• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O adeus do Estádio Olímpico

Neste domingo um dos mais tradicionais estádios brasileiros verá seu último jogo.

O Estádio Olímpico, pertencente ao Grêmio de Foot-Ball Porto Alegrense, irá ao chão nos próximos meses, e ficarão apenas as memórias. Quase 60 anos de memórias.
E, para relembrar várias delas, o Globoesporte.com fez uma página especial: Adeus, Olímpico
Está bem bacana, tanto para os próprios gremistas quanto para os amantes do futebol, como eu.
 
To por fora, o que vao fazer no lugar?
Estadio pra copa? (ainda da tempo?)

No lugar vão ser construídos, adivinha... prédios...

O novo estádio do Grêmio se localizará em outra parte da cidade, bem distante do Olímpico. Está em fase de finalização: http://globoesporte.globo.com/futeb...acao-fique-por-dentro-da-arena-do-gremio.html

Apesar de muito da estrutura dos arredores ainda estarem um tanto atrasadas...

O estádio de Porto Alegre para a Copa vai ser o Beira-Rio.
 
Imagino que o Grêmio vai ganhar uma grana violenta pela venda da área. Um dos maiores lucros da história do Real Madrid foi com operação semelhante, quando da mudança para o Santiago Bernabeu.
 
Parece que não vai dar pra fazer isso não. Mas eles vão vender pedaços do gramado e, pelo que eu ouvi, as cadeiras tb.

E, apesar do fiasco futebolístico que foi o Grenal de domingo, tenho orgulho de dizer que EU FUI à despedida do Olímpico :cry:
 
Imagino que o Grêmio vai ganhar uma grana violenta pela venda da área. Um dos maiores lucros da história do Real Madrid foi com operação semelhante, quando da mudança para o Santiago Bernabeu.

Curioso isso, quando eu fui para Madrid achei o bairro onde ficao Santiago Bernabeu um dos mais elegantes de toda a cidade, fica do lado da "Esplanada dos Ministérios" deles...
 
20121207203432146201u.jpg


Este sábado, dia 8 de dezembro de 2012, será uma data histórica para todos os torcedores do Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense. Após o último jogo disputado no Estádio Olímpico – empate por 0 a 0 com o arquirrival Internacional no domingo passado –, o tricolor gaúcho terá a Arena do Grêmio, sua nova casa, inaugurada em amistoso contra o Hamburgo, da Alemanha, a partir das 22h. O jogo também marcará a reedição da final da Taça Intercontinental de 1983, vencida pelo tricolor gaúcho por 2 a 1.

A construção do novo estádio, que tem capacidade para receber 60 mil espectadores, durou dois anos e três meses e teve um custo total de 540 milhões de reais. Contente com a conclusão do projeto, Paulo Oldone, presidente do Grêmio, destaca os pontos positivos do novo estádio para o clube e seus torcedores. “Esta concepção de estádio traz uma nova realidade para o clube. Beneficia tanto o torcedor, que terá muito mais conforto ao frequentar os jogos, quanto o futebol, que vai passar a ter uma receita extra para contribuir com reforços dos melhores profissionais para o Grêmio”, explica o mandatário tricolor.

Um dos parceiros do Grêmio na construção do estádio, o diretor superintendente da OAS Arenas, Carlos Eduardo Paes, também valorizou a conclusão do projeto. "Teremos uma mudança significativa do padrão da experiência que o espectador terá dentro do estádio”, disse.

A Arena do Grêmio não abrangerá somente jogos de futebol. O estádio será multiuso e poderá receber shows, concertos e outros eventos que possam gerar renda alta aos cofres do clube e de seus parceiros. “O conceito da Arena é abrangente, vai muito além de ser apenas um estádio de futebol. Teremos atividades e eventos todos os dias, sem nos fixarmos somente em datas de jogo”, explica Eduardo Pinto, presidente da Arena Porto-Alegrense.

Após sua inauguração neste sábado, a previsão é de que a Arena do Grêmio arrecade entre 110 e 120 milhões de reais em seu primeiro ano de funcionamento. Durante 20 anos, o acordo prevê que o clube fique com 65% das receitas e a OAS Arenas receba o restante do valor - 35%.

Cerca de 35 mil cadeiras – mais da metade da capacidade da arena – já foram vendidas para os sócios do Grêmio. A torcida organizada Geral do Grêmio, conhecida por comemorar os gols do clube com a famosa “avalanche”, terá um espaço reservado atrás de um dos gols – pouco mais de 10 mil lugares – sem a instalação de cadeiras.

O Ministério Público do Rio Grande do Sul já concedeu o alvará de funcionamento da Arena do Grêmio ao clube. Os portões do estádio deverão ser abertos às 17h, cinco horas antes do início do confronto entre Grêmio e Hamburgo.

Nota do Ministério Público do Rio Grande do Sul:

Com a entrega do Plano de Prevenção e Combate a Incêndios (PPCI) pelo Corpo de Bombeiros e da Licença para Atividade Esportiva pelo Comando de Policiamento da Capital da Brigada Militar, a Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística da Capital não ajuizará ação civil pública para impedir a realização da inauguração da Arena do Grêmio. O evento ocorrerá neste sábado, 8. O laudo estrutural garantindo que a edificação não corre risco de desabamento foi entregue ainda nesta segunda-feira, 3, pela OAS e diretoria do Clube.

Investimentos na Arena do Grêmio

Valor total: R$ 540 milhões
Faturamento previsto para 2013: R$ 110 milhões a R$120 milhões
Investimento em tecnologia: R$ 100 milhões
Administradora: Arena Porto-Alegrense
Arquitetura: PLARQ Arquitetura
Tempo de construção: 27 meses
Acordo prevê divisão de receitas, sendo 35% da OAS e 65% do Grêmio por 20 anos

Estrutura
Capacidade total: 60.170 pessoas, assim divididas:
Cadeiras gramado – 15.256
Geral (não tem cadeiras) - 10.132
Cadeiras Gold – 8.575 pessoas
Camarotes – 2.744 pessoas
Cadeiras superior – 23.463

Serviços e Infraestrutura
5.400 vagas de estacionamento
34 cabines de imprensa, sendo 17 de rádio e 17 de TV
58 bares e 2 restaurantes panorâmicos
90 mil metros de estacas na fundação
200 mil metros quadrados de área coberta
Mais de 109 mil metros quadrados de area construída
56 metros de altura
Dimensão do campo: 68m x 105m
Distância de apenas 10m entre as cadeiras nível gramado e o campo
Iluminação: 408 refletores
239 câmeras de monitoramento interno e externo
2 Centros de Controle de Operações
18 elevadores (sendo 4 apenas para cargas)
106 assentos para pessoas portadoras de necessidades especiais
90 banheiros, com acessibilidade total.
86 mil metros cúbicos de concreto utilizados
30 mil metros quadrados de área bruta locável
Auditório com 200 lugares
4 vestiários padrão Fifa
Área coberta para aquecimento dos jogadores
103 catracas, 24 portões, 30 sistemas manuais de controle para acesso
da área VIP
135 camarotes
Dois telões de 96 metros quadrados cada

20121207195516294403u.jpg


Fonte: http://www.mg.superesportes.com.br/...e-sera-inaugurada-na-noite-deste-sabado.shtml

__________________________________________________________________________

Espetáculo de estádio

Internamente ele me lembrou o estádio do M City
 
A festa da inauguração foi bonita, mas pena que o gramado ainda recém-plantado deixou a desejar. Até o Luxa declarou que ficou com medo de perder jogadores por lesão.

De qualquer maneira é mais um palco novo que veremos em ação no proximo brasileirão que começa a ganhar uma cara nova com novos estádios.
 
Pois é, pena que o gramado ainda não tava mais verdinho. Mas o estádio tá fodaço.

Feio também foi ver em pleno jogo de festa a organizada do Grêmio caindo na porrada duas vezes. Não adianta nada estádio de primeiro mundo se alguns idiotas da torcida agem como selvagens.
 
O estádio é fantástico, só o gramado que está horrível e não entendi o porquê de não inaugurarem por exemplo, na volta das férias onde a grama estaria perfeita e também talvez conseguissem trazer algum clube com mais expressão no atual cenário futebolistico, já que eles só trouxeram o Hamburgo porquê o Bayern recusou.

Resta saber como será o impacto nas finanças pois até hoje não se sabe direito o que a OAS vai faturar, pelo que sei o Gremio perde a renda. Deve ganhar com outras coisas mas não sei como vai ficar.

Mas é uma prova que a iniciativa privada traz bem mais resultados e em menos tempo que o poder público. O Maracanã é um absurdo de dinheiro colocado fora no Pan e agora estão assinando o atestado de incompetência fazendo tudo novamente.
 
É, eu achei o estádio novo do Grêmio muito massa também. Tiveram a manha de tocar um projeto que parece mais do que viável, mesmo o Beira-Rio tendo sido o escolhido para a Copa.

E, apesar da confusão, achei bem massa reservarem um espaço para a Geral atrás do gol.
 
É, eu achei o estádio novo do Grêmio muito massa também. Tiveram a manha de tocar um projeto que parece mais do que viável, mesmo o Beira-Rio tendo sido o escolhido para a Copa.

E, apesar da confusão, achei bem massa reservarem um espaço para a Geral atrás do gol.

Só quero deixar uma coisa bem clara e que muita gente não tem conhecimento.

Nunca houve uma competição entre os estádios de porto alegre para sediar os jogos da copa.

A Fifa trabalha com prazos. Quando o Brasil ganhou o direito de sediar o evento, houve um prazo para o comite local da copa escolher os estádios que sediariam, nisto vários estádios do Brasil apresentaram projetos de melhorias.

Em Porto Alegre naquela data existiam apenas 2 estádios viáveis: Beira-rio e Olimpico. O Olimpico como já era um estádio reformado não teria condições e o Internacional apresentou um projeto de reforma que foi aceito pela Fifa.
Naquele momento não existia nada de Arena, era apenas um sonho. Não existia contrato assinado com nenhuma construtora.
Ou seja, se não fosse o Internacional que apresentou um projeto na data estabelecida pela FIFA Porto Alegre não sediaria jogos da copa.

Alguns pensam que foi burrice ou escolha política o Beira rio tendo a Arena. Não foi. Se fosse hoje a escolha acredito que a Arena seria a mais natural.
 
Só quero deixar uma coisa bem clara e que muita gente não tem conhecimento.

Nunca houve uma competição entre os estádios de porto alegre para sediar os jogos da copa.

A Fifa trabalha com prazos. Quando o Brasil ganhou o direito de sediar o evento, houve um prazo para o comite local da copa escolher os estádios que sediariam, nisto vários estádios do Brasil apresentaram projetos de melhorias.

Em Porto Alegre naquela data existiam apenas 2 estádios viáveis: Beira-rio e Olimpico. O Olimpico como já era um estádio reformado não teria condições e o Internacional apresentou um projeto de reforma que foi aceito pela Fifa.
Naquele momento não existia nada de Arena, era apenas um sonho. Não existia contrato assinado com nenhuma construtora.
Ou seja, se não fosse o Internacional que apresentou um projeto na data estabelecida pela FIFA Porto Alegre não sediaria jogos da copa.

Alguns pensam que foi burrice ou escolha política o Beira rio tendo a Arena. Não foi. Se fosse hoje a escolha acredito que a Arena seria a mais natural.

Eu nem sabia como se deu a escolha do Beira-Rio, mas, de toda forma, foi massa o Grêmio ter ido só com a iniciativa privada, sem perspectiva de Copa e ter dado seu jeito sozinho, é isso que eu quis dizer.
 
:DParabéns ao Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense pelo belo estádio e pela festa. Vi os lances do jogo inaugural e, também tive a impressão que o gramado não estava nas melhores condições (gramado novo sempre é problema mesmo), mas isso ao que parece não atrapalhou a grande festa gremista. Abraço aos gremistas :yep:
 
Viram as noticias nos jornais alemães?

Disseram que a festa tava bonita, o estádio era lindo por fora. Mas por dentro estava uma lástima. Banheiros cheio de poças de mijo, vestiário do Hamburgo sem água, gramado um pasto.

O estádio do Gremio está lindo, mas acho que eles só se precipitaram um pouquinho na estréia. Podia ter esperado até o inicio do ano que vem, não?
Era só pra ser a primeira arena moderna a estrear? Tem algum outro pra estrear daqui a pouco? Palestra, Beira Rio, etc?
 
O estádio do Grêmio está lindo, mas acho que eles só se precipitaram um pouquinho na estréia. Podia ter esperado até o inicio do ano que vem, não?
Era só pra ser a primeira arena moderna a estrear? Tem algum outro pra estrear daqui a pouco? Palestra, Beira Rio, etc?

O presidente do Grêmio, Paulo Odone, precisava estrear o estádio no mandato dele, ainda mais depois de ver que o Fábio Koff iria se candidatar para a presidência. Nos últimos anos a defesa do Odone para qualquer problema relacionado ao futebol era a Arena, o grande projeto dele. Mas parabéns à ele, conseguiu terminá-la no prazo.

E sim, os jornais alemães sentarem o cacete no Grêmio e na Arena, chegaram até a criticar o próprio Hamburgo por aceitar participar dessa maratona de vir ao Brasil e jogar. Houve briga na geral, a parte que eles deixaram sem cadeiras justamente para agradar os torcedores, ridículo a atitude da torcida. A grama estava horrível nas laterais, disseram que foi um produto que usaram na grama para fixá-la, mas sem desculpas, tinha grama voando até o quarto anel da Arena e o lance dos vestiários foi que a parte hidráulica não funcionou direito, pelo que eu entendi.

Apesar de tudo, foi um espetáculo lindo, tirando o futebol. :osigh:
 
Última edição:
Eu também vi as noticias pós-estréia e que nos sites brasileiros e programas esportivos e de modo geral ficou esse misto de repercussão positiva e negativa.

Não fosse por essa pressa do atual presidente o Grêmio poderia ter feito uma inauguração bem mais tranquila. De qualquer maneira tá em tempo agora na virada do ano corrigir os erros.

E que serve de alerta pra qualquer outro estádio que queira fazer algo assim as pressas. Não é a toa que pra copa a FIFA pressiona bastante a entrega final alguns meses antes pra eventos-teste porque não basta apenas tudo estar pronto e instalado. Precisa acima de tudo estar perfeitamente funcional. Parece chatice, mas é um ponto que sou obrigado a concordar totalmente com eles, já que envolve vários aspectos como o gramado estar em perfeitas condições, evacuação das pessoas em caso de emergência, funcionamento perfeito da parte elétrica e hidráulica, etc.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo