se fazer.

Smaug era uma máquina de guerra! Praticamente inatingível e invencível. Ele até fala algo assim para o Bilbo: "Eu venci os heróis de antigamente, não serão vocês que conseguirão me derrubar".

É como o combate do Isildur com Sauron. Se você for ver, Isildur teve muita sorte nesse combate, mas isso não o diminui. Porque afinal, ele arrancou os dedos do demônio em pessoa na frente dele! Só para encarar Sauron já tinha que ser muito herói!

É que nem gol. Não existe gol feio. Gol pode ser de pé, de bico, de cabeça, de calcanhar, de bunda, do que for, gol nunca é feio. Feio é 0 x 0.

E Bard, é muito herói!
 
É como o combate do Isildur com Sauron. Se você for ver, Isildur teve muita sorte nesse combate, mas isso não o diminui. Porque afinal, ele arrancou os dedos do demônio em pessoa na frente dele! Só para encarar Sauron já tinha que ser muito herói!

Só clarificando que isso que tu disse aconteceu nos filmes, não nos livros.

Nos livros, Gil-galad e Elendil mataram Sauron, morrendo junto no processo. Então Isildur foi até o corpo de Sauron e pegou a espada quebrada do pai dele, cortando o dedo de Sauron fora e pegando o Um Anel.
 
Gente, concordo com o Gerbur.

Um dragão era um dragão, né. E o Bard foi corajoso o suficiente para ficar ali, sozinho, confiando apenas na palavra daquele tordo, correndo o risco de ser queimado vivo (porque bem que o dragão podia soltar uma rajada de fogo enquanto voava sobre ele). É o tipo de cara que não tem medo de nada. Pensa "a coisa já tá ruim. Se der certo, ótimo. Se não, pelo menos tentei."

Lembrando que ele foi o único que teve coragem de fazer alguma coisa mais concreta. Mais herói que ele não há.
 
Pra mim Bard está entre os maiores herois da Terra media. Ele simplismente matou o mais poderoso de todos os animais da Terra media. Nem Sauron conseguiria essa façanha. Sempre vejo Bard como um "Ranger" das Terras Ermas que vive no exílio em Esgaroth mas mantendo as tradições, identidade e bravura dos homens de outrora. Aliás, Valle que era um grande reino respeitável mas que infelizmente foi pouco detalhado por Tolkien.

Legolas é fichinha diante de Bard.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo