• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Disputa de autores

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Há algum tempo, no fórum Meia Palavra, o Pips organizou uma disputa de autores.

Funcionava mais ou menos assim:

Cada participante indicava um autor de sua preferência, em seguida eram montadas as chaves com dois autores cada uma, abria-se uma enquete e, durante um certo período, aconteciam disputas nas quais os participantes (que indicaram os autores) atuavam como "advogados", cada um representando seu cliente (o autor) e defendendo os motivos pelos quais os usuários (eleitores) deveriam votar naquele autor.

Esta semana o Pips sugeriu ao pessoal da área de Literatura do fórum Valinor que voltasse com a disputa.
Portanto, aqui está ela, a:

Disputa de Autores (Versão Valinor - 2013)

As regras basicamente são as mesmas criadas pelo Pips, com apenas algumas alterações.


REGRAS DO EMBATE


Primeira Fase


1. O número de participantes é 10, cada um deverá, no seu post, indicar o autor que vai defender e o porquê (incluindo o nome de uma obra para os mais desligados);
1.1 Esse usuário será chamado de Advogado;
1.2 Coloque uma foto do seu "cliente" e/ou a capa de uma de suas obras;

2. Campanhas "políticas" são válidas;

3. Uma enquete será aberta a cada chave e todos os usuários poderão votar no seu favorito, mesmo que não sejam os advogados do autor em disputa;
3.1 Os usuários/eleitores, poderão fazer perguntas sobre o autor e sua obra ao Advogado;

4. O embate terá duração de quatro dias;
4.1. A enquete será aberta no terceiro dia, com o resultado parcial em aberto para todos (assim fica mais disputado)


Segunda Fase


1. A 2ª Fase dessa competição será pontos corridos de todos contra todos, a enquete será de múltipla escolha e cada pessoa poderá votar em dois candidatos.

2. Se houver empate nessa competição, será vencedor o que foi indicado primeiro na Primeira Fase.

Última Fase


1. Disputa entre os dois finalistas, com enquete, perguntas e debate entre os advogados.


Vamos lá?

Começamos a disputa com Romancistas.

Dica: procurem defender o autor cuja obra você se identifique e goste, assim fica mais fácil argumentar e preparar sua defesa.

Podem começar a indicar/apresentar, fechamos com dez autores.


Indicações:

01 - Vladimir Nabokov (Mavericco) (Vencedor do primeiro embate)

02 - Clarice Lispector (Gabrielzinho)

03 - Gabriel Garcia Marques (Liv) (Vencedor do segundo embate)

04 - Jules Verne (Morfindel)

05 - Albert Camus (Kainof) (Vencedor do terceiro embate)

06 - W. Shakespeare (Ana Lovejoy)

07 - F. Dostoiévski (Spartaco)
(Vencedor do quarto embate)

08 - Charles Dickens (Clara)


09 - Lima Barreto (Cantona)(Vencedor do quinto embate)

10 - Adolfo Bioy Casares (Pips)



=================================


Fechadas as indicações, já temos a programação de embates:

Primeira Fase:



Segunda Fase (entre os vencedores da Primeira Fase)

Fase Final
Fiódor Dostoiévski (Spartaco) vs. Gabriel Garcia Marques(Liv)
 
Última edição:
Vou esperar alguém escolher. Não queria ir de Guimarães, seria muito, ahn, óbvio? Vou pensar em algum autor bacana!

Vamos participar pessoal =D
 
amei a idéia!

Só não indico nenhum porque não saberia como defender o cara(a moça) :P
 
Numa disputa que teve em Porto Alegre, no famigerado Sport Club Literário, teve uma briga entre Paulo Coelho e Dan Brown :D
 
amei a idéia!

Só não indico nenhum porque não saberia como defender o cara(a moça) :P

Como não?

É só dizer os motivos pelos quais as pessoas devem ler seu autor favorito.
Quando a gente gosta, é facil! :yep:
 
Ótima iniciativa, Clara.

Consegui achar o link do tópico original que o Pips criou lá no Meia Palavra: Duelo de Autores

Lembro que fiz uma ótima disputa com o Breno, eu defendendo o João Cabral de Melo Neto e ele, o Nelson Rodrigues.As outras disputas também foram excelentes e muito interessantes.
 
Ótima iniciativa, Clara.

Consegui achar o link do tópico original que o Pips criou lá no Meia Palavra: Duelo de Autores

Lembro que fiz uma ótima disputa com o Breno, eu defendendo o João Cabral de Melo Neto e ele, o Nelson Rodrigues.As outras disputas também foram excelentes e muito interessantes.

Valeu pelo link, Phantom.

Bem útil pra se ter uma ideia de como funcionava o tópico.

Não é difícil, pessoal.
Não precisa ser mestre em literatura pra participar, é só gostar do autor e mostrar pras pessoas o que ele ou ela tem de bom e o que te cativou em seus textos. ;)
 
Eu até queria participar, mas sou muito ruim com romances... Não leio muito, essas coisas.

Vou ficar torcendo. Vamos lá pessoal animem-se!
 
Eu nunca li um mesmo romancista brasileiro muitas vezes para estar capacitado para sua defesa.
No máximo, um Machado, de quem li uns quatro romances. Mas faz tanto tempo... e Machado é meio que "hors concours" e não tem graça.
Poderia, quando muito, defender algum romance específico.
Mas não é o propósito, né. Então ficarei de fora, só assistindo. :D
 
Aí facilitaria :D

Porque é meio que assim: na verdade, meu plano era de defender o Graciliano Ramos; mas como eu vou defendê-lo se nunca li o Vidas Secas?
 
Eu até queria participar, mas sou muito ruim com romances... Não leio muito, essas coisas.

Vou ficar torcendo. Vamos lá pessoal animem-se!

:think:

Vamos ver o que eu consegui até hoje:

2. O Cortiço (Aluísio Azevedo)
3. Lira dos Vinte Anos (Álvares de Azevedo)
4. Noite na Taverna (Álvares de Azevedo)
9. Eu (Augusto dos Anjos)
11. O Uruguai (Basílio da Gama)
15. A Rosa do Povo (Carlos Drummond de Andrade)
16. Claro Enigma (Carlos Drummond de Andrade)
17. Os Escravos (Castro Alves)
18. Espumas Flutuantes (Castro Alves)
19. Romanceiro da Inconfidência (Cecília Meireles)
22. Laços de Família (Clarice Lispector)
23. Broqueis (Cruz e Souza)
25. O Pagador de Promessas (Dias Gomes)
31. Poema Sujo (Ferreira Gullar)
32. I-Juca Pirama (Gonçalves Dias)
43. Morte e Vida Severina (João Cabral de Melo Neto)
63. Memórias Póstumas de Brás Cubas (Machado de Assis)
65. Memórias de um Sargento de Milícias (Manuel Antônio de Almeida)
66. Libertinagem (Manuel Bandeira)
67. Estrela da Manhã (Manuel Bandeira)
72. Nova Antologia Poética (Mário Quintana)
77. O Ex-mágico (Murilo Rubião)
78. Vestido de Noiva (Nelson Rodrigues)
80. Poesias (Olavo Bilac)
97. Marília de Dirceu (Tomás Antônio Gonzaga)
98. Cartas Chilenas (Tomás Antônio Gonzaga)
99. Nova Antologia Poética (Vinícius de Moraes)
Tem alguns que eu quase cheguei a ler... Como o Invenção de Orfeu, o Pauliceia Desvairada e o Baú de Ossos.

- - - Updated - - -

No máximo, um Machado, de quem li uns quatro romances. Mas faz tanto tempo... e Machado é meio que "hors concours" e não tem graça.


E porque não teria "graça"? =/
 
Não vejo problema de começar pelos internacionais. Já tenho até uns dois ou três que defenderia =).
 
Então a disputa fica assim, pessoal:

Romancistas


Pode ser brasileiro, inglês, russo, javanês, o que vocês preferirem.
E não precisa ter lido a obra toda do autor, você pode usar uma obra apenas para a defesa.
Claro que ficará melhor preparado se tiver lido outros textos do escritor, mas isso não é imprescindível.

Amanhã informo os dados do escritor que defenderei: Umberto Eco

(E do qual só li um romance: O Nome da Rosa :dente: )
 
Calma, queria mais gente escolhendo.

Vamos lá, alguém precisa de um empurrão? Tolstói, Dostoiévski, Shakespeare. Qualé, vam participar.
 
Bem, agora eu consigo tentar defender alguém sem peso na consciência :D

Vou de Vladimir Nabokov.

vladimir_nabokov1-4.jpg


Sim, concorrência, vocês sabem o que essas luvas querem dizer.
 
Eu vou de, tchanan, Clarice (surpresaaaaa :rofl:!), pq é a autora que li mais obras e de todas sou apaixonadão :amor: ... Daqui a pouco apresento pq acabei de chegar de viagem e to arrumando as coisas ainda, mas já queria garantir o posto :D
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo