• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Que línguas você fala?

  • Criador do tópico Ainurian
  • Data de Criação
A

Ainurian

Visitante
Bom gente, o único tópico que encontrei parecido por aqui é um que fala sobre a importância econômica das línguas no mundo, então se eu não procurei direito, não encontrei podem excluir/unificar/transferir o tópico e não briguem com a novata por favor, fiz nas melhores das intenções :dente:
Como eu sou curiosíssima a respeito de línguas, quero aprender mil e tô sempre lendo sobre alguma, quero saber de vocês: que línguas vocês já estudaram, estudam, querem estudar, saber de tanto jogar video-game ou aprenderam sozinhos?

Eu fiz curso de japonês por três anos, então sei me virar no básico e pelo menos perguntar quanto um chocolate custa por lá, faço inglês e entendo muito, principalmente por ter contato com internet há bastante tempo e sempre tentar aprender sozinha, desde em deixar minhas redes sociais em inglês, até ler cracked.com todo dia, e agora estou aprendendo alemão e curtindo pra caramba. Sinto a necessidade de aprender espanhol um dia, profissionalmente falando. Já comecei francês, detestei e parei.

E vocês? Bora saber quem fala o quê pra ter inclusive alguém pra tirar umas dúvidas quando a mãe translate.google não ajudar :}
 
Terminei o inglês há três anos, quando descobri um talento e facilidade pra idiomas que me levaram à escolha do curso na faculdade: Relações Internacionais! Tô no ultimo ano do espanhol (nunca testei com nenhum falante nato a fluência, mas já li dois livros em espanhol e me saí bem no entender da historia), mas minha paixão é o francês. Tô no penultimo livro e meu professor testa sempre a oralidade, que eu acho boa. Mas confesso que meu vocabulário ainda é muito limitado, quando paro pra pensar que to no penultimo livro, entao to caindo dentro de musicas, li o Pequeno Principe original em francês e to aguardando o download de uns filmes da disney em francês. É muito dificil achar filmes com legenda ou audio em francês, e os filmes franceses que meu prof passam me fazem dormir. Entao pensei: filmes da disney tem em tudo que é idioma, e eu sei de cor; entao se eu assistir dublado em francês, posso fazer as associações e aprender muito mais.
Meu plano é trabalhar logo pra pagar o italiano e o mandarim, e ir terminando um e começando outro.. o alemão e linguas nordicas estão na fila, mas só daqui a um boooom tempo.
 
pt-br : nativo
en-us : fluente
de : abaixo do básico (já li alguns textos, mas não estou apto a conversar)
es : abaixo do básico (consigo me comunicar no nível primata)
fr : básico (sei pedir o prato do dia ehauhe)

meta é fechar 2013 com umas certificações de inglês e 2014 com alemão intermediário. não tenho a menor intenção de evoluir no francês e pretendo melhorar o espanhol, mas ainda n fiz plano nenhum e nem coloquei prazo.

talvez um dia eu comece a estudar chinês (mandarim), mas depende de muita coisa. fora essas, não tenho interesse em qualquer outra língua.
 
Última edição:
Atualmente terminei os cursos de inglês e espanhol apesar de que na época da faculdade procurei aprender alemão mas a escola não encontrava alunos suficientes para formar uma turma que compensasse e por isso no lugar do alemão escolhi estudar um pouco de francês e italiano.

Para quem for estudar idiomas minha opinião é a de que o aluno não abra mão de aprender com um professor ou com interação com outros alunos ou pessoas. Existem particularidades da comunicação impossíveis de se conseguir usando apenas simulações de computador e internet a distância e os 5 sentidos ficam bem limitados (jantar de negócios por exemplo). Algumas das faculdades mais tradicionais do mundo sabem do peso que essa relação mestre aluno (entre pessoas) possui no aprendizado e sabem que um falante exerce uma pressão adaptativa para que o outro assuma uma postura própria dentro da conversa criando desafios imprevisíveis nas relações, então, independente do método que o aluno escolha para seu perfil a conversa olho no olho continua sendo insubstituível e o uso da internet deve ficar como segunda opção para quem puder escolher a forma de estudar.

Dos idiomas da ásia tenho interesse de estudar mandarim e japonês.

Eu também sou interessado em idiomas antigos como latim, hebraico, sânscrito, mas isso seria apenas como hobby para conhecer a origem e significado de palavras.
 
Mal falo o português
250px-Foda-se-meme.jpg
 
Sou professor de inglês, mas é a única língua estrangeira que eu sei. Em um futuro não tão próximo, quero aprender alemão, francês e mandarim.
 
Bom, fora o portugues, aprendi o inglês por conta propria e hoje consigo ver filmes e series sem legenda. Não sei em que nivel estou, nunca fiz teste...
mas é engraçado que minha irmã também aprendeu por conta e, por caus do meu vicio em series de ficção, tem varios termos espaciais que eu sei mais que ela :P

Também gostaria de aprender tantas linguas quanto possivel, mas que são prioridade no momento, são alemão, japones, mandarim e italiano. Só que vou precisar fzer curso, pois não é tão facil achar filmes e series com audio em outras linguas, comofiz com o inglês. Então tenho que arranjar fundos e tempo...
 
Bom, fora o portugues, aprendi o inglês por conta propria e hoje consigo ver filmes e series sem legenda. Não sei em que nivel estou, nunca fiz teste...
mas é engraçado que minha irmã também aprendeu por conta e, por caus do meu vicio em series de ficção, tem varios termos espaciais que eu sei mais que ela :P

Também gostaria de aprender tantas linguas quanto possivel, mas que são prioridade no momento, são alemão, japones, mandarim e italiano. Só que vou precisar fzer curso, pois não é tão facil achar filmes e series com audio em outras linguas, comofiz com o inglês. Então tenho que arranjar fundos e tempo...

Bem vindo ao Clube :P Também aprendi por conta própria. O problema é que não basta a gente saber, temos que ter o bendito certificado :disgusti:

Você consegue entender tudo sem legenda?? Eu vejo com legenda em inglês , então o que eu não entendo, a legenda me auxilia. ´E uma boa forma de aprimorar. Mas tenho que largar as legendas de mão e tentar entender sozinho, agora.
 
Bem vindo ao Clube :P Também aprendi por conta própria. O problema é que não basta a gente saber, temos que ter o bendito certificado :disgusti:

Você consegue entender tudo sem legenda?? Eu vejo com legenda em inglês , então o que eu não entendo, a legenda me auxilia. ´E uma boa forma de aprimorar. Mas tenho que largar as legendas de mão e tentar entender sozinho, agora.
Hoje em dia a maior parte eu entendo sem legenda...
Dependendo do sotaque, das palavras usadas e da qualidade do audio, consigo entender tudo... As vezes preciso aumentar o volume acima do que precisaria se fosse portugues e as vezes uma ou outra palavra não pego, mas ai pego pelo contexto...
 
Hoje em dia a maior parte eu entendo sem legenda...
Dependendo do sotaque, das palavras usadas e da qualidade do audio, consigo entender tudo... As vezes preciso aumentar o volume acima do que precisaria se fosse portugues e as vezes uma ou outra palavra não pego, mas ai pego pelo contexto...

Nossa, é impressionante como existem similaridades entre os auto-aprendizes, suas maneiras e costumes... Eu também gosto de confiar no contexto muitas vezes... Mas é perigoso se "acomodar" só nisso pq vc acaba achando que sabe o que a palavra significa e nem vai olhar no dicionário. Aí tá feito o vacilo. Tem vezes que eu até esqueço de olhar a palavra pra confirmar. Isso é péssimo.
 
Eu cheguei a fazer isso no começo... Depois de tomar na cabeça com alguns livros, principalmente mais antigos, parei :P

O problema é que, muitas vezes, os dicionários ingles/portugues não tem aquela palavra que precisamos, então passei a usar este dicionário aqui. Ele tem uns comentarios historicos as vezes que também ajudam a entender alguns significados :)
 
O problema é que, muitas vezes, os dicionários ingles/portugues não tem aquela palavra que precisamos, então passei a usar este dicionário aqui. Ele tem uns comentarios historicos as vezes que também ajudam a entender alguns significados :)



Legal esse dicionário, não conhecia.
Eu costumo usar esse aqui, e gosto bastante..
 
Peraí, não vou ficar de fora dessas recomendações! Olhem esse post daqui a pouco, vou editá-lo com um dos melhores dicionários não-online que já vi! Mas já adianto o nome dele aqui: Lingoes (o do Papagaio)

Não se esqueçam de olhar esse post mais tarde! :D Não pesquiso melhor agora pq to enrolado na cozinha :oops:

Eu cheguei a fazer isso no começo... Depois de tomar na cabeça com alguns livros, principalmente mais antigos, parei :P

O problema é que, muitas vezes, os dicionários ingles/portugues não tem aquela palavra que precisamos, então passei a usar este dicionário aqui. Ele tem uns comentarios historicos as vezes que também ajudam a entender alguns significados :)

Mas pra você ter uma ideia do meu nível, eu li The Hobbit inteiro sem olhar no dicionário! Junto com o Audiobook do Rob Inglis :D

EDIT: Aqui está: http://www.lingoes.net/

lingoes128_8.png


Tem a versão "Lite" e a "normal". Eu particularmente não vejo diferença, pois só uso em casa. http://www.lingoes.net/en/translator/download.htm

Caso se interessem, me passem seus emails que mando o pacote de "English-PT" e voce versa, Spanish-Eng e vice versa, English de Cambridge e indico onde baixar o pacote de áudio com praticamente TODAS as palavras no dicionário "English". :D
 
Última edição:
Copiando do meu curriculum porque eu nem lembro o que sei: xD

  • Inglês avançado
  • Francês básico
  • Espanhol básico
  • Italiano básico
Aprendi tudo por conta própria. Inglês eu leio e ouço fluentemente (atualmente eu só "leio" audiobooks em inglês, praticamente), escrevo bem, mas devagar, e falo pensando mais do que deveria antes de abrir a boca, pronunciando algumas palavras de maneira estranha. xD
Filmes eu ainda sempre prefiro assistir com legenda (em inglês), mas filmes em português se eu puder também vejo com legenda, então o problema não é a língua. :P

Francês, espanhol e italiano eu consigo ler razoavelmente, e comunicar aquele básico de pedir comida, perguntar caminhos e ser educado.
Alemão, russo, grego e latim eu já comecei a estudar alguma coisa, mas só sei algumas frases e algumas regras de gramática, não consigo nem ler nem comunicar direito.

Pretendo no futuro aprender grego koiné (helenístico ou bíblico), e também tenho vontade de melhorar minha fluência em todas estas línguas que citei acima. Não tenho muito interesse em outras línguas, fora a curiosidade natural, porque não conheço nenhuma grande obra que eu deseje conhecer melhor, talvez ler no original ou em alguma edição bilíngue. Tirando o Tao Te Ching... Hmm...

Quando tenho dúvidas uso o google mesmo, já tive este Lingoes há tipo 15 anos atrás e não gostei na época, acho que já dá pra ver como ele está de novo. :P
Teve uma época que usei o Babylon, mas ele foi ficando fraco e meu crack parou de funcionar. xD
Mas é bom mesmo ter sempre referências de vocabulário e gramática em mãos. Aliás, seria bem legal se alguém aqui puder compartilhar uma lista de referências por língua, algum site disto ou sei lá.
 
Bem, eu tenho um inglês muito bom (nunca fiz cursinho). Comecei a ter aula de inglês muito cedo na escola, e eu tinha facilidade, acabou que o resto veio como consequência (com os video-games, jogos de computador, seriados e filmes, e principalmente músicas e internet). Atualmente baixo e fico assistindo aulas de universidades americanas. Consigo escutar bem e ler. Quanto a fala, eu me embolo um pouco quando falo com pessoas nativas -principalmente por ser tímido. E escrever, o faço mais informalmente.

Há 2 anos atrás eu comecei a estudar alemão por minha conta, e não parei. O desenvolvimento é de certa forma lento (já que é algo autodidata), mas eu já consigo entender muita coisa. Não sei de onde veio o interesse, mas eu gostei muito do idioma e decidi seguir. Procurei material pela internet, e atualmente estou procurando um professor na universidade - acho que com um dinheirinho que estou juntando vai dar para pagar 1 ou 2 semestres de aula.
 
Última edição:
Atualmente falar fluentemente um determinado idioma estrangeiro pra mim nenhum, porque nunca morei um tempo razoavelmente significativo fora daqui. Sei que existem casos de pessoas que morando aqui aprendem bem, mas eu sou do tipo que só vivendo a coisa no seu habitat natural aprenderei totalmente.

Mas pra ler, escrever e viajar os três que mais priorizo sempre estudar e me aprimorar cada mais vez são espanhol, francês (que pra mim é disparado o idioma mais lindo e glamoroso do mundo) e o alemão nessa ordem.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo