• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões"

Mi Müller

Usuário
[align=justify]Vi hoje no blog da professora Janaína Amado e achei muito legal, ela fez uma viagem a uma cidade chamada São José do Rio Pardo e foi nesta cidade que Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões", mais precisamente em uma cabana na beira do rio enquanto dirigia a construção de uma ponte sobre o rio Pardo.

Euclides já estivera em Canudos, no sertão da Bahia, cobrindo como jornalista as investidas finais do Exército contra o beato Antônio Conselheiro e seus seguidores. E já colhera farto material de pesquisa, com vistas ao futuro livro.
Sim, um dos maiores e mais importantes livros do e sobre o Brasil foi escrito à mão, à luz de lampião, dentro de uma cabana abafada e sem conforto, provavelmente infestada de mosquitos, pois à beira do rio. Mas Euclides sentiu saudades desse modesto e recatado escritório.
No Centro de Cultura Euclides da Cunha, praça junto à casa com monumentos e esculturas em homenagem ao escritor, esta placa registra trecho de uma carta de Euclides de 1908, onde expressa saudades do " meu escritório de zinco e sarrafos, da margem do rio Pardo".

Euclides+carta+(43).JPG

Placa a qual Janaína se refere no último parágrafo da citação

Euclides+da+Cuna+cabana+antes+do+vidro.jpg

Foto, provavelmente de 1901.

Euclides+da+Cunha+casa+de+vidro.jpg

Cabana hoje, protegida por uma "casa" de vidro.
[/align]
 
[align=justify]Fico pensando em que tipo de valor uma série de pessoas deve dar a cabana...quem conhece a obra que celebrizou Euclides da Cunha e toda a questão histórica que a envolveu certamente dará muito valor, contudo, é uma pena que muitas pessoas provavelmente não saberão reconhecer toda a significação que isso tem.[/align]
 
Euclides da Cunha é um daqueles escritores que, literalmente, deram a vida pela literatura e, no seu caso específico, pelo jornalismo. Para quem gosta destas duas atividades, conhecer a cabana deve ser um passeio bem interessante.
 
Livro chato pra caralho.

E wtf essa cabana? Não altera em nada o livro.

Vidas Secas FTW.
 
Re: Cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões"

:rofl:

Desculpa, mas to rolando de rir da casa de vidro construída para manter a cabaninha!

Se não fosse ela, poderia ter sido facilmente destruída num vendaval ou tempestade muito forte por chuva de granizo.

Me lembro de um réplica perfeita quando assisti a peça "os Sertões" adaptada pelo dramaturgo Zé Celso Martinez. Ele foi até lá pra reproduzir uma réplica perfeita e como a peça é interativa entre atores e público, foi possível ter uma noção bem real de tamanho e espaço dela.
 
Re: Cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões"

Cresci vendo essa cabana, e vejo-a ainda hoje, sempre que passo pela rua em que ela está situada, hehe.
 
Re: Cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões"

Cresci vendo essa cabana, e vejo-a ainda hoje, sempre que passo pela rua em que ela está situada, hehe.

Legal ainda mais que você mora tão pertinho.

Mas achei muito boa e importante a proteção que fizeram, ainda mais que ela tem mais de 100 anos e seria muito difícil sem isso preserva-la por tanto tempo.
 
Re: Cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões"

Sim, é perto mesmo, apesar que aqui não tem grandes distâncias entre os lugares, já que a cidade é pequena, hehe
Verdade, ainda mais porque ela fica às margens do rio, e quando o nível dele sobre devido às chuvas poderia levá-la embora.
 
Re: Cabana onde Euclides da Cunha escreveu "Os Sertões"

É bom preservar coisas deste tipo, fiquei com vontade de visitar.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo