• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

O livro favorito de 40 famosos

Clara

Perplecta
Usuário Premium
Segundo o site shortlist

Clicando no link acima você vê a lista com a foto de cada um dos famosos.

  1. Alec Baldwin: To Kill A Mocking Bird by Harper Lee
  2. Anne Hathaway: The Secret Garden by Frances Hodgson Burnett
  3. Barack Obama: Song of Solomon by Toni Morrison
  4. Chevy Chase: Moby Dick by Herman Melville
  5. Daniel Radcliffe: The Master and Margarita by Mikhail Bulgakov
  6. Danny Wallace: The Diary of a Nobody by George and Weedon Grossmith
  7. Dermot O’Leary: The Bottoms by Joe R Lansdale
  8. Donald Trump: The Power of Positive Thinking by Norman Vicent Peale
  9. Drew Barrymore: Man’s Search for Meaning by Viktor E Frankl
  10. Emma Thompson: Odyssey by Homer
  11. Gary Lineker: The Famous Five by Enid Blyton
  12. George Clooney: War & Peace by Leo Tolstoy
  13. Gordon Brown: The Snail and the Whale by Julia Donaldson
  14. James Nesbitt: The Catcher In The Rye by JD Salinger
  15. Jim Carrey: Crime & Punishment by Fyodor Dostoevsky
  16. John Travolta: Airport by Arthur Hailey
  17. Jose Mourinho: The Bible
  18. Kate Moss: The Beautiful and Damned by F. Scott Fitzgerald
  19. Kate Winslet: Therese Raquin by Emile Zola
  20. Martin Sheen: The Brothers Karamazov by Fyodor Dostoyevsky
  21. Matt Damon: A People’s History of the United States by Howard Zinn
  22. Megan Fox: Kiss the Girls by James Patterson
  23. Mel Gibson: 1984 by George Orwell
  24. Morrissey: By Grand Central Station I Sat Down and Wept by Elizabeth Smart
  25. Natalie Portman: The Diary of a Young Girl by Anne Frank
  26. Noel Edmonds: Born to be Riled by Jeremy Clarkson
  27. Owen Wilson: The Adventures of Huckleberry Finn by Mark Twain
  28. Pierce Brosnan: The Grapes of Wrath by John Steinbeck
  29. Rob Brydon: Collected Works by Dylan Thomas
  30. Robert Green: The Iliad by Homer
  31. Simon Cowell: DisneyWar by James B. Stewart
  32. Sir Alex Ferguson: Treasure Island by Robert Louis Stevenson
  33. Sir Michael Caine: The Fountainhead by Ayn Rand
  34. Stephen King: Lord of the Flies by William Golding
  35. Steve Coogan: The Life and Opinions of Tristram Shandy by Laurence Sterne
  36. Steven Spielberg: The Last of the Mohicans by James Fenimore Cooper
  37. Tom Clancy: 20,000 Leagues Under the Sea by Jules Verne
  38. Tom Hanks: In Cold Blood by Truman Capote
  39. Wayne Rooney: Harry Potter and the Philosophers Stone by J.K. Rowling
  40. Will Smith: The Alchemist by Paulo Coehlo
 
Parte da lista eu li, outra parte vi (bons) filmes baseados neles. É uma boa lista. Pode não parecer mas Paulo Coelho tem muitos fãs (famosos inclusive) nos Eua e fizeram até filme de livro dele. Lembro que tinha uma foto do presidente americano lendo um livro do autor (e olha que para um americano reconhecer alguém de fora é uma luta).

As vezes lhe falta forma, as vezes lhe falta conteúdo, mas o Alquimista já ganha valor de primeira por abordar um tema que desperta curiosidade (a jornada de um alquimista). Existe um público para histórias de alquimistas (O sucesso de Fullmetal Alchemist no Japão é um exemplo) Recomendo ler independente da personalidade do autor ou das críticas que golpeiam os livros por esporte.
 
Última edição:
Recomendo ler independente da personalidade do autor ou das críticas que golpeiam os livros por esporte.

Olha, até podem haver essas críticas por esporte que tu diz, mas fato é que acertaram em cheio. Isso na minha humilde opinião. Não recomendo a leitura de livros desse autor. Porque eu já li.
Mas, bom, eu também li Crepúsculo. E pior, me divertiu. Ok, não tenho envergadura moral pra dar opinião. :silenced:
 
will não trollou, não. já deu várias entrevistas elogiando o livro.

E não é só ele, Lawrence Fishburne (o Morpheus de Matrix) também ama o livro e, se não me engano (e me corrijam se alguém lembrar), até pouco tempo era ele quem detinha os direitos de adaptação.
 
Olha, até podem haver essas críticas por esporte que tu diz, mas fato é que acertaram em cheio. Isso na minha humilde opinião. Não recomendo a leitura de livros desse autor. Porque eu já li.
Mas, bom, eu também li Crepúsculo. E pior, me divertiu. Ok, não tenho envergadura moral pra dar opinião. :silenced:

Existe pressão (uma força na direção contrária) em sucessos de massa e no meio da moda. Parte dessa força vai originar a próxima moda. Nem sempre a força que vem contra a moda está correta. É o que estava comentando... O que existe de interessante num best seller precisa ser avaliado sem nuvens pelo prazer da leitura. (que é o que atrai pessoas comuns como o presidente americano).
 
Existe pressão (uma força na direção contrária) em sucessos de massa e no meio da moda. Parte dessa força vai originar a próxima moda. Nem sempre a força que vem contra a moda está correta. É o que estava comentando... O que existe de interessante num best seller precisa ser avaliado sem nuvens pelo prazer da leitura. (que é o que atrai pessoas comuns como o presidente americano).

Não leve a mal, mas vou ter que discordar de ti outra vez, até pq penso que interessante num best seller são exatamente "as nuvens pelo prazer da leitura". Sem isso, se parar para pensar um pouco, a grande maioria, pelo que lembro dos vários que já li, não edifica muito.
 
. Ok, não tenho envergadura moral pra dar opinião. :silenced:

Lembrei dos caras do Rock Gol, aquele programa que dava na MTV quando ainda era possível assistir o canal, falando isso: VOCÊ NÃO TEM ENVERGADURA MOOOORAL PRA DIZER ISSO! hahahah

Bom, ao tópico.
Eu li O Alquimista e vários outros do Paulo Coelho e devo dizer (já disse em outro tópico, eu acho), que, de alguma maneira, foram importantes na minha formação como leitora - até pra poder chegar aqui hoje e dizer que não me chamam mais a atenção (e que acho Paulo Coelho um dos caras mais egocêntricos que andam por aí).

Outra, adorei: Wayne Rooney: Harry Potter and the Philosophers Stone by J.K. Rowling :D
 
Não leve a mal, mas vou ter que discordar de ti outra vez, até pq penso que interessante num best seller são exatamente "as nuvens pelo prazer da leitura". Sem isso, se parar para pensar um pouco, a grande maioria, pelo que lembro dos vários que já li, não edifica muito.

Só não vale interpretar errado. A palavra "nuvens" é uma figura que indicar que a pessoa deve experimentar o livro independentemente e claramente. Uma coisa é o que precisa ser avaliado e outra é o que pessoalmente interessa. Mas posso ser mais direto.

Para os livros sobreviverem o cultivo de leitura está acima do nicho ou do que se gosta (a preferência do nicho também pode sufocar uma indústria). Se um nicho ou grupo tem preconceito com as pessoas que lêem alguma coisa elas deixam de experimentar ou experimentam já com preconceito. Vale mais o "Read it and let it read". Não é porque o cara leu e colocou o livro no top dele que ele está trollando. É como chegar para um casal de afrodescendentes e dizer "puxa vocês fizeram isso, é algo que pessoas como vocês fariam". Nada legal com quem curte o crescimento da leitura seja em nicho, seja na massa leitora de best sellers. Leitores devem ser antes amigos da experiência de leitura, sem sombras ou nuvens. (estimular que se use a própria cabeça)

Quer dizer, a pessoa pode até escolher ler como um ativismo engajado, para lutar contra as formas de experiência de leitura dos outros, mas o objetivo do leitor deve ser contra os recalques da leitura e não a favor. Senão acontece o caso "Read, you are doing it wrong", leitura como pretexto e não como objetivo.
 
Última edição:
Eu estava falando sobre algo bem mais simples que toda essa tua digressão. Ocorre que nenhuma discussão filosófica acerca da utilidade ou não dos best sellers e dos preconceitos ou a falta deles com relação a eles vai me fazer mudar de ideia acerca da péssima qualidade dos escritos do Paulo Coelho. Esse era o meu ponto. E vou continuar não os recomendando com veemência a quem quiser me ouvir. E eu tenho essa opinião não é pq críticos especialistas mais estudados que eu disseram isso. Mas a parte que eu acho legal é que, por acaso, nesse aspecto, (o fato de os livros serem ruins) eles concordam comigo. Então acredito estar no melhor caminho.
E, ainda, minha opinião acerca dos best sellers serem só divertimento e não deverem ser encarados como algo a mais que isso também vai continuar a mesma. Até pq, como eu não estudo literatura, acabo tendo essa visão até mesmo para aqueles livros consagrados pela crítica especializada. Leio para me divertir. Se me diverte, ótimo, recomendo. Se não, aí até paro um pouco para refletir no porque algo considerado de qualidade por aqueles que estudam e tem um conhecimento maior que o meu acerca do assunto não me agradou. Mas também não perco o sono por causa disso.

E quando falei no Will Smith ter trollado, na verdade eu estava de brincadeira, pq na minha opinião, ele tem mau gosto por ter como preferido um livro do Paulo Coelho. Não tem nada a ver com preconceito ou julgamento contra os best sellers em geral. Até pq deixei bem claro que os leio e também aprecio.
Enfim, bem simples e direto.
 
ainda, minha opinião acerca dos best sellers serem só divertimento e não deverem ser encarados como algo a mais que isso também vai continuar a mesma

Que seja evitada a generalização fatalista que vampiriza o meio. Best seller significa mais vendido e não significa o mais medíocre. Tolkien, Asimov, etc... todos autores de best sellers que acrescentam e que mudaram massas de gerações para melhor (o poder também emana do povo). Deveriam eles serem encarados como um prazer temporário sem significado importante e esquecido? De forma nenhuma. Devem ser explorados com zelo para que se descubra o que tanto atraiu neles (tirar até a última gota de sumo do livro porque só assim a função é cumprida).

Não tem nada a ver com preconceito ou julgamento contra os best sellers em geral.

Desde que a generalização não vampirize está tudo bem.
 
Última edição:

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo