• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Autor da Semana Licia Troisi

Nihal

Ventinha xD
Licia-Troisi_5841.jpeg

Nascida em Ostia, uma cidadezinha costeira perto de Roma, em 25 de novembro de 1980. Começou gostar de escrever logo que aprendeu a ler. Aos oito anos escreveu um "romance" de vinte páginas que agora guarda na prateleira de cima de sua estante, chamado de Sindy e Mindy, tem o ambiente inspirado no desenho japonês "Strappalacrime". Cursou o ensino médio e durante esse período escreveu um diário e algumas histórias curtas.


Depois do colegial, entrou na faculdade de física e astrofísica, se formando em 17 de dezembro de 2004. Nessa época começou a escrever mais, se arriscou pela poesia e voltou a escrever contos mesmo que não tivesse uma história tão boa pra contar.Sentia falta de uma personagem com a qual pudesse se identificar, então, aos 21 anos, enquanto se graduava em Astrofísica, resolveu criar sua própria história, dando vida à protagonista feminina que tanto queria ver nos livros. Assim nasceu a jovem heroína Nihal e as Crônicas do Mundo Emerso.


Escrevendo apenas à noite, depois de estudar o dia todo, levou um ano e meio pra completar a trilogia. Enviou o mauscrito para a editora italiana Mondaroni, e foi aceito. Em Abril de 2004, A Garota da Terra do Vento, o primeiro livro, foi publicado e em outubro do mesmo ano, o segundo, A Missão de Senar. Um ano depois, O Talismã do Poder chegava às livrarias completando sua primeira trilogia.


Em 2005 iniciou uma nova trilogia ainda ambientada no Mundo Emerso, A Guerra do Mundo Emerso, formada pelos livros A Seita dos Assassinos, As Duas Guerreiras e Um Novo Reino, que se passa 40 anos a frente da primeira história e apresenta novos personagens. Enquanto isso escreveu outros dois livros, A Garota Dragão, que se passa em Roma e conta a história de uma garota com espírito de dragão; e A Maldição de Malva, sobre ecomafia (crimes contra a natureza), uma fantasia que acontece em uma cidade chamada Malva.


Entre 2008 e 2010 escreveu e publicou a terceira trilogia do Mundo Emerso, Lendas do Mundo Emerso, composta por O Destino de Adhara, Filha do Sangue e Os Últimos Heróis. Em 11 de Novembro de 2011 foi publicado O Sonho de Talitha , o primeiro livro da nova trilogia , Os Reinos de Nashira , e em 08 de junho de 2012 foi publicado o mais recente capítulo da saga A Garota Dragão , L'ultima battaglia.


Licia se casou em Abril de 2007, e agora é, além de escritora e astrofísica, também mãe e esposa. É doutorando em astrofísica pela Universidade de Roma. Possui uma espada na sala de jantar, colecina action figures de fantasia e tem a casa cheia de dragões.




Livros


Crônicas do Mundo Emerso
A Garota Da Terra Do Vento
A Missão de Senar
O Talismã do Poder


Guerras do Mundo Emerso
A Seita dos Assassinos
As Duas Gurreiras
Um Novo Reino


Lendas do Mundo Emerso
O Destino de Adhara
Filha do Sangue
Gli ultimi eroi


A Garota Dragão
A Herança de Thuban
L'albero di Idhunn
La clessidra di Aldibah
I gemelli di Kuma
L'ultima battaglia


Nashira
I regni di Nashira
Il sogno di Talitha
Le spade dei ribelli


Comics (pubilicado pela Panini Comics, ilustrado por Giuseppe Ferrario/Massimo Dall'Oglio/Gianluca Gugliota)

Cronache del Mondo Emerso - Le nuove avventure di Nihal
La paura
La rabbia

La disperazione
L'odio

Cronache del Mondo Emerso - Il viaggio di Nihal
Il libro di Shan
Gli spiriti del deserto
Incubi dal passato
La speranza dei mezzelfi

Livros Ilustrados (por Paolo Barbieri)
Le creature del Mondo Emerso
Le guerre del Mondo Emerso - Guerrieri e creature
 
Eu gostei bastante do livro As Crônicas do Mundo Emerso. É uma ótima trilogia, apesar de ter quase parado no primeiro livro.

Vale dar uma chance para seus livros.
 
Eu amei cronicas do mundo emerso do começo ao fim e a nihal se tornou a minha guerreira favorita depois que li *-*(fato esse que alardeei por aqui nos primeiros contatos com a nossa homonima e que parece ter aborrecido ela um pouco ^^''')

O amadurecimento da nihal ao longo da trilogia é muito interessante e amei as lições do Ido :)

Mal psoso esperar pra conseguir ler as outras historias do mundo emerso /o/
 
Amei as Crônicas, Licia escreve apaixonantemente bem, ricamente trabalhada, não criticando Paolini, mas no que se refere a "saber e ter experiência em escrever" ela supera. Ele era jovem claro, e iniciante, então é apenas uma comparação direta do livro mesmo. ^^

E seus personagens, fortes e destemidos (Nihal :grinlove:), com personalidades as vezes complexas, e outras devidamente superficiais como pede a situação, são irresistíveis.
 
Nossa, eu parei no primeiro volume das Guerras do Mundo Emerso! E ainda tem mais outras trilogias inéditas! Buenas, vai ficar para 2013. E A Garota da Terra do Vento é o melhor livro (comparando com os que eu li).

A arte das capas é um deslumbre :dente:
 
Não entendi por que a comparação com o Paolini, mas enfim...

Eu só li as Crônicas, e gostei muito mais do primeiro livro, principalmente pelo trabalho no amadurecimento dos personagens, é incrível como a Nihal mesmo passa de uma simples garotinha a uma guerreira corajosa em relativamente pouco tempo.

Já A Missão de Senar, foi o livro que eu li mais rápido, enrolei pra fazer a leitura, mas quando fiz, devorei em cera de três horas. Mas não acho a história tão boa quanto os outros, talvez pelo foco diferente que ele tem, questão de gosto mesmo. O último eu levei meses pra terminar, pra mim é uma história que demanda mais tempo pra entender o que está se passando, e acontece muita coisa, muitas mudanças e descobertas...

Enfim, pesquisando pra escrever o tópico acabei descobrindo livros que eu desconhecia a existência, e agora não vejo a hora de serem publicados no Brasil.
 
Não entendi por que a comparação com o Paolini, mas enfim...
Fiz a comparação porque uma época, no tópico do ciclo da herança, rolou a discussão de Licia Troisi ter um cenário parecidíssimo ao de Paolini, fato também dos dragões e etc.
Bati e jurei de pé junto que eram narrativas totalmente diferenciadas, mas então a discussão migrou em comparar as formas de escrever. O fato de Paolini ser jovem e a visível inexperiência dele, e como está foi evoluindo e crescendo junto a própria história.
Afinal, todos ou estavam lendo Brisinger ou as Crônicas na mesma época.
Rolou bastante coisa por lá, e Off tópic no msn. Bons tempo, bons tempos mesmo... :yep:
 
Enfim, pesquisando pra escrever o tópico acabei descobrindo livros que eu desconhecia a existência, e agora não vejo a hora de serem publicados no Brasil.
Muitos já foram publicados aqui. Eu até me surpreendi quando os achei na livraria, mas não acabei comprando.
 
As Crônicas do Mundo Emerso são incriveis... tinha ganhado de presente "A Seita dos Assassinos" o primeiro livro das Guerras do Mundo Emerso, depois quando fui em uma livraria comprar o volume 2 que vi que antes das guerras tinham as crônicas...
 
Muitos já foram publicados aqui. Eu até me surpreendi quando os achei na livraria, mas não acabei comprando.

Crônicas, Guerras, Lendas e o primeiro volume de A Garota Dragão, foi tudo que eu achei no site da Rocco. Já publicaram algum além desses?
 
Não entendi por que a comparação com o Paolini, mas enfim...
São os unicos universos ficcionais(até onde eu sei) que tem cavaleiros de dragões que tem elo mental com os mesmos...

A magia também é apresentada de forma similar nas duas historias...

Mas, tirando isso, são totalmente diferentes...
Na verdade, costumo até fazer uma brincadeira dizendo que tolkien + star wars + (mundo emerso/10) = eragon :P
 
eu já li todos as Crônicas e também os dois primeiros volumes das Guerras, porque quando comprei, peguei uma promoção no Sub e comprei os 5 de uma vez e bem baratinho! :D
adorei as Crônicas e gostei de vários dos personagens, principalmente o Ido e o Senar :grinlove:
quando comecei a ler as Guerras, achei que ia ser meio decepcionante, não curti muito o primeiro livro, mas quando chegou no segundo a história mudou um pouco e comecei a achar bem empolgante, ainda não pude adquirir o terceiro volume, mas assim que der vou comprar...
e nem sabia que tinha mais uma série do mundo emerso... também vou querer essa sim...
em um período em que me desapontei com alguns livros que comprei/li, esses foram uma boa surpresa, inclusive já indiquei para algumas pessoas...
 
Depois de ouvir várias críticas positivas de fontes diversas, e de ter achado o volume 1 das crônicas do mundo emerso de graça na Amazon e os outros dois volumes por menos de 10 reais cada, resolvi dar uma chance.

Pois bem, não gostei. Não por um ou dois motivos, mas por vários.

O primeiro livro achei chato, o segundo mais ou menos e o terceiro péssimo.

A premissa até que tem potencial pra ser bem desenvolvida, mesmo com todos os clichês, mas não foi o caso.

Falando em clichê, a adolescente fodona e irritante sobre quem recai a responsabilidade de salvar o mundo, por si só, acho bem nhén, mas daria pra relevar se o resto fosse melhor desenvolvido.

Os pontos altos seriam as questões postas entre ódio x amor, bem x mal. Só que, puts, longe de ser dado o aprofundamento que os temas requerem, achei tudo muito raso, que descamba pro clichê apenas, e não é por falta de oportunidade.

No último livro, as soluções pra narrativa eu achei fraquíssimas e o tirano não me convenceu enquanto personagem.

Tem alguns problemas narrativos bem basicões também, que seriam irrelevantes se todo o resto compensasse mas como não compensa, acabam chamando mais a atenção do que deveriam. Um exemplo, dentre vários: em um dado momento a Nihal se põe a chorar e a narradora diz que ela finalmente chorava depois de sei la quanto tempo, só que ela passou várias das últimas páginas e capítulos chorando mais que qualquer outra coisa.

Por fim, falando especificamente da edição Brasileira que li (Rocco), o trabalho de tradução pecou no planejamento e faltou revisão. No primeiro volume todos falam em segunda pessoa, no segundo e terceiro todo mundo fala em terceira pessoa. Em um mesmo volume aparece escrito ora guardiães, ora guardiões. E por aí vai....
Fora as capas de extremo mal gosto que representam um Nihal totalmente diferente da descrita nos livros.

Sei lá, é um livro que serve pra passar o tempo, principalmente pra quem é fã do gênero. Cumpre seu papel de distrair. A leitura é fácil e quase nunca empaca. Mas achei bem longe das críticas super positivas e andei vendo.
 
Eu ganhei, muuuuitos anos atrás, num sorteio do Skoob (o único que ganhei até hoje lá, #chateado) esse primeiro volume A Garota da Terra da Vento... Nunca nem li. Passei adiante... Parecia fanfic. E aquela capa com uma boneca 3D, convenhamos, faz tudo parecer mais amador. Fico feliz que minha intuição literária não tenha falhado. :lol:
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo