• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Novato. O que ler? como ler? o que fazer?

André M.

Usuário
Olá pessoal,
Eu sou um novato nas estórias de Tolkien, acabei de ler O Hobbit em Português e pretendo lê-lo novamente com mais calma.
Estou ávido para saber TUDO sobre este incrível universo do "professor". Espero que entendam a minha animação de iniciante e me ajudem =)

- Quais livros/artigos/biografias/cartas vocês recomendam que eu leia, e em qual ordem?
- Ler em português e não em Inglês (original) afeta de alguma forma o "aprendizado"?

Muito obrigado,
André M.
 
Olá pessoal,
Eu sou um novato nas estórias de Tolkien, acabei de ler O Hobbit em Português e pretendo lê-lo novamente com mais calma.
Estou ávido para saber TUDO sobre este incrível universo do "professor". Espero que entendam a minha animação de iniciante e me ajudem =)

- Quais livros/artigos/biografias/cartas vocês recomendam que eu leia, e em qual ordem?
- Ler em português e não em Inglês (original) afeta de alguma forma o "aprendizado"?

Muito obrigado,
André M.

Cara, primeiramente, muito bem vindo ao Fórum Valinor. Sugiro que se apresente neste tópico aqui para que possamos conhecê-lo melhor e você ir se enturmando com os outros fãs.

Para melhor "caminhar pelas terras de Valinor", também é interessante que você arrume um Saitor (mestre/guia) aqui que poderá te auxiliar muito a ser um bom usuário do fórum. Que essa animação toda demore bastante pra passar. Você verá gente aqui que conhece e segue as obras de Tolkien há muitos anos, e que as obras mudaram a vida de muitoa gente (inclusive a minha)!!

Respondendo agora a suas questões, vamos lá:

-Ordem de leitura depende bastante da pessoa mesmo. Seus hábitos de leitura, sua capacidade de absorver informações e tal. Eu geralmente tenho dois modos sugeridos de se ler: ordem cornológica de histórias ou ordem cronológica de publicações. No primeiro caso, a linha a ser seguida é "O Silmarillion" => "O Hobbit" => O Senhor dos Anéis" => "Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média". No segundo caso, Inicia-se pelo "O Hobbit" => "Senhor dos Anéis" => "O Silmarillion" => "Contos Inacabados de Númenor e da Terra-Média".

Os outros livors relacionados ao Professor são leituras paralelas que não se mesclam diretamente ao Conto dos Anos de Arda (mundo criado por Tolkien) em sua forma mais "fechada", podemos dizer, mas que trazem informações adicionais. Daí, são diversos os livros que eu normalmente sugiro que sejam lidos após os quatro que citei acima. Entre estes, temos "Cartas de J.R.R Tolkien", "Os Filhos de Húrin", "The History os Middle-Earth" (que são livros que se relacionam com Arda) e outros diversos como "Farmer Gilles of Ham", "Roverandom", "Leaf, by Niggles", "As Aventuras de Tom Bombadil", "Sobre Histórias de Fadas" (que não se relacionam com Arda). Há outros livros, mas com este, você já conhecerá bastante das obras de Tolkien.

- Em relação à leitura em inglês/português, te digo a minha experiência: ao ler as obras em inglês, consegui entender melhor o texto...me pareceu que a história ficou mais rica. Parece que cada palavra foi planejada para estar em cada lugar, e ao ser traduzido (qualquer idioma), acho que um pouco disso se perde. Muita coisa se traduz por contexto, e o sentido original PODE ser um POUCO deturpado. Em contrapartida, a leitura em inglês não é tão fácil. Tolkien era um filólogo, e seu conhecimento da lingua inglesa eleva, e muito, a qualidade culta do seu uso da língua. Se se aventurar pela língua inglesa, tenha um dicionário ao lado.

Espero que se torn um usuário ativo do fórum, e espero também ter auxiliado de alguma forma seu início de contato com esse universo fantástico que agraga os mais de 50000 que fazem parte desta comunidade. :cerva:
 
Última edição:
Bem, nesse tópico tem mais opiniões:

Dúvida sobre O Hobbit, OSdA, O Silmarillion e como encontrá-los
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=114521

Qual é a ordem correta para a leitura dos livros?
http://forum.valinor.com.br/showthread.php?t=42698

Como indicado nele também tem a ordem de simplicidade além da ordem de publicação e da ordem cronológica. Depois de ler os livros principais a sugestão é ler também as HoME e existe material também em outros livros do autor como é o caso do Tales of The Perilous World que fala sobre Bombadil.

Além disso é possível encontrar vários mapas do mundo das eras antigas da época de antes da aventura do O Hobbit.
 
Última edição:
Muito obrigado Rufgand e Neoghoster Akira.

Já criei um tópico nas apresentações e agora devo partir em busca de um Mestre hehehe

Abraço,
André M.
 
Primeiramente bem-vindo.

Bom, eu também sou novo nesse ramo "Tolkien". O que eu fiz:

-Primeiro eu li O Hobbit, por causa do filme.
-Depois peguei SdA - A Sociedade do Anel para ler, mas aí larguei no meio do caminho
-Depois de largar SdA, peguei O Silmarillion. Que livro, meu amigo! Mas é tipo um livro escolar: Só relata fatos, não tem aventuras nem nada assim (no máximo, as aventuras de Beren e Lúthien ou de Túrin Turambar). Então, não dá pra dizer que é um livro divertido de ler, mas eu gostei muito.

Aí acho que depende do que você gosta de ler. Se quer mais aventura, lê SdA ou Filhos de Húrin (este último não li, então não posso afirmar com certeza).
Se quer saber mais da vida do autor, recomendo Sobre Histórias de Fadas.

Bom, é isso. Acho que minha próxima leitura Tolkeniana vai ser "As Aventuras de Tom Bombadil"

E não, não acho que ler em português interfira em algo. Mas caso você saiba falar em inglês e tiver oportunidade, recomendo que leia em inglês.
 
Inyë tyë-suilantëa, ou Seja Bem vindo!

Tambem sou nova neste ramo, assim como o Rauthar Hast; alem dos livros acima citados indico-lhe, caso se interesse por hobbits;
:seta: O Hobbit: uma Jornada Inesperada - Guia Ilustrado - Jude Fisher
:seta:O Hobbit: em Quadrinhos
:seta:O Hobbit - 75 Anos da 1ª Edição - J. R. R. Tolkien
:seta:O Hobbit de A a Z - Sarah Oliver
:seta:A Sabedoria do Condado: Tudo Sobre o Estilo de Vida dos Hobbits Para uma Vida Longa e Feliz - Noble Smith



ainda tem mais estes :seta:
:seta:Encontrando Deus em o Hobbit - Jim Ware
:seta:Explorando o Universo do Hobbit - Corey Olsen
:seta:PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE O UNIVERSO DE TOLKIEN
:seta:Você Sabe Tudo sobre o Senhor dos Anéis?
:seta:Cultura Pop - O Hobbit e a Filosofia
:seta:Explicando Tolkien

bom estes livros estao todos disponiveis a um preço bem salgado no Extra.com.br

Boa Leitura...
 
Última edição:
Primeiramente bem-vindo.

Bom, eu também sou novo nesse ramo "Tolkien". O que eu fiz:

-Primeiro eu li O Hobbit, por causa do filme.
-Depois peguei SdA - A Sociedade do Anel para ler, mas aí larguei no meio do caminho
-Depois de largar SdA, peguei O Silmarillion. Que livro, meu amigo! Mas é tipo um livro escolar: Só relata fatos, não tem aventuras nem nada assim (no máximo, as aventuras de Beren e Lúthien ou de Túrin Turambar). Então, não dá pra dizer que é um livro divertido de ler, mas eu gostei muito.

Aí acho que depende do que você gosta de ler. Se quer mais aventura, lê SdA ou Filhos de Húrin (este último não li, então não posso afirmar com certeza).
Se quer saber mais da vida do autor, recomendo Sobre Histórias de Fadas.

Bom, é isso. Acho que minha próxima leitura Tolkeniana vai ser "As Aventuras de Tom Bombadil"

E não, não acho que ler em português interfira em algo. Mas caso você saiba falar em inglês e tiver oportunidade, recomendo que leia em inglês.
Eu decidi fazer da seguinte maneira:
- O Hobbit (lido)
- O Senhor dos Anéis 1, 2 e 3.
- O Silmarillion
E pq O Silmarillion por último? Acredito que eu vou aproveitar mais este livro, já conhecendo e entendendo um pouco do universo de Tolkien. Mas essa é apenas a minha opinião.
E depois disso eu pretendo ler todos os outros. (essas férias vão ser interessantes :yep:)
Obrigado Rauthar Hast!

Inyë tyë-suilantëa, ou Seja Bem vindo!

Tambem sou nova neste ramo, assim como o Rauthar Hast; alem dos livros acima citados indico-lhe, caso se interesse por hobbits;
:seta: O Hobbit: uma Jornada Inesperada - Guia Ilustrado - Jude Fisher
:seta:O Hobbit: em Quadrinhos
:seta:O Hobbit - 75 Anos da 1ª Edição - J. R. R. Tolkien
:seta:O Hobbit de A a Z - Sarah Oliver
:seta:A Sabedoria do Condado: Tudo Sobre o Estilo de Vida dos Hobbits Para uma Vida Longa e Feliz - Noble Smith

Boa Leitura...

- - - Updated - - -

Inyë tyë-suilantëa, ou Seja Bem vindo!

Tambem sou nova neste ramo, assim como o Rauthar Hast; alem dos livros acima citados indico-lhe, caso se interesse por hobbits;
:seta: O Hobbit: uma Jornada Inesperada - Guia Ilustrado - Jude Fisher
:seta:O Hobbit: em Quadrinhos
:seta:O Hobbit - 75 Anos da 1ª Edição - J. R. R. Tolkien
:seta:O Hobbit de A a Z - Sarah Oliver
:seta:A Sabedoria do Condado: Tudo Sobre o Estilo de Vida dos Hobbits Para uma Vida Longa e Feliz - Noble Smith

Boa Leitura...
Muito obrigado pelas recomendações Nessa Nolatari, vou ter de consultar este tópico durante algum tempo até chegar ao fim de toda essa leitura! hehehe
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo