• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Brasileiros já são quase 194 milhões

Elessar Hyarmen

Senhor de Bri
De acordo com os dados divulgados ontem pelo IBGE, a população do Brasil chega a 193.946.886 habitantes e Minas Gerais é o segundo estado mais populoso, com 19.855.332 habitantes, o equivalente a 10,23% da população brasileira. São Paulo lidera o ranking, com 41.901.219 habitantes e em terceiro lugar está o Rio de Janeiro, também na Região Sudeste, com 16.231.365 habitantes. A Bahia, no Nordeste, com 14.175.34 habitantes, é o quarto estado mais populoso.


Roraima é o menos populoso, com 469.524 habitantes. Em dois anos, segundo as estatísticas do IBGE, houve aumento de 1,6% na população brasileira, com 3.191.087 pessoas a mais do que o total registrado no Censo 2010, quando a população brasileira era de 190.755.799 habitantes.

Fonte: http://www.em.com.br/app/noticia/ge...-das-capitais-que-menos-crescem-no-pais.shtml

20120901fotoavulsa_31082012230631.jpg


Fonte: http://www.otempo.com.br/noticias/ultimas/?IdNoticia=210991,OTE

____________________________________________________

Belo Horizonte das grandes capitais é a segunda que menos cresce, com 0,8%. Atrás apenas de Porto Alegre. Mas a região metropolitana tem uma das maiores taxas de crescimento, população que alcança quase 6 milhões de habitantes.
 
Não vejo a hora que a população brasileira finalmente pare de crescer e comece a cair, mas pelo menos é animador que o crescimento vem desacelerando.

Logo logo esse dia há de chegar

Por hora só resta eu lamentar esse inchaço, pois no fundo gostaria que o Brasil fosse igual a Austrália e tivesse no máximo 20% do que temos hoje.
 
Não vejo a hora que a população brasileira finalmente pare de crescer e comece a cair, mas pelo menos é animador que o crescimento vem desacelerando.

Logo logo esse dia há de chegar

Por hora só resta eu lamentar esse inchaço, pois no fundo gostaria que o Brasil fosse igual a Austrália e tivesse no máximo 20% do que temos hoje.

E com a mesma qualidade de vida da Australia
 
Por hora só resta eu lamentar esse inchaço, pois no fundo gostaria que o Brasil fosse igual a Austrália e tivesse no máximo 20% do que temos hoje.

Também gostaria que tivesse menos gente, mas que a população fosse melhor dividida, não como os EUA que ali no centro do país não tem ninguém, já li que você viaja por vários dias sem ver ninguém, aqui no Brasil, não importa onde você esteja sempre vai ter alguém, e o mesmo acontece na Austrália, ali naquele enorme deserto central.
 
Também gostaria que tivesse menos gente, mas que a população fosse melhor dividida, não como os EUA que ali no centro do país não tem ninguém, já li que você viaja por vários dias sem ver ninguém, aqui no Brasil, não importa onde você esteja sempre vai ter alguém, e o mesmo acontece na Austrália, ali naquele enorme deserto central.

Principalmente quando você tem a oportunidade de viajar de trem de Baltimore até o extremo oeste na Califórnia. Esses estados com pontinhos pretos possuem uma baixa densidade demográfica e olhando pelo horizonte vc as vezes só enxergao inabitável

unitedstatesmap.gif
 
Última edição por um moderador:
Principalmente quando você tem a oportunidade de viajar de trem de Baltimore até o extremo oeste na Califórnia. Esses estados com pontinhos pretos possuem uma baixa densidade demográfica e olhando pelo horizonte vc as vezes só enxergao inabitável

unitedstatesmap.gif

A cor verde é menor ou maior densidade? Esses pontinhos que você descreveu estão em estados de todas as cores.
 
Principalmente quando você tem a oportunidade de viajar de trem de Baltimore até o extremo oeste na Califórnia. Esses estados com pontinhos pretos possuem uma baixa densidade demográfica e olhando pelo horizonte vc as vezes só enxergao inabitável

unitedstatesmap.gif
O Alaska tá SEM pontinho? Impossivel isso
 
O Alaska tá SEM pontinho? Impossivel isso

É porque estou me referindo aos estados de terras contínuas e neste caso o Alaska não entra.

A cor verde é menor ou maior densidade? Esses pontinhos que você descreveu estão em estados de todas as cores.

Eu marquei os pontinhos nos estados com menor população. Entendeu? Principalmente as Dakotas, Montana, Idaho, Wyoming e Nebraska. São praticamente estados desertos.
 
É porque estou me referindo aos estados de terras contínuas e neste caso o Alaska não entra.
Ah tá! Pior que vc já tinha meio que explicado isso no outro post. Vacilo meu :obiggraz:

Não vejo a hora que a população brasileira finalmente pare de crescer e comece a cair, mas pelo menos é animador que o crescimento vem desacelerando.

Logo logo esse dia há de chegar

Por hora só resta eu lamentar esse inchaço, pois no fundo gostaria que o Brasil fosse igual a Austrália e tivesse no máximo 20% do que temos hoje.
Ué, mas pq exatamente Fúria?
Eu não vejo problema em ter uma população grande. Só em ela ser mal distribuida.
 
Ué, mas pq exatamente Fúria?
Eu não vejo problema em ter uma população grande. Só em ela ser mal distribuida.

Eu gostaria muito que o Brasil tivesse uma população menor, mas também não sou contra a um país ter uma grande população. Eu sou contra países muito populosos onde a desigualdade social é bem gritante como é o caso do Brasil, da China, da India, da Rússia e até mesmo, hoje em dia, podemos colocar os EUA e o Japão. Este último está entrando na roda.
 
Eu gostaria muito que o Brasil tivesse uma população menor, mas também não sou contra a um país ter uma grande população. Eu sou contra países muito populosos onde a desigualdade social é bem gritante como é o caso do Brasil, da China, da India, da Rússia e até mesmo, hoje em dia, podemos colocar os EUA e o Japão. Este último está entrando na roda.
Sim, isso eu também sou contra. Mas acho que a população grande cause diferença social ou qualquer coisa do tipo. Isso é culpa do capitalismo.
Só pegar a Grécia: pequeneninha e toda arrebentada economicamente nos ultimos anos.

A Holanda, por ex. é um dos países mais povoados do mundo e tem uma qualidade de vida ótima!
A Austrália eu acho até meio bizarro. Basicamente 99% da população dela vive naquela faixa litoranea virada pro oceano Pacífico. Nos Outbacks e nas outras áreas litoraneas não tem nada! Nem a nossa Amazonia consegue ser tão vazia (de pessoas, é claro) como a Austrália
 
Sim, isso eu também sou contra. Mas acho que a população grande cause diferença social ou qualquer coisa do tipo. Isso é culpa do capitalismo.
Só pegar a Grécia: pequeneninha e toda arrebentada economicamente nos ultimos anos.

A Holanda, por ex. é um dos países mais povoados do mundo e tem uma qualidade de vida ótima!
A Austrália eu acho até meio bizarro. Basicamente 99% da população dela vive naquela faixa litoranea virada pro oceano Pacífico. Nos Outbacks e nas outras áreas litoraneas não tem nada! Nem a nossa Amazonia consegue ser tão vazia (de pessoas, é claro) como a Austrália

Esse assunto é muito complexo.

Mas a Austrália tem uma explicação muito tranquila: O país possui um deserto que ocupa quase todo o territorio, mas naquela faixa entre Canberra até Adelaide e Perth até que possui uma boa distribuição.

A Holanda é porque possui um territorio muito pequeno.

Não existe uma relação direta tamanho do país e população com melhor ou pior qualidade de vida, mas sim as políticas públicas, as políticas de Estado atuantes nos países. Esses fatores vão determinar a qualidade de vida. Mas um país com ótima qualidade de vida e uma população menor, a meu ver facilita a administração pública.
 
Esse assunto é muito complexo.

Mas a Austrália tem uma explicação muito tranquila: O país possui um deserto que ocupa quase todo o territorio, mas naquela faixa entre Canberra até Adelaide e Perth até que possui uma boa distribuição.

A Holanda é porque possui um territorio muito pequeno.

Não existe uma relação direta tamanho do país e população com melhor ou pior qualidade de vida, mas sim as políticas públicas, as políticas de Estado atuantes nos países. Esses fatores vão determinar a qualidade de vida. Mas um país com ótima qualidade de vida e uma população menor, a meu ver facilita a administração pública.

Pode facilitar mesmo, mas sei lá, eu até acho meio legal ter população grande, fazer parte de um grand epovo e uma grande nação... Meio bobagem, eu sei, mas ainda assim :lol:

Outra coisa interessante que rola em países muitos populosos é que quando acontece grandes as grandes crises, esses países exportam milhões de imigrantes, que acabam expalhando a cultura, tradição e etc para outras nações.
 
Eu marquei os pontinhos nos estados com menor população. Entendeu? Principalmente as Dakotas, Montana, Idaho, Wyoming e Nebraska. São praticamente estados desertos.

Ah beleza! Eu que interpretei meio errado

Ué, mas pq exatamente Fúria?
Eu não vejo problema em ter uma população grande. Só em ela ser mal distribuida.

Sim eu também não seria contra ter tudo isso de população se o Brasil fosse mesmo bem distribuida como a Alemanha que tem pouco mais de 80 milhões de habitantes numa área do tamanho do Mato Grosso do Sul, mas lá você não vê um único eixo de desenvolvimento.

Tirando Berlim que é a capital e que não é tão inchada (pouco mais de 3mi) lá você tem várias cidades entre 500mil e 1 milhão em vários pontos do país e um desenvolvimento sócio-econômico bem distribuido.

Voltando ao Brasil houveram tentativas de se querer distribuir melhor a população como a construção da Transamazônica (que trouxe muito mais desmatamento do que desenvolvimento), levar a capital pra Brasilia, a construção de Palmas no Tocantins, mas o grande problema é que o principal parque industrial, cultural e mercado consumidor continua no Sudeste e os grandes investimentos tecnológicos ainda são feitos mais nessa região. Deveria-se priorizar mais outras.

Redistribuir a população do Brasil é algo muito complexo e que levaria muito tempo.

O único estado exceção a regra é Santa Catarina. Lá a maior cidade não é a capital, a própria capital Floripa não é um polo de atração com tendência a inchar e tem várias cidades com mais de 100 mil bem distribuidas pelo estado. É a "Alemanha" brasileira
 
Última edição:
O único estado exceção a regra é Santa Catarina. Lá a maior cidade não é a capital, a própria capital Floripa não é um polo de atração com tendência a inchar e tem várias cidades com mais de 100 mil bem distribuidas pelo estado. É a "Alemanha" brasileira

E ao mesmo tempo não deixa de ter uma população urbana grande.
 
E ao mesmo tempo não deixa de ter uma população urbana grande.

SC já é um estado com pouca vocação rural, mas comparado ao grandes centros urbanos brasileiros o estado fica numa posição relativamente confortável já que lá só tem Joinville como única cidade que passou da marca de 500 mil hab e somente somando com as cidades do seu entorno (Blumenau, Jaraguá do Sul, etc) é que se consegue chegar perto do 1 milhão e aí ser levada em conta como uma zona metropolitana de relativo porte.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo