• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

A Bela e a Fera - Gabrielle-Suzanne Barbot

  • Criador do tópico Liv
  • Data de Criação
L

Liv

Visitante
A Bela e a Fera (A Bela e o Monstro em Portugal) é um tradicional conto de fadas francês.

Em francês La Belle et la Bête, a primeira versão do conto foi publicado por Gabrielle-Suzanne Barbot, Dama de Villeneuve[1] em La Jeune Ameriquaine et les Contes Marins, em 1740.

A versão mais conhecida foi um resumo da obra de Madame Villeneuve, publicado em 1756 por Madame Jeanne-Marie LePrince de Beaumont[2], no Magasin des enfants, ou dialogues entre une sage gouvernante et plusieurs de ses élèves. A primeira versão inglesa surgiu em 1757.

Variantes do conto foram surgindo através da Europa[3]. Um exemplo é a versão lírica francesa “Zémire et Azor”, escrita por Marmontel e composta por Grétry, em 1771.

continue lendo!

***

Tia Liv e a Wiki também são fontes de cultura! Aposto que uma galera aqui (como eu) não sabe a origem desse conto. :lendo:

Mas então, quem gosta? _o/
 
Sempre achei que A Bela e a Fera fosse conto do Andersen, dos Grimm ou coisa parecida. :sim:
Nunca li, é muito diferente do filme da Disney?
 
Bom, tem esse livro lá na Biblioteca e é enorme! Acho que é bem diferente do desenho... :sim:
 
Eu não sei dizer se a primeira versão publicada é muito antagônica à versão da Disney, porém, eu posso afirmar com certeza que alguns dos filmes baseados em contos de fadas provavelmente foram mudados por serem um pouco 'nojentas' ou trites para crianças da época em que foram lançados, ou mesmo só para dar uma encurtada na história para não ficar muito massante...

Vou dar um olhada nesse livro...
 
Migração trazendo tópicos lindos que eu não tinha visto :grinlove:

Sobre essa versão e da Disney, sim, a Disney adocicou bastante. E não deixa de ser lindo por conta disso :grinlove:

Uma edição recente da Jorge Zahar não adocica, é uma tradução/adaptação bem legal. Está neste pocket aqui de Contos de Fadas, e conta inclusive com uma introduçãozinha :grinlove:
 
Migração trazendo tópicos lindos que eu não tinha visto :grinlove:

Sobre essa versão e da Disney, sim, a Disney adocicou bastante. E não deixa de ser lindo por conta disso :grinlove:

Uma edição recente da Jorge Zahar não adocica, é uma tradução/adaptação bem legal. Está neste pocket aqui de Contos de Fadas, e conta inclusive com uma introduçãozinha :grinlove:

Nhóim. Já sei o que colocar nessas intermináveis listas de amigo secreto :grinlove:
 
Não sei se está entre os contos compilados pela Angela Carter, mas agora deu vontade de comprar o livro dela só de contos de fadas. :lol:
 
Eu tenho dois livros da Angela Carter e até onde eu lembro a resposta é não, Bruce. Mas um é o "103 contos" então eu posso estar enganada. Enfim, recomendo a leitura é tudo de bom. =]
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo