• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

TIM derruba sinal de propósito, diz Anatel

Turgon

Mugiwara no Ichimi
Relatório da Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) acusa a TIM de interromper de propósito chamadas feitas no plano Infinity, no qual o usuário é cobrado por ligação, e não por tempo.

A agência monitorou todas as ligações no período, em todo o Brasil, e comparou as quedas das ligações de usuários Infinity e "não Infinity".

A conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários no plano Infinity -que entrou em vigor em março de 2009 e atraiu milhares de clientes.

O relatório, feito entre março e maio, foi entregue ao Ministério Público do Paraná.

"Sob os pontos de vista técnico e lógico, não existe explicação para a assimetria da taxa de crescimento de desligamentos [quedas de ligações] entre duas modalidades de planos", diz o relatório.

O documento ainda faz um cálculo de quanto os usuários gastaram com as quedas de ligações em um dia: no dia 8 de março deste ano, afirma o relatório, a operadora "derrubou" 8,1 milhões de ligações, o que gerou faturamento extra de R$ 4,3 milhões.

Durante as investigações, a TIM relatou ao Ministério Público que a instabilidade de sinal era "pontual" e "momentânea".

A operadora citou dados fornecidos à Anatel para mostrar que houve redução, e não aumento, das quedas de chamadas -as informações, no entanto, foram contestadas no relatório da agência.

A Anatel afirma que a TIM adulterou a base de cálculos e excluiu do universo de ligações milhares de usuários com problemas, para informar à agência reguladora que seus indicadores estavam dentro do exigido.

A agência afirma, por exemplo, que a operadora considerou completadas ligações que não conseguiram linha e cujos usuários, depois, receberam mensagem de texto informando que o celular discado já estava disponível.

NOVA PROIBIÇÃO

Com base nos dados, o Ministério Público do Paraná pede a proibição de vendas de novos chips pela TIM no Estado, o ressarcimento de consumidores do plano Infinity no Paraná por gastos indevidos e o pagamento, pela empresa, de indenização por dano moral coletivo.

A TIM já havia sido suspensa no Estado no final de julho, quando a Anatel proibiu as vendas de novos planos das operadoras com maior índice de reclamação em cada Estado. Além do Paraná, onde o índice era de 26,1 reclamações a cada 100 mil clientes, a operadora obteve o pior resultado em 18 unidades federativas.

12219912.png


Fonte: Folha de S. Paulo
________________________________________

Não é atoa que eu já comprei um chip da Vivo para ir substituindo aos poucos meus contatos da Tim. Esses dias teve uma melhora no sinal 3G da operadora, mas mesmo com a melhora, a Vivo ainda continua superior.
 
Eu devo ter muita sorte. Uso o Liberty faz tempo, nunca tive nenhum problema com a Tim.
 
+Karma pra Anatel, tão surpreendendo.

Karma nada isso dai é que eles precisam estar com a telefonia em dia por conta da Copa-14 e das Olimpiadas por que senão duvido que ia ta dando esse barulho todo.

Mas é algo previsivel essa queda dos clientes infinity. O plano é o maior prejuizo pra TIM, e eles estão querendo compesar as perdas.
Bem feito se ferraram e o preju vai ser bem maior ja que vão ter que devolver o dinheiro e pagar por danos morais.
 
Eu adoraria ver todas essas empresas falirem, que bando de fdp, aconteceu algo parecido um dia que eu tava conversando com um amigo, mas pela Oi, a ligação caiu umas 3 vezes. Quero que tenham prejuízo mesmo, se não vão funcionar, podem acabar.
 
A Oi aqui no RS, tá ficando cada dia mais parecida com a Brasil Telecom, só reclamações, é raro encontrar um orelhão que funcione e até a recarga está complicada, as lojas estão desistindo da Oi.
 
Sempre achei isso, mas agora tá provado cientificamente.

Desonestos duma figa!
 
Mas é algo previsivel essa queda dos clientes infinity. O plano é o maior prejuizo pra TIM, e eles estão querendo compesar as perdas.
Bem feito se ferraram e o preju vai ser bem maior ja que vão ter que devolver o dinheiro e pagar por danos morais.
Não sei se é tão prejuízo assim para a operadora. Se fosse, acredito que eles já teriam finalizado com essa promoção. Acontece que até hoje em dia eles fazem propaganda com esse tipo de plano, ou seja, não deve dar tantos prejuízos assim como imaginamos.

A Oi aqui no RS, tá ficando cada dia mais parecida com a Brasil Telecom, só reclamações, é raro encontrar um orelhão que funcione e até a recarga está complicada, as lojas estão desistindo da Oi.
Eu desisti da Oi faz um bom tempo. Seus planos são horríveis! Sem contar que eles já comeram bônus meu. Eis uma operadora que não pretendo nunca mais voltar. Já tirei de um dos meus celulares e nunca mais coloco o chip novamente.
 
Turgon, o detalhe é que a TIM esperava com essa estrategia de mercado, abocanhar grande parte do mercado de telefonia celular, talvez ser segunda colocada e tals. Eles provavelmente compensariam as perdas com a quantidade de usuarios utilizando seus serviços mas a estrategia foi pro ralo ja que não conseguiu seu objetivos.
Outro ponto é que se ela parar com o infinity, ela perde o unico diferencial que tem pra atrair usuarios ou de terceira operado vai pro limbo rapido e facil então ela precisa tentar compensar de alguma forma esses buracos de orçamento pois investiu bastante no mercado brasileiro.
 
Turgon, o detalhe é que a TIM esperava com essa estrategia de mercado, abocanhar grande parte do mercado de telefonia celular, talvez ser segunda colocada e tals. Eles provavelmente compensariam as perdas com a quantidade de usuarios utilizando seus serviços mas a estrategia foi pro ralo ja que não conseguiu seu objetivos.
Outro ponto é que se ela parar com o infinity, ela perde o unico diferencial que tem pra atrair usuarios ou de terceira operado vai pro limbo rapido e facil então ela precisa tentar compensar de alguma forma esses buracos de orçamento pois investiu bastante no mercado brasileiro.
Não sei não quanto a isso.

A Oi veio com uma estratégia ousada para São Paulo, com vários planos bons, mas que não conseguiram manter nem por 1 ano para seus usuários. Começaram a limitar cada vez mais seus serviços, sendo que no final acabaram mudando todas as linhas do plano inicial.

Se a TIM tivesse tendo tantos prejuízos assim, não acredito que manteriam um plano por tanto tempo. Acredito que a quantidade que não fala muito, acaba compensando no montante final de quem fala demais. É uma estratégia pesada, mas que trouxe muito lucro para a empresa nesse período.
 
Operadoras de celular são tão boas que daqui uns dias vou investir em pombos-correio pra mandar mensagens, ou importar uns corvos de Westeros.
Use corujas XD

E ainda bem que a anatel ta fazendo alguma coisa, mesmo que seja apenas por causa dos eventos esportivos...
 
Defesa da TIM sobre o caso:

Anatel cometeu 'falhas grosseiras', diz TIM

O vice-presidente da TIM, Mario Girasole, negou as informações divulgadas em relatório da Anatel de que a operadora "derruba de propósito" as chamadas feitas por assinantes do plano Infinity, em que a cobrança é por ligação e não por tempo.

Girasole afirmou que houve "falhas grosseiras" no relatório da fiscalização da Anatel, feita a pedido do Ministério Público do Paraná, que instaurou inquérito para investigar a empresa.

A agência monitorou todas as ligações de março a maio deste ano, em todo o Brasil. Segundo o relatório, a conclusão foi que a TIM "continua 'derrubando' de forma proposital as chamadas de usuários do plano Infinity". O documento apontou nesses planos índice de queda de ligações quatro vezes superior ao dos demais usuários.

Para a TIM, os fiscais fazem essa afirmação com base em "dados viciados". Nos planos Infinity, só vale a tarifação para números da própria TIM.

Segundo Girasole, os fiscais incluíram chamadas destinadas a outras operadoras e não checaram se a falha da conexão foi na origem ou no destino. "A TIM refez as contas e viu que a taxa de desligamento era de 1,5%, abaixo da meta de 2% da Anatel."

A TIM também diz que não há discriminação entre clientes Infinity e não Infinity.

"Derrubar deliberadamente seria um crime", disse Girasole. "E isso não acontece, definitivamente."

"Ou existe um quadro criminoso, ou existe má-fé, ou existe incompetência", disse Girasole à Folha. "O que posso dizer é que essa prática [crime] não faz parte da gramática da TIM."

O executivo diz que a Anatel irá refazer o relatório, antes que o caso seja julgado pelo conselho da agência. Consultada, a agência não confirmou a informação, até o fechamento desta edição.

Em nota, afirmou que o relatório de fiscalização "integra procedimento administrativo para averiguar descumprimento de obrigações".

"Somente após a regular tramitação do processo, com direito ao contraditório e à ampla defesa da prestadora, a agência irá deliberar sobre o assunto."

Segundo Girasole, houve "erros primários" que já tinham sido apontados à agência. "Mesmo assim, o relatório serviu de base ao Ministério Público. Não dá para entender," disse.

"Violaram uma garantia constitucional", afirmou.

Fonte: Folha de S. Paulo
_________________________________________

Girasole ao menos está consciente que é crime derrubar a linha de propósito, como muito bem disse em suas palavras. Será que foi erro da Anatel? Mais capítulos sobre o caso ainda serão lançados.
 
Para Tim ter problema em qse todo território nacional, o que foi diferente da Claro/Oi, eu acho que tem coisa sim. Cabe investigar mais a fundo.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.434,79
Termina em:
Back
Topo