• Caro Visitante, por que não gastar alguns segundos e criar uma Conta no Fórum Valinor? Desta forma, além de não ver este aviso novamente, poderá participar de nossa comunidade, inserir suas opiniões e sugestões, fazendo parte deste que é um maiores Fóruns de Discussão do Brasil! Aproveite e cadastre-se já!

Copa 2014 Time fechado para a Copa?

Fingolfin

Feitiço de Áquila
Faltam 2 anos para a Copa do Mundo e ainda não temos um time que pareça capaz de ganhar o título mundial. Os jogadores ainda são promessas, a maior parte deles, até mesmo em idade olímpica e provavelmente não estarão prontos a tempo do Mundial de 2014.

Hoje, não temos nenhum craque arrebentando no futebol mundial. O time, é mais ou menos esse aí. Pode-se mudar o goleiro, colocar Ramires, Dani Alves e David Luis, mas não muda muito mais além disso.

Não seria então a hora de fechar o grupo e utilizar a tática do Dunga? Estaria o Mano já pensando nisso?

Dunga passou 2 anos tentando encontrar o time da Copa de 2010. Não encontrou nenhum time que encantava, nenhum jogador que fazia a diferença. Então ele "fechou o grupo" e resolveu criar uma força que antes ele não tinha: entrosamento e união.

Com isso, Dunga conseguiu, mesmo sem ter um grande time, formado por grandes craques, um time que chegou como um dos favoritos da Copa de 2010 e com claras condições de vencer.

Não seria a hora do Mano aceitar que não tem nada melhor do que isso daí e seguir pelo mesmo caminho?
 
Mano já sabe que não será o técnico da Copa mesmo conquistando o ouro olímpico.

Agora, no cenário que temos, creio que fechar um grupo agora e ir com ele para até a Copa é o mais acertado.
 
O Mano até poderia seguir o mesmo caminho

Só que a unica diferença é que ele não terá uma eliminatória pra disputar. O time do Dunga foi todo moldado, se ajustando e se incorpando jogo a jogo lá. Nunca esqueço de um Brasil x Equador em Quito onde o Equador foi muito melhor e o Brasil saiu de lá com o empate no final. A partir dali o grupo foi se fortalecendo e melhorando. Bem ou mal aquela competição é muito útil pra isso porque é só jogo oficial onde os adversários lutam por 3 pontos.

Já o Mano vai ter que se valer só da Copa das Confederações que é muito curta e amistosos onde os adversários não jogam com aquela pegada que só a eliminatória tem.
 
Se o Mano vencer as olimpíadas, eu acho que ele fica (se perder, certeza que vaza).

Não gosto do Mano, mas os jogadores são mais ou menos esses aí mesmo e também concordo com isso de manter uma base.


GOLEIROS
Cara, é foda. Eu não tenho a menor idéia aqui. Não confio no Rafael, o Júlio César vem mal e hoje eu talvez escalasse o Jefferson como titular, mas não vejo ele como um "titular do Brasil numa Copa". Vai ter que escalar qualquer um mesmo e seja o que Deus quiser...

LATERAIS
Pessoalmente, eu insistiria um pouco no Maicon. Se nos clubes talvez o Daniel Alves tenha tido melhores momentos, na Seleção o Maicon merece ainda mais uma chance. Na esquerda, Marcelo sem dúvida.

ZAGUEIROS
Aqui já tá fechado. Como Lúcio e Juan não tem mais aquele pique, será Thiago Silva (titular incontestável) e David Luiz, Dedé e mais algum outro brigando pela outra vaga de titular.

VOLANTES
Mano vai ficar nessas de Sandro, Lucas Leiva, Fernandinho, etc. Eu testaria o Paulinho, daria mais uma chance pro Hernanes e levaria o Ramires como titular absoluto.

MEIAS
Ele vai levar Ganso, Oscar e Lucas. Não tem opções fora isso, não adianta. E nenhum deles estará pronto para 2014 (eu ainda acho que o Ganso pode ser um fail absurdo), pela pouca idade. Mas é o que tem, então...

ATACANTES
Na boa, tá foda. Eu gosto do Luís Fabiano, até tá jogando bem, mas não mais pra seleção (e ele terá 33 na copa). Damião nunca me convenceu, Pato é meio que uma eterna promessa que não vai vingar. Eu gosto do Hulk, levaria ele pra Copa, mas é foda imaginá-lo titular do Brasil numa Copa. Neymar não estará pronto (a Copa dele, do Lucas e dessa geração nova é a de 2018), mas é o titular unânime da seleção.



MEDALHÕES
Kaká não tem mais condições. Existe quem acredite que ele no Milan de volta, ou mesmo no Brasil, poderia voltar a jogar bem. Até acredito que ele possa melhorar e até queria ele no São Paulo de volta, mas... não terá condições pra seleção (pode jogar bem aqui no Brasileirão) na Copa. Só será chamado se não tiver ninguém MESMO pra levar (tipo, o Ganso se machucando na época da Copa).

Ronaldinho não quer mais nada com a vida tem muito tempo.

Adriano eu tenho lá minhas dúvidas se um dia volta a jogar futebol profissionalmente, quem dirá ir pra Copa... :lol:

Por incrível que pareça, o único medalhão que hoje eu pensaria em levar (e pra eu falar isso, é porque o negócio tá feio) é o menino Róbson, o futuro melhor jogador do mundo. E isso porque a concorrência é estupidamente fraca.






Porém, veja só... eu acho que até dá pra ganhar o hexa! Sério! Mas vai precisar da sorte no sorteio das chaves.


Vejam o Brasil de 2002, por exemplo. Tinha material humano de primeiríssima linha (milhões de anos luz à frente do atual), mas foi um time montado meio que no desespero, às vésperas do Mundial. SE fosse uma base mantida, um trabalho de quatro anos, aí seria um timaço favorito absoluto. Mas não era, o time era recém formado e por isso precisou da sorte:

- Sorte do Zidane ir detonado e com isso a França ser eliminada cedo.
- Sorte do Ortega ter perdido um penalti contra a Suécia e com isso a Argentina ter sido eliminada cedo.
- Sorte do juiz eliminar a Itália contra a Coréia.
- Sorte da Holanda nem ter classificado.

Esses três times, eu acho que venceriam aquele Brasil. Como vazaram, sobrou a eterna pipoca Inglaterra e a pior Alemanha de todos os tempos. Aí deu pro Brasil ganhar. Todos os outros adversários eram fáceis (embora a Turquia e principalmente a Bélgica tenham complicado bastante).



Imaginem que no sorteio o Brasil cai num grupo com Grécia, Egito e Coréia do Sul. Na boa, classifica tranquilo sim. Aí pegaria o segundo do Grupo B (o Brasil será cabeça de chave do Grupo A), formado por (vamos imaginar) Holanda, Chile, Polônia e Austrália. O Chile se classifica em segundo. Brasil enfrenta o Chile (que é freguês), mete lá uns 2x0 e tamo nas quartas de final sem jogar contra ninguém.

Não vejo muitos times muito acima do Brasil. A Itália tá melhor, acho, mas não é MUITO superior (e às vezes, o time embala, joga em casa, dá pra ganhar sim). A Argentina é melhor (e tem Messi), mas a zaga deles é horrorosa, dá pra ganhar sim. A Holanda tá mei mal, a França de novo em crise, Inglaterra lixo, México não põe medo, Uruguai vai saber...

Enfim, tem duas seleções que estão BEM à frente: Alemanha e Espanha. Mas o Brasil nem precisa ganhar de ambas, às vezes o chaveamento joga uma contra a outra e eles já se matam lá pelas Quartas de final. Se der mais sorte ainda, rola uma zebra e a outra também é eliminada, às vezes o Brasil sequer precisa enfrentar ambas na Copa.

Ou seja... até dá pra ganhar, mas não é favorito nem fudendo.
 
E a pergunta que não quer calar: se o R. Gaúcho resolver até o final continuar a comer a bola, conseguir ser campeão brasileiro pelo Galo tem espaço pra ele?

Da até pra adicionar numa enquete.
 
Pq Victor teve um ano desastroso em 2011. Já o Fábio, é bom goleiro, mas vira e mexe tem problema de peso e de balada e pega uma fase ruim. Mas o Fábio, em forma, tem vaga lá sim. Mas aí é foda vc convocar ele, fazer todo o planejamento e aí no ano da copa ele fica gordo. Vc faz oq daí?
 
Pra mim, não estão definidos o goleiro e os volantes.

O meio de campo dificilmente terá variações extremas. Lucas, Oscar e Ganso devem estar entre os convocados. Uma ressalva para o Ganso que deve se espertar e voltar a jogar bola logo!
A laterais também têm bons nomes. Marcelo e Dani Alves devem ser chamados. Seus reservas é que são dúvidas.
Na zaga, daria como certas as vagas de Dedé, Thiago Silva e David Luiz. Uma vaga fica indefinida.
O ataque tem a unanimidade do Neymar, mas seu companheiro ainda não se firmou. Temos Pato, Hulk, Damião, entre outros... Bons jogadores, mas sem status de craque. Isso é uma novidade na seleção brasileira.

Pro gol, eu ainda apostaria no Victor. Sua ida pro Atlético-MG parece que lhe rendeu muita confiança e um bom ambiente de treino.
Não sou fã do Jefferson. Acho que ele é muito inconstante...
O Rafael tem tudo pra ser um ótimo reserva e se preparar para estar no auge em 2018.

Na cabeça de área temos o maior problema! Só que a solução não é tão difícil assim, desde que os jogadores mais veteranos correspondam.
Ramirez e Hernanes jogam em seus clubes num nível muito bom.
O problema é que eles JUNTOS não se encaixam no esquema do Mano. Em tese, um seria o reserva do outro.
Com dois meias de características mais ofensivas, eu acho ESSENCIAL a figura de um cabeça de área mais marcador.
E no momento não sei quem seria o nome ideal pra essa posição.

O Mano, a imprensa e a torcida em geral não parecem gostar muito do esquema com 3 zagueiros, mas acho que seria uma boa opção pra suprir a deficiência na cabeça de área. Eu acho que tornaria o time mais eficiente e competitivo.
 
O problema do Hernanes é q ele tem jogado de 3o homem desde q foi pra Itália. E o Ramires já é um volante que beira 3o homem tb. Acho dificil do Mano colocar ambos pra jogar. Fica muito leve o meio. Acho q por isso o Sandro leva vantagem.

Qto o goleiro, ainda aposto em algum experiente como o ressurgimento do JC ou o próprio Jefferson
 
Ainda tem muita água pra rolar. 2 anos é muita coisa para um time jóvem igual é a Seleção Brasileira. A evolução de jogadores que estão com 20 anos de idade em média é grande. Mas vou por em prática o meu chutômetro...

Goleiros: Uma das posições mais complicadas. Pra quem se acostumou com uma sequência de Taffarel, São Marcos e Dida, restou um Júlio César decadente e um punhado de promessas. Sério, eu acho que Júlio César não dá mais. Talvez eu o levasse na reserva... mas acho que o titular tem que ser outro. Os meus candidatos preferidos são Diego Alves e Rafael. Ao contrário da maioria, eu acho o Rafael um goleiro muito promissor! Ele tem agilidade, tem reflexos rápidos e passa segurança. Só falta um pouco de experiência, mas acho que em 2 anos muita coisa vai mudar. Quero ver o Cássio nesses próximos 2 anos também... o tamanho impressiona, e ele fechou o gol contra o Santos na Libertadores. Mas as vezes dá umas desengonçadas... quero ver como ele vai evoluir ainda. Por enquanto é Rafael.

Laterais: Aqui eu acho que tá bom. Marcelo, Daniel Alves e Maicon. Pra reserva do Marcelo, acho que pode ter um Cortês daqui a 2 anos.

Zagueiros: Thiago Silva e mais um. Eu espero muito que o Dedé já tenha experiência de Europa até a Copa. Tem que sair no máximo até o início do ano que vem. Aí fica bom.

Volantes: Complicado. Não temos um bom primeiro volante. Mas temos ótimos 2ºs volantes. E, na boa, na Seleção Hernanes e Ramires têm que ser volantes mesmo. Eu colocaria o Ramires de 2º Volante... até o momento, na minha opinião, o melhor 1º volante brasileiro hoje é o Luís Gustavo, do Bayern. Mas, se a ousadia permitisse, eu ía de Ramires e Hernanes. Ainda tem o Paulinho do Corinthians também. Vamos ver como ele vai evoluir nesses próximos 2 anos.

Meias: Lucas. Esse é o nome. É esse o cara que eu mais espero ver evoluir nesses próximos 2 anos. Tomara que vá para o Man. United! Esse menino tem tudo para arrebentar na Copa, dividindo o protagonismo com o Neymar.
Ganso é uma promessa praticamente desfalecida... mas a memória daquele maestro que liderou o Santos na Copa do Brasil e Paulistão 2010 ainda não se apagou. Só vou perder as esperanças de vê-lo recuperado, no dia que a Copa chegar e ele entrar no campo. Talvez o preço seja alto demais só para ver o que vai acontecer. Talvez a recompensa não seja nada além do que um sonho. Por hora, o Oscar já é uma realidade.

Ataque: Neymar, o que você tá fazendo no Santos? Vai pro Barça! Eu espero que em 2014 o Neymar já esteja em um patamar de ameaçar o título de melhor do mundo do Messi mais do que o C. Ronaldo ameaça hoje. Vai ter 22 anos, e é essencial que ele não sofra mais tanto com a marcação européia.
Como companheiro de ataque, aposto mais no Pato. Mas tem o Damião, que poderia evoluir muito no campeonato Italiano também... acho que no ataque a safra tá muito bem encaminhada, e é impossível todas as promessas não vingarem. Pato ou Damião. Um desses, ou os dois, chegarão voando na copa. Se não chegar, a gente leva o Fabuloso.
 
Pq Victor teve um ano desastroso em 2011. Já o Fábio, é bom goleiro, mas vira e mexe tem problema de peso e de balada e pega uma fase ruim. Mas o Fábio, em forma, tem vaga lá sim. Mas aí é foda vc convocar ele, fazer todo o planejamento e aí no ano da copa ele fica gordo. Vc faz oq daí?

Cara já tem uns três anos que o Fábio não está em fase ruim, muito pelo contrário e a questão do peso, de ser gordo ou magro não vejo isso há muitos anos no Cruzeiro.

Agora sim eu começo a campanha: Cássio na Seleção!!!

E eu não sei por que ele não chama mais Fábio ou Victor.

O Cássio tá agarrando muito nos últimos tempos, tem se mostrado um cara com muita confiança. Eu apostaria nele pra copa do mundo.

Cara, com relação ao Fábio, o Mano não convoca porque o jogador simplismente atua em Minas Gerais. Se o Fábio estivesse no Corinthians ou Flamengo com certeza ele estaria na seleção há muito tempo. O Fábio tem mantido uma sequência excelente na defesa, tem salvado muito o Cruzeiro, sou uma testemunha ocular disso.

O Victor ainda é um otimo goleiro, não tem como negar e o Jefersson é outro que joga muito. O goleiro do Vasco é outro que na minha opinião tem agarrado muito bem. Estou errado?

Todos esses goleiros tem potencial pra jogar na copa e esse pra mim esse não é o maior problema da seleção. O maior problema está da zaga pra frente. Isso me preocupa ainda.
 
Ataque: Neymar, o que você tá fazendo no Santos? Vai pro Barça! Eu espero que em 2014 o Neymar já esteja em um patamar de ameaçar o título de melhor do mundo do Messi mais do que o C. Ronaldo ameaça hoje. Vai ter 22 anos, e é essencial que ele não sofra mais tanto com a marcação européia.
Como companheiro de ataque, aposto mais no Pato. Mas tem o Damião, que poderia evoluir muito no campeonato Italiano também... acho que no ataque a safra tá muito bem encaminhada, e é impossível todas as promessas não vingarem. Pato ou Damião. Um desses, ou os dois, chegarão voando na copa. Se não chegar, a gente leva o Fabuloso.
É uma baita falta de patriotismo pedir que o Neymar vá pra Europa... :roll:
 
:lol:

Mas patriotismo ou não... em prol da seleção ele devia ir. Mas devia ir pra um time onde será titular. Barça da vida, corre o risco de ficar de fora. Ele tem q aprender a jogar mais jogos sob pressão contra adversários de alto nível.
 
É uma baita falta de patriotismo pedir que o Neymar vá pra Europa... :roll:

Por que? Tá sendo divertido ver o Neymar jogar no Santos, por acaso? Não tem ninguém pra jogar com ele, e, há um bom tempo, o time adversário só precisa se preocupar em marcar ele. Talento desperdiçado. Ao menos no Barça, ao lado de Xavi, Iniesta e Messi, vamos ver ele jogar bola de verdade. Tô com muita vontade de ver o Neymar destruir em uma boa equipe, porque potencial ele tem.
 
Ainda tem muito tempo, mas como eu acho que o Brasil ganha o olímpico, o Mano fica e deve fechar o grupo sim.

Duvidas no gol e nos volantes o só.
 
Mesmo que ganhe, o grupo não está fechado. Ramires e Daniel Alves com certeza serão titulares. O Mano também já falou que gostaria de levar o Arouca, mas não pôde porque sempre levava muitos jogadores do Santos. Caso o Ganso perca espaço, pode ser que ele comece a levar ele mais vezes.
Também tem o Dedé, que ele disse que gostaria de ter levado para as Olimpíadas.

Acho que, principalmente nas posições de Quarto-Zagueiro (1º volante) e Volante (2º volante), a disputa tá totalmente em aberto. Por mais que o Sandro eventualmente conquiste uma credibilidade nessas Olimpíadas, acho que não passará de um reserva.
 
Eu testaria a dupla Ralf E Paulinho do Corinthians.
Jogam juntos desde 2010, ganhram Brasileiro e Libertadores, são muito entrosados.
Acho que valeria a pena testar, gosto MUITO do Ralf, acho melhor que o Sandro e o entrosamento com o Paulinho talvez valorizasse mais ele.

E isso de grupo fechado é complicado. Em 2008 não tinhamos um centro-avante definido ainda. O Kaká era titular pq jogava bola ainda, o Adriano tinha uns lampejos e o Elano era fundamental naquele time. O Julio Cesar era soberano na Itália e a zaga era forte e vinha bem desde 2006.

O Maicon e Daniel Alves tavam voando, lateral direita tava sem problema. A esquerda tava mais complicada, Gilberto e Michel Bastos demoraram para emplacar.
Os voltantes eram a PIOR safra do Brasil que vi em copas. Gilberto Silva, Felipe Melo, Josué, Kleberson. Tres velhos e um totalmente despirocado. Se me lembro direto o Dunga demorou para decidir quais seriam titulares.

Os meias o Dunga fechou rapido, o ataque ele demorou pra cacete. Testou Afonso, Hulk, Grafite... Só confirmou o Fabiano naquela partida contra o Uruguai.
Sem contar que em 2008 não tinhamos Ganso nem Neymar, quem sabe o que pode nascer nos próximos anos ai pelo Brasil?
 
Última edição:
O Mano falou algo sobre isso, que a idéia dele era testar o Paulinho como primeiro volante pq ele era mais técnico e polivalente que o Ralf.
 

Valinor 2023

Total arrecadado
R$2.404,79
Termina em:
Back
Topo