• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

J.K Rowling supõe que toda a saga teria sido loucura de Harry Potter

Blue Gangsta

Usuário
É isso mesmo o que você leu... J.K arranjou pra cabeça dos fãs. Parece inacreditável. Vamos pra notícia:

Nos últimos dias, uma polêmica tem aquecido o debate entre os fãs da série Harry Potter. Mesmo com o fim da saga incluindo o lançamento dos 7 livros e das 8 adaptações para a telona -, a autora J. K. Rowling levantou um ponto questionável em entrevista recente.

Em um clipe extra do box Harry Potter Wizard Collection que conta com mais de 30 discos -, a escritora inglesa sugere que Harry teria enlouquecido no armário debaixo da escada, ainda no primeiro filme, ao conversar com uma aranha chamada Alastor. Com isso, Rowling diz ainda que a aparição de Hagrid que o levou ao mundo mágico possa ter sido um salvamento, como uma visão.

Ler notícia completa aqui: http://literatortura.com/2012/09/15...da-a-saga-teria-sido-loucura-de-harry-potter/
 
Eu me lembrei da última frase do capítulo King's Cross.

- Me diga uma última coisa. - disse Harry. - Isso é real? Ou está tudo acontecendo na minha
cabeça?

Dumbledore sorriu para ele, e sua voz soou alta e forte nos ouvidos de Harry mesmo com a
névoa clara descendo de novo, obscurecendo sua imagem.

- É claro que isso está acontecendo dentro de sua cabeça, Harry, mas por que isso deve
significar que não seja real?


Mas isso se referia ao que estava acontecendo no momento em que Harry conversava com o Dumbledore morto e não a história como um todo. Mas o pessoal adora inventar teorias da conspiração.
 
Última edição:
Comentário meu no facebook: De Livros da Magia e Tim Hunter do Neil Gaiman agora ela vai pra Joe the Barbarian do Grant Morrison? ::lol:Wikipedia-Joe the Barbarian

Plot summary

Joe is a teenage boy with Type 1 diabetes. When his blood sugar drops and he enters a state of hypoglycemia, he begins to hallucinate, and enters a fantasy world populated with his toys and other fantasy characters. Here he becomes embroiled in a war with King Death, while in the real world he searches for a soda to fix his blood sugar.


Isso é só parte da "campanha" dela pra deixar de ser associada com fantasia, já que agora quer escrever mainstream, aparentemente. Aí ela deixa a hipótese em aberto de que toda a saga do Harry possa ter sido viagem esquizofrênica/fantasiosa do personagem e faz aquilo que o Tolkien detestava em Alice: dar a impressão de que "era tudo um sonho"... Tudo isso aparentemente pra dar a impressão de que o foco de seus livros na verdade é o mundo psicológico dos protagonistas...

Realmente, bate com a posição de alguém que disse que só percebeu que estava escrevendo fantasia ao fazer os livros do Potter quando apareceu o primeiro unicórnio. Não tá tão out of character em termos de Rowling não. Ela sempre foi criticada por dar essa impressão de "cuspir no prato que comeu", motivo em função do qual o Terry Pratchett a ironizou recentemente, pelos seus comentários condescendentes e esnobes contra o gênero em si, mesmo que eles sejam, em grande parte, distorcidos pela mídia; ela e o Phillip Pullman, nessa de quererem ser vistos como autores "sérios", caíram nessa de negarem que estivessem escrevendo fantasia ou sendo, significativamente, influenciados por livros do gênero. Taí uma coisa que o George R.R. Martin e o Stephen King NUNCA fizeram.

“I was about two thirds of the way through, and I suddenly thought, ‘This has got unicorns in it. I’m writing fantasy!’”

"I don't read it; and it feels odd to speak of what I've written as fantasy. It's all set obviously in a very fantastical context, but some of the characters I think we've all met. Harry has no parents to love; his affections and loyalties are to his friends, but there are adults around who he feels might be his parents. I'm far more interested in those ideas."

E não: na minha opinião Potter NÃO TEM imaginação nem metade do suficiente pra imaginar a realidade dos livros... Se fosse o Voldy...:P

cos846.jpg
 
Última edição:
De qualquer maneira, no trecho da entrevista completa em inglês, ela NÃO DESMENTIU o entendimento, dando a impressão que ela aceita a noção como uma hipótese viável de leitura ( é essa a ambiguidade a que o Magnani se refere na interpretação do que ela falou, a despeito da frase dela em si NÃO ser ambígua como agora ele, bem prontamente, corrigiu): ela elogiou o tratamento dado no script do Steve Kloves de que Harry Potter teria começado a idealizar um mundo de fantasia trancado no armário de utensílios de limpeza, fantasiando bonecos com os restos da tranqueira lá, inclusive a aranha Alastor,(o prenome do Alastor Moody( o personagem paranóico da saga- "papo de aranha", LITERALMENTE) o que, provavelmente, NÃO É coincidência) e de que isso "dialoga perfeitamente com a verdade dos livros", batendo com a noção de que ele era uma criança abusada, física e psicologicamente,pela família adotiva; o que, frequentemente, gera mesmo esse tipo de devaneio.

J.K. Rowling addresses theory that ‘Harry did actually go mad in the cupboard’

Vale destacar que o próprio título da matéria em inglês também foi mudado de "Rowling diz que Harry Potter ficou louco no armário de limpeza" pra "Rowling aborda a teoria de que Potter realmente ficou louco no armário de limpeza". Realmente, ao que parece, MUITA gente não pegou o I had IT suggested, ouvindo só o I had suggested quando a notícia saiu a primeira vez. O uso meio liberal que a imprensa faz das vírgulas em inglês também contribuiu pra ambiguidade e erro na interpretação do comentário dela. A dubiedade já está mesmo na transcrição da fala dela pra forma escrita.

Steve Kloves: There was this part in the script, when he was in the cupboard, I invented him a spider named Alastor, who he talked to. And he used to nick broken soldiers out of the rubbish bin, and he lined them up on the shelf. This broken army that Dudley had thrown out.

J.K. Rowling: It was such a great image, the broken army.

Kloves: And he used to talk to them, and the point was that he seemed slightly mad when I wrote the first draft. When Hagrid appeared, you thought he was out of his imagination for a minute. He had summoned this guy –

Rowling: I think that’s a fabulous point, and that speaks so perfectly to the truth to the books, because I had it suggested that to me more than once that Harry actually did go mad in the cupboard, and that everything that happened subsequently was some sort of fantasy life he developed to save himself.

Kloves: No and that’s where it came from. It came from the book. When you read the book, you make it pretty clear that he’s an abused boy.

Rowling: Totally. Of course he is.

Kloves: And so, there’s darkness there, and I would go with that.

É por isso mesmo que as pessoas em inglês, de fato, deram mesmo uma cobertura sensacionalista pro comentário, "aumentando" a extensão do que ela diz pra uma dimensão pseudo-canônica, o que é errado; entretanto é FATO: ela não disse nada parecido com"essa leitura é absurda e equivocada"(como deu, por exemplo, ao desenganar os shippers pró Harry-Hermione) e, mais uma vez, se cala em defender a noção de fantasia como gênero que convive com complexidade psicológica ou verossimilhança em termos de caracterização, embora ela mesma tenha sido bem sucedida em fazer isso. Esse é que é o problema!
 
Última edição:
Eu não sei se gostei de ter essa possibilidade em aberto. Agora corro o risco de ler pensando que aquilo tudo pode e não pode ser real. :osigh:

- - - Updated - - -

Eu não sei se gostei de ter essa possibilidade em aberto. Agora corro o risco de ler pensando que aquilo tudo pode e não pode ser real. :osigh:
 
Mas quer saber? O Universo Harry Potter é F*DA mesmo assim. Não me importo. Estou louco pra rever os 8 filmes. Meu único rancor com o primeiro filme é aquele Voldemort HORRÍVEL.

George Lucas deveria ensinar como se faz e "atualizar" aquele Voldemort pro ator que conhecemos. E sim, o George Lucas peca, mas algumas mudanças nos filmes realmente melhoraram o conteúdo.

Yoda em CGI na versão Blu-ray em Phantom Menace é a melhor prova disso.
 
nunca fui muito fã de harry potter.. mas se eu fosse fã de verdade ia dica p****** da vida com essa hipotese dela.. gente.. que decepção seria se tolkien dissesse que tudo nao passou da imaginação do frodo.. nossa ia ficar arrasada..
 
Não descartar a hipótese significa que ela pode ser verdadeira?

Mas a Ly está certa. Ela quer ser o centro das atenções novamente.


Com ela endossando a construção do roteiro, dizendo que a noção do Harry, fantasiando no armário, "dialogava perfeitamente com a verdade dos livros", e elogiando o exército de brinquedos quebrados, a omissão de negativa fica bem perto de ser uma licença tácita pra interpretação, sim. Se ela só tivesse falado da teoria, tudo bem, mas no contexto de elogiar o trabalho do roteirista que esboçou a idéia do Harry estar perdendo o juízo no armário, a coisa muda de figura.

Tudo bem que a coisa por si só, mesmo que fosse verdade ela ter apresentado a hipótese como válida MESMO, não tiraria os méritos da série, assim como O Labirinto do Fauno não deixa de ser uma obra-prima por flertar com a noção de que tudo pudesse ser fantasia da cabeça da protagonista. Mas não deixaria de mudar, completamente, o registro da percepção do universo subcriado pela Rowling.
 
Última edição:
Labirinto do Fauno foi feito para ser dúbio, e é genial sendo assim. Fazer o universo de HP ser um sonho ou um delírio do personagem e em nenhum momento expressar isso nos livros, como em Labirinto que a gente fica o tempo todo na dúvida, é passar atestado de falta de noção.

E principalmente porque a ideia não partiu dela, ficou ridículo ela querer dar uma pseudo profundidade aos livros com esse papinho froxo. Pra mim fica assim. Eu eu ignoro essa bobagem ou eu ignoro os livros. Prefiro ignorar a bobagem. Me diverti demais com os livros para deixar isso me abalar agora.
 
Última edição:
Mesmo assim, ela deveria rechaçar essa idéia, em consideração aos fãs. Nesse caso ela agiu de acordo com aquela expressão "quem cala consente".

Concordo, Bilbo; em consideração aos fãs e em coerência com o próprio trabalho dela, né? Como disseram a Fernanda e o Ilmarinen, em nenhum momento essa dubiedade (que, no caso da Ofelia dO Labirinto fica sempre latente) aparece na saga do Harry; e ele não seria capaz de imaginar TUDO aquilo que aconteceu, não dá pra engolir. É por isso que isso aqui

"Rowling: I think that’s a fabulous point, and that speaks so perfectly to the truth to the books, because I had it suggested that to me more than once that Harry actually did go mad in the cupboard, and that everything that happened subsequently was some sort of fantasy life he developed to save himself."

foi péssimo, detestei ler isso. Ela deveria ter NEGADO veementemente essa idéia. E, se for mesmo verdade (e parece que é) que ela quer se descolar do universo Fantasia pra fazer suas novas histórias terem credibilidade com o pessoal "adulto e inteligentinho", é muita falta de segurança.
 
foi péssimo, detestei ler isso. Ela deveria ter NEGADO veementemente essa idéia. E, se for mesmo verdade (e parece que é) que ela quer se descolar do universo Fantasia pra fazer suas novas histórias terem credibilidade com o pessoal "adulto e inteligentinho", é muita falta de segurança.

Pois é, a mulher cria uma tremenda série de livros que todo mundo gosta justamente por ser uma série de fantasia e daí depois quer negar as origens. Isso se chama insegurança mesmo. Para não dizer que ela cuspiu no prato em que comeu.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo