• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Maioria dos americanos não sabe qual é a capital do Brasil, diz pesquisa

Morfindel Werwulf Rúnarmo

Geofísico entende de terremoto
[h=2]71% dos que nunca visitaram o Brasil não sabem qual é a capital do país.
Pesquisa da Embratur mostra que americanos lembraram de Paulo Coelho.[/h]

Pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) mostra que 71% dos norte-americanos que nunca visitaram o Brasil não sabem qual é a capital do país. Entre os moradores dos Estados Unidos que visitaram o país, 52% sabem que a capital é Brasília.

A pergunta feita pela pesquisa foi: "Qual é a capital do Brasil?". As respostas foram tabuladas como corretas ou incorretas.

Ao todo, foram entrevistados 1045 adultos de várias regiões dos Estados Unidos entre os dias 16 e 23 de julho desse ano. Entre os entrevistados, 92% nunca visitaram o Brasil. O objetivo do levantamento, segundo a Embratur, é tornar o Brasil mais conhecido no mercado norte-americano.

De acordo com o levantamento, 88% dos norte-americanos que visitaram o país sabem qual é a língua oficial do Brasil é o português. Entre os que não visitaram, 66% reconhecem o português como a língua falada no Brasil.

A pesquisa também mostra que de cada cem norte-americanos entrevistados, 18 lembraram do escritor Paulo Coelho e da música “Garota de Ipanema”, de Tom Jobim e Vinícius de Moraes. No entanto, o levantamento mostrou que 10% dos norte-americanos chegaram a afirmar que a pintora mexicana Frida Kahlo é brasileira, 9%, que Fernando Pessoa, poeta português, e o escritor colombiano Gabriel García Márquez também seriam brasileiros.

Um em cada cinco moradores dos Estados Unidos reconhecem ícones da gastronomia brasileira: caipirinha (com 21% de reconhecimento) e feijoada (20%). Eles também reconhecem como principais "produtos turísticos” os nomeados "atributos naturais": Cataratas do Iguaçu com 27% e Floresta Amazônica com 39%.

Outro dado revelado pela pesquisa é que a percepção positiva sobre o país é maior entre o público que veio ao Brasil. Mais de 80% dos norte-americanos que visitaram o Brasil consideram que trata-se de um dos países mais interessantes da América do Sul. O índice cai a 62% entre os que não visitaram.

Fonte
 
Eu também compartilho com os irmãos americanos essa dúvida. Há muito tempo eu não sei onde fica nossa capital já que ela foi tomada por toda a sorte de ladrões e gatunos que eu pensaria duas vezes em apontar na direção de Brasília para qualquer turista. Eu diria Montevidéu ou Tegucigalpa.
 
Achei até alta a porcentagem dos que sabem isso, só não entendi o Paulo Coelho nesse contexto.
 
Mais da metade dos Brasileiros pensa que é NY, e não Washington a capital americana. Grandes coisas....
A intenção da pesquisa não é chocar, "oh, eles não sabem!". É que, quanto menos você sabe sobre um país, menos interesse tem em conhecê-lo. E a Embratur quer que o turismo aqui aumente.

Meu ex-namorado [americano] achava que a capital do Brasil era São Paulo. Quando eu disse que não, ele achou que então seria o Rio. Aí eu disse que era Brasília, e ele nunca tinha ouvido falar. Apesar dessa falta de informação dele, devo concordar que São Paulo ou Rio fariam muito mais sentido como capital.
 
Brasília foi criada pra cambada de sem vergonha poder foder o povão sem ter medo de serem mortos numa revolta.

Quando o governo era no Rio sempre tinha uns escândalos de gente se matando por causa de política, mas como Brasília "não tem ninguém", comparando com São Paulo, Rio, Belo Horizonte, Porto Alegre e outras grandes cidades, foi uma tacada de mestre a do Juscelino.

Sei de estudante que veio fazer intercâmbio achando que ia pra terra do peitinho e putaria e quebrou a cara quando chegou no oeste catarinense, onde to morando. A italianada se sente em casa aqui.

O governo quer aumentar o turismo em áreas específicas, como sempre faz, e que se foda o resto do país.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo