• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Como o cheirinho gostoso do shopping faz você gastar mais

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
3309276218_26baf1c493_b-600x400.jpg

Final de ano, época em que muita gente abusa do cartão de crédito ou do 13º salário. Se quiser proteger suas finanças, é bom conhecer um dos mecanismos que as lojas podem usar para fazer você comprar mais do que “precisa”: o aroma do ambiente.

De acordo com estudo publicado recentemente por pesquisadores da Universidade Estadual de Washington (EUA), odores simples (como o de pinho) podem motivar você a gastar mais, pois ajudam a focar nas compras.

Para chegar a essa conclusão, a equipe preparou dois perfumes (um simples, de laranja, e um complexo, que misturava laranja, basílica e chá verde) e avaliou, durante 18 dias, mais de 400 clientes de uma loja de artigos para o lar. Nesse período, o local exalava o perfume simples, ou o complexo, ou nenhum. Resultado: os 100 consumidores que foram à loja nos dias do perfume simples gastaram 20% mais.

“Ele [o odor] é normalmente processado em um nível inconsciente, mas tem impacto sobre a maioria das pessoas”,
explica o pesquisador Eric Spangenberg.
“O mais importante, do ponto de vista dos vendedores, é saber que um odor agradável não é necessariamente um odor efetivo”.

Você se lembra de alguma loja ou shopping que tem um cheiro agradável específico?

Fonte
 
Bah, pior que isso faz sentido. Tem uma loja no shopping wallig que tem um cheiro muito bom! Morro de vontade de entrar, mas só passo na frente pq sei que meu cartão não tem cacife para o que vendem por lá.
 
Não somente o cheiro.

Quase tudo em estabelecimento comercial é feito para você gastar mais.

A forma como os produtos são organizados, a cor da parede, a iluminação, o local onde é feito o pagamento.

É tudo montado para você gastar mais.
 
A loja de sapatos da Melissa, a L'Occitane e a Any Any (de lingerie e pijamas).
Que cheiro bom que esses lugares têm! :obiggraz:


Não somente o cheiro.

Quase tudo em estabelecimento comercial é feito para você gastar mais.

A forma como os produtos são organizados, a cor da parede, a iluminação, o local onde é feito o pagamento.

É tudo montado para você gastar mais.

Em compensação vendedores nojentos e com cara de bunda desanimam na hora possíveis compradores.
O que no fim funciona como uma compensação.
Não passo nem perto de determinadas lojas tipo Mac, Apple Store e Cori (que também cheira muito bem) e minha carteira agradece. :yep:
 
Minha mãe trabalha há pouco mais de 30 anos numa loja de presentes e decorações e de certa forma a estratégia é essa mesmo.

Aromatizadores espalhados em cantos estratégicos e usando essências da melhor qualidade, tudo pra deixar o ambiente o mais convidativo possível.
 
Quando desenvolvi pesquisas de Data Mining, cheguei a ver alguns casos de organização de prateleiras de supermercado.

Aquelas prateleiras que ficam próximas do caixa (muitas vezes um verdadeiro labirinto para organizar as filas) são organizadas com produtos que o consumidor pode ter esquecido de colocar no carrinho durante a compra, ou produtos sortidos, tipo balas e doces.

A altura em que um produto é colocado nas prateleiras também influenciam. Os mais caros geralmente estão na altura dos olhos das pessoas.

Também tem a questão de colocar produtos que geralmente são comprados juntos, como pão e frios, leite e cereais, etc. Geralmente eles ficam próximos.

E também, os produtos básicos, como pão e frios, geralmente são colocados no fundo do supermercado, para você passar pelas prateleiras e ver outros tipos de produtos.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo