• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Morre Oscar Niemeyer

ExtraTerrestre

Usuário
Oscar Niemeyer, principal nome da arquitetura no Brasil, morreu hoje, aos 104 anos, no Rio.

O arquiteto carioca, que completaria 105 anos em 15 de dezembro, deu entrada no hospital Samaritano, em Botafogo, na zona sul do Rio, em 2 de novembro, a princípio para tratar de uma desidratação, em sua terceira internação no ano. Mais tarde, porém, Niemeyer apresentou hemorragia digestiva e houve piora em sua função renal. Na terça-feira (4), uma infecção respiratória levou a uma piora no estado clínico de Niemeyer.

Em outubro, ele havia ficado duas semanas no hospital também por causa de uma desidratação. Em maio, o teve pneumonia e chegou a ficar internado na UTI. Recebeu alta depois de 16 dias. Em abril de 2011, foi submetido a cirurgias para a retirada da vesícula e de um tumor no intestino. Na ocasião, ele ficou internado por 12 dias por causa de uma infecção urinária.

Fonte
 
O que eu acho mais escroto é que até amanhã choverão imagens ''engraçadas'' no facebook fazendo piada.
Com a morte não se brinca, muito menos se tratando de um gênio brasileiro como o Niemeyer.
 
Nossa, eu odeio tudo que eu já vi que ele tenha construido. Eu não sei o que deu que ele desenhou essas bagaceiras e alguem disse que era legal e todo mundo acreditou.

A Catedral de Brasilia é uma das coisas mais horrendas já construidas na história da humanidade. E eu nem vou falar daquela aberração que é o Planalto... enfim, já vai tarde. Enfeiou demais o Rio de Janeiro, tá loco.
 

A frase que elescolocaram lá agroa foi legal:

Oscar Niemeyer (1907 - 2012)

E agora a única coisa que nos resta é o futuro.

--------------------------------------------

Independente de se gostar ou não das obras de Niemeyer (como o TT1, tb não gosto das coisas dele!!), é primordial reconhecer toda sua importância, sua inventividade, e ousadia, seja estrutural/arquitetônica, seja política (comunista declarado durante toda vida!!!). Realmente, hoje, ele se associa definitivamente à história...hoje, ele é um pedaço da história brasileira!!
 
Tô triste :(
Ele ia fazer 105 anos daqui dez dias, poxa :(
 
Um dos brasileiros mais célebres do mundo. Além de um grande arquiteto, Niemeyer era politicamente engajado e um dos comunistas mais respeitado no mundo. Entre as obras dele estão quase todos os monumentos de Brasilia, a Igreja da Pampulha, quase todo o conjunto do Ibirapuera, o Copam, a sede do Partido Comunista Francês, os sambodromos do Rio e de São Paulo, e por final e não menos importante, o prédio da ONU.

O cara era foda mesmo.

- - - Updated - - -

Ah, e diferente do TT1, eu acho as obras dele iradas. Tirando o Monumento de 500 anos do Brasil em São Vicente, os outros eu acho muito bons, mas isso é muito de gosto mesmo...
 
Um comunista podre de rico, pra variar. :think:


Só pelo desrespeito, dei "fail" ao post do TT1.
Porque eu também não gosto de nada que ele faz.
Ou tipo assim: por fora algumas coisas até podem ser lindas, mas por dentro - dizem-no algumas fontes conhecidas minhas, da área da arquitetura - são bem sofríveis. E isso é uma coisa que o público leigo nunca toma conhecimento; até porque quase ninguém que o admira entra lá nos prédios para ver como é a coisa por dentro.
Um monumento tipo uma estátua pode ser só aspecto exterior; um prédio tem que ter o interior mais valorizado do que o exterior.
E enfim. Eu não estudo arquitetura e nunca vi uma planta-baixa dos seus projetos, nem nunca entrei em nenhum prédio de sua autoria. Mas quem me disse foram pessoas de meu respeito pessoal para quem o Niemayer era tipo um charlatão.

Em todo caso, R.I.P.
 
Tantas brincadeiras com isso e agora acontece logo antes dele fazer 105 anos :(


Além de um grande arquiteto, Niemeyer era politicamente engajado e um dos comunistas mais respeitado no mundo.
Considero esse um defeito dele; sabe aqueles detalhes chatos que algumas pessoas têm e que você relega respeitosamente por serem apenas uma mancha em uma boa biografia? É assim que vejo a defesa dele para essas ideias. Algo como o antissemitismo do Wagner: coisa que eu não consigo engolir, mas entendo porque os tempos eram outros. Mas, hei, ele tinha 13 anos durante a Revolução Russa, 84 durante a Reunificação Alemã e 84 quando a URSS bateu as botas de vez! Me surpreende que não tenha mudado de ideia.
 
Bom, gostar da linha arquitetônica dele vai do gosto pessoal de cada um.

Eu por exemplo se não apreciei todas as obras dele, pelo menos uma grande parte eu curti, pois ele soube ousar em épocas que haviam padrões tradicionais dominantes e dentro desse cenário conseguiu ser inovador.

De qualquer maneira ele merece toda a reverência, pois ficou marcado na história do país seja pelas suas centenas de obras e também por ter atravessado pouco mais de um século de existência o que reforça ainda mais a sua grandeza já que conseguiu ser muito marcante no século XX que foi um século de grandes transformações e mudanças.

Descanse em paz.
 
Grande arquiteto que entrou na história. Eu também não gosto de algumas obras dele, mas o que me incomodava mais em relação as obras é que parece que ele tinha algo contra verde, arvore, natureza, etc. Em relação ao interior que eu me lembre eu conheço a Capela de Brasília (que impressiona mais pelo interior que pelo exterior) e o museu do Mac (que a baia de guanabara faz um belíssimo trabalho). Bom, não sei bem como dizer, Niemeyer viveu por 104 anos e construiu uma história e se foi em paz. Um final extremamente digno para um grande homem.
 
Última edição:
Dizer que Niemeyer não se preocupava com o interior é no mínimo muita ignorância.

A Catedral de Brasília é o maior exemplo (famoso) disso. Foi projetada pensando quase que exclusivamente no fiel que seria o usuário final, a nave principal em um nível abaixo do nível acesso, com uma rampa que liga o exterior ao interior, dando a sensação de sair das "trevas" do mundo e entrar na presença da "luz divina" propiciada pelos vitrais, que são os fechamentos dos pilares, e fornecem a iluminação natural.

Modernismo = Funcionalidade = preocupação com o interior/usuário final.

Claro que algumas obras dele ficaram ruins mesmo. E acabaram sendo as mais famosas.
 
Tantas brincadeiras com isso e agora acontece logo antes dele fazer 105 anos :(



Considero esse um defeito dele; sabe aqueles detalhes chatos que algumas pessoas têm e que você relega respeitosamente por serem apenas uma mancha em uma boa biografia? É assim que vejo a defesa dele para essas ideias. Algo como o antissemitismo do Wagner: coisa que eu não consigo engolir, mas entendo porque os tempos eram outros. Mas, hei, ele tinha 13 anos durante a Revolução Russa, 84 durante a Reunificação Alemã e 84 quando a URSS bateu as botas de vez! Me surpreende que não tenha mudado de ideia.

Entendo a sua colocação, porém acho errado traçar qualquer tipo de paralelo entre as posições políticas e raciais de Wagner com o idealismo político do Niemeyer. Ser anti-semita, até onde eu entendo, é muito pior do que ter qualquer tipo de idealismo que não alimente o racismo. O Comunismo de Niemeyer é influente até mesmo em suas obras, afinal, ele topou uma série de projetos apenas porque ia de acordo com sua linha política, como a construção da ONU e da sede do PC Francês, além de outros pequenos projetos tanto na França como na Argélia. Outro comunista famoso, Charles Chaplin, também imprimiu sua posição idealista em diversos trabalhos, e não vejo nenhuma necessidade de "ignorar" esse traço em seus trabalhos ou em sua personalidade por não considerar as teorias marxistas como fato evidenciado. Sei que existem pessoas que não gostam ou até mesmo que considerem o comunismo, assim como o comunista, uma coisa negativa, mas sinceramente não vejo razão para tal, mas respeito tua opinião.

Um comunista podre de rico, pra variar
E qual o problema nisso? Não vejo nenhuma impossibilidade de ter uma concepção materialista histórica da história do homem e analisar o mundo por uma posição de dialética em relação a ser rico ou não...
 
Última edição:
Seja sua memória eterna.

Eu acho algumas obras dele horríveis como aquela hediondez que é a Catedral de Brasília, uma facada no coração de toda a tradição arquitetônica católica. O fato dele ser comunista não me era problema exceto quando usavam da genialidade dele como pano de fundo artístico para ufanar suas ideologias.

E sim, eu vou compartilhar piadas no facebook. Só lamento.
 
Mas a catedral de Brasília foi feita por pedido de quem? Deve ter sido pela Igreja católica, não? Eu também vou compartilhar piadas no facebook, para mim a morte não é assunto sério coisa nenhuma, tenho certeza que ele não vai ligar. E quanto de inveja tem no comentário de um arquiteto que acha todas as obras dele horríveis?
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo