• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Aprenda a solucionar o cubo mágico com um simples truque

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
Vídeo ensina como montar o famoso quebra-cabeça facilmente.


Você sabe solucionar o cubo mágico, aquele cheio de quadradinhos coloridos que, depois de montado, deve ficar com cada um dos seus lados com uma única cor? O vídeo acima, produzido por Matt Parker, ensina como resolver o problema de montar o cubo e, de quebra, fazer com que você pareça um verdadeiro gênio durante o processo.

O clipe está em inglês, mas a solução é incrivelmente simples. Matt descobriu que basta girar as divisões do cubo, repetindo sempre a mesma sequência de movimentos para que, eventualmente, todas as cores acabem coincidindo novamente.

Assim, se você prestar atenção no que Matt fez (minuto 1:53), ele simplesmente girou a coluna da esquerda para baixo e a da direita para cima, movendo o cubo todo para a direita depois, repetindo o mesmo processo até que o quebra-cabeça contasse com todos os lados com as mesmas cores. Basta se lembrar de quais eram as cores dos quadradinhos centrais da parte de cima e da parte da frente do cubo quando você começou a montá-lo para que o truque sempre funcione.

Fonte
 
Última edição por um moderador:
Preciso ver este video, a maneira que uso pra montar o cubo é bem complicadinha ^^
 
Ele pega um estado inicial pré-determinado e reseta, pra enganar amiguinhos. Esse método aí n resolve nada, rs.

Cubo mágico, hoje em dia, é bem fácil. Tem inúmeros algoritmos pra mover arestas específicas para determinadas posições sem alterar a disposição geral do cubo. Basta memorizá-los e vc resolve com facilidade.

Era punk quando tinha que ir na noção espacial mesmo, quando esses algoritmos não estavam tão difundidos.
 
Eu aprendi a montar o cubo há bastaaante tempo.. Mas meu primo tinha quebrado o meu, fiquei um tempão sem e comprei um novo há duas semanas... Apanhei um pouco no começo, mas já tô pro de novo, haha

Vou conferir esse vídeo *-*

E esse lance de ir pela noção espacial é fod*sticamente legal.. Eu aprendi assim.. Quem só segue a sequência pra fazer se perde muito mais fácil... Legal é saber do porque de girar :)
 
Ele pega um estado inicial pré-determinado e reseta, pra enganar amiguinhos. Esse método aí n resolve nada, rs.Cubo mágico, hoje em dia, é bem fácil. Tem inúmeros algoritmos pra mover arestas específicas para determinadas posições sem alterar a disposição geral do cubo. Basta memorizá-los e vc resolve com facilidade.Era punk quando tinha que ir na noção espacial mesmo, quando esses algoritmos não estavam tão difundidos.
Exato. É desse modo (sequências algorítmicas) que os campeões de cubo mágico fazem, tem alguns deles que fazem isto em menos de 1 minuto, e o campeão sul-americano faz isto com os pés (tem mais gente que resolve o cubo mágico com os pés)
 
Vergonha da minha vida é não saber montar essa miséria.
Eu monto um lado rapidinho, mas o resto fica todo cagado.
O exemplo perfeito da minha vida.
 
Tudo é prática. Mesmo que você demore um mês pra colocar tudo no lugar, o importante é ter chegado ao fim. A pior coisa é desistir no meio do caminho.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo