• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Olímpiadas 2012 Egípcia não aguenta peso, deixa barra com 151 kg cair no pescoço e sai em cadeira de roda

Fúria da cidade

ㅤㅤ ㅤㅤ ㅤㅤ
khalil-mahmoud-abir-do-egito-nao-aguenta-esforco-e-deixa-peso-cair-em-cima-do-pescoco-durante-prova-do-levantamento-de-peso-1344032315031_615x300.jpg


Khalil Mahmoud Abir, do Egito, deixa o peso cair no pescoço durante prova do levantamento

Durante a disputa da prova olímpica do levantamento de peso para mulheres até 75 kg, a egípcia Khalil Mahmou K. Abir deu um susto na organização e nos torcedores presentes. Na tentativa de um arremesso de 151 kg, ela não aguentou o esforço e deixou o peso cair sobre seu pescoço.

Ela foi rapidamente atendida pelos médicos presentes no local de competição, em Londres, e teve de deixar a arena em uma cadeira de rodas. Os 151 kg no arremesso lhe garantiriam a medalha de bronze na competição. Ela, porém, falhou, e acabou apenas com o quinto lugar, com 258 quilos no total, somando arranco e arremesso.

fonte

Acho levantamento de peso uma das modalidades mais tensas quando a pessoa não dá conta de erguer o peso. Um deslize pode resultar num acidente fatal.
 
Poderia ser bem mais grave. A pouco tempo em Brasilia teve o caso de um jogador de basquete que a tabela caiu no pescoço dele, e ele não resistiu.
 
Menos mal que caiu quando ela ainda estava perto do chão. Acho que se ela tivesse no arranque o troço seria grave.


Não teria como ter algum meio de aumentar a segurança?
 
Não teria como ter algum meio de aumentar a segurança?

Só se inventassem uma espécie de cabo de segurança como os dos alpinistas. Eu imaginaria algo assim.

A pessoa levanta o peso e nos extremos são encaixados ganchos onde está esse cabo de tal forma que ele tenha a mínima força de tração (igual a de um cinto de segurança automotivo quando é puxado lentamente) para assim ter a mínima influência no "peso" que está sendo levantado.

Se porventura a pessoa não tiver arranque pra levantar o peso e ele do nada escapa, o cabo de segurança ao ser tracionado imediatamente responde a essa força tracionária e mantém o peso ali no ar, mas sem risco de ir ao chão.

Sinceramente acho que tecnicamente isso seria até possível de ser implantado, só cabendo a confederação mundial de levantamento de peso aceitar uma mudança de regra visando mais a segurança, coisa que é sempre dificil, pois só quando ocorrem mortes e acidentes com muita frequência é que irão pensar nisso.
 
Última edição:
Mas teriam que fazer esses cabos de tal maneira que não influenciassem no peso da barra. E teriam que ser padronizados para um atleta não ser ajudado por um peso menor.
 
Da forma como o Fúria disse, o cabo não iria influenciar em nada no peso em si das barras, já que ele estaria solto ali, entrando em ação apenas caso a barra chegue a cair. Se fosse fazer uma diferença, seria em gramas, algo que no total não faria tanta diferença assim.

O problema seria o visual do esporte. Teriam os cabos ali a vista, deixando uma prova mais "feia" para se acompanhar. Eu acho que dificilmente vão implementar algo assim. Ainda mais que fazem anos que é dessa forma. Difícil alterarem algo.
 
Se ele estiver solto, ele contribuiria um pouco pro peso total que a pessoa levantaria.
Acredito eu que pra aguentar o empuxo de 150Kg, não deva ser uma corda/corrente levinha.
Teria que ter algum dinamometro pra realmente zerar a influencia.
 
E hoje quase foi mais grave ainda.
O peso caiu na nuca do cara e o pescoço do cidadão por muita sorte conseguiu dar a volta pela barra, senão acredito eu que teria quebrado que nem graveto.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo